Futebol do Povo

Fortaleza: entre o pragmatismo e a superstição

2193 35

Por Alexandre Gonzaga *
Autor convidado

O Fortaleza EC precisava de um empate diante do Confiança-SE, em Aracaju, para se classificar automaticamente para a fase seguinte da Série C, depois das derrotas de Cuiabá-MT e Remo-PA na véspera. Mas perdeu e acabou mesmo por escapar de uma goleada.

Inconsistente e previsível, o Tricolor de Aço abriu espaços para o time sergipano atacar com relativa facilidade o último terço do campo (parece ter virado rotina) e mostrou-se lento nas transições defesa-ataque. O Leão do Pici continua necessitando apenas de um empate no último jogo da primeira fase diante do Moto Club-MA no próximo sábado, mas o desempenho da equipe tem deixado a torcida tricolor apreensiva.

O Leão já não conseguirá classificar-se para a fase seguinte como campeão da sua série ou no segundo lugar, algo inédito nos últimos cinco anos com exceção de 2013, ano em que o Tricolor do Pici não passou ao mata-mata. Desde o início do atual formato da Série C, o Fortaleza EC foi campeão da primeira fase quatro vezes e nas quartas de final decidiu o acesso sempre em casa.

Os torcedores mais supersticiosos acreditam que uma classificação do Fortaleza para a próxima fase nestas condições poderá significar um eventual regresso à Série B; mas os tricolores mais pragmáticos preferem aguardar o jogo de sábado diante do time maranhense para voltarem a sonhar com o acesso.

O técnico Antônio Carlos Zago terá que gerir esta tensão durante a semana. Sábado, a torcida tricolor espera um time competente, sério e comprometido com o resultado, justamente para que não se repita o desastre de 2013, que resultou num resultado comprometedor contra o também clube maranhense Sampaio Corrêa e que ditou a eliminação do Fortaleza ainda na primeira fase.

Balanço do Grupo A da Série C desde 2012:

2016

Classificação final: Fortaleza (1º), ABC-RN (2º), Botafogo-PB (3º) e ASA-AL (4º)
Subiu: ABC-RN

2015

Classificação final: Fortaleza (1º), Asa-AL (2º), Vila Nova-GO (3º) e Confiança-SE (4º)
Subiu: Vila Nova-GO

2014

Classificação final: Fortaleza (1º), CRB-AL (2º), Salgueiro-PE (3º) e Paysandu-PA (4º)
Subiram: CRB-AL e Paysandu-PA

2013

Classificação final: Santa Cruz-PE (1º), Luverdense (2º), Treze-PB (3º) e Sampaio Corrêa-MA (4º)
Subiram: Santa Cruz-PE e Sampaio Corrêa-MA

2012

Classificação final: Fortaleza (1º), Luverdense (2º), Icasa-CE (3º) e Paysandu-PA (4º)
Subiram: Icasa-CE e Paysandu-PA

*Alexandre Gonzaga é jornalista e chegou ao Ceará em 1999. Trabalhou com produção de TV e imprensa em Portugal. É um apaixonado por futebol.

Recomendado para você

35 Comentários

  • Marcos Renan disse:

    De fato, chegamos a um cenário novo. Perigoso, claro. Mas novo. O mata mata é um campeonato muito estranho, muitas vezes favorece aqueles que tem mais vontade de vencer, a vista daqueles que possuem superioridade técnica (somos os maiores exemplos disso). O problema é que não vi até agora, absolutamente nenhuma vontade nesse time do Fortaleza. Apatia predomima e raça passa longe. Se o time mudar de postura no mata mata e conseguir o acesso vou começar a acreditar nessas superticoes.
    Mas É difícil fazer prognósticos. Só oro pra que esses jogadores esqueçam os jogos horrorosos que fizeram e foquem nesse novo campeonato. Nossa nova luta. Sao muitos anos de batalhas perdidas. Como é difícil torcer pra esse clube.

  • Chico Caucaia disse:

    O Furtaleza pode ate ser campeão da serie C, mas a realidade é que não tem time nem para se classificar entre o 4 de seu grupo, agora domingo vou de moto, ah brasil

  • Chico Caucaia disse:

    O Moto clube ainda pode cair para serie D, portanto não vai entregar o jogo pro furtaleza…. te cuida leão ………….kkkkkkkkkkkkk

    • Botelho Ferro disse:

      pois é Caucaia você só esquece que o Botafogo pega o Sampaio e o Remo pega o Salgueiro fora mas por via das dúvidas vamos ver se o Moto aceita o mesmo incentivo que vocês deram ao Macaé prá não cairem e estamos tentando a escalação daquele árbitro do mesmo jogo, o do pênalti fajutíssimo ainda lembra? claro que não.

  • Sérgio Filho disse:

    Isso, pelo menos para mim, não significa muita coisa. Números são apenas dados estatísticos e sabemos que os mesmos não entram em campo. Para mim, sinceramente, pouco importa decidir o acesso dentro ou fora de casa, tem que subir e ponto final.

    O problema é que de nada adianta ter a matemática e os resultados a seu favor, quando você mesmo não consegue se ajudar. Isso é tão inútil quanto tentar segurar o vento.

    Até acredito que iremos para outro Mata-Morre, pois só uma catástrofe na combinação de resultados deixará o Fortaleza de fora. Para isso ocorrer, mesmo com o Salgueiro vencendo hoje e ultrapassando o Fortaleza, Remo e Confiança teriam que aplicar goleadas fora de casa, onde o Remo teria que vencer por 5×0 e o Confiança por 7×0. Em caso de um empate próximo jogo, já mataria o Cuiabá, pois mesmo que o time mato-grossense vença e se iguale na pontuação, o Fortaleza terá uma vitória a mais (6×5).

    Se o Fortaleza não conseguir pelo menos empatar com o Moto Club no Castelão, com toda sinceridade e respeito, será melhor pedir licença e desistir de disputar a competição.

    Como falei acima, chegar ao Mata-Morre não será problema, pelo menos na minha opinião. O problema será a próxima fase com esse time de doentes do atual momento. Time sem padrão tático algum, sem raça, sem vontade e tem uma técnica mais baixa que times de subúrbio.

    De qualquer forma, independente do resultado final, ano que vem terá que ser feito exatamente o mesmo que ocorreu do ano passado para esse: desmonte total. Varredoura geral no Pici, do número 1 ao maior número do banco de reservas.

  • Raimundo Rodrigues disse:

    Há motivo para superstição. Vejamos. Por duas vezes, o timeco daqui foi eliminado de mata-mata por times gaúchos: Brasil e Juventude. Lembram disso? Noutras duas vezes, novamente o timeco deixou/deixará de ir ao mata-mata. Justamente por dois times do mesmo Estado, agora maranhenses; o Sampaio e o que vem aí dessa vez, Moto Club.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Não acho nada de extraordinário ou fora do comum o Moto chegar aqui no Castelão e vencer a partida de sábado, dada às circunstâncias seria um resultado normal.

    Combinações como estádio cheio, ingresso promocional, time precisando de resultado e agregue-se ao fato ser o pior time formado desde àquela partida contra o CRB no PV são todos os ingredientes para mais uma decepção já bastante conhecida da torcida tricolor.

    Agora o que me preocupa é o ano de 2018, independente de subir ou não, esse elenco deverá ser desfeito, vai se começar tudo do zero novamente:

    1) Subindo, terá equipes mais robustas, um pouco melhores tecnicamente, sem Copa do Nordeste e provavelmente sem Copa do Brasil tb.

    2) Descendo, o cenário é pior se pensarmos que no grupo A poderá ter equipes como ABC, Santa Cruz e Náutico, além de ter que fazer ainda viagem ao Acre.

    De qualquer forma, o ano de 2018 poderá ser pior do que 2017 ou um pouco melhor, mas sem grandes perspectivas dentro de uma série B.

  • Felipe CSC disse:

    Juro que eu tento não rir do Fortaleza, mas vocês são a maior piada do Brasil! kkkkk

  • Lima disse:

    “Soberbo,
    tua fibra representa um norte,
    combativo, aguerrido, vibrante e forte.
    Sem demonstrar cansaço”
    Esses caras tem que passar a semana toda, todos os dias, todas as horas ouvindo, principalmente essa parte do hino do Fortaleza, pra ver se muda de atitude domingo.

  • FABIANO disse:

    SINCERAMENTE, ACHO QUE PRÁ SUBIR VALE TUDO. JÁ TÔ TÃO DESESPERADO QUE VALE ATÉ COMPRAR JUIZ, JOGADOR ADVERSÁRIO OU MESMO O PRESIDENTE DO TIME ADVERSÁRIO (SE ALGUMA VOVOZETE SE QUEIXAR É MERA COINCIDÊNCIA, MAS A VERDADE DÓI).
    QUANTAS E QUANTAS VEZES A GENTE JÁ AMARELOU NO MATA-MATA. JÁ AQUELA VEINHA DO CANAL IMUNDO AMARELA QUANDO VER OS MANTOS SAGRADOS DO LEÃO DE AÇO NA SUA FRENTE. COISAS DO FUTEBOL!
    NÃO ACREDITO NESSE TIME, NEM EM NINGUÉM DENTRO DO LEÃO DE AÇO. TUDO UMA FARSA DE UM BANDO DE MERCENÁRIOS SEM AMOR AO CLUBE.
    TUDO E TODA MEDIDA SALVADORA DENTRO DO FORTALEZA SEMPRE VEM TARDE DEMAIS.
    VEJAM AS PEÇAS QUE TEMOS; VEJAM O ESQUEMA DE JOGO QUE TEMOS; EM CONTRAPARTIDA, VEJAM A IMENSA E SEDENTA TORCIDA QUE TEMOS.
    HÁ ALGO DE ERRADO NO REINO DO PICI!

  • João Ximenes disse:

    HINO, e só HINO, a partir do Sábado !

    Por enquanto…

    “A gente tem que ter mais vergonha na cara. Acabou a conversinha. Chegou o momento de sermos homens de verdade e fazer mais dentro de campo. Nós temos ainda um jogo. Deus é tão bom com a gente que ainda temos chances(de se classificar) por nossas forças.”

    BOECK

    JOGADORES só precisam ouvir REPETIDAMENTE esse babado que o BOECK soltou pós jogo em Aracaju e HONRAREM AS CALÇAS QUE VESTEM.

    CLASSIFICAR, PASSAR PELO MATA MORRE e até ser CAMPEÃO desta Czona não passa de uma OBRIGAÇÃO de quem É PAGO, e bem pago pra isso.
    Considerar que do outro lado estão outros e não TENTAR, pelo menos ser SUPERIOR a eles, é tão somente aceitar a sua INCAPACIDADE.
    VENCER as outras equipes é o NECESSÁRIO pra se CONQUISTAR AS VITÓRIAS.
    Quem tá dentro de campo é QUEM PODE conseguir VITÓRIAS e CONQUISTAS.
    Quem tá de fora resta ESPERAR que quem NOS REPRESENTA demonstre pelo menos ingredientes NECESSÁRIOS que o esporte exige: RAÇA, SANGUE, GANA DE VENCER, POSTURA, PROFISSIONALISMO e principalmente COLETIVIDADE, pois quando não se tem CAPACIDADE TÉCNICA INDIVIDUAL, o negócio é JUNTAR as forças e DEDICAR-SE ao máximo à causa.

    Esse negócio de tá mostrando ACONTECIMENTOS passados, só vai é PRESSIONAR e ENERVAR ainda mais esses jogadores que até aqui só DECEPCIONARAM e nos deixaram de cueca na mão e de FORA de todas as competições no ano do CENTENÁRIO do Clube(2018).

    Temos mais UM JOGO pra CLASSIFICAR e o GRUPO é esse que taí.
    ZAGO nesse último jogo deu uma de JUVENIL na escalação inicial e nas mudanças que fez no decorrer do jogo.
    ZAGO precisa “butar no quengo” que o time deve ser o mesmo que mais vinha jogando, com cada jogador jogando do seu lado certo, e se ele ainda não sabe qual, alguém tem de chegar e lhe buzinar no pé do ouvido. GRITAR SE PRECISO FOR.
    Como EU já sei que ninguém vai chegar junto a ele, vou ajuda-lo aqui e agora. Só ESPERO que ele tenha a curiosidade e a HUMILDADE de visitar o BLOG pra saber qual time me refiro.

    ZAGO, PRESTENÇÃO:
    Boeck; Jefferson, Mancha, Ligger, Bruno; Uchoa, Pablo, Éverton(do lado esquerdo), Adenilson; Hiago(do lado direito), Lúcio Flávio.

    Quer queiram quer não, INFELIZMENTE essa é a nossa melhor formação, mesmo com o Mancha de zagueiro; Jefferson que foi mal nesse jogo mais por falta de ritmo de jogo; Bruno com seus lampejos; e Hiago(o Ronaldo de araque) que não jogando torto consegue fazer alguma coisa.
    Qualquer formação a fora esta é dar um tiro no pé, e não temos mais tempo pra isso.

    CLASSIFICAR e decidir o ACESSO fora de casa com esses jogadores que ai estão é a certeza que temos pro resto da temporada, vai ter de SER ELES mesmos que vão nos dar essa alegria, e SEJA O QUE DEUS QUISER.

    “SE” pelo menos eles(jogadores) ACREDITAREM nisso como quem tá de fora também ACREDITA, pode ser que desse mato saia algum coelho.

    ACREDITAR neles próprios, é o que ME parece está faltando.

  • Gabriel Almeida disse:

    Pragmatismos e tabus são quebrados dentro de campo. Acontece que o Fortaleza ta numa fase que não tem mais forças nem moral para quebrar mais nada. Qualquer timeco vence ou empata com o Tricolor de Aço, em qualquer lugar. Um time com alto investimento, mas muito mal empregado e administrado não podia passar por isso, não numa serie C. Porém, partindo do princípio que dentro de casa ainda não conheceu uma derrota sequer, então por que não imaginar que nossos fracos e deficientes jogadores e técnico possam criar coragem, virar homens e nos surpreender dentro do nosso CasteLEÃO?
    Sonhar também é viver!

  • PENTA QUE PARIU disse:

    O Leão do Pici precisa botar na cabeça que tá em jogo o ano todo de 2018. Nada não, mas cem anos a gente só faz uma vez na vida. E vai passar assim, em branco? Só falta o Preto para compor uma bandeira monocrática e nefasta com urubus agourentos sobrevoando.
    Acordem!

  • PENTA QUE PARIU disse:

    Monocromática (horrorosa)

  • Loko disse:

    Nos últimos anos o FEC fez tudo certinho montou bons times, liderou a fase classificatória quase toda, melhor ataque, melhor defesa e morreu no mata mata. Nesse ano vem aos trancos e barrancos para se classifica, 4 e 5 jogos sem vencer .. sabe o que isso significa ???
    NADA ..

  • Marcelino disse:

    Caros, queiramos ou não, temos que admitir a realidade dos fatos: o FEC conseguiu a proeza de montar um dos piores elencos de sua história. É de uma pobreza técnica e de uma ruindade de doer no juízo. Pode trazer o melhor técnico de futebol do mundo e ele não conseguirá extrair desse elenco muito mais do que já vimos até aqui.

    Mas, como tenho insistido, não está impossível a passagem para o mata-mata. Vai jogar a partida decisiva em casa. Eu sei que o Moto Club está na briga para não cair para a 4ª Divisão e vai tentar, de todas as formas, vencer o jogo. Mas o desespero do Moto pode ser um ponto a favor do Fortaleza.

    Muitos não acreditam porque alegam que o FEC tem um time muito ruim. Na verdade, o time é horrivel, mas se esquecem de observar que o do Moto é ainda pior. Se vai ser um jogo de dois pernas de pau, um é ainda pior do que o outro.

    Há, portanto, motivos para não se jogar a toalha e apoiar o time nesse duelo de vida ou morte.

  • Robson disse:

    CSA 2 x 0 Salgueiro.

    Como eu disse anteriormente, a sorte do bando de acéfalos que infestam o Pici atualmente é que esse grupo da série C é de uma mediocridade impressionante.

    Mesmo com uma derrota frente ao Moto Club, o time ainda tem grandes chances de se classificar.

    Não sei se há um santo protetor dos incompetentes e incapazes, mas se houver, deve ser um dos mais poderosos santos e eficientes existente.

    Saudações Tricolores !

  • Helio Franco disse:

    O Fortaleza, pelo futebol apresentado, tem tudo para perder ou empatar como Moto sábado. Vitória sobre o Moto seria para mim uma surpresa. Positiva, mas surpresa.

  • Paulo Rogério disse:

    Temos que pelo menos empatar, galera.
    Mas o Fortaleza tem que entrar pra vencer, porque se for entrar pra empatar pode se dar mal.
    Tá na hora do técnico mostrar a que veio. É fazer milagre com esses que estão aí mesmo.
    Mostrar que é um bom treinador. Competente e capaz.
    Injetar ânimo e garra nesses incompetentes que não tão nem aí pra nada.
    Mostrar que são homens de verdade, não moleques incapazes.
    FORÇA LEÃO!

  • Helio Franco disse:

    João,em geral gosto dos seus comentários, porém esta expressão que tu usa sempre; “MATA MORRE”, não é legal, é sem graça, é meio brega, e, pior; dá azar. kkk Brincadeira, João…crédula rs ST

    • João Ximenes disse:

      HÉLIO FRANCO,

      Pra MIM, não existe MATA MATA !
      Usar o MATA MATA é querer MATAR ou MATAR.
      OU: “ou tu mata ou tu morre”.
      Os caras já ficam “inervados” com medo de morrer e pimba, acontece o que acontece esses anos seguidos com a gente.

      Pra MIM, o MATA MORRE é mais direcionado: OU MATA OU MORRE !
      OU: “cara… ou tu vence os caras, ou eles te comem o fígado”.

      Fortaleza Esporte Clube por exemplo, quando chega no MATA MORRE, MORRE porque não sabe MATAR. Não consegue meter um GOLZIN véi sequer em casa pra subir, deixando pros outros fazerem a festa em pleno Castelão, se aproveitando ainda dos 63.000 torcedores presentes que nem em sonho, qualquer outra equipe da Czona, sonhavam jogar pra tanta gente(incluindo ai nós dois pelo visto).

      Na vez que PODERIA MATAR ao invés de MORRER, aparece um “assistente/bandeirinha” pra anular gol legítimo do Sobralense lá no Rio Grande, que poderia nos dá a chance de não MORRER em casa.

      MATA MORRE, acredito ser o que deve ser dito.

      No entanto, se não for, deixa pra lá, pois prefiro chama-lo assim.

      Um abraço.

  • Botelho Ferro disse:

    sem nenhuma dúvida o pior time deste século e se duvidar de todos os tempos mas resta-nos a tradição que nesta maluquíssima terceirona time ruim é que sobe e sendo assim temos todo direito a uma vaga, como o Zago domingo adotou o sistema barata tonta desvairada o jeito é usar o esquema de times ruins o ridículo 4-4-2 rezar muito escalando o time do Bonamigo com Boeck, Felipe, Edimar, Liger e Bruno, Anderson, Mancha, Pablo e Adenilton e no ataque sorteia dois do monte de bondes que contratamos que dá no mesmo, prá perder gol debaixo da trave qualquer um faz bem ou se coragem tiverem treinem cinco vezes ao dia até quinta e escalem Dênis e Wesley.

  • Luiz Mota disse:

    Por incrível que pareça, estamos a 3(três) empates da Série “B”.
    É impossível o acesso ? Claro que não, muito embora o time não está jogando bem.
    Ocorre que o nível dos times da Série “C” está bem parelho e por baixo.
    Tudo pode acontecer, inclusive a nossa passagem de fase e o acesso.
    Marcelo Boeck, Felipe, Rodrigo Mancha, Lieger e Bruno Melo; Anderson Uchôa, Pablo, Adenilson e Everton; Paulo Sérgio e Lúcio Flávio.
    De repente esse time, que precisa honrar essa camisa, vai passar pra história como o que conseguiu o tão almejado acesso.
    Deus disse, faça tua parte e eu te ajudarei. Bora LEÃO !!!!!!

  • Alberto Amorim disse:

    Se procuram culpados? Eles estão aí mesmo! A diretoria passada. Rescindiu os contratos de quase todo elenco. E não teve competencia para formar outro elenco. Entregou o time atolado em dívidas e com o elenco destroçado. Foram obrigados a se demitir. Uma vergonha! O Fortaleza vai se classificar e continuar na Série C!!!!!

  • João Ximenes disse:

    REALIDADE e VERDADE é dura, mas tem de ser dita:

    “É um time que tem alguns vícios, e fica difícil , em duas semanas, você corrigir tudo isso. Eu venho procurando ser o mais simples possível naquilo que passo pros jogadores. Não tem uma formula para os atletas mudarem de uma hora pra outra. O que tenho mais feito é tranqüilizar os jogadores com relação ao nosso objetivo, que é classificar. Muito treinamento agora não vai adiantar muito. O que eles tinham de fazer na parte física já fizeram”.

    ZAGO

    Detalhe:
    “Eu venho procurando ser o mais simples possível naquilo que passo pros jogadores. Não tem uma formula para os atletas mudarem de uma hora pra outra”.

    EU,
    Simplicidade em excesso com Baixa qualidade técnica, É CONTINUAR NA MESMICE !
    ZAGO precisa fazer um algo mais pra ver se consegue um algo mais destes jogadores.
    Treino só pela manhã pra uma equipe que PRECISA ASSIMILAR o jogo é pouco, e o que se ver, ao contrário do que foi dito pelos departamentos físico e de fisiologia além do próprio Zago: “PELA MANHÃ, OS JOGADORES TREINAM COM MAIS VONTADE”.

    BOTA ESSES HOMENS PRA CORREREM EM CAMPO MANHÃ, TARDE E NOITE que é pra ver se conseguem REAGIR.
    Quer não ? então arranjem um local que tenha uma plantação de URTIGA, vão buscar umas mudas, plantem do lado do campo, mostrem pros jogadores dizendo pra que serve aquilo – parte é do Sul e talvez não conheçam -, depois digam pra que vai servir(tacar nos lombos pra animar).

    UM JOGO pra CLASSIFICAR; DOIS JOGOS pra CONSEGUIR O ACESSO e não a tempo pra SIMPLICIDADES, PRAGMATISMOS e/ou SUPERTIÇÕES.

    Tem é de TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR, EXIGIR, EXIGIR, EXIGIR.

  • Luiz Villela disse:

    APROVEITA , PORQUE DEPOIS DO LONDRINA VEM SÓ PEIA , ESSE TIMECO NÃO SOBE ESSE ANO NEM NUNCA , VAI MORRER NA B , OU CAIR MAIS AINDA .

    • Loko disse:

      Boa Luiz Villela tu pragruejas contra o Vozão o que desejas de acesso para teu time, vai entender ??? A manga deve ter feito mau a você ou muita peia na Czona.. Para teu consolo o MicoLiaun não vai morrer na série C, Sabes porque ? você são highlander vão se eternizar na C…

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *