Futebol do Povo

Ceará: Chamusca completa turno com muitos acertos, aproveitamento alto e G-4

2146 27

A chegada de Marcelo Chamusca transformou o Ceará na atual Série B do Campeonato Brasileiro. Antes do treinador assumir o comando na vaga de Givanildo Oliveira, a equipe sustentava apenas a 12ª colocação, com 12 pontos ganhos em nove partidas, 44.4% de aproveitamento. Para além dos números, as atuações eram inconsistentes, os jogadores mal escalados e o posicionamento tático confuso.

A vitória sobre o Vila Nova por 2 a 0, na terça-feira, 3, foi o jogo número 19 do Alvinegro sob a batuta de Chamusca. O ciclo representa um turno todo da Segundona, enfrentando todos os adversários da competição. Neste período, que começou na vitória sobre o Oeste por 3 a 0, foram 57 pontos disputados e 36 conquistados. O aproveitamento é bastante bom e saiu dos 44.4% para 63.15%, com 11 vitórias, três empates, cinco derrotas.

A produção ofensiva cresceu significativamente. Em uma Série B com a pior média de gols da história dos pontos corridos (desde 2007), o Ceará, que tinha nove gols marcados em nove jogos (média de um tento por partida), balançou as redes 26 vezes com Chamusca, média de 1,36 por encontro. O cenário de melhora também atingiu o sistema defensivo. A média de gols sofridos era de um por partida e agora é de 0.89.

Assim que assumiu o elenco, o técnico, sempre ao lado do auxiliar Cae Cunha, transformou o esquema tático e passou a atuar no ataque com dois homens de velocidade pelos lados, especialmente Lelê e Cafu. Se apresentam grande dificuldade para finalizar, nutrem enorme capacidade para ajudar na marcação. A mudança, aliada ao novo posicionamento do meio-campo, deu resultado e a equipe, bem mais organizada, saiu da parte de baixo da tabela e passou a brigar no alto da classificação.

Lima, contratado no final de julho, também foi fundamental para a melhora do futebol alvinegro. Ele assumiu a liderança técnica do meio-campo, cobrindo uma lacuna relevante. A essa altura, Elton já tinha se recuperado de contusão e ganhava o caminho de artilheiro da campanha, com Magno Alves na reserva do reserva e Ricardinho sem espaço, mesma situação de Felipe Menezes. Ricardinho, entretanto, voltou a ser titular no fim de setembro. Suas boas atuações quando entrava e as inúmeras chances de gol perdidas por Lelê e Cafu fizeram Chamusca desistir do esquema com dois jogadores abertos de velocidade no ataque, passando a escalar apenas Leandro Carvalho – contratado em meados de agosto – nessa função.

Restam apenas 10 jogos para o fim da Série B e o time vai começar no G-4 a 29ª rodada diante do Oeste, fora de casa, no próximo dia 14. Hoje, a pontuação necessária para o acesso subiu para 65 pontos em função do aproveitamento alto das equipes que brigam para chegar até a Série A. Nos 30 pontos que restam em disputa o Alvinegro conta 17 necessários. É uma meta plausível e que não depende de ninguém a não ser de suas próprias forças.

Ceará com Chamusca

Ceará 3×0 Oeste
Paraná 1×0 Ceará
Figueirense 0x2 Ceará
Ceará 0x2 Inter
Ceará 2×0 Juventude
Guarani 2×2 Ceará
Ceará 0x1 Goiás
Paysandu 1×2 Ceará
Ceará 3×1 Criciúma
ABC 0x1 Ceará
Ceará 1×0 CRB
Boa 4×1 Ceará
Ceará 1×0 Náutico
Londrina 3×2 Ceará
Ceará 1×1 América-MG
Ceará 2×1 Brasil-RS
Santa Cruz 0x0 Ceará
Luverdense 0x1 Ceará
Ceará 2×0 Vila Nova

Recomendado para você

27 Comentários

  • FABIANO disse:

    A SÉRIE B É UMA BABA.
    SÓ TEM TIMES MEDÍOCRES.
    PIOR ANO DA SÉRIE B. ATÉ O INTER TÁ SÓ A BABA.
    A VÉIA IMUNDA DO CANAL, SE NÃO SUBIR AGORA, NÃO SOBE NUNCA.
    É MELHOR SUBIR VEINHA, SE NÃO VAI LEVAR UMAS BOAS LAPADAS DO LEÃO DE AÇO EM 2018.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • Paulo Costa disse:

      Fabiano, inveja é uma doença e a sua se encontra em grau avançado. a primeira coisa que um invejoso faz para desmerecer o seu rival é desqualificar o seu triunfo, é dizer
      que só venceu porque o adversário era fraco.

      se o Londrina que eliminou o Flamengo da Primeira liga é medíocre, se o Paraná que eliminou o Vitoria da Copa do Brasil e eliminou o Fluminense da Copa do Brasil é fraco
      se o Inter que eliminou o Corinthians da Copa do Brasil é fraco, o que dizer então de
      Cuiabá, Botafogo Pb, Tupi, Remo..etc..??? medíocre ainda é pouco.

      esse time do Ceará que está jogando a Série B, se jogar 10 vezes contra o FORT 15C
      vence as 10 sem se esforçar muito. pois além de ser muito superior tecnicamente,
      o FORT (15 C) é um dos piores times que ele formou nas ultimas décadas.

      • Phelipe disse:

        Paulo Costa, diante de suas palavras posso dizer q vc é um invejoso, pois qdo o Fortaleza subiu vc foi um dos que disseram que o grupo B da série C nunca foi tão ruim…. Ou seja, vc desmereceu a conquista do Fortaleza dizendo q só ocorreu pela fraqueza do adversário. Caiu nas próprias palavras. Antes de julgar os outros, preste atenção no que fala também!
        Qto a dizer q o fortaleza é o pior time dos últimos anos, também concordo!

        • Doutor Ze gota disse:

          Viva a mediocridade

        • Paulo Costa disse:

          phelipe, o seu comentário apenas confirmou o que eu disse , ou seja se você mesmo reconhece que o seu time atual é o pior dos últimos anos, e mesmo
          assim conseguiu o acesso, é uma prova de que os adversários (, Moto Clube, Cuiabá etc..) são muito ruins, ou não é verdade ??

          e inclua nessa ruindade o time do Tupi..

          • Phelipe disse:

            Nem sempre neste mata mata da série c quem perde é porque é o pior, basta ver o próprio FEC, pelo menos nos últimos três anos, onde foi eliminado sendo um dos melhores times da competição!

    • Rocha disse:

      Tem razão , a série C q está com nível elevado , tanto q teu time que há 8 anos se arrastava pra conseguir um acesso , só conseguiu neste ano , devia mudar o nome da competição para série champions league . Pode não está mas seu time sempre vai ser de série C

    • ALVIPRETO disse:

      Eita que essa doença psíquica dos TERCEIRÕES parece cada vez pior….nada dos outros tem valor….dizer que a Série B é uma baba….kkkkkk….se esse timeco do Kurral estivesse disputando essa “baba”, com certeza estaria na 21ª posição….

    • Doutor Ze gota disse:

      E voces com tanta vontade de ir para esse campeonato mediocre!!

  • Valeu Vozão !
    Pedro Ken jogou muito.
    Raul tanto jogou muito , como mostrou seu valor.
    Está no banco de reservas ,porque tem Richardson e Pedro Ken.
    Agora Raul mostrou que pode ser titular no lugar do Richardson, mas está bom, não vamos mexer no que está dando certo, deixamos o Chamusca escalar, o importe é o time em um todo, quem entra está dando conta. o Time está unido.
    Em Quatro partidas contra o América/ MG, Brasil, Santa Cruz e Luverdense , o Ceará ganhou 08 pontos, ou seja, teve um aproveitamento de 67%. Isso que dizer que faltava 11 partidas para o término do campeonato, nessas 11 partidas, se o Ceará tiver um aproveitamento de 67 %, Ceará ganhará mais 22 pontos de 33 que faltava ser disputados antes do jogo do Vila Nova.
    Soma- se 45+ 22 = 67 pontos. Isso quer dizer , primeira Divisão, e se Deus quiser vai dar certo,pois o Ceará tem um bom time e bons reservas, e o time está unido.

    Enéas Lins de Mesquita.
    Goiânia/ Goiás.
    OBS: SÓ TORÇO UM TIME NO BRASIL E NO MUNDO: CEARÁ SPORTING CLUBE. O MAIS QUERIDO.

    MOREI EM FORTALEZA DE 1.979 ATÉ 2.000- MOREI 21 ANOS EM FORTALEZA- VINDO EM 1.979 DA CIDADE DE PEDRA BRANCA/ CEARÁ.

    • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

      É isso mesmo, vamos deixar o Chamusca trabalhar, os resultados dele são sem contestações, mostra a sua eficiência nos números esse ano. Se teremos acesso só o tempo pode afirmar, mas como o trabalho está sendo bem feito, proveitoso, o acesso será natural. O que temos que fazer é apoiar o Clube, os jogadores, treinador, comissão técnica, diretoria e todos que fazem o MAIS QUERIDO DO NORDESTE, O VOZÃO, CEARÁ, CLUBE MAIS VEZES CAMPEÃO E A MAIOR TORCIDA DESSE ESTADO.

      SA

  • Bruno Queiroz disse:

    Graziani,uma observação, se você olhar bem, o Chamusca não desistiu do esquema, o Lima joga como um ponta aberto pelo lado esquerdo quando o time está atacando. Quando o time defende, joga no 4-4-2, com Lima e Élton na frente. Não é porque trocou o jogador que desistiu do esquema.

  • Paulo Costa disse:

    o Chamusca evoluiu bastante em relação aos seus trabalhos nos anos de
    2015 e 2015 quando treinou o FORT (15 C) e foi eliminado por duas vezes
    na fase do Mata- Mata. no FORT (15 C) o time só jogava se defendendo e jogando por uma Bola nos 90 minutos do jogo.

    no Ceará o Chamusca coloca o time para propor o jogo, muitas vezes faz isso até quando joga fora de casa, e faz isso porque tem no elenco jogadores habilidosos que sabem manter a posse da Bola ( Lima, Ricardinho, Pedro Ken etc..) não é por um acaso que o Ceará na Série B é um dos times que mais ficam com a posse da Bola durante os 90 minutos do jogo
    o Chamusca tem um defeito que precisa ser corrigido, ele insiste muito em manter um
    jogador como titular ( Thiago Cametá ) por exemplo, quando o jogador repetidamente falha
    quando o jogador chega a comprometer o desempenho do time.

    o Magno Alves já merecia essa chance de jogar já faz tempo, nem que fosse entrando nos 10 ou 15 minutos finais do jogo, mas o Chamusca não fez isso, e talvez tenha deixado de vencer ou empatar jogos por não ter colocado o Magnata no segundo tempo.

    • valterlan disse:

      CArlos Lima voce continua hilario, lembro quando o Chamusca estava no Fortaleza voce dizia que era um treinador de quinta, e jogadores como Cametá e Pio eram pernas de pau, bastou vestir a camisa alvipreta, agora é o segundo melhor treinador do Brasil depois do Tite, e Pio e Cametá devem ser chamados para Copa do Mundo, você continua o de sempre, nem trocando o nome consegue mudar seus comentarios sem logica, o Chamusca continua o mesmo, e o Pio e o Cametá continuam jogando igual quando jogavam no Leão, não é uma mudança de camisa que vai modificar um treinador ou um jogador, só na sua cabeça de genio

  • Leitão disse:

    Vixe cara, que bom que o liaum subiu né, aí o nível técnico da b vai ser mais alto. Quer time mais medíocre do que um que passou 15 anos não c e só não caiu pra d por conta de um jogo polemico contra o crb (Carlinhos bala e o dedo)

  • Costa disse:

    Para mim derrotas normais:
    Paraná 1×0 Ceará
    Ceará 0x2 Inter
    Londrina 3×2 Ceará

    Anormal só estes resultados:
    Ceará 0x1 Goiás (o Goiás jogou por 1 bola só e o Goleiro fechou o gol)
    Boa 4×1 Ceará ( O Ceará mostrou desinteresse do jogo. Talvez atrás de bicho ???)

    O resto 14 jogos tudo normal, o Chamusca escalou certo. Se o Marcelo Chamusca não inventar e a Diretoria aumentar o Bicho o time sobe.
    O Time titular é aquele de ontem. Marca e cria.

  • André Melo disse:

    O Chamusca é assim, sempre com aproveitamentos altos, que vejam quando esteve no Fortaleza, e no final morria na praia, parece que estou vendo o mesmo filme.

    • valterlan disse:

      Andre é isso mesmo, o Chamusca quando estava no Leão, fez o time disparar na liderança por duas vezes em 2014 e 2015, mas hora decisiva ele se atrapalhou todo, e agora restam 10 jogos, ai que mora o perigo é hora de decidir, e não é todo hora que se vira um resultado como ele virou ano passado contra o Asa quando perdeu o primeiro jogo de 3×0; e o Guarani ganhou o segundo se não me engano por 4×0; ia perdendo outra classificação.

  • rdo costa disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    este kkkkkkkkkkkkk, é para você, Sr. Fabiano!
    #nuncafuideterceita!

  • Pimentel disse:

    Prezados, tudo bem

    Sou tricolor, estou feliz e conheço o Chamusca…

    Não obstante o fato de não acompanhar nem conhecer o time alvinegro, o trabalho realizado pelo bom técnico Chamusca, fala por si só. O ceará subiu, não, calma, está no g4.
    Mas tem todas as chances de fazê-lo. Parabéns pelo desempenho até aqui.
    É bom ou ruim pro Fortaleza, o acesso do ceará. De maneira imediata, é indiferente, o FORTALEZA precisava subir de divisão, e o fez, em campo.
    A Série b além de bem disputada, tem um valor financeiro 4 vezes maior, maior número de partidas. Com uma torcida apaixonada dessa, é bom demais.
    O acesso do ceará, só fará real efeito na vida do leão, se ele lá permanecer por algum tempo. Digo o mesmo do meu leão, tem que permanecer pra valer a pena, e ver os frutos. Se for pra ser saco de pancada, melhor seria ficar. Disso todos sabemos. A todos boa sorte. Os dois times em séries superiores é bom para o Estado, e o enfrentamento de times de séries diferentes nem sempre quem tá na série superior venve, que o diga o próprio ceará em 2010, o Flamengo pela copa do Brasil qdo enfrentou o Fortaleza. O time do csc está no caminho certo, assim como o meu leão também está. Agora é não sair dos trilhos.
    O titulo da série c ? é possível, não absurdamente necessário, mas bem possível sim, e seria bom, muito bom. Acho que estamos disputando uma final antecipada, com todo respeito aos demais, SAMPAIO e FORTALEZA, estão nesse momento com times mais ajustados

    • MARCOS disse:

      impressionado com o seu nível de sensatez, você realmente entende o que realmente é o futebol, trata o ceará como rival e não como inimigo, sem falar que observa com muita razão o cenário do nosso futebol. Parabéns pelo comentário, quem dera todos os torcedores fossem como você.
      #soutorcedordoVOZÃO

    • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

      Concordo 100% com vc.

  • Victor Hugo disse:

    Vai ser difícil, porém o futebol consistente e o equilíbrio dos setores me faz acreditar que o Ceará vai brigar com tudo até o final.

  • sofredordovozao disse:

    Como sempre falei aqui no blog q o Chamusca, enquanto os q nao sabem nada de futubol pediam sua cabeca, e o melhor tecnico fora da Seria A do Brasil, praticamente, so ta abaixo do Tite !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Chamusca !!!

  • Felipe CSC disse:

    Graziane, o que aconteceu com o Cametá exatamente?

  • Angelo Pessoa disse:

    Paulo Costa, não se deve contrariar doido não !!
    A psicologia mostra isso, deixa eles falarem…kkkk .

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 12 =