Futebol do Povo

Média de público pagante do Ceará na Série B supera 15 clubes da Série A

5970 45

O Ceará passou dos 16 mil pagantes de média na atual campanha da Série B. Agora, em 16 partidas como mandante a equipe acumula 259.142 torcedores em seus jogos, média de 16.196 por encontro.

Na Série B o Alvinegro é superado apenas pelo Inter, que sustenta 22.252 pagantes por partida no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Já na comparação com as equipe da Série A do Campeonato Brasileiro, a média do Ceará supera 15 clubes que disputam a primeira divisão, ficando atrás apenas de Corinthians (38.634), São Paulo (34.500), Palmeiras (30.362), Grêmio (21.163) e Bahia (20.043).

Assim, levando em conta as 40 equipes que disputam as Séries A e B (competições que ainda estão em andamento no futebol brasileiro), o Ceará sustenta a sétima melhor média geral. Só para efeito de comparação, a média do Ceará na campanha do acesso de 2009 ficou em cerca de 22 mil pagantes.

Abaixo, por ordem da tabela de jogos, os públicos do Ceará. Foram nove abaixo dos 16 mil pagantes e seis acima. A presença de público nos três encontros mais recentes, diante de Vila Nova, Paraná e Figueirense, fez a média do Alvinegro decolar e brigando pelo acesso, a tendência é aumentar.

Público Pagante – Adversário

5.272 Boa Esporte
40.280 Londrina
8.839 Santa Cruz
3.457 Luverdense
5.089 Oeste
21.522 Internacional
5.140 Juventude
9.131 Goiás
7.261 Criciúma
27.099 CRB
7.979 Náutico
20.062 América Mineiro
6.292 Brasil
18.380 Vila Nova
35.992 Paraná
37.347 Figueirense

Recomendado para você

45 Comentários

  • Claudio disse:

    Obrigado pela informação! Só a título de curiosidade aos sofredores, também passamos a media do kurral do jóquei clube (ou da terceira divisão, depende do ponto de vista)

  • pedro gomes disse:

    18.174 é a média do fortaleza na série c , com doze jogos!

  • Leandro Gonçalves disse:

    A tendência é aumentar ainda mais…

    Mas sinceramente,é obrigação da torcida fazer a parte dela com o time lutando pelo acesso . Ainda considero números modestos -estamos falando da maior torcida do estado e terceira do nordeste – temos potencial para números melhores…Espero que possamos conseguir superar cada vez mais nossos recordes …

    Avante,Vozao!
    #(C)eara na (S )erie (A)

  • Gabriel Almeida disse:

    Seguem dados.
    1 milhão a mais para o Leão em cima do canal.

  • Fernando Candido disse:

    Com ingresso baratinho era pra ser no minimo isso ai. Os jogos do Fortaleza eram 40 e 50 reais. Mas tenho certeza que com 10 reais conseguirão passar dos 40 mil. #ingressoa10reais #passardos40mil #euacreditona”maiordoestado”.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Tu só esqueceu que teu clube além de rei da série C,é o rei da casadinha : compra um ingresso,entram mais 3,compra um ingresso,mulher entra de graça…Fizeram varias vezes isso ao longo da temporada…kkkk

      Rapaz,essa torcidinha colorida é tão estúpida quanto arrogante…

      A queda de vocês virá novamente…!

  • Terceirizado disse:

    A Stella não ganha uma do Ceará, serão nove anos numa série abaixo do mais querido!

  • Terceirizado disse:

    Toma essa,Stella do CT emprestado!

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Graziani, alerte para alguns torcedores leoninos, que no Brasil, o único time que sobreviveu através de renda, foi o time paulista ‘Corinthians’, que nos últimos anos que antecederam os 22 anos de jejum de títulos, a FPF fez essa benevolência para o time se classificar para as finais do campeonato, pois, esta era única coisa (maior renda) que o time tinha superior aos demais. Assim, conseguiu com a apoio da Federação, Rede Globo, e o jogador pontepretano Rui Rei.

  • Virgílio Matos disse:

    Vamos voltar para a matemática,e mostrar que o leão está acima em publico também, se for fazer media por real a peia é maior.Vamos pois ao público:
    -Leão teve MEDIA de 18.175 torcedores por jogo,em casa, durante a série C .
    -Carniça alvinegra, até o momento tem uma MÉDIA de 16.196 sofredores por jogo,portanto abaixo do leão.
    -Carniça tem mais 3 jogos em casa,para se igualar ao leão terá que ter 28.729 sofredores em cada UM dos três jogos restantes.(Guarany,Paysandu e ABC),ou seja 86.187 sofredores nos três jogos.
    -Vamos ver no final.

    • ALVIPRETO disse:

      Contra o ABC serão 57 mil alvinegros comorando o acesso a ELITE……comemorando eu disse….pq o acesso será bem antes desse jogo…..C hola Kurral do CT emprestado…..

  • CARLOS LIMA disse:

    imaginem essa média com o Ceará na Série A ?? vai triplicar com certeza.
    quando o Graziani coloca esses números aqui no BLOG, os pobres torcedores do
    FORT (15 C) se mordem de raiva .

    como é que eles vão continuar mentindo que tem a maior torcida do Estado ???
    deixa o Ceará conseguir esse acesso que tudo vai voltar a normalidade.
    o numero de Sócios do Ceará voltará a ser o maior do Estado, como sempre foi.
    as maiores rendas e os maiores públicos vão voltar a serem do Ceará, como sempre foram
    as pesquisas do Ibope, Datafolha, e outras pesquisas feitas, sempre apontaram a torcida do
    Ceará como a maior do Estado.. eu era menino e meu pai e meu avô já me diziam, a torcida do Ceará sempre foi e sempre será maior do que a torcida da STELLA..

    • Phelipe disse:

      Triplica não, Carlos Lima. E vc sabe disso!
      Em 2010 teu time fez uma boa apresentação na competição e a média ao final foi algo entorno de 25 mil. Fale com a razão, sem emoção!

  • Kléber disse:

    Cétera paribus, ou seja, mantendo as mesmas condições. No caso acima,manda a diretoria ADOTAR UM VALOR de ingresso de 1° divisao. Depois disso, faça uma análise e publique no jornal. Só podemos comparar os iguais.

  • CARLOS LIMA disse:

    Quando eu quero saber qual é a maior torcida do Nosso Estado eu procuro as ultimas pesquisas : em 2014 a pesquisa Lance/ Ibope. mostra a torcida do Ceará como a
    maior do nosso Estado; com 1,6 Milhões de Torcedores.

    em 2016 o Instituto Paraná fez uma pesquisa Nacional sobre as maiores torcidas
    total de pesquisados 10.500

    1) Flamengo :16,2 milhões
    2)Corinthians : 13,7 milhões
    3) São Paulo: 7,4 milhões

    15) Ceará : 2,2 milhões
    16) Vitoria : 1,6 milhões
    17) Atletico Pr :1,6 milhões
    18) Fortaleza : 1,6 milhões.

    obs: a pesquisa aponta que a torcida do Ceará tem 600 mil torcedores a mais do que a torcida do FORT ( 15 C)..

    os numeros não mentem jamais. olhem as pesquisas de 2014,2013, 2012;….1970.
    todas apontam a torcida do Ceará como a maior;

  • Cristiano Alves disse:

    Faltam 3 jogos para o Ceará em casa, e para superar a média de público do time do Fortaleza, basta que a tordida faça uma média de 30 mil nos últimos 3 jogos. Ah e quanto a questão de renda, se o clube tem condições de fazer preço de ingresso melhor para o seu torcedor (já que futebol hoje está deixando de ser um lazer para o povão com pouco recurso financeiro) acho que serve de exemplo para outros clubes, que preferem ter 1 milhão de renda com 10 mil torcedores no estádio do que ter 1 milhão de renda com 50 mil torcedores fazendo uma linda festa e empurando a equipe para a vitória. Se tivessemos estádios com ingressos mais em conta, e em todos os jogos um público entre 40 à 50 mil torcedores por jogo, acabaria logo com a sindrome do estádio cheio nas derrotas. Piada e hipocresia é reclamarem de estádios vázios com os preços de ingressos acima do patamar financeiro do verdadeiro torcedor, falo daquele torcedor que sacrifica seu orçamento para acompanhar seu clube de coração pelo menos duas ou três vezes durante o mês. Lotar para SUBIR e lotar para PERMANECER deve ser o dever de casa das torcidas de FORTALEZA e de CEARÁ em 2018, de preferência com preços de ingressos acessíveis aos torcedores.

  • Osvaldo Souza disse:

    Calculou-se que nesses 12 últimos anos a torcida do Fortaleza Esporte Clube cresceu 16% , enquanto que o nosso rival do canal cresceu 7%. Trabalho da Turma de Sociologia da UECE. Motivos, mesmo estendo por 8 anos na serie c, podemos citar a linda e maravilhosa torcida, o contagiante hino oficial e músicas do Leão, as vitórias sobre o time do canal, dos times na Série A por 3 anos, as vitórias sobre o Flamengo na Copa do Brasil, as cores em si e a hereditariedade.
    MOTIVOS DESSA FEBRE AZUL, VERMELHA E BRANCA.

    • CARLOS LIMA disse:

      Osvaldo Souza, mas segundo as pesquisas Ibope, Lance, etc.. esses crescimento ainda não foi suficiente para superar a torcida do Ceará no Estado, porque todas as pesquisas
      do passado e atual, apontam a torcida do Ceará como a maior do nosso Estado.

      basta apenas que você faça uma consulta sobre o assunto, e terá a resposta.

    • Criança de 8 anos disse:

      Verdade. Nasci na c.

  • Daniel OK disse:

    KARDÁPIO DO KANAL HOJE: Ovos com arroz e feijão.
    KARDÁPIO DO KANAL PARA AMANHÃ : Salada de ovos com farinha e rapadura.
    KARDÁPIO DO KANAL PARA DEPOIS DE AMANHÃ : OMELETE COM PIRÃO.
    ………..
    .KARDÁPIO DO KANAL PARA SÁBADO (Dia do jogo contra nosso outro freguês Internacional): Chibata, muita chibata.
    SAUDAÇÕES TRICOLOR

    • CARLOS LIMA disse:

      Internacional freguês de vocês ??? pesquisa os jogos entre Inter x Fort (15 c) que você vai descobrir que o Inter tem muito mais vitórias do que o teu time.

      agora pesquisa Inter x Ceará, que você vai se surpreender, o Ceará tem mais vitórias do que o inter, se não acredita faça uma consulta..

      • valterlan disse:

        então o grande favorito para o jogo de sábado é o poderoso kanal, já que o Inter é fregues, e detalhe o kanal ganhou o jogo da primeira fase de 0x2

    • Juninho Alvinegro disse:

      Pirou por completo. Chama o carro do hospício. kkkkkkkk.

    • ALVIPRETO disse:

      zé ru….respeita esse espaço e exponha seu pensamento….vale tbm zoar o rival, mas suas palavras parecem dialogo de rapa suburbana….se manca zé ru……

  • Cristiano Alves disse:

    Apesar do Ceará não ter infrigido a lei Maria da Penha a mais de dois anos, sem bater na já sofrida Stella, ainda assim continua com uma larga vantagem na diferença de vitórias entre os dois times. São 189 vitórias do Ceará contra 172 da Stella, diferença de 17 vitórias ainda. A verdade é que nem daqui a 100 anos, no seu segundo centenário a Stella terá igualado o número de vitórias com o Vozão… Será FOREVER vice em tudo no que diz respeito ao Ceará Sporting Club, menos é claro em participações na série C e em acumulo de dividas. Saudações do GIGANTE ALVINEGRO do Norte/Nordeste! Ah… TERCEIRA DIVISÃO NEM EM SONHO!!!

  • Juninho Alvinegro disse:

    O Ceará é o maior clube cearense na copa do Brasil. l: 2º (1994), 3º (2011) 4º (2005) e 5º (1993).

  • Frim disse:

    O povo besta esses cearenses…

  • Virgílio Matos disse:

    Pesquisa é um dado que pode ser real ou não.Já vimos isso nas campanhas eleitorais etc.etc.
    Realidade, números reais é outra coisa.TIMEMANIA, um dos jogos da caixa prova isso:
    -ACUMULADO DE 2017 DE APOSTAS
    -Leão…..3.453.551 apostas com o nome do Fortaleza.
    -Carniça..2.457.832 apostas com o nome da carniça alvinegra.
    ou seja: 58% Fortaleza, 42% Carniça.
    Isso é real, números finais.Acordem, vocês já foram a maior torcida no tempo do Pedro da Bananada do abrigo central, a coisa foi mudando e a realidade é outra totalmente diferente e vai continuar, podem crer.

    • Torcedor disse:

      José Manoel….ou Zé Mané….. número de apostas na Timemania não significa número de torcedores. Acho que os 15 anos na Terceira Divisão ainda tá causando delírios né…

    • Marcos disse:

      Kkkkkkkk
      Ow stelinha.
      Caia na real.
      Teu timeco será o segundo de estado.
      Pro azar do teu timeco e pra sua torcidinha colorida arrogante, prepotente e sem um Pingo de humildade.

    • CARLOS LIMA disse:

      Virgilio Matos, TIMEMANIA, não quer dizer que tenha a maior torcida.. porque um unico apostador pode fazer centenas de apostas. quer dizer, essas 3.453. 551 apostas
      não foram de 3.453.551 apostadores.. dez apostadores podem fazer 500 apostas,
      20 apostadores podem fazer mil apostas..etc..

      um apostador pode fazer várias apostas, isso já mostra que se basear pelo numero de apostadores não funciona.

  • Virgílio Matos disse:

    Querem mais números reais.Vamos a um histórico da TIMEMANIA de 2008 até hoje:
    ANO – APOSTAS LEÃO – APOSTAS CARNIÇA ALVINEGRA
    2008 – 732.636 – 612.059
    2009 – 902.682 – 734.206
    2010 – 1.035.416 – 843.762
    2011 – 1.421.948 – 1.167.930
    2012 – 2.310.631 – 1.752.612
    2013 – 2.301.838 – 1.665.473
    2014 – 4.035.471 – 2.869.182
    2015 – 3.301.966 – 2.275.093
    2016 – 2.664.743 – 2.017.475
    2017 – 3.498.147 – 2.489.661 ATÉ 21.10.17
    ————– ————-
    TOTAL – 22.205.478 – 16.437.453

    EM % – 57,47% – 42,53%

    Repito,isso não é pesquisa, são números reais, se duvidar é só ir no site da Caixa e conferir.As apostas são feitas em todo o Brasil e onde tiver um cearense que ame seu clube vai jogar e indicar seu clube é claro!!
    Nos anos 60 até posso admitir que nossa torcida era menor,porém depois do trabalho “CLUBE DA GAROTADA”, a coisa mudou.Somos a maior torcida do Estado e vamos crescer ainda mais, trabalho não falta.Na série B deveremos ultrapassar os 15.000 sócios!!

    • CARLOS LIMA disse:

      eu acho que você não tem neurônios suficientes na sua cabeça..será que vou ter que fazer um “DESENHO” para você entender que na TIMEMANIA um apostador pode fazer
      mil apostas ??

      basta um Rico empresário torcedor por exemplo do PICOS do Piauí, chegar e fazer 10 mil apostas na TIMEMANIA..e pelos numeros então o PICOS terá uma das maiores
      torcidas do NORDESTE.. porque foram feitas 10 mil apostas em nome do PICOS.

      entendeu ou preciso fazer um DESENHO ???

  • JOAO FROTA disse:

    CEARÁ, 1º COLOCADO NO RANKING DA FCF
    CEARÁ, CLUB DO ESTADO MELHOR RANQUEADO NA CBF
    CEARÁ, ÚNICO CLUB DO ESTADO NO RANKING DA CONMEBOL
    CEARÁ, CLUB DO ESTADO MELHOR RANQUEADO NA COPA DO BRASIL
    CEARÁ, ÚNICO TIME DAQUI A PARTICIPAR DE DUAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS
    CEARÁ, ÚNICO TIME DAQUI QUE NUNCA, JAMAIS FOI DA TERCEIRA DIVISÃO.
    SÓ PERDEMOS FEIO PARA PARA O FORTALEZA NUM QUESITO: FORTALEZA 15 X 0 CEARÁ EM PARTICIPAÇÕES NA TERCEIRA DIVISÃO.
    PASSEI SÓ PRA DAR ESSE RECADO. FUI PASSEAR. NÃO DISCUTO COM TORCEDORES DE TIME DE TERCEIRA.

  • JUMENTO ALVINEGRO disse:

    Esse pessoal tapado do canal da João Pessoa ainda não caiu na realidade. Vejam os recordes de públicos e de rendas que o Fortaleza tem todos os anos, mesmo estando na Série C. E o mais importante, com ingressos a preços normais, sem precisar baixarem os ingressos para R$10,00 a inteira e R$ a meia, como a carroça descolorida do canal faz para dar acima de 30 mil sofredores na arquibancada.
    DÁ-LHE, DÁ-LHE TRICOLOR!

  • Phelipe disse:

    O maior estádio cearense só comporta 60 mil torcedores e isso as duas torcidas lotam brincando, aliás brincando não, só quando os times disputam alguma coisa…… também só lotam qdo os dirigentes junto com a administração do estádio deixa chegar no limite máximo, coisa q parece, este ano, não deixarão pois está claro que os públicos deste anos foram todos surrupiado. De quem é a culpa? Não sei!

  • Pimentel disse:

    Pedro da bananada do abrigo central rssss, taí que faz tempo

  • Tuas análises, oh Graziani… merecia um público mais qualificado

    Penso o seguinte: quem comenta é a minoria absoluta. Então, há esperança. Em todo caso, há gente boa que deixa comentários também.
    FG

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *