Futebol do Povo

Ceará ficou 17 jogos da Série B sem tomar gol

1872 28

Tenho observado rodada após rodada – e escrito sobre isso com alguma frequência – um dado relevante na campanha do Ceará: o número de vezes que o time sai de campo sem sofrer gol na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste momento, depois de 36 partidas realizadas, o Alvinegro não viu sua rede balançar em 17 oportunidades, número altíssimo e um dos motivos da equipe estar tão perto do acesso.

O sistema tático de marcação estipulado por Marcelo Chamusca é fundamental, mas não só. Individualmente os jogadores têm se doado muito – fica nítido no gramado – e vivem também boa fase técnica, especialmente o goleiro Everson, os zagueiros Luís Otávio e Rafael Pereira, o lateral Romário e o volante Richardson. Os cinco formam um pilar defensivo seguro, mesmo em situações e partidas em que o Ceará entrega a bola para o adversário, aguardando o contra-ataque.

Na relação das equipes que saíram de campo sem tomar gol, o Ceará aparece em terceiro, ao lado de Inter e Paraná. O primeiro time no quesito – que é até mais importante do que o número de gols sofridos no geral – é o América-MG, que não foi vazado 19 vezes. Não por acaso a equipe de Belo Horizonte já garantiu o acesso para a Série A do Brasileirão. O Oeste, que também briga  para subir, ficou 18 vezes em tomar gol.

Recomendado para você

28 Comentários

  • JOÃO FILHO disse:

    Ceará tem que usar parte dos valores de cota de TV do próximo ano para proceder à imediata renovação dos jogadores que compõem o sistema defensivo. E, no caso dos zagueiros, deve renovar tanto com titulares quanto com reservas.
    Everson, Luiz Otávio, Rafael Pereira, Valdo e Thiago Alves tem que ter renovação imediata.
    Também renovar com Richardon, Raul e Pedro Ken.

    Porém os dirigentes devem ir ao mercado em busca de um bom goleiro reserva, além de laterais (tanto esquerdo quanto direito).

  • Cleiton Soares disse:

    O SISTEMA DEFENSIVO DO CEARÁ É UM DOS PONTOS FUNDAMENTAIS NO CERTAME.
    SE MANTER NAS DUAS PRÓXIMAS RODADAS, O ACESSO É INEVITÁVEL.
    PRA CIMA VOZÃO!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Dos citados o único que não me inspira total confiança é o Rafael Pereira. Ele tem qualidade. É humano e tem seu direito a errar. No entanto,em bolas aéreas,o zagueiro tem uma mania de pular dando as costas pro adversário. Levamos alguns gols por alto em cima do Rafael Pereira …Mas ele compensa fazendo gols esporádicos e por baixo é bem mais seguro. Romário tbm da suas derrapadas,mas não consigo,nesses últimos jogos me lembrar de algum lance dele que tenha nos prejudicado…

    Quanto aos demais,realmente demonstraram uma regularidade excelente. Richardson evoluiu demais…

    Isso tudo só vem a confirmar que uma ótima defesa é fundamental para sustentar uma campanha. Nada mais desgastante de ter que todo jogo fazer no mínimo 2 gols para ganhar em virtude de uma defesa oscilante. Na série A desse ano vimos que Palmeiras,atlético-mg e Flamengo sofreram muito no âmbito defensivo e assim de cotados à favoritos ao título em 2017 findaram por ser um completo fiasco. Em compensação o Corinthians terminou o ano com a melhor defesa do campeonato. Resultado? Título. Apesar de um elenco bem razoável.

    Pra 2018 ,que o Ceará continue com esse equilíbrio defensivo,escolhendo bem os nomes para próxima temporada!

  • César disse:

    Eu fui crítico da contratação do Marcelo Chamusca pelo o Ceará.Agora, tenho que dá a mão a palmatória.

    O Marcelo faz um bom trabalho no Ceará Sporting Club.Armou o time muito bem.Defesa segura – andou claudicando em algumas partidas, mas faz parte do futebol.Meio de campo entrosado, e o ataque vem funcionando a contento.

    Agora, eu quero dizer o seguinte:

    Sou torcedor do Ceará, e meu lema é torcedor pelo futebol cearense.Jamais vou chegar aqui, neste blog, para denegrir a imagem dos rivais(Ferroviário, os Guaranis, e principalmente nosso maior rival, o Fortaleza, com palavras chulas e cheias de ódio.

    Acho que não é assim que se faz futebol!

    Desculpe-me, mas é assim que penso.

    Grande abraço para todos.

  • CARLOS LIMA disse:

    um dos segredos para se obter sucesso no Futebol é ter um Bom sistema defensivo. o Corinthians é um exemplo , toma poucos gols e como consequência perde pouco.

    o Ceará de Marcelo Chamusca tem alguma coisa do Ceará de Paulo Cesar Gusmão (2009)
    principalmente com relação ao sistema defensivo. o time de 2009 jogava com 3 volantes
    e por isso tomava poucos gols, embora a parte ofensiva não fosse tão efeciente.

    o Ceará do Marcelo Chamusca, tem no seu meio campo, jogadores que sabem conduzir bem a bola (Pedro Ken, Richardson, Raul )que não era o caso do time de
    2009 (Heleno, João Marcos) que eram mais marcadores natos.

    o Chamusca joga com 3 jogadores na frente ( Lima, Elton e Leandro Carvalho) o time do Paulo Cesar Gusmão, jogava as vezes com apenas 2 atacantes . num 4-4-2.

    o Corinthians prioriza a marcação e o sistema defensivo, saindo com rapidez no contra ataque. ele não prioriza a posse de Bola. e esse sistema de jogo lhe deu o titulo.

  • Roysson disse:

    Essa abordagem me fez retornar ao ano de 2004. Grécia, campeã da Eurocopa, e Once Caldas da Colômbia, campeão da Libertadores. Dois times com a mesma proposta: prioridade total em se defender.

    O Ceará, ao contrário, foi um time equilibrado, mais até do que o Ceará de 2009 e 2010 que dispunha do “Trio de Ferro”, João Marcos, Heleno e Michel. O Ceará nunca em sua história teve um time tão obcecado em marcar, retomar a bola. Esse time de 2017 tem mais qualidade, basta ver o número de vitórias conseguido fora de casa. Tem um meio de campo mais técnico, Ricardinho, Ken e Richardson.

    Time algum sobrevive por muito tempo na série A, se não tiver equilíbrio e qualidade. A diretoria do Ceará vai ter que contratar bem pra manter esse DNA, e para isso manter um Chamusca valorizado e acediado, após uma conquista de acesso, é crucial

  • Daniel Rodrigues disse:

    Sabe quem não tem sede própria nem CT é o time do canal. Aliás, nem hino essa imundície tem. Tá na Série A pôr deficiência dos adversários. E fiquem sabendo que o dinheiro não está mais fácil, não. Olha a lava-a-jato ao gente!
    Vão descer bem ligeirinho.
    SAUDAÇÕES DO PAPAI LEÃO DO PICI!

    • Terceirizado disse:

      O CT da Stella é do Ribamar Bezerra, inocente!

    • Marcos disse:

      Kkkkk papai de que mesmo terceirão
      Quanta arrogância nesse cidadão colorido.
      Me pergunto quanto medíocre é um torcedor desse .
      Baixa a bola Stela teu time tá na Boa mais sempre vai tá atrás do Ceará .
      Por isso q esse colorido tem tanta raiva.
      Discutir com torcedores do liaum Terceira divisão e perca de tempo.

    • CARLOS LIMA disse:

      Daniel, o CT do teu time pertence ao Ribamar Bezerra, vai no Cartório de imoveis de
      Maracanau e pesquisa quem é o proprietário e depois volta aqui no Blog . o teu time
      não fechou as portas várias vezes nessa década e nas décadas de 80 e 90, porque
      apareceram empresários torcedores ( Santana textiles, Ribamar Bezerra, Eduardo Girão)
      tiraram milhões do próprio Bolso e pagaram as dividas desse time falido e mal pago.

    • Emanuel disse:

      Chola mais… kkkkkkkkkkkkk

  • Criança de 8 anos disse:

    Meu leão tá a 8 anos sem tomar gol na série b. Nunca nem vi.

    • Torcedor disse:

      C Hola C arniça….CT Cidade VOZÃO é de quem então heim ….a inveja Mata… Mata… Mata….agora aquele parque de vaquejada q vcs chamam CT, tem dono… Ribamar Bezerra. Esse time do Kurral é tão invejoso q estão falando em construir um ginásio….kkkk…. Vozão sempre na vanguarda…Stella no final da fila…cccccCCCC

  • Marcelo Chamusca não é um técnico sem conhecimentos.Apessr de criticá-lo aqui no ótimo espaço que o Fernando Graziani e o bom Jonal O Povo nos oferece.Desde á época do Fortaleza ele já demonstrava potencialudades.Minhas críticas,construtivas foram fundamentadas por seu excesso de teimosia,pois excesso que o atrapalhou no trabalho realizado no Fortaleza deixando de escalar jogadores chave no mata-mata.A subida do Ceará Sporting para a elite do futebol poderia agregar a luta por um título inédito e importante para o futebol cearense,talvez depois do Brasileiro da série A e da Copa do Brasi,l o título nacional mais relevante.Mas está assim como a diretoria,seu bom elenco e a torcida que abraçou e incentivou o time ao longo de praticamente todo o campeonato da série B de parabéns e congratulações.

  • Júlio César disse:

    Lembro que eu tava numa roda de amigos, quase todos alvinegros, quando foi anunciada a contratação do Marcelo Chamusca pelo Vozão. Um dos presentes, torcedor doente do Fortaleza, abriu a boca e disse “Escrevam aí: o Marcelo Chamusca vai fazer o Ceará subir pra Série A”.

  • Evandro disse:

    Ceará. Realmente se reinventou com chamusca.ricardinho 2018 será muuuito melhor. Puxa como tem comentário de terceiroes.,somente surtos pela inveja que estão do vozão. Ceará há muito merece subir vide campanha 2016 primeiro turno excelente.agora tá muito certo subida.

  • Barbosa disse:

    CUIDADO QUE O LEÃO VAI TE PEGAR!

    • El Domador disse:

      Qual? O Liaum terceirinus sofrensis? Aquele que reconhecido frequentador de terceira divisão (15 C, mais de 100 jogos)? O Ceará é mais time, inclusive nas áreas administrativa, fiscal e trabalhista… chora mais Liaum terceirinus sofrensis…

    • ALVIPRETO disse:

      vai naum…num vai naum….ele num vai naum…..kkkkkkk……CCCCCCCCC

  • Mimimi 47 ,o penta que nunca houve disse:

    Se subir o que acho muito difícil,.vai descer no mesmo ano.
    Saco de pancadas da série A.

    Fortaleza Sempre !
    Fortaleza até a Morte !

  • jocelio silva disse:

    eu nem sei porque estão falando pai do vozão se eles nem tem mais titulo que o ceara, e nem vitória a amais, e sempre segundo ,em titulo ,em numero de maior no torcida no estado em entudo tudo e para tira duvidas coloridos fação a sua propia perquisa kkk

  • ALVIPRETO disse:

    As Tricoletes estão desesperadas…..tem gente aí prá ficar doido…..kkkkkkk……a secação (palavra esquisita…kkk) é medonha…quero ver sábado depois do jogo e confirmação do acesso do VOZÃO…..vai ser muito mimimi (vixe, lembra o MIMI 48, O Malvado)….sniff, sniff…..

  • Mimimi 47 ,o penta que nunca houve disse:

    O único mimimi reconhecido por lei é o mimimi 47!
    É o que vai doer eternamente, kkkkkkkkkkkkkk

    Os kanalences agora depois de três anos levando chiba do papai Leão, inventaram um tipo de futebol desconhecido kkkkkkk é um tal de quadra, ct, melhor administração, não vi isto vencendo um jogo contra o Rei LEÃO do Brasil !!!

    Eita kanal vai lev ar muita chiba em 2018!

    Fortaleza Sempre !
    Fortaleza até a Morte!

  • Mimimi 47 ,o penta que nunca houve disse:

    O único mimimi reconhecido por lei é o mimimi 47!
    É o que vai doer eternamente, kkkkkkkkkkkkkk

    Os kanalences agora depois de três anos levando chiba do papai Leão, inventaram um tipo de futebol desconhecido kkkkkkk é um tal de quadra, ct, melhor administração, não vi isto vencendo um jogo contra o Rei LEÃO do Brasil !!!

    Eita kanal vai lev ar muita chiba em 2018!

    Fortaleza Sempre !
    Fortaleza até a Morte!

  • Felipe Alencar disse:

    Engraçado, faz tempo que não vejo os comentários do Robson por aqui. Será que cortaram a internet da Mãe Diná da terceira?

    shasAUAhUSHuhASHUHuushHhuhUH

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezessete =