A Copa da Rússia começa no dia 14 de junho do ano que vem. Nesta madrugada o Peru venceu a Nova Zelândia por 2 a 0 – festa espetacular em Lima – e confirmou a vaga derradeira para o torneio.

O sorteio dos grupos ocorre no próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. O Brasil é um dos cabeças de chave, ao lado da Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Só um critério valeu para a distribuição dos potes: o ranking da Fifa. Talvez por isso o estranhamento de alguns para Espanha e Inglaterra não estarem no pote 1 e, sim, a Polônia.

As regras do sorteio obedecem critérios simples: times dos mesmo pote não podem ficar no mesmo grupo e cada um dos 8 grupos da Copa só terão equipes de continentes diferentes, com exceção óbvia para as seleções da Europa, que podem ter dois integrantes, no máximo, por grupo.

Assim, a seleção brasileira pode cair num grupo mais difícil com Suécia, Inglaterra e Coreia do Sul, por exemplo, ou em um bem mais sossegado, com Croácia, Irã e Panamá.

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França.

Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia.

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã.

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul, Arábia Saudita.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles