Futebol do Povo

Copa do Mundo da Rússia: definidas as 32 seleções e seus respectivos potes para o sorteio

2048 9

A Copa da Rússia começa no dia 14 de junho do ano que vem. Nesta madrugada o Peru venceu a Nova Zelândia por 2 a 0 – festa espetacular em Lima – e confirmou a vaga derradeira para o torneio.

O sorteio dos grupos ocorre no próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. O Brasil é um dos cabeças de chave, ao lado da Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Só um critério valeu para a distribuição dos potes: o ranking da Fifa. Talvez por isso o estranhamento de alguns para Espanha e Inglaterra não estarem no pote 1 e, sim, a Polônia.

As regras do sorteio obedecem critérios simples: times dos mesmo pote não podem ficar no mesmo grupo e cada um dos 8 grupos da Copa só terão equipes de continentes diferentes, com exceção óbvia para as seleções da Europa, que podem ter dois integrantes, no máximo, por grupo.

Assim, a seleção brasileira pode cair num grupo mais difícil com Suécia, Inglaterra e Coreia do Sul, por exemplo, ou em um bem mais sossegado, com Croácia, Irã e Panamá.

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França.

Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia.

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã.

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul, Arábia Saudita.

Recomendado para você

9 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    O último jogo do Brasil diante de uma Inglaterra desfalcada e repleta de jovens foi bom para os entusiastas aterrisarem. O Hexa,se vier,vai ser conquistado duramente. O futebol europeu evoluiu muito taticamente. Diante de uma excelente marcação o Brasil se mostrou quase inofensivo.

    Acredito que poderemos ir longe se o conjunto for bem trabalhado,sem preciosismos e individualidades em excesso! Apesar do avanço com o Tite,temos que ser francos : o Brasil só tem 2 craques que decidem : Neymar e Jesus. Portanto,o coletivo tem que ser sólido para encarar seleções que hoje tem vários nomes que desequilibram como a Alemanha e a Espanha. França e Argentina tbm não devem ser menosprezadas.Mesmo a Argentina tendo um 2017 vexatório,eles tem Messi. Em 86 a Argentina tinha apenas Maradona e foi campeã!

    Acho precipitado falar em título. Mas estou confiante que possamos fazer uma copa digna do peso da camisa verde-amarela. Merecemos!

    • Seca Pacotinho disse:

      Concordo com a evolução da Europa, mas não acho que seja uma evolução tática, acho que vem mais de soluções de jogo, de ideia de jogo, se é que posso chamar assim. Taticamente, a maior mudança dos últimos anos foi o retorno do (há muito esquecido na Europa) 3-5-2, com Antônio Conte, na Juventus. acho que a maior evolução da Europa foi com Guardiola, e suas ideias de jogo, não de tática. Taticamente ele varia muito, mas sem grandes novidades…
      Sobre o jogo com a Inglaterra, acredito que houve uma clara diferença de motivação. Os jovens Ingleses encararam o que eles consideram a Seleção mais poderosa da atualidade (palavras ditas por seu treinador, e vários jogadores da equipe após o jogo), enquanto o Brasil via um amistoso, competitivo, mas apenas um amistoso. Chegou ao ridículo de a seleção europeia fazer cera, num jogo que empatavam em casa, e era só amistoso…
      Enfim, o jogo serviu de propósito diferente para cada equipe, o Brasil encontrou dificuldades que vão ajudar muito, pq forçarão nosso treinador a encontrar soluções novas e imprevisíveis aos adversários as vésperas da copa, enquanto os ingleses se sentiram contentes, pq conseguiram segurar uma seleção bem superior à deles.
      para o mundial, vejo Brasil, Espanha, França e Alemanha como os times mais fortes do momento (nessa ordem), mas como favoritos, fico sempre com a tradição, Brasil, Alemanha e Argentina (sem ordem).

    • João Paulo Ferreira de Assis disse:

      Meu caro nós vamos ver se o Brasil será hexa pela atitude que os juízes tomarem a respeito do Brasil. Lembro-me que o vexame de 1998 na final da Copa foi compensado pelo penta em 2002. O Brasil começou ajudado pela arbitragem na estreia contra a Turquia. E chegou às oitavas de final sem dificuldade. Há naquela copa um jogo que eu não esqueci. Brasil X Bélgica, em Kobe, no Japão, em 17 de junho de 2002, às 8 e 30 da manhã, hora de Brasília. Nesse dia eu estava em viagem num ônibus que saiu de Barbacena rumo a Ouro Preto. À hora do jogo, estávamos na rodoviária de Conselheiro Lafaiete, e vimos os jogadores perfilados. Começou o jogo e também a viagem. Em Ouro Branco, cidade vizinha, não havia uma viva alma na rua. Os passageiros que subiam davam o resultado. Numa das paradas seguintes um passageiro disse que o jogo estava 0 a 0 e que o juiz anulara um gol da Bélgica. Chegamos em Ouro Preto, 9 e 40. O jogo estava ainda no 0 a 0. Galvão Bueno estava com uma voz tensa, até que Rivaldo fez o gol. Chegou o ônibus de Mariana e subimos. Lá ficamos sabendo da vitória brasileira por 2 a 0. O Brasil passou pela Inglaterra nas quartas de final, e voltou a enfrentar a Turquia na semifinal, e voltou a ser ajudado pelo juiz. Chegou a final, e o goleiro alemão tomou aquele gol incrível. Brasil pentacampeão.

      Eu me arrisco a dizer que vão comprar o hexa com objetivos políticos. Convenhamos. Eles são os homens do dinheiro.

  • torcedor disse:

    Torcer para grupo do Brasil ficar Brasil, Espanha, Dinamarca e Sérvia

  • torcedor disse:

    A ideia anterior pode não, pois são 3 da Europa. Então torcer pelo grupo da morte bem animado para iniciar a copa : Brasil , Espanha, Dinamarca e Nigéria

  • Alex Granada disse:

    Copa do Mundo de 2018 será interessantíssima.
    A começar pelo continente europeu, que volta depois de 12 anos.
    Teremos também, o fator de ser um temporada amena e agradável no território russo. Mas o que chama atenção mesmo, é o fato que seguirá depois do sorteio. Observando bem os potes, vemos a situação de cada cabeça de chave e sua cinemática até a final.
    Começamos pela nossa seleção, na qual poderá ter um grupo fácil ou até mesmo complicado com Espanha, Suécia ou Suíça e Nigéria. E até mesmo “baba”, com Tunísia e panamá como adversários.
    Achei o fato desse ranking da FIFA ser meio que “escandaloso”, pois o Peru hoje ocupa a décima posição e quase entrava como cabeça de chave…. Por outro lado, a fortíssima e renovada seleção da “Fúria” (Espanha), que ao meu ver, é uma seleção que promete ir longe na próxima Copa, ficou no pote 2 e pode já encarar o Brasil na fase de grupos e é uma preocupação, pois é nítido que esta atual seleção tem dificuldades em jogar contra seleções européias, na verdade nem joga, agora que recomeçaram a observar as seleções do velho continente.

  • André Melo disse:

    Prezado Graziani, quando ocorrerá o sorteio dos grupos para o mundial? Bom dia, meu caro!

    Opa, dia 1o. dezembro. Tá no texto. Abraço.
    FG

  • GABRIEL disse:

    BRASIL E LEÃO
    MORAM NO MEU CORAÇÃO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • bitcoins disse:

    Porque é tão dificil encontrar bons sites como este aqui. Conteudo de muito valor. Parabens pelo site. Abraço e sucesso

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + um =