Futebol do Povo

Além do mérito coletivo amplo, acesso do Ceará tem nome e sobrenome: Marcelo Chamusca

6987 117

Mateus Dantas, fotógrafo do O POVO, registrou Chamusca na sua chegada ao Ceará. Ali o caminho do acesso começava

É impossível não associar o acesso do Ceará, conquistado com amplo mérito neste sábado, 18, com o trabalho realizado desde a chegada de Marcelo Chamusca.

Evidente que nenhum clube consegue subir de divisão e orgulhar seu torcedor sem o trabalho coletivo envolvendo todos os profissionais do futebol – inclusive aqueles que não estão ligados diretamente ao campo de jogo, desde os mais simples até os mais caros funcionários – mas se tirarmos Marcelo Chamusca do processo o acesso não teria sido escrito.

A escolha da diretoria do Ceará para substituir Givanildo Oliveira foi extremamente feliz. Chamusca já tinha admiração de Robinson de Castro, Evandro Leitão e Marcelo Segurado. Era desejo antigo, como informei aqui em texto publicado no dia 18 de junho.

Admirador do futebol bem jogado, das avaliações táticas, de desempenho e de muito trabalho, Marcelo Chamusca é obsessivo pelo estudo do esporte. Não por acaso subiu com um elenco que nem sequer montou e logo de cara conquistou a confiança dos atletas, que abraçaram o seu projeto desde a sua chegada, na 10ª rodada. Arrumou a equipe, fez acertos táticos e de motivação evidentes, e como consequência aumentou em quase 40% o aproveitamento de pontos em relação aos nove primeiros jogos da competição.

O Ceará, nesta Série B, foi uma equipe cirúrgica e intensa, preparada para disputar uma competição no regulamento de pontos corridos. E se Chamusca é o destaque pela forma como conduziu o time, o elenco construiu um caminho de equilíbrio e serenidade, sempre entre os melhores números defensivos, ofensivos e de desempenho como mandante e visitante.

Disputar a primeira divisão representará aos cofres do clube uma receita de pelo menos R$ 30 milhões a mais em relação a 2017. Assim, o orçamento geral do Ceará que hoje gira em torno de R$ 30 milhões, saltará para o dobro. No mínimo.

O acesso do Ceará não pode e nem deve ser visto como um fato isolado. O clube se reinventou completamente a partir de 2008, quando o grupo liderado por Evandro Leitão – do qual o atual presidente, Robinson de Castro, também faz parte – assumiu o comando.

Ao lado de diretores, conselheiros e torcedores nestes anos, uma nova história foi construída, com base em responsabilidade financeira, pagamento de dívidas trabalhistas, manutençao de salários em dia, criação de departamento de fisiologia, aumento de estrutura médica, além do crescimento de torcedores oficiais e do patrimônio, como a compra do Centro de Treinamento e estrutura hoteleira construída na sede.

A subida para a Série A em 2009 já não tinha sido por acaso. Os títulos estaduais que ocorreram e a conquista da Copa do Nordeste 2015 de forma invicta também não. Evidente que o percurso do futebol é igualmente feito de derrotas e frustrações, mas a estrutura, mesmo nesses momentos, tem sido mantida.

Recomendado para você

117 Comentários

  • Claudemir silva disse:

    O Ceará deu uma arrancada, ou a arrancada no dia em que perdia jogando mal do Brasil e Ricardinho era banco. No intervalo a torcida xungou muito o chamusca e ele voltou com Ricardinho e o Ceará virou um jogo improvável. Naquela noite permanecesse aquele placar seria demitido ainda nos vestiários mas tudo mudou a partir dali.

    Verdade. Chamusca na verdade foi um coadjuvante da torcida.
    Talvez se ele não tivesse sido contratado o Ceará teria 100 pontos.
    FG

    • Renan Soares disse:

      Não tem como não rir disso
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Claudemir silva disse:

      FG, me permita, não ironizei ao escrever. Esse foi o meu ponto de vista a cerca daquele momento, ví daquela maneira. Vc pode discordar sim, agora em nenhum momento quis desmerecer o técnico e nem ironizar. Boa noite.

      Eu sei que não, Claudemir. Eu que ironizei.
      Compreendo teu ponto, mas sigo discordando amplamente.
      E ironia não é ofensa. É apenas ironia. E vale.
      FG

    • Davi disse:

      Graziani, acho o Chamusca um ótimo treinador. Mas, de fato, a entrada do Ricardinho mudou a trajetória do Ceará na competição. E ela só aconteceu por pressão da torcida. E o fato dele ter feito o gol naquele jogo foi fundamental para a permanência dele no time titular.

      Entendo. Mas não se resume a campanha de sucesso apenas ao fato que você coloca. É um absurdo achar que apenas a entrada do Ricardinho – que esse ano segue bem abaixo do que já apresentou – foi tão fundamental. Ainda assim imaginemos que Chamusca tenha colocado Ricardinho por pressão da torcida. Se o fez, teve mérito em seguir a opinião. Ele é o treinador. E foi injustiçado pra caramba no Fortaleza.
      FG

      • Humberto Cunha disse:

        Injustiçado pra caramba no fortaleza ? Explica isso aí que realmente tá dificil de conseguir entender. Pelo que lembre, ele chegou num mata-mata e conseguiu desmontar o time titular, inventou substituições malucas com jogadores que nem vinham jogando, e perdeu a vaga em casa com o estádio superlotado incentivando.

    • Aarao disse:

      Aí foi uma falta de respeito com a torcida
      … torcida foi fundamental…. o camisa tb…. Mas nada que invalida nada… o tb grande envolvido torcedor conseguiu mudar o tome e disso não temos dúvidas!!!!@

      • Deison disse:

        Torcedor? Com o pífio sócio torcedor? Com públicos vergonhoso mesmo lutando pra subir? Com cornetadas e mais cornetadas? Torcedor muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Ceará teve publico alto no jogo do Londrina (aniversário) e nos últimos jogos. Sou torcedor do Ceará e eu mesmo sai de quase todos os grupos por n aguentar cornetagem e asneira e em contra partida a falta nos estádios. Então, o ultimo mérito do acesso é da torcida

        • Elton disse:

          Caramba Deison, sou tricolor e penso a mesma coisa da torcida do Fortaleza. Só sabem cornetar , só vão na boa e ainda dizem que levaram o time nas costas. Os dois times daqui tem sócios torcedores pífios se comparado ao tamanho de suas torcidas. Não tiro nada em relacão a torcida do leão do que você disse acima. parabéns pelo acesso!

    • José Antônio Reis disse:

      Aos poucos, Marcelo Chamusca já está pavimentado sua estrada para se tornar mais um técnico denominado “O Rei do Acesso”. Em 2015, por pouco não subiu com o Fortaleza, em 2016 subiu o Guarani da C para a B e, hoje, subiu o Vozão da B pra A. Portanto, Parabéns MC!

    • Jorge disse:

      Aí é manso! Kkkk

    • João Paulo disse:

      Deselegante a resposta do blog. Discordar faz parte de qualquer debate. A ironia nem sempre é cabível.

      Verdade. A ironia as vezes é difícil de entender. Não é qualquer pessoa que consegue.
      Abraço
      FG

      • J. Paulo disse:

        Percebo que alguns leitores desejam forçosamente que suas ideias sejam “aprovadas” (desnecessariamente) pelo autor do texto. Caros colegas de leitura, devemos mostrar um pouco de maturidade e perceber que não somos nós que temos como profissão as “letras”. Tenhamos um pouco de humildade em reconhecer que as observações do autor são uma oportunidade de aprendizado para melhoramos a forma que nos expressamos e expomos nossas ideias. Simplesmente “aprovar” com objetivo de agradar a todos seriam um grande desserviço por parte do autor.

    • Luis Fernando Oliveira de Araujo disse:

      colunista não entendeu a mensagem do torcedor e ainda por cima foi grosseiro. mais humildade e profissionalismo não faz mal a ninguem!

      Vc não sabe o que é ser grosseiro, até porque não fui em momento algum. Pra piorar teve comentário bloqueado porque usou palavrão. Hipocrisia define. Agora, curioso é que nem o Claudemir ficou tão magoado. Vai entender…
      FG

      • Eugenio Costa disse:

        Incrível a postura às vezes ofensiva do blog em relação a comentários que sugerem algum tipo de “erro” ou “possibilidade de melhoria” do blog ou mesmo comentários com opiniões diferentes das do Fernando Graziani. Concordo com os leitores que se queixam de suas respostas “mal humoradas”. Acho que poderia haver mais tolerância e respeito, sobretudo quando os leitores claramente estão tentando apenas manifestar de forma educada e respeitosa suas opiniões. Ah, e antes que o próprio FG venha dizer que se não concordo com isso ou aquilo basta não seguir mais o blog, já deixo claro que admiro sua postura imparcial e que continuo seguindo o blog por ser o único do Estado a trazer informações esclarecedoras sobre futebol cearense. Ficar dependendo do A.N. é complicado….

        Eugênio, jamais foi desrespeitoso. Jamais.
        Sobre mau humor, ironia ou respostas mais duras, são situações que aparecem nos diálogos. Das duas partes. Em pouco mais de dois anos apenas deste blog (já fiz outros desde 2002) são mais de 25 mil comentários liberados, centenas de posts, fora milhares de comentários bloqueados por ofensas absurdas, além de crimes cometidos previstos no Código Penal Brasileiro. Respondo apenas a minoria absoluta – gostaria de responder a todos – até porque o blog representa apenas 5% do meu trabalho geral e responsabilidade no Grupo O POVO, pelo menos por enquanto.
        FG

        • Eugenio Costa disse:

          Tudo bem. Entendo suas ponderações. Imagino que seja um trabalho grande e as vezes chato ter que se manifestar após um comentário que, para vc, foi descabido ou sem sentido. Realmente deve ter um monte de gente que escreve um caminhão de bobagens e coisas ofensivas. Mas no caso presente me refiro a manifestações normais, meramente técnicas (por exemplo, sobre o papel do Chamusca ou sobre suas escolhas ao longo do campeonato) e que foram duramente rebatidas (as vezes ironicamente) por vc. Ok, até compreendo que pode ser a maneira como o jornalista prefere responder ou se manifestar, mas, acredite, mesmo sem vc querer, pode acabar ofendendo. Ironia é algo complicado… Bem, mas afinal, quem sou eu para criticar o blog ou lhe dar algum conselho, né?! Sou um mero leitor, que admira seu trabalho, mas que também enxerga, humildemente, alguns pontos que poderiam ser aperfeiçoados. Fica aqui este último comentário sobre o assunto. E espero que vc entenda da melhor forma possível. Como eu disse antes, vc é um dos poucos da crônica esportiva cearense em quem se pode ver imparcialidade e credibilidade o tempo todo. Aproveito para parabeniza-lo por este 2017 honesto e com reportagens de qualidade, tanto aqui quanto na tv. Que 2018 seja daí pra mais, é o que espero. Saúde! Abraço! Saudações Alvinegras!

          Oi Eugênio, não levei a mal não, pelo contrário.
          Agradeço seu cuidado e desejo tudo de bom pra você na mesma proporção.
          FG

    • sofredordovozao disse:

      Se nao fosse o Chamusca Tite, hj estariamos chorando a queda para a terceirona, SE nao tivessemos o melhor presidente de TODOS OS TEMPOS q certamente nos salvaria de tal calamidade, como aconteceu em 2015 !!!

      Da-lhe Vozao !!!
      Da-lhe Robinson !!!
      Da-lhe Chamusca Tite !!!

  • Júlio César disse:

    Uma coisa é certa: a gestão “Evandro Leitão – Robinson de Castro” entrou para a história como a melhor que o Vozão já teve.

  • TricolorConsciente disse:

    É… Quem diria. Depois de anos, esse time do canal subiu. Algumas considerações:
    A) chamusca: Vai entender… O cara não sobe um time da B pra C, mas sobe um time da B para a A. Ele ainda está nos devendo;
    B) esse time do canal, depois de fracassar em ano de serie B fraquíssimo, inclusive com o icasa quase subindo, consegue subir em uma ano de serie B recheado de times tradicionais como Paissandu, Goiás, santa cruz, náutico, vila nova, parana, inter, criciúma e figueirense (times que já figuraram na serie A nos últimos anos);
    C) esse time do canal estava fadado a ser rebaixado, que pena que o rei do acesso foi demitido;
    D) esse time do canal é muito esperto, deixa pra subir quando o terceiro maior tricolor do nordeste sobe pra serie A para não começar uma serie B com 6 pontos a menos;
    E) muito estranho o canal subir sem desespero, com dois jogos de antecedência e tranquilidade. Deve ter rolado malannranca pro america mineiro e pro abc; e
    F) comemore canal, ano que vem, vocês caem.
    Saudações da família tricolor

  • Evandro disse:

    Bem que eu disse vozão e primeira divisão. Agora foco total brasileiro e copa do Brasil.pois reforçará respeito nacional e de juízes.zaga boa meio campo precisa mais opções e laterais realmente bons e versáteis. Atacantes com regularidade de gols e compromisso com clube.janeiro esquece cearence mês inteiro realiza pré temporada.contrata diretor técnico um ex jogador para reforço de analise do desempenho jogadores.valeu vozão!!!!

  • Evandro disse:

    Quando comento sobre setores time falo em contratar. E acredito que vários jogadores devem ser aproveitados incluíndo ricardinho, será muuuito melhor 2018.

  • CARLOS LIMA disse:

    eu considero o Chamusca se não o principal responsável pelo Acesso, um dos principais fatores para que isso tivesse ocorrido.

    1) o Chamusca uniu o elenco, todos passaram a correr um pelo outro, a marcação melhorou.

    2) o Chamusca tem sede de trabalho, não deixava de treinar nem nos feriados e sempre cuidava da parte tática do time.

    3) o Chamusca sempre estudava detalhadamente seus adversários, observando os pontos fortes e os pontos fracos do adversário, isso contribuiu bastante para os bons resultados.

    4) o Chamusca dividia sempre as vitórias e os bons resultados com o grupo, isso é primordial para o grupo, pois eles passam a correr com mais vontade por isso.

    5)o Chamusca dava chances para todos no elenco, e isso motivava a todos a brigar pela posição, outro fator importante.

  • DENILTON disse:

    Marcelo Chamusca é um exemplo de PROFISSIONAL, que se dedica ao trabalho e faz justiça ao salário que recebe, um Treinador na verdadeira concepção da palavra, e mostrou isso ao longo da carreira. Se não conseguiu o acesso pelo Fortaleza, foi por detalhes e um pouco de falta de sorte, pois com um orçamento pequeno fez um time competitivo. Mas o ano passado conseguiu levar o Guarani de Campinas à Segundona. E em 2017 mudou o Ceará.

    Ou seja, na minha opinião, é um caso raro de técnico que vale a pena ser mantido mesmo numa fase ruim.

    Que a Diretoria do Ceará aproveite a oportunidade, e que o Chamusca permaneça por um bom tempo e assim dê uma estabilidade ao time. Porém é preciso contratar reforços, principalmente para as laterais e para a criação no meio de campo… etc

    Saudações Alvinegras

  • Égua mah a vaquinha não caiu do telhado. Tô triste mah.

  • Leandro Gonçalves disse:

    E que ironia : aquele tido como o pior presidente da história,nos leva a SÉRIE A. A vida é muito engraçada…

    Subimos. Graças à Deus. Que me desculpem os adeptos de Londrina e oeste. Mas a massa alvinegra,que lota estadios e aeroporto,não poderia ficar à ver navios por mais um ano…

    Agora é planejar 2018. Um planejamento serio,sem colocar o clube em risco mas que também tenha o minimo de audácia. Que o clube se cerque dos melhores profissionais. 2018 promete grandes batalhas. O maior rival vem forte – não se trata de medo mas não devemos menosprezar a força e a mistica de uma rivalidade…Temos tbm um ferroviario que corre por fora e que da bons indicios que vai brigar por cima em 2018. Saindo do ambito estadual,teremos a sonhada SÉRIE A. Que possamos nos manter de forma digna. Esse é o desejo maior.

    No mais,muito feliz e ja indo comprar meu ingresso pra sábado. O castelao vai ferver…

    É,a vaquinha não caiu do telhado em nenhum momento.KKKK ..Tem gente a essa hora que deve estar perambulando pela cidade em busca de uma internacao coletiva em clinica de repouso …Alguém que se comova e ajude o Robson,o Fabiano e o mimi 47,por favor KKKKKKKKKKKKKKK

    Saudações alviengras. Somos SÉRIE A. E você?!

    • Alex Granada disse:

      E sem falar do louco varrido ou….. Vamos deixar em aberto, para não pegar um processo como já peguei por outras questões…. mas teve um torcedor do Fortaleza, que deixou bem claro em rede social, que daria o “papeiro” ao vivo, em plena Praça do ferreira , caso o Ceará subisse, pois tinha plena certeza que o alvinegro não subiria….
      Onde está vc ?????

    • sofredordovozao disse:

      Nao, nao, nao !!!

      Eu, o maior entendido do Vozao aqui do Blog, sempre disse q o Robinson era o maior presidente de todos os tempos!!!

      Agora, quem nao entende e outra coisa, sempre vai falar M***** !!!!

      Por isso, eu sempre digo:

      Da-lhe Vozao !!!
      Da-lhe Robinson !!!
      Da-lhe Chamusca Tite !!!

    • João Ximenes disse:

      É LEANDRO GONÇALVES… como o mundo da volta em !

      Ó o seu pensamento quando da contratação do CHAMUSCA(mês Junho):

      “Só está faltando o Robinson de Castro convidar o Jorge Mota pra ser conselheiro no Ceará…É incrivel ,é patético,é aviltante e indigno esse desejo absurdo. Esse presidente vulgo tricolor enrustido,chamado Robinson de Castro? Chamusca veio pra ser bucha de canhão! Mais um! Trazer um técnico que só passou por clubes fracassados , que não tem um curriculo à se respeitar e que é sempre muito contestado por onde passa causa,sim ,apreensão e desconfiança!”

      Mas veja só…”E que ironia : aquele tido como o pior presidente da história,nos leva a SÉRIE A. A vida é muito engraçada…”,

      Essa sua observação serve também ao FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 que com aquele “time horroroso” conseguiu também nos da a alegria do ACESSO.

      “O futebol é muito engraçado também” !

      Um abraço.

      • João Ximenes disse:

        LEANDRO, foi só você não viu !

        Ó:

        sofredordovozao
        “Agora, contrata tb o melhor tecnico q ja passou pelo time tricolorido do pici !!! O q falar desse genial Robinson de Castro ?!?!?!?!?! Estou sem palavras !!!!”

        Adail
        “PODEM TER CERTEZA QUE ESSE CHAMUSCA VAI INDICAR UNS 3 OU 4 BONDES E A DIRETORIA VAI CONTRATAR. VOLTO A REPETIR SÉRIE B SÓ PRA CUMPRIR TABELA, TODO ANO.”

        MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO
        “Ééééééééeégua! Do objeto de desejo. Só sendo Masoquismo. Talvez seja pelo desejo mórbido do incompetente e sádico (que paradoxo) presidente em levar o VOZÃO para disputar a série colorida. Só sendo.”

        Felipe CSC
        “Alguém do Fortaleza quer contrata o Robinson de Castro? De brinde ainda mandamos o Valdo, Felipe Menezes e Alex Amado!”

        Renan Soares
        “Quando nós torcedores do Ceará pensamos que não tem como piorar, a diretoria prova que dá pra ficar ainda pior. É brincadeira de mal gosto, só pode…”

        VOZAO
        “que tal contratar um presidente será melhor, vamos deixa-lo sóooooooooooooooooo”

        quentemente
        “Essa Diretoria do Ceará não tem jeito. Enquanto os times da Bahia e Pernambuco contratam treinadores de alto gabarito técnico, O ceará vem de Chamusca.Assim é querer humilhar o torcedor Alvinegro.”

        Tayson do Mel
        “Eita contratamos um treinador nivel serie c e agora meu aladin?”

        Sabe que tenho nada a ver com isso.
        Mas como guardei o meu pensamento sobre a contratação do CHAMUSCA à época por Eles LÁ(os daqui), achei conveniente guardar algumas opiniões dos próprios “torcedores” do Clube que na realidade era a quem interessava diretamente, NÉ VERDADE ?!

        Lembrando que, por ter passado pelo LEÃO DE AÇO, isso aconteceu também com o PIO quando foi contratado, e por “ironia”, os dois acabaram dando GRANDE CONTRIBUIÇÃO pro objetivo ao final.

        FUTEBOL NÃO TEM ESPAÇO PRA ADIVINHOS, e quem morre de véspera é “PIRU”.

        Ê torcedor !!!!!!!!

        Valeu.

        • sofredordovozao disse:

          Epa !!!

          O meu nao era ironia nao !!!

          Eu disse a verdade !!! Quem sabe de futebol como eu, q conhece futebol, como eu, nao erra nunca !!!

          Da-lhe Vozao !!!
          Da-lhe Robinson !!!
          Da-lhe Chamusca Tite !!!

      • Leandro Gonçalves disse:

        hauauahuahauhauhauhauh …Queimamos a lingua…Faz parte!!

        Agora você que é esperto,sabia tanto que íamos chegar à AZONA primeiro do que vocês,que só apostava R$ 0,10 centavos nas chances do seu time…kkkkkk

        • João Ximenes disse:

          LEANDRO,
          Isso não é QUEIMAÇÃO DE LÍNGUA.
          É tentativa de ADIVINHAÇÃO e preconceito contra um PROFISSIONAL por ter passado pelo time rival(Pio sofreu com isso também).

          Guardei o que pensavam alguns torcedores porque sempre soube que a forma de trabalhar do CHAMUSCA cairia como uma luva Neles LÁ(os daqui) por três motivos simples:

          1. A gente conhece futebol suficiente pra saber o quanto um trabalho é bem feito ou não, e que poderia render bem mais se as coisas realmente dessem certo no decorrer da competição(quando do tropeço os outros também tropeçam);

          2. Quando nas duas vezes que esteve no Pici, Chamusca liderou de cabo a rabo a Czona(xôcarniça), e não teve culpa de nas duas oportunidades, o time não conseguiu fazer um mísero gol dentro de casa com Castelão abarrotado, e ainda por cima por ter sido tragado um gol legítimo do Sobralense em 2016 no Rio Grande contra o Juventude que poderia ter mudado a história;

          3. Por característica dele e Deles LÁ(os daqui) que é trabalhar em primeiro plano o sistema de MARCAÇÃO não tinha como não dá certo(trio de ferro por exemplo).

          Você já tendo uma base no sistema de marcação como Eles LÁ(os daqui) tinha e tem(Richardson, Raul pra citar a dupla de ferro), alternando um ou outro com um meio mais solto e com capacidade de criar e finalizar(Ken, Ricardinho) facilitou bastante o trabalho do CHAMUSCA que não precisou trazer ninguém pro setor(Auremir por exemplo que onde Chamusca ia levava ele).

          E SOFREDOUROVOZÃO

          Se “preó’culpe” não !
          Tenho nada a ver com isso, MAS… esperar até o final é bem mais aconselhável que ficar atirando pra todos os lados, tentando ACHAR.

          E teve bem mais comentários à época sobre o assunto.
          Deixa pra lá. JÁ PASSOU e Chamusca talvez nem tenha visto nenhum.
          “SE” viu, tentou e CONSEGUIU mostrar em campo que quem morre de véspera é PIRU.

          Um abraço(s).

          • João Ximenes disse:

            EM TEMPO,

            O gol citado no Rio Grande, o treinador era HEMERSON MARIA e não CHAMUSCA.

            Mas como Chamusca entrou pra história do LEÃO DE AÇO com o QUE NÃO CONSEGUIU, vamos fazer de conta que foi com ele.

            IMPORTANTE é que ele conseguiu dar a volta por cima e já tem em seu CURRICULUM três ACESSOS(d, c e b).

            Valeu.

          • sofredordovozao disse:

            Corrigindo: é SofredordoVozao [e nao “sofredourovozao”] com todo orgulho, pq todo torcedor do Vozao é sofredor automaticamente !!!

            Esse ano a gente sofreu pouco, e teve muitos mais alegrias com o nosso selecionado, mas na Azona, ano q vem, sei nao, acho q o sofrimento vai voltar com tudo !!! 🙁

        • João Ximenes disse:

          A propósito…

          A APOSTA já fazia pelo menos uns TRÊS ANOS que vinha tentando fazer e não apareceu um cristão pra encarar, e ela na verdade valia R$ 1,00(um conto).

          Continua… AGORA pra quem chega primeiro a LIBERTADORES !

  • Flavio Rocha disse:

    Boa noite!

    O acesso do Ceará, tem nome e sobrenome sim, COMPROMETIMENTO dos jogadores e COMPROMISSO da diretoria, sem medo de dizer, é no minimo demasiado colocar na conta do treinador, que tendo o ceará uma torcida extremamente atuante no dia a dia do clube, cobrou a todo instante que o treinador não fizesse besteira, afinal essa torcida sabe muito bem os jogadores que podem render no campo e cobra mudanças de acordo com as necessidades e momento do clube no campeonato. Prova disso foi o que ele fez no nosso rival, conseguia iludir uma torcida que pensava que era o melhor do nordeste kkk, o nos jogos do acesso escalava o time com umas mudanças e acontecia o que pra torcida era impossível de acontecer, sem acesso, mas a torcida do VOZÃO 1ª DIVISÃO, nunca aceitou as mudanças de jogadores que estavam 3, 4 meses sem jogar no caso do Robinho que sem ritmo,não rendeu nada nada nada, Raul ficar no banco em algumas situações e outros questões que aconteceram no decorrer do campeonato. Caro amigo Graziane, Chamusca tem que agradecer ao CSC, por ter pego uma equipe tao bem montada por uma diretoria compromissada com a torcida.

    Agradeçamos a Deus por esse acesso.
    Deus abençoe a todos os torcedores felizes felizes com o acesso.
    Saudações Alvinegras!!

    Não coloquei apenas na conta dele, a não ser que vc não tenha lido o texto.
    Chamusca tem sim que agradecer ao Ceará, mas a recíproca é muito mais verdadeira ainda. Quanto técnicos em tantos anos subiram o Alvinegro para a Série A? Menosprezar o trabalho do técnico é de uma ingratidão enorme. É até feio.
    FG

    • Flavio Rocha disse:

      O que me chamou a atenção foi o título da matéria, Nome e Sobrenome: Marcelo Chamusca isso na primeira página, já nesta pagina: Além do mérito coletivo amplo, onde nós concordamos, o chamamento que foi individualizado. Poucos técnicos passaram no ceará de 2012 ate 2017, uns salvando, outros no quase, mas nunca teve um ano tão comprometido quanto este. quanto à ingratidão, não acho, só agradeço.

      Valeu amigo!
      Saudações Alvinegras!!

  • Juba Tricolorida disse:

    Sou Leão! Mas também sou consciente. Temos que aprender a observar nosso rival e seguir os caminhos do acerto.

    Gostei da contratação do Ceni, mas o FEC não pode continuar a contar com empresários de porte…precisamos uregentemente de receita própria. Ou vcs acham que o Robinson é rico?

    Estou cansado de passar quase uma década atrás do Vovozim, vendo o rival sempre em divisões acima, ganhar um Nordestão invicto e subir de novo agora para A… E não venham com essa de “vai subir pra levar surra”; onde eles chegaram HOJE é o nosso grande projeto do ano que vem.

  • DADO disse:

    Muito bem colocado pelo treinador Marcelo Chamusca. Não se ganha nada sozinho. Como já cantou João Gilberto, é impossível ser feliz sozinho. O seu grande mérito foi ter dado continuidade aos trabalhos de Gilmar Dal Poso e Givanildo Oliveira, que muito embora não tenham se traduzido em resultados no campo as suas épocas, construíram os alicerces para que Marcelo Chamusca, em sucedendo-os, em conseguisse colocar suas próprias correções e idéias, que culminaram com a conquista que os alvinegros hoje comemoram. Mas Marcelo Chamusca é capítulo à parte. Sua evolução como treinador o fez digno dessa missão. Conseguiu com seu carisma, trabalho honesto e humildade, recebendo no início um bombardeio de desconfianças, construir um trabalho vitorioso. O bom lutador não é aquele que mais bate, mas aquele que conseguiu absorver melhor os golpes recebidos. Isso na minha visão o faz junto com os jogadores e diretoria que acreditou nele, o grande artífice dessa conquista. Postei nesse espaço quando da vitória do BEC sobre o Ceará por 4×1, quando voltaram com toda força essas desconfianças, após sequências de vitórias do Ceará, que Marcelo Chamusca até naquele momento não havia se mostrado um treinador que ficava olhando pelo retrovisor, ao contrário de muitos torcedores, mas olhava o futuro que seria construído com muito trabalho e dificuldade. Felizmente para ele e para o nosso esporte temos hoje Fortaleza na série B, e Ceará na série A. Sabem o que isso significa? Emprego, renda, movimentação de imprensa e da Arena Castelão com mais eventos dentre outros impactos positivos. Esperando que as conquistas de 2017 não sejam somente um lindo sonho de verão, mas um recomeço de novos tempos para o nosso esporte, na mentalidade dos nossos gestores de clubes, com apoio da imprensa, mais profissionalismo, e sem oportunismos.

  • Papa Francisco Santos disse:

    FG, ficou confuso quand vc falou da grana. Dá pra explicar melhor?

    Papa Francisco, foi um resumo. Tem um texto apenas sobre isso. Amém. http://blog.opovo.com.br/futeboldopovo/2017/10/05/ceara-acesso-para-serie-vale-no-minimo-r-30-milhoes-mais-de-receita/
    FG

  • Kamui-ce disse:

    Os deuses do futebol foram solidários com esse nosso maltratado futebol que tanto gostamos. precisávamos desse empurrãozinho, a situação já estava ficando bem triste… nós que adoramos o futebol não merecíamos isso. talvez o FEC ainda merecesse um pouquinho de castigo… mas tá bom.

    Ferroviário ressurgindo e garantindo um bom calendário para 2018.

    Fortaleza finalmente saiu da serie C. esse os deuses tiveram trabalho viu… minha nossa senhora. não foi um empurrão, foi um coice.

    Ceará na serie A. merecia muito pela manutenção administrativa do clube e aperfeiçoamento nesses últimos anos.

    O que posso falar para cada um desses três grandes do nosso futebol é:

    Ferroviário: boa sorte!

    Fortaleza: juízo.

    Ceará: PRA CIMA DELES VOZÃO !!!

    Parabéns pelo excelente trabalho Graziani, acompanho a bastante tempo. volte logo a TV.
    a boa critica também faz parte desse sucesso. parabenizar também o grande Wilton Bezerra. não é só entender futebol, é amar o esporte.

  • Olá FG, estou muito feliz pelo o acesso do Vozão! Antes de tudo, temos que parabenizar a toda equipe, comissão técnica, diretoria e todas aquelas pessoas que contribuíram para essa histórica e gloriosa campanha do Vozão! Ao meu ver destacaria três pontos cruciais para o sucesso da campanha do acesso: A – a decisão da diretoria de trocar de técnico no tempo certo; pois se tem demorado uma partida a mais, adeus acesso; B – o Marcelo optou pela filosofia de jogar jogo a jogo, só assim, a equipe iria conseguindo os pontos que foram dando ânimo para se conquistar o próximo. E assim foi a tônica! Nada de pensar no jogo mais fácil. Encarou cada jogo como uma decisão! C – E por último a sinergia do torcedor com o time. Que abraçou a causa, cobrando e apoiando em todos os momentos seja no campo de treino, seja no estádio durante os jogos, seja nos momentos em que o time embarcava ou desembarcava no aeroporto. Como disse antes, essa atitude da torcida criou uma sinergia tão importante, que os jogadores assimilaram e passaram jogar com mais empenho, confiança e vibração. Daí os resultados os resultados fluíram! Fechando a minha observação, méritos para toda a organização que trabalhou a parte psicológica da equipe, pois apesar de muitos erros de arbitragem conta o Vovô, os jogadores souberam se comportar disciplinarmente dentro de campo, demostrando estarem conscientes do projeto da Equipe que era o acesso para a Série A. Valeu, abraço!

  • Davi disse:

    Discordo. O Chamusca é um bom treinador no sentido que trabalha duro, séria e honestamente, fortaleceu o time fisicamente e o motivou para chegar ao acesso. Fez a parte dele, assim como os demais. Entretanto, o Chamusca tem um sério problema de querer que o time se adapte ao seu esquema de jogo, ao invés de montar o melhor esquema para o time que tem. Além disso, ele claramente dá preferência aos jogadores que indicou em detrimento dos demais da equipe. Ele insistiu demais em jogarmos com um time com três atacantes, sendo que não temos três atacantes eficientes. Ele quase que coloca o acesso ao perder quando insistiu em manter o Ricardinho no banco, para manter três atacantes na frente (Cafu, Leandro Carvalho e Élton) e Lima no meio. O time inteiro caiu de produção, inclusive o Lima, cuja posição é no ataque (e não no meio). Depois de muita insistência da torcida, ele acertou o time com o Ricardinho no meio de campo, mas o Chamusca ainda colocou a conquista do título do campeonato a perder insistindo com o Leandro Carvalho no ataque e ainda o Cametá na lateral direita (este último até quase a final do campeonato e finalmente saiu quando não só quebrou a bola dentro de campo, mas também fora dele). FG, faça, por gentileza, uma estatística de quantos gols ou assistências Cametá e Leandro Carvalho fizeram o campeonato inteiro. Daí vem a desculpa que ambos são bom marcadores.Tenho certeza que nossos jogadores de meio de campo são muito melhores marcadores do que eles. Esse time deveria ser Everson, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Romário, Richardson, Raúl, Pedro Ken, Ricardinho, Élton e Lima. Deixaria um meio de campo forte e com bom toque de bola, diminuiria a responsabilidade de Élton e Lima marcarem e os deixariam com mais fôlego para o contra-ataque (os atacantes do Ceará marcavam tanto que estavam exausto no momento do contra-ataque e por isso poucas vezes funcionava). Leandro Carvalho com o gás que ele tem (assim como o Roberto) seriam as opções para segundo tempo e incendiarem o jogo. Esse era o time óbvio e tanto é que ele não sabia o que fazer com tanta opção boa que tinha no meio de campo e colocou erroneamente o Richardson inclusive na lateral. Insistiu demais no Leandro Carvalho e sequer testou a formação que era mais óbvia. Teríamos certeza sido campeões se ele não fosse tão insistente em um esquema que ele gosta (e eu particularmente também – jogar com três atacantes), mas, infelizmente, não tínhamos as peças necessárias durante a campanha desse ano. De qualquer forma, o Chamusca é um treinador acima da média, o acesso está conquistado e estamos todos de parabéns! Agora postar um artigo superficial querendo dar maior parte do crédito a ele, me faz diminuir a admiração por sua coluna.

    Verdade, eu sou superficial e estou muito magoado pela sua admiração ter diminuído. Mas tratarei isso com remédios. E você deveria ser o técnico do Ceará. Obrigado.
    FG

    • Davi disse:

      Admiração 0 agora. Menos um leitor (isso deveria ser uma preocupação para vocês) 🙂 Abraço!

      Então vou gastar um tempinho para te contar algumas coisas que, acho, você não faz ideia. Fica como um verbete educativo pra você. Se eu for me preocupar com o que os outros pensam de mim, eu não trabalho e nem vivo. Se você escreve uma tese de mestrado para discordar da minha visão e no fim diz que diminuiu sua admiração por mim, você acha, de verdade, que tenho que me incomodar? Eu apenas lamento que você só admire, então, quem concorda com você, ou seja, demonstra aí um nível de prepotência absurdo. Você deveria admirar quem trabalha sério, é honesto e não se omite, independente de concordar ou não. Mas faça o seguinte, uma gentileza mútua: crie um blog, um canal no youtube ou um programa no facebook e admire você mesmo. É uma forma de vc admirar e concordar sempre com o emissor. E não esqueça do espelho. Passar bem.
      FG

      • Leandro Gonçalves disse:

        Se o Graziani fizesse um livro com o titulo como responder aos sem noção,venderia muito…KKKK É cada coice bem dado…KKKKKKKKKKKKKKK

      • Humberto Cunha disse:

        Tese em mestrado? Mestrado se escreve uma dissertação. Tese é em doutorado.

        Putz, foi mal. Estava com a cabeça nos EUA. Aqui realmente “tese” é trabalho de quem faz doutorado (“dissertação” se aplica ao mestrado). Mas nos EUA é o oposto: “thesis” é um trabalho de mestrado e, dissertation, uma pesquisa de doutorado.
        FG

  • João Felipe disse:

    É inaceitável que parte da torcida ainda queira, sabe-se lá por que, imputar a Ricardinho, peça de segundo escalão em importância este ano, um protagonismo que até o próprio sabe que não teve. Fundamentalmente, está bem abaixo de Pedro Ken, Richardson, Lima e Everson, por baixo.

  • SALINHO disse:

    Próximo ano será bom demais pro futebol cearense.
    O campeonato cearense será muito animado com Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Floresta, entre outros.
    Ceará e Ferroviário na Copa do Nordeste.
    Ceará, Ferroviário e Floresta na Copa do Brasil.
    Ferroviário na Série D, Fortaleza na Série B e Ceará na Série A.

    Ceará na vitrine da série A e Fortaleza na vitrine com o Rogério Ceni.

  • SALINHO disse:

    Ah, e o acesso tem vários nomes e sobrenomes. E um deles é Robson de Castro.

  • Vovozão10 disse:

    Obrigado pelo acesso Sr. Robson de Castro.

    Robson de Castro entra para a história do clube como MAIOR PRESIDENTE da história do Ceará Sporting Club de todos os tempos.

    Sem mais para o momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  • Laecio vidal disse:

    Meus caros, com esses concorrentes ai vocês não tinham com que se preocupar para subir, porque eu nunca vi tantas ruindade juntas, eu acho que voces acham que tem um super time, eu nunca vi um série b de nivel tao baixo, com duas rodadas de antecedência ja ficou definido os que subiram e que cairam, com esses time que o canal tem se for jogar a serie a joga duas e perde tres

  • Laecio vidal disse:

    Outra, promovam um jantar para o Tite e passem uns lances de Ricardo…. Quem sabe ele possa ser convocado para a copa da Rússia.

  • OMAN disse:

    Antes de tudo, eh necessário agradecer a todos que fazem o CSC pelo acesso , inclusive ao treinados Chamusca.
    O blogueiro tem a firme convicção (há anos) de que Chamusca eh um excelente treinador ; este ano deve ter sido promovido a um dos maiores do Brasil (ironia …). Como outros torcedores do CSC , acho Chmusca limitado , teimoso e arrogante , e o CSC só ganhou peso da competição depois que ele , sim senhor, cedeu à pressão da torcida no intervalo do jogo contra o Brasil de Pelotas , que aos berros exigia Ricardinho em campo. Ou ele colocava Ricardinho naquele dia ou o CSC teria sido derrotado e ele não teria mais clima. Dali em diante deixou de inventar outras escalações absurdas como ter Cafu em campo e o inexplicável Lelê , dois atletas que eram de sua preferência total , fora ter ressuscitado de uma hora pra outra o Felipe Menezes como titular (lembrar desse outro absurdo ?) . E da aberrcao de ter mantido Cametá tanto tempo sem pedir uma contratação para a posição ?! A torcida TEVE SIM papel FUNDAMENTAL. A grande vantagem do CSC foi o compromisso do grupo e ter tomado o acesso como um projeto coletivo , com raça , determinação e convicção. Chamusca trata-se de um trainador mediano , que tem o trabalho muito comprometido pela teimosia. E digo mais : o CSC faria a primeira grande , mas enorme bobagem para 2018 se renovasse o contrato com esse rapaz, como é provável que ocorra. Tomara que nesse mundo de fantasia , ele receba uma proposta irrecusável e vá treinar um outro clube . Para o bem do CSC.

    Você pode acreditar no que quiser, inclusive nessa tese absurda que vc defende de que o Ceará ganhou corpo apenas a partir do jogo contra o Brasil ou que o Ricardinho foi a grande chave ou o grande enviado dos deuses para o acesso. Antes desse jogo contra o Brasil o Chamusca ja tinha treinado o Ceará em 15 partidas (com 8 vitórias e 2 empates) e o time já tinha subido de 12o. lugar para 6o. lugar, além de apresentar um futebol muito melhor do que vinha ocorrendo, ainda que estivesse atuando com Lele e Cafu (cansei de criticar tais opções, inclusive porque defendo que Chamusca seja excelente técnico e não perfeito). Outra tese absurda é colocar na conta da torcida o acesso. Torcida nenhuma do mundo (ou do planeta) ganha jogo, empata ou perde. Torcida torce e distorce, apenas. Mas você, certamente, deve achar todos os técnicos que o Ceará teve em décadas de edições de Série B melhores do que o Chamusca, mas só dois, ele e PC Gusmão, conseguiram o acesso e de forma muito parecida: com liderança tática e inteligência para impor o jogo. Eu sei, é difícil admitir. Então é melhor escrever textão para tentar explicar o inexplicável. Ou, nesse caso, menosprezar o trabalho do técnico que levou o Ceará ao acesso.
    FG

  • P. Albuquerque disse:

    Texto conciso e denso. Disse tudo, didaticamente. Faço minhas as sua palavras escritas, caro jornalista Fernando Graziani. Jogadores comprometidos e de bom nível técnico. O técnico Geninho, do Goiás, afirmou que o Ceará é o time de melhor organização tática da séria B. Ao talento de Chamusca, ao seu esforço intelectual de estudar o futebol e de aplicar o conhecimento adquirido, somam-se o espírito coletivo que manteve a equipe unida, a raça dos jogadores, o bom nível de cada um. Devemos todos reconhecer que a direção liderada por Evandro Leitão e Robinson de Castro transformou radicalmente o Vozão. Por fim, a camisa 12 representada pela torcida que disse sempre presente. E vamos que vamos, Vozão.

  • Nikolas disse:

    Não sei o que deu nessa galera…pra mim o texto do Fernando ficou bem claro: O Marcelo Chamusca fez um grande trabalho no Ceará SC.

    Isso é inegável! Ele não ganha jogo sozinho (ninguém ganha) mas tem muito mérito no acesso. Ele uniu o grupo em torno de uma ideia de jogo…e isso tem muito mérito envolvido.

    Parabéns pelo texto FG. É série A próximo ano!!!!!!!!!!!

  • Manuel Filho disse:

    olhando para a frente:

    Maior feito pelo vovô nos ultimos seis anos:
    de parabéns, a maior torcida do estado e do nordeste;
    Todos do elenco ,o treinador e auxiliares, toda a diretoria

    O estado do Ceará também está de parabéns, pois o futebol está ligado a
    dinamica economica e social e o nosso estado a partir de 1986 tem tido um
    crescimento sempre acima das demais unidades da federação, e o futebol
    representa isto.

    Já ví muita coisa no futebol, e uma delas é que existem competências para
    serie ou divisão:
    O jogador/treinador ou demais atores que fazem parte de um time da serie
    C, (Fortaleza) para B por exemplo, nem sempre tem a expertise ao mudar
    de serie.
    O ceará de serie B, para A , maior então será a diferença.

    É a parte comercial, dobrará o dinheiro e orçamento na mão dos gestores.
    O nível tecnico muda, o estilo de jogo também, o perfil dos jogadores,
    menos correria, mais tecnica e disciplina tática e por aí vai.

    Estes são os maiores desafios, da mesma forma que um time sobe, este
    mesmo time (e demais membros) têm que ter capacidade de estar
    para este novo patamar de competição, se não será somente um voo de
    galinha. Cuidado Dr. Robson e todos os restantes.

    De um alvinegro,

  • Chico caucaia disse:

    Tem nome é Ceará tua glória é lutar. …. Não vamos endeusar ninguém, todos passam, o Ceará é grande, pra cima deles vozao

  • Chico caucaia disse:

    O Marcelo chamuscado dê graça a deus está no ceara, caso contrário nunca conseguiria um acesso de série A, com outros times. … pra cima deles vozao

  • Torcedor disse:

    Findando 2017, podemos dizer que o Alvinegro mais querido do nordeste é o Ceará Sporting Club….e o tricolor mais querido do nordeste é o….. Bahia….kkkk

  • paulocastro disse:

    FG parabéns pela postura. O Chamusca foi decisivo sim para o acesso, é incrível como algumas opiniões pensam ao contrário pelo mero sabor da contradição, basta conferir os pontos amealhados antes da vinda dele. tínhamos um técnico sem qualquer estudo tático e ficava à margem do campo nos treinos aplicando rachões. Chamusca é trabalhador e muito preparado e em breve terá seu reconhecimento nacional. Infelizmente torcedores sem conhecimento ficam pegando corda de formador de opinião que se apresenta em seu programa para malhar o profissional sem justificar sua posição falar por falar, sem motivar sua opinião. Gente Chamusca, Robson que também foi muito atacado por interesse de grupo que almejava assumir o CSC e chegou a difundir que o clube não subia por quê havia interesse financeiro pessoal do Robson em não fazê-lo. Vejo que o maior inimigo dos clubes são alguns de seus torcedores. Ricardinho ficou muito abaixo do que dele se esperava. Dizer que o seu ingresso no time foi fator determinante para o acesso é ignorância e um pouco de resistência para não assumir a realidade.

  • Clauton Rocha disse:

    Na vetdade uma campanha vitoriosa envolve muitos aspectos: elenco, comissao tecnica diretoria e envolvimento da torcida. Por isso credito o acesso do Ceara Sporting Club a regularidade dos jogadores: Everson, Luis Otavio, Pedro Ken, Romario, Ricardinho (quando finalmente foi aproveitado) o garoto Raul , e ate a teimosia do Chamusca( continua teimoso pra caramba) em manter Leandro Carvalho e Lina (unicos que queriam resolver tudo sozinho)…No mais e continuar o planejamento serio que vem adotando desde 2008 e agora com um orcamento muito maior. E Grazziane o acesso tem sim nome e sobrenome CEARA SPORTING CLUB.

  • valdo disse:

    torço Fortaleza mas sempre achei o Chamusca grande treinador, a torcida do Ceará devia ter mais conciência.
    o treinador entra dá outra cara ao time inclusive com acesso a duas rodadas pro final e alguns torcedores não reconhecem o trabalho do rapaz, Chamusca não continue a treinar esse time vá para um time que os torcedores reconheçam o seu trabalho porquê você tem bagagem pra treinar qualquer time grande do futebol brasileiro

  • Ricardo disse:

    Há um pequeno exagero colocar na conta do técnico todo o acesso, quando é por uma série de fatores positivos que ele aconteceu. Chamusca tem ótimas qualidades, é muito trabalhador e estudioso, mas tb é teimoso em demasia e as vezes beirava a arrogância. O elenco acertou e as coisas foram dando certo. Ele tem grande participação, mas tb haveria de se imaginar que times de tradição que estavam sempre chegando na série A há pouco tempo teriam um ano tão ruim, como o grande Goías, Figueirense, e outros tradicionais como Santa Cruz, Náutico e Guarany.
    Só PC Gusmão e Chamusca subiram nos últimos anos? É verdade. Mas PC veio depois para o Ceará e fracassou. Tb não fez nada de relevante nos outros clubes que passou, o que podemos dizer que 2009 foi um mero acaso. Felipão foi campeão do mundo em 2002, e 12 anos depois levaria a seleção brasileira ao maior vexame da sua história.
    Sim, Chamusca teve grande importância, como o artilheiro Elton teve, como o contestado Pio, que salvou o time em algumas situações com seus gols, tb tiveram.
    Mas Chamusca não é nome e sobrenome desse acesso. São vários sobrenomes: trabalho, dedicação, empenho, confiança e apoio.

  • DANIEL DA SILVEIRA BARBOSA disse:

    Senhores, depois do objetivo
    conquistado, fica evidente os protagonistas, sinceramente não consigo individualizar alguém desse grupo de jogadores. Agora, o que ficou nítido foi o trabalho COLETIVO, onde aí entra desde os anônimos colaboradores

  • Marcos Dantas disse:

    FG parabéns! O acesso do time Preto e Branco tem nome sim: Marcelo Chamusca! Claro que os demais envolvidos tiveram seu papel, de colaboradores, aliás estão ali para quê? O MC desde o primeiro momento que esteve aqui quando em duas oportunidades treinou o Leão, já mostrava competência e de fato, foi extremamente injustiçado pelas diretorias à época. Torço FEC, mas não seria por esta preferência de mais de 50 anos, que me impediriam de parabenizar em primeiro lugar o treinador MC do qual sou fã, bem como todos os outros que fazem o CSC e claro, a sua torcida.

  • DANIEL DA SILVEIRA BARBOSA disse:

    Senhores, depois do objetivo
    conquistado, fica evidente os protagonistas, sinceramente não consigo individualizar alguém desse grupo de jogadores. Agora, o que ficou nítido foi o trabalho COLETIVO, onde aí entra desde os anônimos colaboradores, os construíram no dia a dia essa conquista memorável… INDIVIDUALIZAR, agora, parece-me não valorizar o sentido de EQUIPE, GRUPO onde era nítido o comprometimento de TODOS dentro de campo, todos correndo por TODOS …e fora do campo a Diretoria, cuidando da estrutura em TODOS os níveis, equipamentos de fisiologia,campo, instalações adequadas, salários pagos em dia … isso é outros fatores ajudaram nessa conquista…e, sem falar na nossa maior torcida do Nordeste … É sabido e reproduzido por todos os boleiros que já passaram pelo VOZÃO… a qualidade dessa estrutura… agora, pensar grande…pois, a série A exige … qualificar com jogadores de alto nível e com o mesmo comprometimento desse grupo que subiu …um exemplo a ser seguido a nível do Ceará é a estrutura da Chapecoense … saudações ALVINEGRAS…

  • Endryo Rodrigues disse:

    Chamusca teve muito mérito no acesso à série A. Montou o time muito bem, sabendo o que queria dentro de campo. Por mim, ele renovaria para 2018, é um excelente técnico. Digo mais: torcedor do Ceará que discorda disso é porque tem dor de cotovelo pelo simples fato de ele ter treinado o FEC e ter sido campeão lá. Entendam uma coisa bando de torcedor medíocre: o cara é profissional e vai tentar sempre dar o seu melhor em qualquer clube que ele passar. O Ceará não teria conseguido ascender à série A se ele não tivesse vindo. Parabéns, Chamusca! Vc ganhou um admirador pelo exemplo de profissional que é.

  • Hora de agradecer.Ao Evadro Leitao que iniciou o processo de mudança administrativa do Ceará Sporting,ao Robinson de Castro que aproveitou bem o legado e deu continuidade,ao bom elenco do Ceará,aos funcionários e equipe administrativa,á imensa torcida alvinegra que apoiou,incentivou e cobrou na hora certa e de forma pacífica,e ao técnico Marcelo Chamusca por ter comandado o grupo de jogadores a alcançar o objetivo maior que era o acesso.Ás vezes cobramos demais e esquecemos que o possível é muito melhor que o sonho inatingível.Queria muito e achi que esse ano estava fácil,o título da série B.Alguns pequenos erros e teimosia e pideríamos ter chegado a esse outro objetivo.Mas,como disse,melhor medmo é a realidade paupável e essa chama-se Série A.Obrigado.Valeu.

  • Robson disse:

    Chamusca sempre foi um bom técnico. Duplamente injustiçado pelas duas maiores torcidas do Estado:

    Foi injustamente chamado de “pé-frio” pela torcida tricolor quando não conseguiu o acesso à série B. Além disso, era definido como treinador de terceira divisão pelos alvinegros- que agora o promoveram a Guardiola dos trópicos.

    Mas o tempo se encarregou de corrigir tal injustiça. Se não é brilhante, Chamusca sempre foi trabalhador, humilde e estudioso em sua matéria.

    É bom ver um profissional tão trabalhador vencer na profissão.

    Saudações Tricolores !

  • SINGH disse:

    Robson de Castro deve parar de perder o tempo, no caso de ele exigir um treinador para o time no futuro. Em vez de procurar proffesionals qualificados e experientes, tudo o que ele tem a fazer é ler comentários em blogs como este. E ele encontrará uma incrível quantidade de gênios que entendem o futebol melhor do que qualquer treinador.
    Porque é que existe uma percepção tão exagerado de importância na contribuição de torcedores?
    Como em qualquer espetáculo, as pessoas que observam, observam as linhas laterais, apreciam as partes boas, criticam os defeitos e vão em grande ou pequeno número dependendo do espetáculo. Pensar que eles realmente podem mudar o resultado em si é muito ingênuo.

  • Coxa disse:

    Vamos ver por quanto tempo o Ceará vai ficar na série A,assim como América-MG e Paraná,suas estruturas são de times de série B,série A a história é muito diferente

  • Humberto Cunha disse:

    Ceara terá bem mais dinheiro com cotas e patrocinadores. Mas isso não siginifca garantia de permanencia na serie A. Times como o Sport,por exemplo, tem muito mais dinheiro e está ai penando pra não cair. Times realmente de serie A como Inter, Palmeiras, Corinthians etc já cairam com centena de milhoes de reais de cotas/patrocinios. Nos ultimos 25 anos, será apenas a 4a vez que o Ceará jogará a serie A. O Fortaleza tambem só tem isso de participações na A. Ou seja, nossos times não tem tradição de serie A. Vitória, Bahia e Sport tem muito mais tradição. Precisamos ter os 2 clubes lá na primeirona, e com muito mais participações. Se cair, tem que voltar logo no máximo em 2 anos. Não adianta passar mais 7,8,9 ou 10 anos pra voltar pra A, ou não ir parar na C como aconteceu com o Fortaleza. Desejo boa sorte e competência aos dois clubes em 2018. Que saibam contratar e gerir os elencos.Que seja outro ano de conquistas como foi em 2017. Boas sorte a todos.

  • Faoly Oliveira disse:

    Colocando de lado a rivalidade, quero aqui neste espaço parabenizar dois times do estado pelas suas respectivas conquistas. Não é todo dia que se consegue acesso a duas competições tão importantes no cenário esportivo brasileiro. Parabéns aos dois: CEARÁ E FLORESTA!! BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL!!!

  • CARLOS LIMA disse:

    se o Chamusca tem chegado no Ceará no inicio da Série B, com certeza o Ceará brigaria pelo titulo , basta ver o seu percentual de aproveitamento até a 37a rodada.
    o Robson tem que imediatamente acertar com o Chamusca para 2018 :
    o Chamusca já conhece os jogadores que vão permanecer ,o time ficará com uma BASE
    e ele saberá quais posições ficarão carentes e indicará as contratações.

    • sofredordovozao disse:

      Meu amigo, Carlos Lima, vc foi um dos primeiros a detonar a chegada do nosso Chamusca Tite, exatamente, por ele ter passado 2 anos no time tricolorido do Pici, vc disse q ele nao tinha a menor condicao de assumir o Vozao !!!

      O q aconteceu assim pra vc mudar de opiniao ?!?!?! So falta vc dizer q o Vozao tem renovar com o Pio !!! Pq vc dizia algo similar do Pio !!!

      Mas a verdade e uma so: veio de time de Czona ou Dzona cai q nem uma luva no Vozao !!! Temos varios exemplos de craques do Vozao, como Cameta, Lele, Richardson, Everson, Pio, entre tantos outros !!!

      Agora, e contratar varios jogadores dessas series para detonarmos no Brasileirao de 2018 !!!

  • DADO disse:

    Todo profissional está sempre em evolução. Equivocam-se quem fica fazendo paralelos infundados do passado com o presente. O erro é inerente a toda pessoa humana. Saber tirar as lições corretas deles é onde se encontra a grande sabedoria. Um dos paralelos que ouço é o trabalho de Marcelo Chamusca no Fortaleza com os fiascos do mata-mata. Se formos avaliar corretamente, seu trabalho sob o ponto de vista estático foi impecável, quando na fase de grupos da série C deixou a equipe sempre no primeiro lugar de forma absoluta. Qual foi o seu erro então? Talvez tenha sido o de ter pensado que fase de grupos e mata-matas teriam as mesmas temperaturas e pressão. Na minha avaliação os times que vieram aqui fizeram a interpretação correta. Se não podiam com o Golias, jogaram como o Davi, por uma fecha certeira para derrubá-lo, ou seja, a decantada uma bola. Chamusca errou naquelas oportunidades, ao contrário de hoje no Ceará, ao deixar seus finalizadores no banco colocando-os com o jogo já se encaminhando para seu final. Falo de Pio, Dudu Cearense, etc. Como se quebra o esquema de marcação de times retrancados? Ou tendo aquele jogador do um contra um, ou eficiência na bola parada. O que ocorreu agora, Chamusca revendo seus conceitos, naquela fase de enfrentamento de clubes que brigavam para não cair e que chegaram aqui para jogar por uma bola usou corretamente o “rei da bola parada”, Pio, que conseguiu fazer os gols, se formos analisar direitinho, que fizeram a diferença na pontuação para o acesso, além de ter tido o efeito de tranqüilizar a equipe até o final da competição. Eficiência, diga-se, de passagem tanto na cobrança de escanteios, como nas faltas junto a área adversária. E outra, na utilização correta de Magno Alves, sempre naqueles momentos de jogos em que havia mais espaços e a malícia do craque seria decisiva, e não a força física. Então eu pergunto. Como ousam dizer que Marcelo Chamusca não foi aquela viga mestra que segurou e deu condições para que os jogadores desempenharem suas aptidões técnicas e táticas? Não encontro parâmetro de razoabilidade nisso. Ou Melhor, colocando, a engrenagem que faltava na estrutura para fazer o conjunto funcionar. Além de tudo isso, somente três treinadores nos últimos anos no Ceará tiveram os desempenhos dignos de acesso: Sèrgio Soares (sempre definhando na fase decisiva), Paulo Cèsar Gusmão( em situação de trabalho idêntico ao de Marcelo Chamusca), e Marcelo Chamusca. Enquanto os demais, quando não deixaram o Ceará à beira do rebaixamento, tiveram pífios desempenhos.

  • Teixeira disse:

    Saiu da carniça, vai pra série A! O Chamusca é Ceará!

  • Otacílio júnior disse:

    Ueeee, não era pé frio???

  • carlos disse:

    Eu ao meu juízo sem querer tirar os méritos do treinador chamusca, o vejo apenas como um emergente, pegar o Bonde andando tem treinador que se dar bem, quem não se lembra de Flávio Araújo, agora um elenco montado com os jogadores com características que o treinador pede se for extraído tudo é bem melhor.

  • César disse:

    Parabéns ao treinador, a diretoria, o elenco e, a torcida do Ceará pelo grande feito.

    Estamos na séria A é o que importa. O resto é conversa fiada!

    Parabenizo o articulista por seus textos esportivos(no caso,futebol) bem elaborados.

    Descobri este blog por acaso, gostei da excelência dos artigos e, por aqui vou fazendo meus comentários sem ofender time A ou time B.Fiquei fã dos teus artigos Graziani.Agora, tenho dois cronistas esportivo de escol para lê: você ( permita-me o tratamento) e o Tom Barros. O Tom já veterano e você tem muita estrada pela frente.

    Abraço para você e familiares.

    César, agradeço muito.
    FG

  • Laécio Vidal disse:

    Uma coisa é certa, a série b esta de luto, e a organização não gostou do que aconteceu, e também estão com muita raiva, pois perderam seu filho mais velho para a competição de 2018, mas eu tentei consolá-los e informei que não se preocupasse que, em 2019 ele retornará para casa, sem dúvida ele estará de volta, porque o bom filho a casa torna.

  • Bruno disse:

    Poxa, Graziane!
    Tenho entrado no blog com mais assiduidade já tem algumas semanas e vejo que muitas vezes você deixa alguns comentários sem resposta, o que é natural, pois não é possível responder a todos. Por outro lado, vejo que você realmente se preocupa em responder:
    A) Quem pergunta algo que está claro no seu texto e os manda ler novamente.
    B) Quem comenta algo que é contrário ao seu texto, mesmo que absurdo, e a resposta vem, às vezes, com ironia.
    C) Quem te critica, mais ainda sem razão.

    Sei que é difícil lidar e já perdi as esperanças de sempre ver comentários qualificados na internet, mas “se trocar ” com comentadores e ironizá-los já é um pouco demais. Não vale a pena responder a isso. Isso só desce o nível das discussões aqui, uma vez que o nível já não é tão alto com gente chamando o outro de come ovo e chupa manga…Bem..é isso..
    Bruno

    Oi Bruno. Você fez esse levantamento de todas as respostas que dei?
    Agradeço e vou pensar no assunto. De verdade.
    Obrigado
    FG

    • Bruno disse:

      Oi, Graziani!
      Sim.
      Nas últimas semanas tenho acompanhado bastante o blog que está cheio de informações interessantes. Antes de começar o expediente aqui na Alemanha, tomo um café e dou uma lida nas novidades e leio os comentários.

      Sei que é preciso uma paciência de Jó para aturar comentários de lunáticos, mas faz parte e ignorar é o melhor remédio.

      Atc,
      Bruno

      Obrigado, Bruno. Agradeço de novo.
      FG

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada a ver com isso, MAS não poderia deixar de entrar aqui hoje para PARABENIZAR Eles LÁ(os daqui) pela conquista.

    Aliás, PARABENIZAR o Futebol Cearense pelo ano, AFINAL tivemos DOIS ACESSOS, mesmo que no decorrer da campanha dos dois(Leão de Aço e Eles LÁ – os daqui) tenha sido cheias de altos e baixos e desconfianças técnicas.
    Na verdade entrei também pra lembrar a chegada do CHAMUSCA, que quando anunciado, os “picuinzeiros” de plantão lavaram a burra criticando porque ele havera passado pelo Fortaleza Esporte Clube e não conseguido o que agora lhes deram.
    Os “caras” passam o tempo todo arquitetando “criquizadas” sem sentido, criticando e esculhambando os times e a si’s próprios, e esquecem – ou não sabem – DISCUTIR o futebol dentro de campo.

    CARA(s), como o mundo dá voltas !

    Acho, fui EU – mesmo tendo nada a ver com isso -, um dos poucos que ACREDITAVAM na possibilidade do sucesso do CHAMUSCA em Porangabussu, e até guardei participação minha à época que anunciaram a sua chegada tão criticada pela maioria dos torcedores Deles LÁ(os daqui) pelo simples fato já mencionado acima.

    “João Ximenes – 19 de junho de 2017 às 08:50
    E se disser que Chamusca vai dá uma melhorada nesse elenco, mesmo que seja na parte organizativa dentro do jogo, acreditam em mim ?
    Pois podem pagar pera ver, pois Chamusca, na minha opinião, é um bom organizador tático – que muitos confundem com retranca -, mais pela sua INSISTÊNCIA exagerada numa forma de jogo. Mais isso acontece quando ele sente que os jogadores que tem, não vão ajuda-lo a mudar muita coisa na parte tática, o que não é o caso Deles LÁ(os daqui) que já conta com um RICHARDSON e RAUL por exemplo que são jogadores “PRATOS CHEIOS” pra formar de jogo dele, no que não vai ser preciso trazer o AUREMIR pra tapar o buraco por ali.”

    Pra ilustrar, vou trazer somente um desses absurdos de um dos muitos “criquizeiros” que passam por aqui, que vou nem mostrar quem foi pois a carapuça vai servir pra ele e mais umas milhares. Escolhi esse porque não trata somente do CHAMUSCA. Olhem que babozeira sem precedentes: “O Robson de Castro prova que é o pior presidente de todos os tempos do Ceará. Faltava está contratação do chamusca pra fechar as portas rumo a série C……”.

    Sem mais delongas… GANHOU O FUTEBOL CEARENSE DOIS ACESSOS EM 2017, e isso é motivo de festejar o nosso futebol sofrido e carente, principalmente se considerarmos quedas bruscas, e em dobro de Clubes em alguns estados, como o Pernambucano por exemplo.

    ESTÃO DE PARABÉNS LEÃO DE AÇO e ELES LÁ(os daqui) POR SUAS RESPECTIVAS CONQUISTAS. QUE DE AGORA EM DIANTE CONSIGAMOS MANTER O PADRÃO FUTEBOL QUE VAI SER MAIS EXIGENTE AINDA, E QUE CONSIGAMOS ELEVAR CADA VEZ MAIS O NOSSO SOFRÍVEL FUTEBOL.

    Um 2018 cheio de muitas ALEGRIAS generalizadas pros TORCEDORES CEARENSE !

  • O Lama disse:

    Não sei de onde o FG tira paciência pra tanto torcedor chato. Procurem outro jornalista que trate do nosso futebol com esse nível de lucidez nos textos e que ainda troca uma ideia com a moçada dos comentários.

    É muita pérola pra porco. Força, Graziani.

    Obrigado. Muito.
    FG

  • sofredordovozao disse:

    Q o Vozao ia subir, a gente ja sabia faz tempo, o nosso selecionado nao tinha piedade desses timecos da Bzona!

    Ai veio o nosso querido Chamusca, novo Tite, acostumado com terceirona, ou seja, se era acostumado com os unicos times q eram capazes de nos vencer, com excecao do time tricolorido do Pici, nosso eterno fregues, entao a certeza q a Bzona ficaria mais facil de tirar pirulito de criança se confirmou !!!

    Agora, é fazer uma estatua para o melhor presidente do Vozao DE TODOS OS TEMPOS, Robinson de Castro, q ele fique no Vozao até morrer !!! Pq se nao fosse ele, certamente, estariamos na Czona ou tentando voltar pra Bzona !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Chamusca Tite !!!

  • Rogerio Oliveira disse:

    Primeiro Parabéns, pelo blog, apesar de algumas discordâncias, e isso é normal, considero sua opinião a mais sensata da mídia esportiva cearense. E lógico que o Chamusca é o grande responsável pelo acesso, um elenco mediano, conseguiu um feito grandioso. O acesso foi merecido pela maneira como o Ceará vem sendo administrado. Jogador ganha jogo, mas só um grupo consegue uma conquista dessa. E um grupo sempre precisa de um líder e de fato, o chamusca assumiu esse espaço.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 14 =