Everson, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Richardson, Pedro Ken, Ricardinho e Elton. Pelo menos oito dos 11 jogadores que terminaram a temporada pelo Ceará como titulares estarão no elenco comandado por Marcelo Chamusca em 2018. Everson e Richardson já tinham contrato até 2019. Os outros seis renovaram neste mês seus compromissos por mais um ano.

Com essa base montada, o Alvinegro garante um início de preparação bem mais tranquilo, algo que era impossível há poucos anos atrás no clube. E começar a disputa da primeira fase do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil com a serenidade de ter um elenco entrosado, conhecido do treinador e do preparador físico Roger Gouveia, que é outro que tem feito um trabalho extremamente eficiente na equipe, é um trunfo relevante.

Para além desta realidade, um outro ponto surge como importante: é muito mais fácil para os novos contratados conseguirem encaixe em um time em que a maioria dos atletas já se conhece. Ernanes, por exemplo, chega para assumir a posição na lateral esquerda com possibilidade de adaptação muito mais rápida e adequada.

Em relação aos outros três jogadores que encerraram 2017 como titulares, o lateral esquerdo Romário foi para o Santos; já nos casos de Lima e Leandro Carvalho, o Ceará gostaria que ambos permanecessem, mas as renovações dependem também de Grêmio e Paysandu, donos, respectivamente, dos direitos econômicos dos atletas.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles