Além do pouco tempo de pré-temporada, a comissão técnica do Ceará tem uma missão fundamental no começo do ano: executar o planejamento físico para um calendário absurdo de nove partidas oficias em 23 dias, começando no dia 16 de janeiro.

Neste período, há jogos muito relevantes, como o Clássico-Rei no dia 4 de fevereiro e as estreias na Copa do Brasil, dia 7 de fevereiro contra o Brusque, e na Copa do Nordeste, já na próxima terça-feira, 16, contra o Salgueiro, fora de casa.

Os objetivos principais: dar condição física ao grupo de forma equilibrada e evitar que os atletas tenham contusões musculares graves,  situação que tem potencial para comprometer parte do trabalho e da estratégia tática de Marcelo Chamusca. Jogador no Departamento Médico é prejuízo financeiro para o clube, além de tudo.

O treinador, por sinal, tem entrosamento com Roger Gouveia, preparador físico do Alvinegro que o acompanha por todos os clubes desde que se conheceram no Fortaleza. Há respeito mútuo, troca de ideias e as decisões são tomadas em conjunto. A fisiologia do Ceará também se adaptou bem ao trabalho da dupla.

Não foi por acaso que desde a chegada de ambos no Ceará, as contusões musculares cessaram e o time terminou a Série B com a condição física de seus jogadores no ápice da temporada.

Conversei com Roger no início da noite desta sexta-feira. “Não tem outro caminho. Serão times diferentes. O tempo de preparação foi muito curto. Ou se toma essa providência ou há dois caminhos: o jogador vai se machucar ou vai perder rendimento. Na nossa conta, na verdade, ampliando, são 16 jogos em 42 dias. A dificuldade de recuperar os jogadores é enorme na Série B, imagina com esse intervalo. Mas temos que encarar isso. Não adianta lamentar o ficar buscando justificativa. É por isso que temos um grupo qualificado’, sentenciou.

A relação dos 9 do Alvinegro em 23 dias:

Salgueiro x Ceara – dia 16.01, terça
Ceará x Guarani-J – dia 19.01, sexta
Iguatu x Ceará – dia 21.01, domingo
Floresta x Ceará – dia 24.01, quarta
Ceará x Ferroviário dia 27.01, sábado
Ceará x CSA – dia 30.01, terça
Ceará x Uniclinic – dia 01.02, quinta
Fortaleza x Ceará – dia 04.02, domingo
Brusque x Ceará, dia 07.02, quarta

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles