Futebol do Povo

Ceará: calendário insano de 9 jogos em 23 dias e times diferentes em cada jogo

4202 23

Além do pouco tempo de pré-temporada, a comissão técnica do Ceará tem uma missão fundamental no começo do ano: executar o planejamento físico para um calendário absurdo de nove partidas oficias em 23 dias, começando no dia 16 de janeiro.

Neste período, há jogos muito relevantes, como o Clássico-Rei no dia 4 de fevereiro e as estreias na Copa do Brasil, dia 7 de fevereiro contra o Brusque, e na Copa do Nordeste, já na próxima terça-feira, 16, contra o Salgueiro, fora de casa.

Os objetivos principais: dar condição física ao grupo de forma equilibrada e evitar que os atletas tenham contusões musculares graves,  situação que tem potencial para comprometer parte do trabalho e da estratégia tática de Marcelo Chamusca. Jogador no Departamento Médico é prejuízo financeiro para o clube, além de tudo.

O treinador, por sinal, tem entrosamento com Roger Gouveia, preparador físico do Alvinegro que o acompanha por todos os clubes desde que se conheceram no Fortaleza. Há respeito mútuo, troca de ideias e as decisões são tomadas em conjunto. A fisiologia do Ceará também se adaptou bem ao trabalho da dupla.

Não foi por acaso que desde a chegada de ambos no Ceará, as contusões musculares cessaram e o time terminou a Série B com a condição física de seus jogadores no ápice da temporada.

Conversei com Roger no início da noite desta sexta-feira. “Não tem outro caminho. Serão times diferentes. O tempo de preparação foi muito curto. Ou se toma essa providência ou há dois caminhos: o jogador vai se machucar ou vai perder rendimento. Na nossa conta, na verdade, ampliando, são 16 jogos em 42 dias. A dificuldade de recuperar os jogadores é enorme na Série B, imagina com esse intervalo. Mas temos que encarar isso. Não adianta lamentar o ficar buscando justificativa. É por isso que temos um grupo qualificado’, sentenciou.

A relação dos 9 do Alvinegro em 23 dias:

Salgueiro x Ceara – dia 16.01, terça
Ceará x Guarani-J – dia 19.01, sexta
Iguatu x Ceará – dia 21.01, domingo
Floresta x Ceará – dia 24.01, quarta
Ceará x Ferroviário dia 27.01, sábado
Ceará x CSA – dia 30.01, terça
Ceará x Uniclinic – dia 01.02, quinta
Fortaleza x Ceará – dia 04.02, domingo
Brusque x Ceará, dia 07.02, quarta

Recomendado para você

23 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    O calendario brasileiro é uma bagunça. Não é de hoje. So restam aos clubes lamentarem e se planejarem pra maratona. É o preço que se paga por ter o calendário cheio. Quanto as contusoes no Ceará,ja temos 2 baixas!!! Lamentavel a contusão do Romario. A sensacão que tinhamos é a de que ele estava com muita disposição e sede de mostrar serviço – e isso que me dava boa expectativa quanto ao atleta.

    Falando do camp cearense, de novo essa historia de classico rei em inicio de campeonato? Fala,serio. Era pra ser o ultimo jogo da primeira fase do campeonato,com os times proximos de suas melhores condições fisicas…Mas ja ta feito,paciencia!

    • esse jogador Romário foi dispensado do Ceará pelo fato de estar obeso, foi para o Rio branco e fez gols de todo jeito até de bicicleta, chamou a atenção de times de fora do país, voltou a fazer belos gols, e o ceará se credenciou para traze-lo de volta e até tirar a injustiça, principalmente que agora está magro e se cuida, o ceará levou a infelicidade
      de ele se contundir e por muito tempo, ele realmente ia fazer muitos gols.

    • Júlio Rocha disse:

      Concordo plenamente em relação ao clássico
      O jogo mais esperado e sem as equipes estarem prontas pra isso

    • Bosco disse:

      Não acho que seja o calendário brasileiro LEANDRO GONÇALVES. Acho que seja o calendário da FCF. Porque fazer um calendário desumano para atender porcarias como UNICLINIC, HORIZONTE e GUARANI J? Porque não aproveitar melhor essas datas fazendo uma Fares Lopes mais enxuta, com menos jogos, interestadual, eliminatória, somente com CEARÁ, FORTALEZA E FERROVIÁRIO, convidando tres grandes clubes bilheteria de fora? O Atlético Uniclinic é hoje o pior time do mundo. quem vai pagar para ver ele jogar? Clubes pequenos não revelam praticamente nada. É só velharia e sobra do mercado de trabalho do futebol. Aproveitem melhor essa datas Mauro Carmélio.

  • Felipe disse:

    É um absurdo total esse inicio de temporada do Ceará. Eu sinceramente não vou cobrar absolutamente nada em questão de rendimento entre os meses de Janeiro e Fevereiro. É humanamente impossivel preparar os atletas em duas semanas pra jogarem jogos de 3 em 3 dias, as vezes de 2 em 2 dias. O Ceará vai sentir de qualquer forma, mesmo que a preparação fosse a melhor do mundo, com os melhores equipamentos e melhores profissionais, o Ceará iria sentir, e isso vai pesar nos resultados. Acredito que no começo o Ceará fará jogos sofriveis e creio até que perderá pra times menores, infelizmente. E eu temo bastante pelo trabalho do Chamusca, se ele perder jogos cruciais, provavelmente a torcida não entenderá e ele será mandado embora, assim quebrando o planejamento. Eu espero que o Ceará ganhe seus jogos, inclusive os cruciais, e que tenha MUITA sorte pra não acontecer resultados que façam o chamusca balançar. Eu vou entender perfeitamente caso o Ceará perca alguns jogos, principalmente no Cearense pra times menores, e o rendimento não seja satisfatório, mas, você sabe como são os torcedores daqui do estado FG, querem que o time comece jogando o fino da bola já no primeiro jogo da temporada. Confio na diretoria e comissão técnica do Ceará e acredito que vamos passar por cima dessa sequencia terrivel. Eu assim espero.

  • Chico caucaia disse:

    Ninguém entende este povo, se jogar demais é problema é se jogar de menos é problema, vai entender, o negócio é falar, …… Ceará muitos jogos, já no caso do furtaleza poucos, ah Brasil

    • Luiz Villela disse:

      O ASSUNTO É O TIME DE VCES , MÁS A GENTE INCOMODA MESMO , VCES NÃO ESQUEÇEM DO NOSSO TIME , SE ESTA TÃO PREOCUPADO DIA 04 DE FEVEREIRO A GENTE SE CRUZA.

  • Felipe CSC disse:

    Quando é o primeiro jogo do Fortaleza na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil? kkkkkkkkk
    Tremei Floresta!

  • valterlan disse:

    Agora é aguentar o tranco, e não querer privilégio, tais como querer entrar no manjadinho só para disputar a final, se tiver elenco bom se dá bem, se não tiver um bom elenco, fracassa

  • Daniel Rodrigues disse:

    O time, por mais medíocre e desonesto que seja não pode abrir das lutas.
    O LEÃO DE AÇO está esperando para meter-lhe a lapada.
    SAUDAÇÕES DO MAIOR DO ESTADO: FORTALEZA ESPORTE CLUBE!

  • VOZAO disse:

    pro cearence ele só nao ganha se tiver cansado ja vi 3 times e todos fracos demais ferrim iguatu e horizonte sofriveis

  • Marcelino disse:

    Numa palavra: planejamento! É a hora da direção do Clube usar todos os recursos que tiver para enfrentar esse calendário insano. Consequencias, com certeza, terão, e podem não ser nada boas para o elenco. O risco é alto, mas não se tem mesmo nada para mudar isso. Agora é enfrentar!!

  • Carlos disse:

    A questão não é muita quantidade de Jogos que por sinal é bom para o Club, aqui está se tratando do pouco intervalos de um jogo para outro e olhe que ainda tem as Viagens , ou Será que o Graziani está falando GREGO.

  • GABRIEL disse:

    VERGONHA
    CANALZINHO PERDEU PARA O ÁGUA SANTA NA COPINHA S. PAULO.
    HAJA OVO!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Chico caucaia disse:

    Porque o horário de 22 horas para os jogos do Ceará na copa do nordeste, a globo não vai transmitir nenhum dos jogos, não entendo estes organizadores, interativo e SBT nordeste, o grande problema que o torcedor reclamava da globo é o horário, agora a concorrência tem oportunidade de fazer diferente e não faz, porque será, ah Brasil

  • sofredordovozao disse:

    Para jogadores de outros times, isso poderia ser insano, mas para jogadores do Vozao, isso nao e nada demais, ja que nosso jogadores sao super-atletas, praticamente, maquinas nascidas para jogar!!!

    Esse ano com certeza seremos campeoes do manjadinho q esta com um nivel muito fraco pro maior selecionado do Norte-Nordeste, outro titulo certo e o do Nordestao !!!

    E com certeza chegaremos entre os 8 melhores da Copa do Brasil e garantiremos no minimo vaga na Sul-americana no Campeonato Brasileiro !!!!

    E so nao vamos ficar melhor na fita pq nao mantivemos 2 dos nossos maiores craques: Magnata e Cameta !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Vozao !!!

  • André Melo disse:

    Sinceramente Fernando Graziani, quando um time tem um calendário, por assim dizer, vazio vocês criticam dizendo que o time foi incompetente, quando o time tá calendário cheio, você criticam dizendo que é insano…Afinal o que é mesmo bom para os clubes? De quem é a culpa, dos clubes e das Federações ou CBF? Decida-se homem de Deus….

    Mas eu não preciso decidir nada. E muito menos falo mal de calendário vazio.
    FG

  • Chico Costa disse:

    De novo: quanto mais campeonato mais dinheiro no bolso das federações e da mãe confederação.

  • eriberto disse:

    AMIGO FG TUDO BEM QUE MUITO PUXADO PRO CEARA MAS OS OUTROS TIMES TAMBEM NAO TEM O MESMO RITIMO SO O CEARA QUE RECLAMA POIS ELE DEVIA SE ESTA MUITO PUXADO DESISTIR DE ALGUM TORNEIO JA COMECA A CHORAR PARA SE FRACASSAR. PRA DEPOIS CULPAR O REGULAMENTO QUE NAO PODE COM O POTE NAO PEGA NA RODIA

  • Bosco disse:

    Com times da qualidade do Uniclinic, Guarani ‘J’ e do Horizonte querem fazer um campeonato estadual só para o Fortaleza não ficar parado.

    Parabéns ao Guarani de sobral que teve a hombrendade moral de não participar para não desonrar Sobral. Já o Icasa morreu. O Ceará devia ficar somente treinando e fazendo a copa do Nordeste e copa do Brasil.

    Melhor seria Graziani a FCF aproveitar melhor essas datas com uma copa Fares Lopes interestadual na base do mata mata contando somente com Ceará, Fortaleza, Ferroviário e mais tres convidados de fora.

    Convidava o Cruzeiro, Flamengo e Corinthians ou qualquer outro clube do sul que estivesse bem. Ou uma opção mais barata. Convidava Sport, Vitória e Bahia.

    Se optassem por clubes mais baratos ainda seria mais lucrativa que os estaduais com clubes como Horizonte, Uniclinic e Guarani. Trazia o campeão da série ‘C’ mais o Sampaio Correia e Paissandú.

    Ainda seria melhor que esse estadual cheio de times sem vergonha querendo trazer para o futebol cearense o título de ter o pior time do mundo hoje com o ATLETICO UNICLINIC.

    E ainda querem público nesse nosso estadual falido a decadas. Usem a criatividade gente da FCF! Não sei como a TV ainda paga para transmitir essas marmeladas.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =