Futebol do Povo

Dez pontos positivos das estreias de Ceará e Fortaleza na temporada

3502 39

Andrigo e Gustavo estão entre os destaques de Ceará e Fortaleza

Em que pese os adversários com nível técnico bem mais baixo – o que sempre afeta o parâmetro – Fortaleza e Ceará mostraram qualidades nas estreias oficiais da temporada. Evidente que os desafios de ambos serão muito maiores em 2018, mas a manutenção dos aspectos positivos é caminho essencial. Para tanto, eles precisam ser detectados.

Salgueiro 0x2 Ceará, Copa do Nordeste:

1. Presença de sete jogadores que estavam no clube em 2017 como titulares, passo inicial fundamental para entrosamento e possibilidade de encaixe das novas peças;

2. Troca de passes curtos e verticais, além da movimentação constante dos atletas do meio-campo para frente;

3. Inteligência para fazer o resultado no primeiro tempo e, diante do caos que será o calendário, conseguir manter o placar sem sustos no segundo tempo, poupando energia e esforço físico;

4. Andrigo: duas assistências, dinamismo e intensidade;

5. Felipe Azevedo: sentido tático excelente em relação aos deslocamentos ofensivos e capacidade de finalização em jogadas de contra-ataque.

Fortaleza 4×0 Uniclinic, Campeonato Cearense:

1. Velocidade na transição defesa-ataque e sentido ofensivo coletivo, com o time chegando com muitos atletas na frente;

2. Aproveitamento de atletas em posições diferentes no mesmo jogo, quando necessário, caso de Bruno Melo, atuando na linha defensiva e depois no meio-campo;

3. João Henrique entrou no segundo tempo e deu mais movimentação e criatividade ao time; há chance de virar titular em breve na vaga de Igor Henrique;

4. Boa forma de Marcelo Boeck; exigido duas vezes, o melhor jogador do elenco mostrou que novamente será fundamental;

5. Gustavo: quatro gols.

Recomendado para você

39 Comentários

  • João Ximenes disse:

    Como sempre… FALO DO LEÃO DE AÇO.

    1 ponto, no mínimo curioso, nessa estreia do LEÃO DE AÇO:

    FAZ-SE A PRÉ TEMPORADA INTEIRA COM FELIPE E LEONAN NAS LATERAIS, E QUANDO VAI PRO JOGO VALENDO ENTRA COM TINGA E BRUNO MELO.
    COISA DE TREINADOR.

    LEÃO DE AÇO fez o que tinha de ser feito quando se enfrenta uma equipe como essa do Uniclinic, ou Atlético{…} sei lá: GOLEOU.
    Esse time vai apanhar que nem naquela vez no Nordestão.

    LEÃO DE AÇO fez o jogo rolar como quis, mais parecia aquela do “A GENTE GANHA NA HORA QUE QUISER”, porque esse time do Uniclinic ou{…}, não é de nada.

    BOECK, esquentou a luva por 2 vezes em bola parada; TINGA e BRUNO pelas laterais ainda foram abaixo do esperado; JUSSANI e LIGGER não sei se apertados não peidavam. Aliás, CENI vai ter de parar Jussani naqueles chutões sem futuro pra frente, mandando ele sair com a bola rolando pelos lados ou pelo meio(não acertou um chutão); UCHOA e PABLO pareciam está desfilando no meio campo pois não tinham o que fazer. Uchoa passou maioria do jogo jogando por trás dos zagueiros, quase a conversar com Boeck num dos paus da trave; IGOR e ALÍPIO que eram os responsáveis pela criação das jogadas, pelas circunstâncias(facilidade) do jogo, apareceram muito pouco, e saíram – Igor que me pareceu meio sem ritmo mas é bom jogador pro WESLEY, que mais um ano e “de novo” vai ficar levando puxarranco de orelha do treinador por sua inssistência em jogadas individuais que de 5 acerta 1ma, e LEONAN no Alípio – corre muito sem a bola mas é bom jogador – que foi só entrar(Leonan), participou de um dos gols depois de um passe de três dedos do Pablo(fato raríssimo no Pablo, o passe); LÉO NATEL movimentou-se pelos dois lados, conseguindo dar dois passes – um de cada lado – pra dois gols, mas acabou saindo pro JOÃO HENRIQUE que entrou, e pra não deixar cair a peteca, meteu uma bola magistral pra um dos gols do jogo. Ou seja, quando entrou fez mais que os dois meias juntos; e GUSTAVO… pegando um time desse quilate a cada 4 dias, vai entrar pro livro dos recordes na temporada – queria ser o Neymar, que também meteu 4 lá pelas bandas de Paris. Quero ver sua performance é num clássico que já tá batendo a porta.

    CENI… ALIVIOU-SE é claro.
    Percebe-se que CENI vai conseguir IMPLANTAR um padrão de jogo nesse time sim, porque a impressão que fica, é que esses Jogadores teem condições técnicas pra assimilarem algumas variações de jogo.

    OU SEJA…
    LEÃO DE AÇO fez o que deve se fazer com uma equipe inferior tecnicamente: METER A SOLA.

    Resta saber se CENI vai conseguir tirar o melhor da cada JOGADOR dentro dos jogos no decorrer do campeonato Cearense, que é pra quando a gente chegar na Bzona, esse time tá na ponta dos cascos.
    ACREDITO que daqui umas 5 rodadas, a gente vai ter a REAL NOÇÃO do que nos espera em 2018.

    Iludir-se com uma estréia de goleada por si só, não é o suficiente, porque já dizia BRANXU: “time que leva 4 gols de um mesmo jogador, não deve servir de parâmetro futuro”.

    VAMO PRO PAU !!!!!

    • João Ximenes disse:

      E por falar em LEÃO DE AÇO…Hoje tem mais.

      Boeck; Tinga, Jussani, Ligger, Bruno Melo; Uchôa, Igor Henrique, Pablo; Léo Natel, Gustavo, Alípio.

      Tá certo o CENI em repetir o time que goleou na estreia o Uniclinic, ou Atlético{…} sei lá, até porque precisamos tirar conclusões da nossa real força dentro da competição.

      Maranguape tá no mesmo patamar do adversário anterior, e se GUSTAVO estiver num dia bom, não é nada impossível ele repetir a dose de gols(4).
      Futebol é assim: SE REALMENTE DÉ, METE A SOLA.

      LEÃO DE AÇO – como todas as outras equipes – está em fase de BUSCA, e somente jogo a jogo é que vamos conseguir o PONTO DO SAL. Encontrou o “ponto do sal” ai vai ser só alegria.
      Pra começo, e aproveitando-se de observações do jogo anterior, CENI já deve COBRAR dos jogadores, mesma INTENSIDADE de um tempo pro outro, pois quando a equipe voltou pro segundo tempo naquele jogo dos 4, os primeiros 10 minutos, parecia os jogadores haviam comido uma panelada com Coca-Cola, no intervalo(vestiário) e estavam com o bucho espocando, que Ô PREGUIÇA DA GOTA.

      Tem-se de aproveitar esse início de competição de todas as equipes, além da “teórica superioridade técnica individual de seus jogadores”, jogar esse jogo com o pensamento de melhor ENTROSAR a equipe, pra no decorrer, jogo a jogo, procurar AJUSTAR-SE mais ainda, e tentar dar uma boa sequência dentro dos jogos.

      Como já FALEI, esse jogo é mais um que pode-se dar o luxo de OBSERVAÇÃO, desde que de pronto, CENI já tenha alertado os jogadores da NECESSIDADE da busca do melhor de cada um, nos 90, 95 minutos dentro do jogo, INDEPENDENTEMENTE de como esteja o placar.

      REGULARIDADE E POSTURA DENTRO DOS JOGOS, DEVE SER A BUSCA INICIAL DENTRO DA COMPETIÇÃO.

      SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • torcedor disse:

    o Rogerio Ceni foi entrevistado logo apos o jogo (tá no youtube) e a ele foi perguntado pelo ex-goleiro Emerson Leão, se ele estava feliz nesse trabalho. Antes explanou que o Ceni tinha saído de um time grande para um time pequeno e que ele tbm era de um time de empresários….não entendi “o time de empresários”…..

  • Pimentel disse:

    Não assisti ao jogo do ceará, não posso comentar, com relação ao meu leão, gostei do que vi, concordo com as análises, e lógico, há muito que evoluir.
    Pra frente

  • valterlan disse:

    O grande ponto positivo da estreia do Leão foi o Gustagol, espero que não seja só começo, mas nada de euforia foi apenas o primeiro jogo

  • DADO disse:

    Eu daria um conselho à diretoria do Fortaleza sem querer ensinar padre nosso a vigário. Desse modo, depois de montar um elenco enxuto, como está fazendo, e com muita calma, observar no mercado prioritariamente aqueles jogadores que fazem mais de uma posição e por isso mesmo mais valorizados que aqueles que são monofunção. Só como ex. já tivemos aqui no nosso futebol atleta desse nível, como ex. Valdson, que fazia a volância e zaga com a mesma qualidade de jogo. Para isso o treinador Rogério Ceni será bastante importante por conhecer muito o mercado de jogadores. Além de identificar no próprio elenco aqueles jogadores que podem fazer mais de uma função, como já se prontificou o Bruno Melo que informou que poderia eventualmente jogar na zaga por já ter jogado ali anteriormente na própria base. Vejo o Fortaleza carente de jogadores de zaga e precisando de pelo menos mais dois zagueiros, haja vista que é uma função em que o jogador tem muito contato físico e por isso exposto mais que os outros a lesões durante a temporada. Montar um elenco é uma questão de inteligência para se fazer uma boa temporada.

  • Luiz Villela disse:

    AVE MARIA , PARECE QUE TUDO QUE SE FALA VIRA BARULHO , O CARA VIVEU , JOGOU , EM OUTRO ESTADO , OUTRO TIPO DE IMPRENSA ,TEM OUTROS COSTUMES , CALMA GENTE , DEIXA O CARA SE ADAPTAR PRIMEIRO , AQUI AS VEZES TUDO É PRA ONTEM , NÃO VAMOS CRIAR PELO EM OVO.

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Fale com sinceridade: houve gol mau anulado no jogo de Leão x águia? E, da mesmas forma, re no mesmo jogo,houve algum gol irregular ?

    • Fernando Candido disse:

      Não. O Nicácio estava impedido e participou da jogada. Se ele não tivesse ido na bola com o zagueiro, o gol teria sido legal e mal anulado.

    • Rogério disse:

      O gol do Uniclinic foi normal. Absolutamente nada houve . Nossos árbitros é que são ruins mesmo. Olhe olhe se no primeiro fight entre FEC x CSC não for pedido árbitro de fora.
      Saudações Tricolores !

  • eriberto disse:

    AMIGO FG ESSE EMERSON LEAO INFELISMENTE TEM O NOME DO NOSSO LEAO E UM DERROTADO COMO COMENTARISTA E UM ABESTADO A BOCA DELE E PORCA.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Gostei muito da estreia do Ceará. Do meio pra frente,podemos criar boas expectativas.Ainda faltam atletas para estrear,caso do Reina e do Juninho.

    No entanto,sou sincero : detestei os 2 laterais. Renato e Ernandes. Mesmo o limitado salgueiro,conseguiu passar com facilidade por eles em varios momentos.Será um tanto frustrante e cômico sofrermos com as laterais depois de todo o episodio com o Cameta…Espero mesmo que melhorem… O Valdo tbm de forma alguma me enche os olhos. Precisamos de um substituto melhor para o Rafael Pereira.

    Falando de um modo geral, acho que o campeonato cearense desse ano tem em Ceará e Fortaleza os 2 candidatos maximos ao titulo. Não que isso seja surpresa. Acontece que esse ano,a julgar pelos jogos inicias,isso está mais nitido. Portanto,não aconselho aos antis ficarem assistindo jogos um do outro com o intuito de secar o adversario.Será uma tarefa ingrata,estressante e cansativa por motivo simples : Ceará e F3C montaram times amplamente superiores aos demais e dificilmente não estarão na final !

    Eu não vou perder tempo assistindo todos os jogos do Ceará no estadual. Reservarei atenção ao clássico e aos jogos da final .E claro,aos embates da copa do NE.

  • Robson disse:

    Em que pese a fragilidade do adversário, para quem passou todo o ano de 2017 vendo um time maltratando a bola, ver um time que consegue 4 passes de forma correta e vencer já é um alento.

    Nada excepcional, ainda há muita coisa pra corrigir e -espero eu- peças a serem trocadas na onzena titular.

    A propósito, parece que o estilo que Rogério Ceni deseja implantar no Fortaleza EC está claro: posse de bola, ataque em bloco e transição rápida entre os setores do time.

    Por falar no jogo, não lembro de um time cearense ter recebido tantas letras da mídia do eixo Rio-São Paulo, evidentemente a contratação de Rogério Ceni, do ponto de vista do marketing, tem se mostrado um tiro no alvo. Torço para que o mesmo se repita nos resultados em campo.

    Saudações Tricolores !

    • Leandro Gonçalves disse:

      Um time,ou um técnico…? Kkkkk kkkkk

      As manchetes se restringem à : “Ceni estreia”.

      “Primeiro jogo oficial … do Ceni ” …!!

      “Ceni faz primeiro amistoso” …

      Sem clubismo. Mas a impressão que se tem é que o clube tem sido um plano de fundo para o grande tecnico Rogério Ceni…

      • Robson disse:

        E dá pra falar em Rogério Ceni sem lembrar que ele é, atualmente, técnico do Fortaleza EC ?

        Aliás, é estratégia de publicidade das mais básicas vincular o nome de uma instituição a uma personalidade de nome consagrado.

        O ano é novo, mas meu conselho a você persiste: evite escrever sobre Finanças, Direito, História, Filosofia e, agora, também marketing e estratégia comercial.

        Saudações Tricolores !

        • Leandro Gonçalves disse:

          Lógico que são indissociáveis…Mas como eu disse,neste momento o clube é muito mais um mero plano de fundo,coadjuvante do grande nome do Ceni…O povo,a mídia do eixo,quer saber mesmo é do Ceni…Você acha mesmo que a preocupação é com o clube que tem um terço da sua história na terceira divisão??? kkkkkkkkkk

          À propósito ,com esse grande técnico do futebol do mundial,o clube conseguiu angariar quanto?? Numero de falsos sócios não vale.O própio OPOVO ,em matéria,afirmou que os que pagam não passam de 11500 iludidos. Ao contrário da propagação mentirosa de vocês torcedores…

          E o patrocinio master? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          A única coisa que aumentou,além da ilusão e do ego ridicularmente inflado dos tricolores,foi o número de seguidores sao paulinos nas redes sociais do 8C após o mesmo praticamente implorar e apelar diversas vezes para os adeptos são paulinos aderirem à rede social do clube sem calendário…

          Mais cômico do que isso,apenas você aqui neste ditando a suposta veradade absoluta…

          • valterlan disse:

            Engraçado Leandro vocÊ falar em clube sem calendário, mas o Leão tem o manjadinho e a Serie B, ano passado seu time que na sua opinião e do Carlos Lima deve ser a referencia do futebol mundial, também não tinha a Copa do Nordeste, nem por isso se acabou, e agora o seu super time tá passando sufoco em fazer 3 jogos em 5 dias, cuidado que esse super calendário do kanal pode ficar diminuto, se não passar da primeira fase da copa do Brasil como aconteceu ano passado, e também não passar da primeira fase da copa do Nordeste, ou na sua opinião de vidente a classificação para segunda fase desses dois campeonatos já são favas contadas??/

          • valterlan disse:

            A ia esquecendo, não se preocupe que Walter Casagrande Jr, vai chamar o segundo melhor treinador do Brasil que só perde para o Tite, no caso o Chamusca para uma entrevista no Esporte Espetacular.

          • Leandro Gonçalves disse:

            Claro que não me esqueço de 2017,Valterlan…Mas vivemos o presente.A zoação tem que ser sempre em cima da atualidade…E no momento,vocês só tem o manjandinho pra se agarrar…To mentindo? Não há com o que se doer…kkkk

  • Lucas Leão disse:

    As pessoas que ignoram o Nordeste ou desprezam são as recalcados que queriam que o Nordeste fosse um submundo, mas não é mais assim. Fortaleza tem quase 3 milhões de habitantes (sem a região metropolitana) , uma das maiores cidades do mundo, com maior fluxo turístico que São Paulo. E vem esse Émerson Leão, que foi um goleiro que nunca prestou nem foi titular da Seleção brasileira falar do Fortaleza Esporte Clube, o Leão do Pici, que já foi vice-campeão brasileiro por 4 vezes e com torcida tão grande como a do Palmeiras, seu time que nunca ganhou um mundial de clubes. Uma das vezes por culpa dele.

  • DADO disse:

    Uma coisa podem ter certeza. A passagem de Rogério Ceni pelo Fortaleza servirá como um estágio probatório para ele. E ele está plenamente ciente disso. Um grande trabalho por aqui certamente o levará juntamente com sua imagem já consolidada de jogador para grandes clubes do país mais cedo do que pensamos. Porque é assim que funciona o mercado da bola. E talvez de volta ao São Paulo, seu clube de coração, como a emoção lhe deixou transparecer em entrevista no Esporte Interativo. Para isso, nas imagens que observei dos jogos disputados sob seu comando parece estar bastante motivado. Como disse em resposta ao ex treinador Leão em entrevista ao esporte interativo. “que estava em um grande clube do futebol brasileiro, estava feliz ali, e que esperava fazer um grande trabalho” (sic). Surpreendeu-me por sua grande capacidade evoluída de comunicação, primordial para se comandar um grupo. Requisito, me desculpe a franqueza, lhe faltava quando jogador ao se envolver constantemente em polêmicas bobas comprometendo sua imagem. Eis aí um grande treinador do futebol brasileiro sendo lapidado aqui no Ceará, como em outrora já havia acontecido com Dorival Júnior, Pepe.

  • Luis Roberto disse:

    Torcida alvinegra não vamos nos iludir com o manjadinho do campeonato cearense. Times sem nenhuma qualificação, péssimos que não servem de parâmetros pra simplesmente nada, não cair na armadilha, se golear hoje o Guarani considerar o melhor time do mundo. CUIDADO!

  • Sadinoel disse:

    Parabéns Emerson Leão por chamar o timinho colorido de time pequeno, de torcida pequena. É o que eles são, time de terceira, para onde voltarão logo logo.

  • Monsieur Bovary disse:

    O vovô teve sorte em fazer um gol no início. Erro do goleiro
    Já o fec teve vida facilitada pela”ousadia” do unic.

  • Jose Ivanilto Dias disse:

    Torcida do Leão, tem que dar mais um tempo ao time, inicio de temporada o desgaste físico é natural como ocorreu no segundo tempo, mais sempre chegando a frente com varias opções. AVANTE LEÃO, e domingo ao Castelão.

  • EMERSON LEAO disse:

    Resumo: Time de Empresários com torcida pequena 4 x 0 Time do empresário ARI sem torcida

  • EDMAR SÁ disse:

    O ROGERIO CENI TROUXE UMA GRANDE EXPOSIÇÃO DA MARCA FORTALEZA, FALANDO BEM OU FALANDO MAL ESTÃO FALANDO DO FORTALEZA EM TODO BRASIL, A DIRETORIA SOUBE MUITO BEM TRABALHAR NESTE SENTIDO JUNTAMENTE COM O ROGÉRIO, AS CONTRATAÇÕES QUE ESTÃO SENDO FEITAS SÃO MUITO BOAS, O FORTALEZA ESTÁ NO CAMINHO CERTO PARA O ACESSO A SERIE A PELA TERCEIRA VEZ, ALIAS PRIMEIRO CLUBE CEARENSE A CONQUISTAR O ACESSO A SERIE A E POR DUAS VEZES NA ERA DE PONTOS CORRIDOS.

  • César disse:

    Infeliz as palavras do Émerson Leão.Foram palavras de puro preconceito,que, os sulistas e sudestinos têm ao nordestino.

    Poderia ter ficado calado, pois como diz o adágio popular: em boca fechada não entra mosquito, mosca ou, outra porcaria qualquer.

    Abraço a todos.

  • FABIANO disse:

    SÃO OS PRIMEIROS ERROS DO MITO TRICOLOR (E DO TIME)!
    ESPERAMOS QUE SEJAM POUCOS OU OS ÚLTIMOS.
    TEMOS CT DE TIME SÉRIE A, ENQUANTO O TIME SÉRIE A DAQUI NÃO TEM CT.
    PAPA-OVOS!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    “Com poucos jogos realizados, uma pré-temporada mínima, falta de entrosamento, treinos e preparo físico longe do ideal, nenhuma conclusão será tomada de maneira justa.”
    Mas, caro Graziane, não podemos chamar isso de falta de planejamento?
    Não seria a diretoria responsável por chegarmos a essa altura do campeonato nessa situação?
    Será que iremos comemorar o bicentenário
    reclamando das mesmas coisas?
    Temo pelo nosso desempenho na série A.

    Saudações alvinegras!

  • Rodrigo Alvinegro disse:

    É tão mais fácil escrever um texto desse quando não se tem sentimento por nenhum dos clubes citados. Sua realidade é outra, meu amigo. Você torce pelo São Paulo F.C., um dos maiores times do Brasil. Você está acostumado com grandes contratações, altos investimentos e um Campeonato Estadual onde os times pequenos sempre dão e deram trabalho aos grandes. E isso é um fato tradicional.

    Aqui, sinto muito, mas é uma situação completamente diferente. Ceará e Fortaleza têm, respectivamente, obrigação de ganhar todos os jogos no âmbito Estadual, e não importa quantas partidas tenham que ser feitas. Se forem necessários 100 jogos, ambos precisam vencer 99 destes, exceto 1, que é justamente o clássico entre eles. Quando se enfrenta Uniclinic, Horizonte, Floresta, Tiradentes, Maranguape, Iguatu, Guarani de Juazeiro e, por incrível que pareça, Ferroviário, os times Alvinegro e Tricolor devem ganhar sempre, e isso não é nada além da obrigação.

    Ceará é Série A. Fortaleza é Série B. Os demais não têm nem divisão para se jogar e, quando têm, jogam a Série D e não passam nem da primeira fase. Ceará e Fortaleza, se tivessem vergonha na cara, tinham que vencer por 5 ou 6 cada jogo destes.

    É assim que a banda toca.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *