Futebol do Povo

Fortaleza: contratação de Osvaldo tem prós e contras. Veja os números do atacante nos últimos anos

5202 14

A contratação de Osvaldo pelo Fortaleza é uma aposta com prazo de validade. Impreterivelmente, o atacante de 30 anos ficará no Tricolor do Pici só até o dia 31 de maio, data em que o contrato encerra e ele irá para o futebol da Tailândia, onde já tem acerto.

Porém, isso não significa que ele não poderá contribuir. Afinal, estará à disposição para jogar todo o Campeonato Cearense (única competição do Leão no começo do ano) e ainda poderá atuar em sete ou oito jogos na Série B do Brasileiro.

Osvaldo tem sim potencial para ajudar o Fortaleza, embora não seja fácil e tenha possibilidade do negócio dar errado. Logo, há pontos positivos e negativos em sua contratação.

PONTOS POSITIVOS
1) Estando em forma, é um jogador de qualidade técnica superior à qualquer outro da posição que o Fortaleza tenha no elenco. Qualifica o setor ofensivo. Se não estiver tão mal fisicamente, chega logo pra jogar.

2) Chega para suprir uma carência latente: o lado esquerdo de ataque. Pode se encaixar muito bem na vaga de Alípio, que está mal demais. Melhor ter alguém por três meses e que pode contribuir efetivamente que alguém que fique até o fim do ano e não resolva.

3) É cria do clube, conhece o ambiente e tem bom relacionamento com Rogério Ceni. Adaptação não deverá ser problema, além de agregar experiência a um time muito jovem.

4) Além do Estadual, poderá jogar sete jogos na Série B, podendo ser oito, dependendo da data que for marcado o duelo contra o Sampaio Corrêa [jogo tem 3 datas possíveis (29/5, 1/6 e 2/6). Se for 29/5 ele ainda pode jogar]. É quase 20% da Segundona.

5) Tem bom potencial para alavancar o programa Sócio-Torcedor na reta final de Estadual e início da Série B.

PONTOS NEGATIVOS
1) É uma contratação com prazo de validade. Em 31 de maio vai embora e poderá interferir negativamente no planejamento a longo prazo.

2) Há pelo menos cinco temporadas não vem bem. Desde 2013, foram apenas 20 gols marcados. Seu último bom ano foi em 2012, no São Paulo, quando fez 10 gols em 35 jogos. Falta regularidade e continuidade apresentando um bom futebol. A expectativa que ele chega pra resolver pode ser frustrada.

3) Não atua profissionalmente há mais de três meses. Sua última partida oficial foi em 12/11/2017. A condição física pode ser um dificultador. Pelo curto período do contrato, não poderá demorar a estar em plenas condições físicas.

4) Com a contratação de Osvaldo, o Fortaleza abre mão de tentar investir recursos em outro atleta que possa ficar até o fim do ano.

5) Há o temor de muitos torcedores que ele tenha acertado com o Fortaleza só para se preparar enquanto não vai para o futebol asiático, e irá deixar o clube quando estiver em melhor forma. Por isso, pode se poupar em determinados momentos e não entregar intensidade total como deveria.

OS NÚMEROS DE OSVALDO NOS ÚLTIMOS ANOS

2017
Sport – 28 jogos / 3 gols
Fluminense – 6 jogos / 1 gol

2016
Fluminense – 31 jogos / 4 gols

2015
Fluminense – 23 jogos / 1 gol
Al-Ahli – 21 jogos / 2 gols

2014
São Paulo – 59 jogos / 4 gols

2013
São Paulo – 50 jogos / 5 gols

2012
São Paulo – 35 jogos / 10 gols

Recomendado para você

14 Comentários

  • Chico caucaia disse:

    O pagamento deve ser adiantado, 3 meses, deposito em conta, caso contrario vai levar um calote. Ah brasil

  • Carlos Martins disse:

    Bastante coerente suas colocações, é um contrato de risco, mas gostaria de ressaltar que a primeira rodada da Série B tem a mesma importância da trigésima oitava, portanto, se ele estiver apto e condicionado a ajudar nos primeiros jogos, que a equipe saiba utilizá-lo e que consiga o máximo de pontos no início da competição!

  • EMERSON LEAO disse:

    Jogador já tem contrato com valor alto na Ásia. Quer apenas entrar em forma e vai tirar o pé para não se machucar, pois não é doido de se quebrar , e claro ganhar 200 mil por 3 meses.
    Time pequeno de empresário faz cada bobagem, contrata argentino, contrata jogador operado de tendão de aquiles, contrata técnico inexperiente com salário alto e multa rescisória, contrata jogador com punição de 120 dias.
    Pense numa diretoria !!!!!

  • Valterlan Jr. disse:

    Não traria, jogador de alto custo, embora pelo pouco tempo, e como já diz a reportagem já faz tempo que não joga nada, além do que em termos de marketing não atrai.

    Melhor seria investir em jogador (es) de qualidade que fiquem até o final da competição.

  • João Ximenes disse:

    OSWALDO andou até pela Seleção.
    No entanto, pra MIM, só vejo CONTRAS quanto a sua contratação, e explico:

    OSWALDO – que com certeza vai ser titular -, vai ficar somente 3 meses. Salvo engano, já estaremos jogando pela Bzona.
    Isso sim é que me preocupa mesmo porque: ele vai ser titular por 3 meses e depois Ceni vai ter de se virar pra encontrar alguém pra fazer a sua função, sem que a equipe caia de rendimento. Ai entra o ITEM 1 da matéria que, pra MIM, é o mais relevante.
    LEÃO DE AÇO – com ou sem Oswaldo tem condição de chegar a final – e até brigar pelo título do Cearense – que lhe garante Nordestão e Copa do Brasil 2019, porque TORCEDOR TRICOLOR ainda não engoliu essa temporada sem as duas competições na agenda, e ficar de fora desse filé FINANCEIRO, “de novo” vai ser um castigo muito grande pra toda NAÇÃO TRICOLOR e principalmente pra Entidade Fortaleza Esporte Clube.

    Mas… e a vitória sobre o Floresta neste final de semana que nos manteve na liderança ?

    Começo logo perguntando:
    cadê o UCHOA ?

    CENI tá insistindo com FELIPE na volância, MAS, Felipe tá muito a quem daquele jogador que veio do Maranguape pra assumir a posição.
    Até porque ele passou esses últimos 3 anos jogando na lateral.
    EU, repensaria o seu posicionamento, pois em todos os jogos é nítida a sua queda de rendimento durante a partida, e nesse jogo especificamente, Felipe deu só um gol não.
    O segundo gol deles, Felipe cismou de sair jogando, perdeu a bola no meio campo que gerou o contra-ataque do segundo também.

    Mas isso é o menor problema do time.
    Aí é só rever o posicionamento dele e/ou tira-lo.

    CENI nesse jogo, até agora estou querendo entender o que ele queria em todo o primeiro tempo, quando espetou TINGA na ponta – que entrou na lateral –, tirando o espaço do EDINHO(que foi bem apesar de não ter tido o espaço devido pelo lado direito), e segurou Felipe na lateral o tempo todo – que entrou de volante -, deixando um corredor pelo meio que o Floresta não aproveitou, já que PABLO jogava muito solto, não guardando a posição, e IGOR ainda não disse a que veio.
    Os 3 ficaram correndo pela linha lateral do mesmo lado: Felipe, Tinga e Edinho.
    ASSIM NÃO DÁ !
    Foi só ele voltar Tinga pra sua, segurar Felipe na volância, e Edinho com mais espaço pelo lado, o time deu uma melhorada acentuada, mesmo ele(Ceni) tendo de tirar Edinho do jogo(que poderia ter feito mais se tem o espaço).
    LEÃO DE AÇO oscilou muito no jogo devido ao posicionamento inicial, quase se complica no jogo, e as entradas do ALAN, que segurou bem o jogo e deu ritmo ao time; WESLEY que mais uma vez entrou e incendiou a partida; e LEONAN que fechou mais o meio além de marcar um dos gols – depois de uma boa enfiada de bola do Felipe(?) – deram uma nova dinâmica ao time.

    Detalhes:
    Quem bate penalte no time né o BRUNO ? então bota moral CENI.
    ALÍPIO… tem mais ninguém pro lugar dele não ? então mete WESLEY de cara antes que queime de vez o rapaz.
    IGOR no time, com Felipe entregando e Uchoa no banco… CENI deve tá de brincadeira.
    ALAN no Alípio – que já merece maior tempo de jogo pra ver se pega mais ritmo e perde um pouco da pança – ou fixa Alípio de vez mais pro centro do campo pra partir de traz, pois adiantado o rapaz tá só se queimando.

    LEÃO DE AÇO a continuar nessa “toada”, não vejo muito o que acrescentar em termos de melhora quando da Bzona, e isso me preocupa.
    Time é sempre o mesmo; as mudanças são sempre as mesmas(Wesley, Alan, Leonan); a limitação de opções de mudança na forma de jogar são mínimas(já ficou provado com a história dos 3 zagueiros), e PRECISAMOS, urgentemente de + jogadores que cheguem pra ser titular.

    Tá chegando ai OSWALDO, e sobre isso já falei logo ai acima.

    No mais, SOMOS LÍDER da competição e espero CENI consiga dar uma melhorada no desempenho da equipe até a chegada da Bzona que é o mais importante no ano.

    VENCEMOS, finalmente, quem foi um osso na garganta daquele “time 2017”, e de momento é o mais importante.

    VAMO PRO PAU !!!!!

  • Celso disse:

    Vcs tem pelo menos a informação se ele estava treinando no Sport ou esse “se” eh quase ctz q estava parado sem nenhuma orientação para pelo menos manter o peso??
    Dito isso, impossível chegar e jogar, no mínimo 1 semana para ter condições de jogar alguns minutos torcendo para não haver lesões musculares, sabendo disso os adversários podem torná-lo alvo daqueles tostões nas coxas, pisadas no calcanhar. Esqueçam divididas, nem em treino… vide o q aconteceu com o Romário no Ceará…
    Mas o plano de marketing é o q importa…

  • Josiney Castro disse:

    Te digo uma verdade. Até Neymar, se tivesse surgido no Floresta e fosse Nordestino, teria uma carreira complicada, tecnicamente. Eram 10 (dez) pessoas apoiando e cem (100) tirando o tapete. Quem morou no sul/sudeste sabe o que estou falando…! O Osvaldo vai contribuir muito para a conquista do Campeonato Cearense. Um ataque com A. Mineiro, Osvaldo e Gustagol (Em forma, lógico) deixa qualquer adversario “birobado”!

  • Josiney Castro disse:

    Te digo uma verdade. Até Neymar, se tivesse surgido no Floresta e fosse Nordestino, teria uma carreira complicada, tecnicamente. Eram 10 (dez) pessoas apoiando e cem (100) puxando o tapete. Quem morou no sul/sudeste sabe o que estou falando…! O Osvaldo vai contribuir muito para a conquista do Campeonato Cearense. Um ataque com A. Mineiro, Osvaldo e Gustagol (Em forma, lógico) deixa qualquer adversario “birobado”!

  • Lucas Leão disse:

    A contratação do Tricolor Osvaldo foi muito boa para o Leão do Pici.
    Craque impõe respeito aos adversários e ele é melhor léguas que esse tal de Alípio, apadrinhado pelo Mito.
    Aos imundos adversários do canal resta apenas comer mais ovos e torcer para um outro juiz “bem bonzim” apitar o Clássico -Rei.
    ETERNAMENTE LEÃO!

  • FLÁVIO LEÃO disse:

    Soube há pouco que o Osvaldo foi procurado pelo nosso triste e invejoso adversário do canal, porém ele deu preferência ao Maior Time do Estado e ao seu Coração Tricolor de Aço.
    AGUERRIDO, VIBRANTE E FORTE!

    • Leandro Gonçalves disse:

      Kkkkkkk quanta insanidade!
      O Ceará Sporting Club hoje é um clube profissional. Tudo é pensado a longo prazo,sem imediastismos baratos,pra ganhar seguidores nas redes sociais e algumas notas na imprensa do eixo. A proposta alvinegra foi de um contrato longo,ao qual o atleta recusou em vista de ir jogar no futebol asiatico no meio do ano…
      É logico que os mais informados sabem disso…Não parece ser seu caso…Da é pena de tanto delirio…

  • FRANCISCO JOSÉ disse:

    É UM GRANDE REFORÇO, O OSWALDO TEM BERÇO TRICOLOR, E VAI SER ÚTIL EM JOGOS DECISIVOS.

  • Leandro Gonçalves disse:

    O projeto libertadores,vulgo manjandinho,segue a pleno vapor…

    Quanta obssessão no campeonato cearense…É comovente…kkkk

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =