Futebol do Povo

Inconformados, árbitros cearenses decidem não apitar mais jogos do Fortaleza no estadual

22527 70

A informação é exclusiva do repórter Brenno Rebouças, assim como o texto abaixo enviado ao Blog:

Árbitros e assistentes cearenses decidiram que não vão mais atuar em jogos do Fortaleza até o final do Campeonato Cearense. Tomada em Assembleia com participação maciça da categoria, a posição foi oficializada pela Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Estado do Ceará (Sindarf-CE) com documentos entregues no protocolo da Federação Cearense de Futebol (FCF) e na secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará (TJDF-CE).

Os árbitros estão inconformados com a justificativa que o clube usou para solicitar quarteto de arbitragem de fora para o clássico contra o Ceará, neste domingo, às 19 horas, no Castelão. “A decisão é geral e o motivo não é o pedido de arbitragem de fora, mas a justificativa dos dirigentes do Fortaleza, que colocaram em xeque a idoneidade da nossa categoria”, explicou o presidente do Sindarf-CE, João Lucas, que reforçou ainda uma onda de perseguição individual contra árbitros cearenses por parte de torcedores, influenciados por declarações de dirigentes. “Alguns chegaram a fazer B.O.”, revelou.

Ainda segundo João Lucas, apenas um assistente ficou de fora do movimento, mas ele preferiu não identificar quem. Quanto a registrar a decisão no TJDF, o presidente do Sindarf-CE diz que é uma prevenção, já que a FCF poderia alegar abandono dos árbitros de uma partida, não respeitando a decisão da categoria.

O presidente da comissão de arbitragem da Federação Cearense, Paulo Silvio, ouvido pela reportagem, não recebeu oficialmente nenhuma comunicação, mas teve acesso ao documento. Ele disse não ver fundamento para a decisão do sindicato e acredita que isso não vai atrapalhar o campeonato. Qualquer atitude, entretanto, será tomada a partir desta segunda-feira, 5 de março.

Começa quinta

Para o próximo jogo do Fortaleza, na quinta-feira, 8, diante do Uniclinic, os árbitros cearenses já não devem participar do sorteio. Acontece que, nesse caso, o mando é da Águia da Precabura, que é quem fica responsável pelo pagamento da arbitragem. João Lucas diz que o a FCF terá que resolver o problema. “O Fortaleza disse que foi prejudicado em todos os jogos pela arbitragem, então não vamos apitar jogos deles como mandante ou visitante. No caso do Uniclinic, não é ele que está solicitando árbitro de fora. Então a Federação tem que reunir ambos e deliberar”, explica.

Pelo Regulamento Geral das Competições, todo clube pode solicitar arbitragem de fora, desde que pague todos os custos e mais uma taxa de R$ 10 mil.

Recomendado para você

70 Comentários

  • Cesar Rebouças disse:

    Os Árbitros da Federação Cearense de Futebol estão no mesmo nível do Futebol Cearense: um LIXO!

  • Nilton Brandão disse:

    Melhor decisão a ser tomada, só comprova o fato de que os árbitros Cearense não estão no nível adequado para apitar os jogos do leão.

  • Sérgio disse:

    SÃO UNS VERDADEIROS SOPRADORES DE APITO, NÃO SÃO ÁRBITROS.

  • Demontier Silva disse:

    Que palhaçada! Quer dizer então que a arbitragem cearense está se achando a mais competente da galáxia! Os caras erram lances simplórios, deixam de marcar penalidades óbvias, e se acham os prejudicados. Brincadeira tem hora senhores! Se reciclem como acontece no esporte mundial, deixem de amarelar em lances decisivos e principalmente, apitem sem torcer!!

  • Netto disse:

    É sempre assim a Stella se fazendo de vítima e transferindo responsabilidades. Fala aí Carlinhos Bala!!!

  • Fabbio Fixxon disse:

    FORTALEZA É TIME DE TERCEIRA QUE POR ACIDENTE ESTÁ NA SEGUNDA. FORAM 15 ANOS DISPUTANDO A SÉRIE C (1987 / 1990 / 1995 / 1996 / 1997 / 1998 / 1999 / 2010 / 2011 / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 e 2017), E É PRA LÁ QUE ESSE TIME VAI VOLTAR COM JOGOS APITADOS POR ÁRBITROS AMADORES DE FUTEBOL DE VÁRZEA.

  • VOZAO disse:

    se não prestam pra apitar o classico não servem pra apitar as outras partidas estão certissimos

  • Wilson disse:

    Graças a Deus! Esses borrabotas só trabalham em benefício do time do Ceará. Parabéns a diretoria do Fortaleza por ter tomado a iniciativa de solicitar profissionais de fora do Estado, gente capacitada e sem interesses em resultados.

  • Edvar de Oliveira disse:

    Que bom né? Que essa decisão seja tomada por eles, por que sempre beneficiam uns dos lados.

  • Augusto disse:

    A torcida do Fortaleza ficou preocupada com essa decisão.
    Todo mundo sabe que o quadro de árbitros aqui do Ceará é todo alvinegro.

  • Carlos Tavares disse:

    Quem deveria ter feito BO era a torcida do Fortaleza, que paga ingresso caro para ver um jogo limpo, mas o que viu foi um roubo dentro da Arena Castelão no último clássico, quando o árbitro da partida deixou de marcar um pênalti claro e ainda expulsou o jogador do Fortaleza com cartão vermelho direto, prejudicando o clube e influenciando no resultado da partida. Que tenham clube p torcer, mas sejam parciais, afinal vocês são árbitro e não o décimo segundo jogador do Kanal.

  • Rocha disse:

    Fácil, o uniclinic solicita a junto a fcf a arbitragem de fora , podendo ser até de RN ou PI .

  • Paulo César disse:

    Estes arbitros deveriam era melhorar seu trabalhos, reconhecerem seus erros do que ficar fazendo greve contra time.

  • Fernando disse:

    Na realidade de criou uma expectativa muito grande em cima do Rogério RogérioCeni, como viram q ele é um técnico comum e estão comedo de ver todo o investimento jogado fora, começaram começarama falar da arbitragem p garantir os resultados. Os árbitros estão certos.

  • Tricolorido disse:

    Valei-me o salario do mito ceni vai pros arbitros de fora.. ajuda me leao com dinheiro meu padim ciço..

  • Fernando disse:

    Na realidade se criou uma expectativa muito grande em cima do Rogério Rogério Ceni, como viram q ele é um técnico comum e estão com medo de ver todo o investimento jogado fora, começaram a falar da arbitragem p garantir os resultados. Os árbitros estão certos.

  • Leonardo disse:

    Sempre defendi e vou continuar defendendo árbitro de fora para apitar os clássicos.
    Infelizmente, nossa arbitragem deixa dúvidas no que se refere a interferência da paixão clubista, tanto de para um lado como para outro.
    É necessário um alto investimento para profissionalizar a arbitragem cearense, que para mim, é uma das piores do Brasil.
    E isso é tão verdade que não temos árbitros cearenses no quadro da FIFA.
    Uma vergonha!
    Antes de se negarem a apitar jogos de A ou B, procurem se especializar!!!

  • Mário Hélder disse:

    O Stella tá doido só tem o mísero campeonato. Cearense pra ela disputar.

  • Sebastião Correia disse:

    A verdade é que árbitros cearense são inteiramente desprezados pela CBF, não tendo oportunidade de apitarem nem jogos da série D, e são desprestigiados também aquí.

  • DANIEL DANTAS do NASCIMENTO disse:

    Que seja feito conforme desejo de ambos. Só espero que o ônus para trazer árbitro de fora seja sempre do Fortaleza.

  • DANIEL DANTAS do NASCIMENTO disse:

    Só espero que o Fortaleza não seja penalizado com o ônus para trazer árbitro de fora como acontece no jogo de hoje. A culpa, deste desentendimento é única e exclusiva do árbitro da partida anterior, que não aplicou a regra para os dois lados.

  • Alexandre disse:

    A arbitragem usurpou o Ferroviário contra a lioa.. Acho que o juiz imaginou que ajudando a lioa eles iriam privilegiar os arbitros.. Deu merda.. Vao se juntar a quem nao presta tai o resultado.. Eu faço é rir dos dois..

  • Daniel disse:

    Ótimo!! Dessa forma(com arbitragem toda de fora) o Fortaleza será o Campeão cearense sem nenhuma “interferência externa”.

  • Cesar Filho disse:

    Eugenio simon odiava ser chamado de ladrão e vejo as arbitragens dele contra o Fortaleza

  • Robério Sacramento disse:

    Não saber perder e buscar justificativas esdrúxulas é a saída mais fácil.

  • Fernando Fernandes disse:

    E os canalinos com seus comentários apenas reforçam o que todos nós já sabemos: a bendita ajudinha dos sopradores de apito acabou! Vamos ver como se saem, quando árbitros de fora sem simpatia com este ou aquele time virá para apitar jogos do Leão de Aço.

  • Lauro disse:

    O Fortaleza não tem culpar por ter arbitragem incompetente e despreparados vão todos ter que fazerem um aprendizado com mais rigor nas regras. Estão todos muito fracos. O nosso futebol já é um desastre aí vem os árbitros aí é uma bosta.

  • Eduardo Leão disse:

    É perseguição sim por parte da abritagem cearense ao Fortaleza. Em 2016 o mesmo César Magalhães marcou mão do Lima. Sendo que a bola bateu na cabeça dele. Depois de marcar pênalti pro kanal. Ele marcou um a favor do Leão que tbm não foi pênalti. Árbitro fraco.

  • Perfeito! Só assim o tricolor deixará de ser prejudicado. Os erros repetidos contra o Fortaleza acontecem há muitos anos. Espero que a arbitragem cearense continue bem longe dos jogos do leão.

  • Reginaldo disse:

    Vão deixar de ganhar um bom dinheiro .guanto ao Fortaleza tá nem air problema da federação.arbtros todos torcedores do canal.

  • Orlando Nobrega disse:

    O Fortaleza perde, culpa o arbitro, e nao aceita mais arbitro local. Quer dizer que topa peia que levar na serie B vai pedir um arbitro europeu pra apitar as suas partidas?
    Haja manga pra pagar tamanha conta…

  • Paulo Miro disse:

    Confissão de culpa !!! o Ferroviário também representou contra a arbitragem e NADA foi feito pela Associação dos árbitros !

  • Phelipe disse:

    A FCF aplica uma taxa pra quem quer árbitro de fora e quando um clube se prontifica a pagar a referida taxa, ele é colocado a margem pelo sindicato. Ué, se não pode trazer árbitro de fora por que não coloca isso no regulamento?? Esse sindicato tem que ser punido isso sim, pois o Fortaleza não fez nada de ilegal.

  • Para o Fortaleza, isso é moleza. O time é rico e mantido por empresários milionários de Fortaleza. A torcida também é selecionada. É time grande. É o maior. O meu Vozão é que não pode tomar uma decisão dessa: pagar juiz de fora. O time mal arrecada…no campeonato cearense. Kkkkkkkkkk

  • MARCIO RODRIGUES disse:

    A STELA nunca aprendeu a perder pro Ceará, seja na violência ou colocando a culpa em terceiros SEMPRE mostra o mau caráter que este clube possui. Como se a arbitragem nunca tivesse favorecido eles, inclusive para não ser rebaixado para a quarta divisão contra o CRB pouco tempo atrás

  • Vozão 1914 disse:

    AGORA SIM , O CEARÁ GANHARÁ O CAMPEONATO COM TRANQUILIDADE, SÓ COM A FEDERAÇÃO A SEU FAVOR SEM O QUADRO DE ARBITRAGEM O “TIME NANICO” NÃO VAI A LUGAR NENHUM

  • Manuel Sampaio Teixeira disse:

    NÃO CONCORDO COM AS DELIBERAÇÕES DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM DO ESTADO DO CEARÁ

    O PROPRIO REGULAMENTE NORMATIZA QUE QUALQUER CLUBE PODE PEDIR ARBITRAGEM DE OUTRO ESTADO, DESDE QUE ARQUE COM AS DESPESAS. O FORTALEZA ESTÁ ARCANDO COM AS DESPESAS. SE TIVESSEMOS UMA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL ATUANTE, ELA MESMO FICAVA COM A RESPONSABIIDADE DE TRAZER ARBITRAGEM DE FORA, PRINCIPALMENTE DEPOIS DA MELANCOLICA ARBITRAGEM DO PRIMEIRO CLASSICO, ONDE O FORTALEZA FOI ALTAMENTE PREJUDICADO COM A NÃO MARCAÇÃO DE DOIS PENALTIS A SEU FAVOR.

  • Pedro Paulo Torres Carvalho disse:

    Nós torcedores do Fortaleza não estamos nem um pouquinho preocupados!

  • torcedor disse:

    “VALAMIM Deus”……agora laskou foi tudo…. num temu condição de pagar arbitragem de fora….dinheiro aqui é coisa rara….tamu vivendu as custas dos empresários….. acho que eles já tão é querendo cair fora dessa kanoa furada…..

  • torcedor disse:

    TIMI PIQUENU (by Emerson Leão, o mundo e o seu Raimundo…kkkkkk)…..sofre…… seríssimo candidato a retornar a seu posto de porteiro da TERCEIRONA…..afinal são 15 CCCCCCCCCC

  • Carlos Aguiar disse:

    Traz da Europa pra próxima partida, quem sabe assim não ganhe…

  • antonio de oliveira sousa disse:

    É. a torcida do time listrado não tem o que reclamar mesmo de arbitragem, pois sempre foi beneficiada por ela. Queria ver o que iriam dizer depois do jogo de hoje quando o Leão estava ganhando de 1×0 e no lance do gol deles, o Felipe Azevedo fez falta no Jussane o derrubando fazendo a lavanca embaixo e empurrando por cima. Será que o juiz levou somente os 35 mil pago pelo Fortaleza? Pois teve várias faltas à favor do Fortaleza que ele não deu. Já à favos do time listrado ele deu até as que não eram.

  • Gabriel Almeida disse:

    O LEÃO DE AÇO tá certíssimo em chamar árbitro de fora. Porque querem dar o campeonato para o canal.
    Se hoje houve empate, poderia ser mais uma derrota para o Tricolor de Aço do Pici se fosse um árbitro daqui. Expulsariam um do Fortaleza na primeira falta, ou marcaria um pênalti para o imundo canal, ou invalidada o gol tricolor. Sei lá!
    E o injusto e passional TJDF-CE apoiaria tudo que o canal, também imundo, fizesse.
    O MAIOR, MAIS VIBRANTE E MAIS LINDO CLUBE DE FUTEBOL DO ESTADO, O FORTALEZA ESPORTE CLUBE, VAI VENCER CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  • Chico caucaia disse:

    Gol do furtaleza impedido…ah brasil

  • Alípio Martins disse:

    O futebol cearense está melhorando aos poucos. Mas a marmota ainda continua a existir. Essas coisas bizarras que acontecem mostram que estamos longe pra evoluir totalmente. Amadorismo de dirigente. Se o Fortaleza não tem competência pra vencer em campo, culpar a arbitragem é ridículo. Todo time tem do que reclamar em relação a isso.

  • Virgílio Matos disse:

    Trata-se de mais um besteirol do nosso futebol.Fortaleza joga no meio da semana e vamos ver se isso é verdade!!!

  • Valcelí disse:

    Os Tricolores agradecem esta decisão do sindicato!

  • Xande30 disse:

    O time é ruim, não joga nada, só está disputando só o cearense fora o brasileiro B e, quer colocar a culpa em arbitragem. Se ontem tivesse ganho o jogo, iriam dizer que foi pq a arbitragem era de fora. Como não ganharam vão dizer agora? Arbitragem das Zuropa? De Marte? O técnico Mico…Micôcô ainda estava reclamando da arbitragem na coletiva. No dia que eles ganharem do vozão aí sim vão dizer que o timeco joga muito e juiz foi bem kkkkk. Quem assistiu, viu a posse de bola, estavam só relaxando….

  • Bosco disse:

    Não sou o Rogério Ceni para ficar chorando porque o gol do rival foi impedido. O gol do Gustavo foi impedimento sim. Além da cabeça do jogador está na frente da linha na hora da cabeçada, se não bastasse isso, ele voltava do impedimento para se colocar no local supostamente correto para receber o cruzamento e cabecear. A imagem mostra ele perto do Everson voltando ao perceber que vinha um cruzamento para se colocar para receber a bola e o auxiliar olhando para o cruzador, fato que impediu o auxiliar de perceber ele voltando do impedimento. Mas não vou chorar como o Rogério Ceni não. O lance foi dificil e errar é humano e estamos treinando no estadual para jogar outras competições. Ceni só ganha mesmo de time de série D.

  • Xande30 disse:

    A arbitragem cearense está certa. Deixa o time vítima da sociedade se lasc….O dinheiro é deles, se quiserem trazer de fora potem trazer. Enquanto só vocs estiverem pagando, o Vozão está jogando, só parem de chorar, parecem mulherzinhas, está ficando feio.

  • Rogério disse:

    É um favor que faz ao FEC . Os caras em todo os jogos do campeonato cearense fazem lambanças, cometem erros bobos e na maioria das vezes prejudicam o trabalho de toda uma semana. Ninguém é perfeito e não foge a regra o árbitro, porém os daqui são muito ruins. É por isso que não apitam 1ª divisão, faz tem…po.

  • Hugo Moreira Pinheiro disse:

    A confusão está formada entre os árbitros da FCF e o Fortaleza E.Club, devido ter vindo de fora, os árbitros que atuaram no clássico Fortaleza x Ceará. Aliás foi uma grande “besteira” do Fortaleza ter trazido árbitros de fora para apitar essa partida, já que temos bons apitadores o que evitaria esses gastos por parte do Fortaleza, que já vem tendo prejuízos nos jogos do campeonato estadual,
    devido as baixas arrecadações em quase todos os jogos, com os times pequenos. As rendas das maiorias dos jogos não estão favorecendo aos times grandes quanto mais aos times considerados
    pequenos. Se o Fortaleza continuar a trazer árbitros de fora, o prejuízo vai aumentar ainda mais para o tricolor de aço. Pagar 30 mil reais ou mais por esses árbitros de fora não é negócio nenhum para o Fortaleza ou para qualquer outro time.

  • Kalil disse:

    AS VOVOZETES DA VOVOZINHA DO CANAL TÃO INJURIADAS PORQUE VAI FALTAR DINHEIRO PARA OS SOPRADORES DE APITO PAGAREM O INSOSSO-TORCEDOR DO CANAL.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Vasconcelos disse:

    Ainda bem. O empate de ontem foi bom para o Ceará. Ele jogou sem o seu melhor reforço: a arbitragem local.

  • Marcos Antonio disse:

    Quem devia ter pedido árbitro de fora eram os times que jogam contra o Ceará (Uniclinic, Tiradentes) que foram prejudicados por estas arbitragens, parece até que não tinha bandeirinhas atuando nestes jogos. Eu acho que um time de primeira divisão não tinha necessidade disto(ganhar com ajuda da arbitragem, é muito vergonhoso). Ainda bem que estes jogos estão sendo transmitidos para todo Brasil,a vergonha é nacional. Estes árbitros deveriam ter vergonha na cara e ver os lances dos jogos do Ceará contra: Uniclinic, Fortaleza e Tiradentes, em vez de estar punindo o Fortaleza pelos erros deles. Por que os erros decisivos só são a favor do Ceará?

  • Chico Caucaia disse:

    35 mil, valor do gol do furtaleza em completo impedimento.

  • Antônio Iran Pedrosa da Silva disse:

    Talvez assim o Fortaleza consiga terminar seus jogos com seus jogadores em campo,pois todos sabemos que o time do Ceará é protegido pela comissão de arbitragem do estado,cabe uma investigação das autoridades no assunto e afastar torcedores do Ceará da comissão de arbitragem…

  • Antônio Iran Pedrosa da Silva disse:

    Ah,ah,ah e agora quem vai roubar pro timinho do Ceará em clássico rei?,agora os caras vão ter que jogar de verdade pra ganhar do Fortaleza,sem a proteção dos árbitros torcedores o Ceará se torna um time normal ( mostrem futebol agora )…

  • Walberto disse:

    O sindicato não vê os erros dos juízes, que muitas vezes prejudicam por demais os times, muito menos aplica aos mesmos cursos e especializações, mas fica exacerbando conflitos nos quais somente os árbitros cearenses, serão prejudicados. Árbitros abram o olho vejam se realmente estão sendo devidamente representados.

  • joao givanildo disse:

    O presidente do Fortaleza depois dessa é que não deveria querer mesmo essa cambada apitando os jogos do Leão.

  • Delano disse:

    Estela Chorona Perde e coloca a culpa no JUIZ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ESSAS PRAGAS FICARAM 7 PARTIDAS SEM GANHAR , GANHARAM UMA QUE O RATO AJUDOU E EMPATOU ONTEM , LÁ EM CURITIBA FOI 0X0 VCES NÃO GANHARAM NADA E TEM TUDO PRA PERDER , AFINAL O FURACÃO É DE SÉRIE A E VCES VÃO DISPUTAR DEPOIS DE MUITOS ANOS NA B E A JUIZADA OU APRENDE A APITAR OU VAI FAZER OUTRA COISA NA VIDA.

  • Tricolor Sério disse:

    Fora Rogério Ceni ! Técnico enrolam! Recebendo 150mil para fazer a torcida passar vergonha! FORA CENI !

  • carlos disse:

    A F C F, deveria ter vergonha, e criar um programa, prá arbitragem, tipo de olho na regra é outra iniciativa era de assinar convênio com outras federações do nordeste, para sanar possíveis problema, com relação aos nossos árbitros, não estão bem orientandos e arrisco a dizer que são piores, e não tem perspectiva, em relação aos dos outros estados.

  • carlos disse:

    O árbitro César Magalhães, já foi escalado, prá apitar um jogo dá série A ano passado, fez confusão depois não certo na série B foi parar na C e D..

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =