Futebol do Povo

Fortaleza 1×1 Ceará: os dois saem fortalecidos de um Clássico-Rei espetacular

1665 13

Osvaldo e Reina entraram no 2º tempo e contribuíram ofensivamente para suas equipes. (Foto: Mateus Dantas)

O apreciador de futebol que reservou a noite de domingo para assistir ao segundo Clássico-Rei de 2018 foi presenteado com um legítimo espetáculo. Em jogo à altura das grandezas de Fortaleza e Ceará, os dois maiores clubes do Estado protagonizaram um dos melhores clássicos dos últimos anos, que terminou empatado em 1 a 1 e teve sabores antagônicos para Tricolores e Alvinegros.

Dos dois lados viu-se intensidade, comprometimento tático, entrega coletiva, atuações monstruosas de goleiros, centroavantes decisivos… Apesar da igualdade no placar final, o Clássico-Rei de ontem teve um vencedor: o bom futebol.

Vivendo bons momentos, Fortaleza e Ceará entraram no Clássico-Rei fortalecidos. Sair derrotado no derby, porém, poderia representar uma baixa de confiança em algum dos lados. Mas, com a igualdade no placar e a atuação de alta intensidade que os dois times apresentaram, tanto Tricolores como Alvinegros saem do clássico satisfeitos.

“Meu time sai muito fortalecido psicologicamente. Jogamos bem melhor hoje do que no primeiro jogo. Temos condições de passar à fase seguinte.

Demonstramos que temos desejo, alma e coração para encarar o Ceará de igual por igual”, analisou Rogério Ceni.

“Nosso time fez um jogo equilibrado, qualificado, com estratégia que foi seguida à risca. Jogamos na quarta-feira em Curitiba, tivemos viagem, e hoje fizemos um jogo consistente, mais perto da vitória que nosso adversário. Isso nos deixa muito satisfeitos e mostra que estamos no caminho certo. O time está crescendo”, avaliou Marcelo Chamusca.

Recomendado para você

13 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Meus amigos,foi o melhor clássico-rei dos últimos anos sem sombra de dúvidas! O placar mais justo,TAMBÉM!
    Jogo em que se não fossem os goleiros em noite inspiradíssima ( 6 defesas dificilimas p/o Boeck e 3 do lado do Everson) ,teríamos placar elástico no clássico.

    Mas vamos falar do maior campeão do estado e que nunca soube o que é série C…Eu disse aqui no espaço que não estava tão confiante p/ o jogo de ontem.Mas reconheço que diante das circunstâncias,o time se portou muito bem.No segundo tempo o preparo físico do time foi melhor até mesmo que no primeiro.Isso é louvável diante de toda a maratona de jogos,viagens…Mas apesar da garra que vem caracterizando este grupo,sabemos que ela poderia ser melhor presenteada caso peças fundamentais do ataque trabalhassem à contento.Tbm já está provado por A+ B que essas 2 laterais alvinegras são apenas remendo.O Pio é cobrança de falta e nada mais.Ontem ele deixou o ataque do 8C fazer a festa,que o diga Oswaldo.Mas Pio pelo menos cobra falta.E o Rafael Carioca que nem isso? Tivéssemos 2 laterais mais cascudos no âmbito defensivo essa buchada de 3 cores nem andava…Impossível não falar tbm mais uma vez da displicência do Elton.O homem parece que vai jogar com fome,não consegue segurar a bola,não faz mais o pivô como todo centro-avante deve fazer.O rei Arthur agradece !! Mas mesmo com toda essa inoperância ainda deixaria Elton sempre no primeiro tempo dos jogos.O Arthur deve continuar a ser a nossa arma no segundo tempo.Está dando certo,não está!?
    Indo para o meio-campo,a obviedade: Ricardinho nulo. Reina vem evoluindo juntamente com Juninho.Wesclei fez seu melhor jogo até aqui.Mas prefiro não me empolgar…

    Enfim…Claro que gostei do resultado.Vai ser fundamental ganhar do Ferroviario na quarta.Com um jogo a menos,ficaremos em situação confortável. O vozão precisa chegar a final e ponto final.Na final a gente conversa.

    Pra concluir,um recado para torcida iludida do estado : vocês acham mesmo que não devemos comemorar um empate num clássico cheio de rivalidade onde nesse campeonato de 2018 vocês estão encarando com uma copo do mundo,champions league da vida e só tem isso pra jogar? É mesmo? É muita hipocrisia,descaramento e falta de senso futebolístico ! Comemoramos porque estamos tirando um único prato de comida de vocês,nada mais…
    Um outro recado ,agora para o Rogério Ceni : tem tudo pra evoluir como técnico.Achei muito inteligente o esquema dele,sobretudo porque foi pensado em cima de todas as circunstâncias do alvinegro. No entanto,essa falsa humildade dele é repugnante.Rogério tem que saber reconhecer que do outro lado tem um clube tbm centenário e que sim,impôs dificuldades ao time dele.Mas escutando as entrevistas dele temos a impressão que só o time dele jogou e teve chances.Parece relato do de jogo do Barcelona contra algum guarani de sobral da vida…Chega a ser hilário ! Vamos vender nosso peixe,mas sem cair no cinismo Rogério Ceni…

    Agora vamos pensar na copa do Brasil e na Copa do NE.Competição que dá granda,visibilidade…Tal qual a aclamada liderança do meu manjadinho minha vida…kkkkkkkkkkkkk

    Boa segunda-feira à todos. #ArthuraOUsurta ! #OarbitroNaoFezgol

    Saudações alvinegras.

    • Leonardo Miranda disse:

      Quer dizer que se o Kanal tivesse dois laterais cascudos na parte defensiva, o ataque tricolor não iria nem funcionar? Você já pensou na hipótese de que se o Fortaleza tivesse zagueiros melhores que as buchadas Adalberto e Ligger, teus atacantes não pegariam nem na bola? Já pensou que tendo um volante de marcação no Ricardinho e um meia de criação rápido nos passes (duas coisas que o Fortaleza não teve ontem), o meio de campo do teu time não criaria nada?

      Tudo tem lados, meu caro. Sinceramente, não acho o Fortaleza ruim e inferior ao Kanal. Pode não ser melhor, mas também não é pior. Quando bota a bola no chão, joga de igual pra igual.

      Já vi comentários seus mais sensatos, meu caro. De uns tempos pra cá parece que você está deixando o clubismo falar mais alto.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Acontece meu caro,que pelo poder financeiro o Ceará não era pra estar jogando com 2 laterais praticamente improvisados.Eu sempre falo levando em conta a capacidade do meu clube.
        Obviamente que se voces tivessem outros atletas no lugar desse que vc citou,talvez poderia tbm endurecer o jogo um pouco mais…Mas o que eu quis dizer de fato foi que o Ceará pecou em setores essenciais,onde não poderia ter errado ,sobretudo pela capacidade financeira de suplantar em larga escala pelo menos o maior rival…

    • Rogério disse:

      Só o cearense pra disputar ? E a Bzona? Acorda doidim!

  • Bruno disse:

    Foi um belo jogo. ainda não acredito como o Boeck defendeu algumas das bolas do Pio. Incrível. Eu não gosto do Pio como lateral, mas ele tem esse diferencial do chute.

  • João Ximenes disse:

    LEÃO DE AÇO 1 X 1 Eles LÁ(os daqui)

    Boeck; Adalberto, Jussani, Ligger; Tinga, Felipe, Pablo(Natel), Igor(Uchôa), Bruno; Edinho(Osvaldo), Gustavo.

    “De novo” CENI resolveu entrar com 3 zagueiros, num jogo que era sabido, maioria das jogadas Deles LÁ(os daqui) é INFILTRAÇÃO na diagonal ou jogada pelo meio, e pra isso bastaria os 3 volantes escalados(Felipe, Pablo, Igor). Dificilmente Eles LÁ(os daqui) procuram a linha de fundo, pois nem Pio(que afunila), nem Rafael Pereira levam riscos quando conseguem chegar ao fundo. A bola Deles(os daqui), de 10, 8 passam pelo meio campo. Pio só sabe ficar dando aqueles bicudos malucos de longe(mais “perigosos”) – além da bola parada -, enquanto que Rafael quando cisma de ir no fundo, vai exatamente quando não tem ninguém do seu time por perto, e máximo que consegue é ficar ilhado e jogar pra trás, e ainda tem o Felipe Azevedo que quando pega na bola, é outro que afunila pra dentro, pra tentar a parede com o Elton(tentaram isso pelo menos umas 5 vezes). Aliás em bolas paradas é que eles chegavam com mais freqüência.

    CENI e seu “departamento de inteligência(?)” era pra saber desse detalhe mínimo que qualquer pessoa que ver Eles LÁ(os daqui) jogando enxerga fácil fácil essa condição.

    Fato é que CENI mais uma vez VACILOU, quando resolveu entrar com 3 zagueiros num CLÁSSICO, onde sabia-se que o adversário ia ficar na espreita, esperando exatamente um empurrão dos zagueiros nos laterais pra abrir uma avenida na zaga, que é por onde gostam de jogar.

    Vou falar pela última vez o que penso sobre 3 zagueiros num time: USA-SE QUANDO NÃO TEM-SE CONFIANÇA, EM PELO MENOS UM DOS LATERAIS, OU VOLANTE, E/OU QUANDO É TRABALHADO EXAUSTIVAMENTE NOS TREINAMENTOS DIÁRIOS. NA MINHA VISÃO PERDE-SE É MAIS UM HOMEM DE MEIO E/OU FRENTE, QUE NUM JOGO DESSE(sabedor da forma de jogo do adversário) PODE SER FATOR DETERMINANTE. E poderia ter sido quando da entrada do OSWALDO, se EDINHO não sai com “câimbras” pra ele.
    Muito mais futuro jogar com 2 zagueiros; entrando UCHOA na volância, pois Uchoa posiciona-se entre os dois, que empurram os laterais alternadamente(vez do lado, vez do outro), enquanto que com os 3, os laterais ficam espetados do meio pra frentes o tempo todo, tirando o espaço, por exemplo, do EDINHO, que “de novo” rendeu muito pouco, além de ficar fácil a marcação neles: Boeck; Tinga, Jussani, Ligger(Adalberto), Bruno; Uchôa, Felipe, Pablo; Alan, Natel(Edinho ou Osvaldo), Gustavo.

    NÉ POSSÍVEL QUE CENI NÃO TENHA PERCEBIDO, ainda, QUE A MELHOR FORMAÇÃO É ESSA ?!

    Nessa formação até Boeck, as vezes – que já vi -, aparece de líbero, porque o time tá posicionado mais adiantado, empurrando o adversário nas cordas(no seu campo) quase que o tempo todo.
    O rendimento da equipe na formação com 3 zagueiros é nitidamente desfavorável, porque perdemos a surpresa da chegada dos laterais no fundo, pois os mesmos já estão lá o tempo todo.
    MEU DEUS DO CÉU !

    CENI tem de rever esse seu conceito sobre essa formação e voltar pro feijão com arroz, sob pena de LEÃO DE AÇO ficar muito previsível(diria até, já é), principalmente quando da Bzona.

    O JOGO ?
    Foi bom pela vontade dos jogadores dos dois lados; pelo equilíbrio – mais por respeito que propriamente superioridade de um dos lados, além é claro, do IMPONDERÁVEL FUTEBOL quando, mais uma vez, um resultado foi conseguido no último minuto… DA PRORROGAÇÃO.

    Pô! afinal de contas… ERA UM CLÁSSICO né.

    Detalhe: e pensar que ADALBERTO quase entrega a rapadura nos finalmentes, querendo TENTOU RECUAR UMA BOLA DE PEITO pro Boeck, que por pouco Eles LÁ(os daqui) aproveitam e viram o jogo.
    Adalberto só podia é tá maluco ou cansado até os novelos. Tentar RECUAR uma bola de peito, dentro da pequena área numa hora daquelas…

    Ah! e o CHAMUSCA em ?!

    DUAS DELE. A primeira logo que chegou Neles LÁ(os daqui), e a outra pós clássico, depois de Ceni na semana ter comentado: “treino com 10 jogadores porque Eles LÁ(os daqui) sempre estão com um a mais”.

    1. “tem uma linha muito tênue entre a teimosia e a convicção. A teimosia é uma convicção que não deu certo”.

    2. “jogamos sempre com um a mais, a nossa torcida”.

    A primeira ASSINO EM BAIXO e dedico ao Ceni, pois encaixa direitinho com o que penso sobre a história dos 3 zagueiros, enquanto que, queria, Chamusca ter dito essa segunda, antes do jogo.
    Já pensou ele não consegue o empate, no abafa, aos 48 do segundo tempo no 11 contra 11 ?

    • João Ximenes disse:

      Mais uma do CHAMUSCA…

      Quando ele resolveu meter ARTHUR no jogo, quase nos finalmentes, ao invés de orientá-lo taticamente, disse simplismente o seguinte(palavras do próprio Chamusca em entrevista ainda na beira do campo):

      “GAROTO… TU VAI TER POUCAS CHANCES NESSE JOGO. MAS TÔ TE DANDO A CHANCE DE SAIR DE CAMPO, MAIS UMA VEZ COMO HERÓI”.

      Traduzindo pro futebol: ENTRA LÁ E TENTA SALVAR MINHA PELE PELO AMOR DE DEUS.

      E não é que ele salvou !!!!!

  • Robson disse:

    Pois eu digo que só houve um “vencedor” no jogo de ontem: basta ver que só há uma lado comemorando esse empate.

    Aliás, já são 2 jogos sem perder para o Fortaleza EC, para quem passou os últimos 3 anos sem vencer, explicado está tal comemoração.

    Porém, mesmo em caso de vitória do Fortaleza EC minha avaliação do desempenho tricolor seria menos “otimista” que a média: o time fica travado com 3 zagueiros, lento demais nas trocas de passes com 3 volantes, sobretudo quando um desses volantes é especialista em dar passes errados e lançamentos para as placas de publicidade.

    Chamou-me atenção também o declínio físico do time tricolor no segundo tempo e o recuo demasiado do time após abrir o placar. Um pouco mais de fôlego e inteligência e teriamos matado o jogo em um dos contra ataques que o rival nos proporcionou.

    Se há algo a ressaltar é a maior consistência defensiva do meio de campo tricolor e a polivalência de Iago.

    Enfim, ainda falta muito a evoluir, mas o time mostra que em situações normais de “temperatura, pressão e principalmente arbitragem”, pode lutar pelo campeonato contra qualquer rival.

    Em tempo, ontem ficou claro que a arbitragem nos clássicos deve ser sempre de fora. Erros sempre vão acontecer, mas erros de um árbitro sob suspeição tem outra proporção.

    Saudações Tricolores !

  • Dilmas filgueiras Jr disse:

    Chora mais leoa ferida. Bzona vem com tudo.

  • TRES PONTOS EM JOGO E NADA MAIS , SE HOUVER OUTRO JOGO SERA EM OUTRA FASE , O ROGPERIO TEM QUE TESTAR O TIME , TEM CARENCIAS TEM , MAS JÁ MELHOROU E MUITO , E SE TIVER FINAL AÍ É SANGUE NO OLHO E COMER A COMIDA E SE PRECISAR O PRATO.

  • carlos disse:

    O Leandro Gonçalves viu outro jogo direto da lua, se o chamusca, tivesse observado o que foi que fez o Elton e o Ricardinho poderia ter feito coisa melhor, de resto o jogo foi parelho

  • Chico caucaia disse:

    Gol do furtaleza empedido, valeu 35…. ah brasil

  • Yuri disse:

    Falta no Ligger e gol do canal papa-ovos.
    Pena que esse péssimo juiz não deu a falta.
    Cometa canal2018 breve retorno.
    AVANTE LEÃO!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *