Futebol do Povo

Fortaleza: mérito ofensivo dá justa liderança da Série B, mas postura defensiva precisa de correção

3068 23

Inquestionável, a liderança do Fortaleza na Série B com nove pontos em nove disputados tem no sistema ofensivo sua principal referência. Mais do que os sete gols marcados, a equipe criou muito nos jogos contra Guarani, Boa e CRB. As razões: além da disposição tática voltada para a posse de bola, movimentação constante, jogo apoiado e agressão ao adversário dentro ou fora de casa, os jogadores têm mostrado uma postura diferente daquela vista no Campeonato Cearense. Há uma entrega no gramado que chama a atenção porque é perene. Na partida contra o CRB, nesta terça-feira, no Castelão, foi assim o tempo todo, coisa para a torcida ter orgulho.

O outro lado do desempenho da equipe é o sistema defensivo. Para seguir com segurança nas próximas 35 rodadas, é preciso uma rota de correção. Há problemas no posicionamento dos zagueiros tanto nas bolas aéreas como nas jogadas de velocidade do adversário. Outro ponto: não raro, laterais e volantes, atacando quando o time tem a bola, não conseguem fazer a reposição ideal na perda da pelota, permitindo espaços amplos.

A equipe sofreu apenas dois gols na Segundona, mas contra o CRB permitiu diversas oportunidades, incluindo dois lances em que a equipe de Alagoas foi prejudicada pela arbitragem no segundo tempo, quando a partida já estava 3 a 1. O primeiro: um pênalti cometido pelo zagueiro Diego Jussani, que defendeu com o braço uma bola que entraria no gol. Era para o jogador ter sido expulso, inclusive. E um gol do CRB mal anulado por impedimento que não ocorreu, em que pese o lance ter sido difícil para o auxiliar.

Próximo confronto do Fortaleza é no feriado, terça que vem, contra o Londrina, fora de casa. O jogo está marcado para começar às 16h30min.

Recomendado para você

23 Comentários

  • Rogério disse:

    Excelente vitória. Sabemos que a competição é longa e que tropeços virão,porém acumular pontos e permanecer no G4 é um ótimo cartão de visitas e preocupa os adversários. Agora é esperarmos como o time se comportará em Londrina. Esperamos que seja com a mesma pegada. Sigam o líder !
    Saudações Tricolores !

  • Leandro Gonçalves disse:

    Lógico que o eterno porteiro da série C tem seus méritos em estar nessa posição momentânea.O futebol é bola na rede.E só põe a bola no fundo da rede quem tem competência para tal.

    Mas ganhar de um Guarani com 5 desfalques,do Boa que em 15 jogos na temporada marcou 5 gols e do lanterna CRB não dá margem para grandes pretensões até o momento.Exceto para os transloucados lunáticos,que não são poucos…
    Outra coisa que o meu vice tbm pode aproveitar é do espaço entre os jogos.Ainda não entraram naquela fase de jogos na sexta,depois na terça…Ainda estão em 1 jogo por semana….

    É hora da vaquinha de 3 cores aproveitar o bom momento,porque o mamão com açucar vai acabar…kkkkkkkkk

    • Kaio disse:

      Assim como o eterno porteiro da série B irá voltar ao seu aconchegante ninho no final do ano.Foi na série A pra apanhar e voltar para de onde nunca devia ter saido!!

    • antonio de oliveira sousa disse:

      Meu caro Leandro Gonçalves, vai se preocupar com teu time que é melhor. E mais tarde tem mais peia viu?vai

  • CARLOS LIMA disse:

    vou falar de uma coisa que não estão observando nos jogos do F.E.C ( freguês eterno do Ceará ) que é o fator “CENI” na beira do gramado. ou seja o CENI por ser uma figura conhecida nacionalmente, ter acesso fácil com a imprensa esportiva nacional, ter um “STATUS” de estrela pelo São Paulo..etc..

    todos esses fatores estão influenciando nas decisões dos árbitros e bandeirinhas, na hora que vão decidir sobre lances duvidosos. sempre estão decidindo em favor do time do Rogerio Ceni. se não vejamos :

    1) penalti assinalado contra o Boa Esporte : o zagueiro do Boa Esporte está de costas quando a bola toca no seu braço, não houve a menor intenção do jogador, e foi marcada a penalidade, o próprio comentarista da Sport Tv disse que não houve a penalidade .

    2) penalti cometido pelo Jussani, ele praticamente abre o braço esquerdo com a nitida intenção de desviar a trajetória da bola que ocasionaria no gol do CRB.

    3) o impedimento marcado no gol do CRB, as imagens são claras, quem tiver acesso ao vídeo vai constatar que o jogador tinha condições legal, não estava impedido.

    OBS: são três erros em 3 jogos, ainda faltam 35 jogos para terminar a Série B, nesse rítmo vão ocorrer ainda uns 20 erros a favor do Rogério Ceni (F.E.C).
    os adversários que “abram os olhos” enquanto é tempo, pois o “FATOR” CENI ,vai continuar influenciando nas decisões das arbitragens até o final da competição.

  • CARLOS LIMA disse:

    concordo que o time do F.E.C (freguês eterno do Ceará ) evoluiu bastante em relação ao futebol apresentado no Estadual, até porque dois ou três jogadores que não estavam no time, melhoraram a qualidade técnica do mesmo.

    porém não esqueçam alguns “iludidos” torcedores do F.E.C ( freguês eterno do Ceará ) que dos três adversários que enfrentaram ( Guarani, Boa Esporte, Crb) os dois ultimos estão na LANTERNA com ZERO ponto, e uma carrada de gols negativos, e o Guarani tem duas derrotas em três jogos.

    ou seja, deixem para se alegrarem quando o time enfrentar Figueirense, Paysandu, Vila Nova, Coritiba, etc.. e mesmo assim continuar na liderança . porque uma coisa é vencer o Guarani fazendo o gol da vitória aos 49 min do segundo tempo, vencer o Boa Esporte e CRB ( lanterna e vice lanterna)
    com ainda precisando de erros da arbitragem, e outra coisa é vencer o Figueirense ou o Paysandu.

    vão se iludindo com essa “liderança” vão acreditando que o “FATOR CENI” vai resolver todos os jogos
    que os árbitros sempre vão olhar para a borda do campo, vão olhar para o CENI e pensar ” na dúvida eu não vou marcar contra o CENI”..

    uma hora os adversários da Série B vão acordar para a realidade e vão questionar essa situação.

  • Bruno disse:

    Sou torcedor do Ceará, mas espero que o Fortaleza possa fazer uma ótima campanha na Série B e subir. Espero que Ceará e Fortaleza estejam na Série A no ano que vem.
    Abraçoo

  • João Ximenes disse:

    Mais um jogo que, COMO DISSE ANTECIPADAMENTE, era pra PONTUAR, e FEC mais uma soube vencer.

    FEC nessas primeiras rodadas tá tão a vontade que até parece vai a campo já com o pensamento: “VENCEMOS NA HORA QUE QUISER”, tal facilidade que consegue CONTROLAR a partida.

    Guarani até aqui, foi o jogo mais duro, por estarmos em casa; contra o Boa em BH, FEC foi lá e ficou muito a vontade na partida. Teve momentos que parecia era o dono da casa; e ontem contra Crb, mostrou que consegue controlar o jogo da forma que quer(fez 1, 2; levou 1; e fez outro pra garantir).

    Já ouvi muitas baboseiras a respeito da campanha do FEC até aqui(3 jogos 3 vitórias) que de tanta INGENUIDADE não chega nem a irritar. E ouvi até de “expert’s” de imprensa que vivem e comem do futebol.
    Dentre as muitas “justificativas” encontradas – principalmente de quem é do outro lado -, é de que: “FEC foi beneficiado pela tabela”.
    FEC foi beneficiado pela tabela coisa nenhuma, porque a tabela foi divulgada quase UM MÊS antes de começar a competição. Portanto, os confrontos já estavam definidos.
    O que aconteceu é que FEC, apesar de ter TROPEÇADO, quando perdeu o campeonato Cearense, mesmo assim, MANTEVE O FOCO nessa Bzona TÃO ESPERADA, e o resultado taí.
    E não se enganem. A tabela continua IMEXÍVEL, a mercê de todos, com todos os jogos já definidos, e cada equipe já vai sabendo o QUE PRECISA FAZER pra se manter na briga até o final.

    Se Guarani, Boa e agora Crb não foram páreo pro FEC nessa primeira fase de ida, PACIÊNCIA.
    TEMOS TUDO A VER COM ISSO !

    FEC, vou insistir aqui, continua sendo escalado errado entrando somente com 1 volante e 2 meias que não acompanham o jogo sem a bola, deixando o único VOLANTE(Derley) correndo sozinho por ele e + 2, e com isso, a cada rodada estamos perdendo jogador por CONTUSÃO MUSCULAR(desta vez foi a vez do TINGA. Jogo anterior ADALBERTO e OSWALDO pediram pra sair por cansaço. Oswaldo voltou nesse jogo. Já Adalberto ficou pelo DM).

    Será que só vão conseguir detectar que a causa dessas contusões é a falta de mais um VOLANTE na marcação, e/ou somente quando o próprio DERLEY estourar.
    SERÁ POSSÍVEL QUE É SÓ EU QUE TÔ VENDO ISSO ?!

    Esse jogo mostrou mais uma vez o quão DERLEY tá sendo sacrificado, e isso pode custar caro mais adiante(toc toc toc, bati na madeira).
    Derley é mais osso que carne, mas nem assim tá imune a uma contusão muscular.

    Com esse poder de fogo que temos na frente(Oswaldo e EDINHO comendo a bola) e + GUSTAVO que só marcou de falta nessa Bzona; com um DODÔ desse da vida(aposto nele na meia) com maior segurança em arriscar mais jogadas individuais, e com sua visão de jogo, com certeza iríamos criar bem mais situações, e até ALIMENTAR mais ainda o Gustavo, pra que ele continue – OU VOLTE – a balançar as redes com a frequência que vinha acontecendo antes.

    Boeck; Tinga, Roger(Jussani), Adalberto(Ligger), Bruno; Derley, Felipe(Pablo), Dodô; Edinho, Oswaldo, Gustavo.
    Mantemos a BASE; reforçamos o meio na marcação; damos maior liberdade pro meia criar; garantimos segurança pras saídas dos laterais; e o mais importante, mantemos o poder ofensivo da mesma maneira com os 3 homens na frente.

    Que o CENI e/ou quem tiver por perto dele, chame-o, sente-se, faça uma AVALIAÇÃO aprofundada do DESEMPENHO ou DESGASTE individual, e principalmente no que se refere a perda de jogadores por CONTUSÃO MUSCULAR a cada rodada.

    TÁ BOM ? tá. Afinal de contas os resultados estão ai.

    MAS, futebol é assim: NUNCA DEVEMOS FICAR SATISFEITO COM O QUE TEMOS, e a procura por melhorias cada vez mais se faz NECESSÁRIO sempre.

    Agora vem Londrina lá; é o 12º hoje com 1 vitória(1 X 0 no Boa em casa) e 1 derrota(1 X 0 Paysandu em Belém); e joga nessa rodada contra a Ponte em SP.
    Adversário que vence em casa e perde fora na sequência, fica difícil IMAGINAR o que pode se esperar de um confronto assim. No entanto, já vi esse Londrina e ACHO, FEC tem plenas condições de ir lá e pontuar também.

    Campeonato tá rolando, FEC tá na disputa direta, e como já disse antes: TEMOS TIME PRA DISPUTAR ATÉ O FINAL.

    AGORA… JOGO A JOGO MEU CAMARADA.

  • FABIANO disse:

    ACHO QUE AS VOVOZETES DA VELHA DO CANAL DEVIA OLHAR MAIS PRO RABO DELAS, QUE TÁ PEGANDO FOGO, E A VOVOZINHA VAI LEVAR AINDA MUITA, MAS MUITA CHIBATA.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Valterlan Jr. disse:

    Time tá bem, ciente das suas limitações e da deficiência da equipe, RC e diretoria são muito conscientes nesse ponto. Pena que não aplicou essa formação base no estadual, teria sido campeão.

  • Robson disse:

    3 jogos, 3 vitórias e a liderança da competição e o melhor: jogando um bom futebol.

    Apesar da suposta fragilidade dos adversários, o tricolor fez o que se espera: impôs sua maior categoria e venceu. E para desepero do Kanelal, uma vitória contra um time do fim da tabela vale os mesmos 3 pontos dos times da ponta.

    A próxima peleja é contra um adversário mais qualificado e fora de casa, um empate já será considerado um bom resultado.

    Nada mau para quem ia ser rebaixado, segundo previsões dos grandes gênios às avessas de sempre.

    Salve o tricolor de aço !

  • OLIVEIRA disse:

    Alô Carlos Lima,tudo bem ? Tá chateadinho com a Campanha do LEÃO?
    DEIXA EU TE DIZER UMA COISA:TORCEDOR DE TIME QUE TEM UM penta ONDE O VICE É UM ATO,O TERCEIRO COLOCADO É UM PROCESSO E OS ARTILHEIRO DOS REFERIDOS ANOS 1915 A 1919 É:NENHUM OUTRO PARTICIPANTE FOI OFICIALIZADO(KKK É D +)TEM QUE FICAR É CALADINHO .FORA O CAMPEONATO DE 2002,LEMBRA?MADRIGAL?LEMBROU AGORA NÉ?LEMBRA TAMBÉM DE1992, CAMPEÃO POR TABELA.
    E DO PÊNALTI DO LATERAL DO Siará CONTRA O SÃO PAULO ,QUE CORTOU A BOLA COM A MÃO NA CARA DO ARBITRO , JÁ ESQUECEU?
    VC DEVE SE PREPARAR PRÁ LEVAR MUITA SOLA NA SÉRIE A (aonde vcs vão ficar só até dezembro) e ACEITAR O ADVERSÁRIO DE VCS ,NO CASO O LEÃO DO PICI,VIVER A VIDA DELE.
    COMO DOEU NO CORAÇÃO DE VCS VER O FORTALEZA NA BZONA NÃO FOI.
    TE PREPARA PRA SOFRER NOS DOIS PRÓXIMOS JOGOS KKK FLAMENGO AQUI,PEIA E DEPOIS CURÍNTIA E AÍ SÓ JESUS NA CAUSA.

  • Rogério disse:

    Bom , respondendo aos alvinegros de plantão: Leandro Gonçalves e Carlos Lima.
    ” O todo poderoso Ceará” ano passado obteve os seguintes resultados contra estes mesmos times que seriam comparados ao Real Madrid, Barcelona e Liverpool(Guarani – SP , Boa – MG e CRB-Al) respectivamente devido ao grau de dificuldades que tiveram. Guarani : 2×2 Ceará / Ceará 2×2 Guarani ; Boa: Boa 4 x 1 Ceará / Ceará 0 x 0 Boa e CRB 1 x 0 Ceará / Ceará 1 x 0 CRB.
    Entendo a revolta e o menosprezo . Continuem secando. Sigam o líder !
    Saudações Tricolores !

    • Leandro Gonçalves disse:

      Você só esqueceu de dizer que esse citados times não possuem o mesmo elenco da temporada passada. Na primeira parte do campeonato,o Guarani lutou na parte de cima.O Crb tbm fez boa campanha.E o Boa incomodou a todos durante boa parte do campeonato…

      Mas claro que na sua mente delirante isso não aconteceu…Vou seguir o líder,que nem no campeonato cearense…kkkkkkkkkkkkk

  • carlos disse:

    O Carlos Lima queima graxa, é evidente que o Ceará tem um time de série B desfalcado que foi dos atletas Lima e Leandro Carvalho, então ficou um da B literalmente, o fortaleza tem um time mais ou menos, ainda não dá pra dizer que vai subir, como o Ceará ainda não dá pra dizer se vai ser rebaixado, olhando os seus concorrentes, Chapecoense, Sport Bahia vitória, os mais fracos deles é Sport e Ceará. Bora contratar qualidade Vozão.

  • KSC disse:

    A próxima sequência de jogos será o batismo de fogo do FEC nessa série B.

    Londrina fora, Goiás em casa e Figueirense fora.

    Observemos e depois tiremos as conclusões.

    ST

  • Rogério disse:

    Leandro, já disse que entendo a sua revolta. O Boa terminou em 10°, O CRB em 15° e o Guarani em 16°. Belas campanhas.kkkkkk…
    Segue o líder , mané!

    • Alves disse:

      Coitado do Leandro.
      Deixa ele Rogério, a revolta não deixa os indivíduos racionarem logicamente.
      Acho que isso é compreensível também.
      kkkkkkkkkk

  • Chico Caucaia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk ah brasil

  • Pimentel disse:

    O FEC tá bem, tem que melhorar sua zaga, mas melhorou bastante, ah a mesma quantidade de jogos pra todo mundo, todos jogando contra todos, erros de arbitragem, até quando são contra, pênalti do boa, os caras não tão sabendo aproveitar.
    Com relação ao enalti a favor do leão, contra o boa, também não marcaria, embora o juiz tenha compensado, não justifica, mas lembro aos esquecidos, que em 2012, o Fortaleza teve um pênalti marcado contra si, em um jogo contra o ceará, é sim, contra o ceará, em uma final de campeonato e ninguém reclamou, aliás acharam pênalti, e a recomendação a época ainda falava de intenção, hj não fala mais, mas a penalidade foi marcada e devido ao gol, o csc foi campeão, o choro élivre, bora leão jogo a jogo

  • CARLOS LIMA disse:

    se tivessem enfrentado adversários de melhor qualidade ( Figueirense, Vila Nova, Paysandu, Coritiba ) e estivessem na liderança,teriam motivos para se sentirem “como torcedores do líder da Série B” de um
    promissor candidato ao acesso.

    mas enfrentar o Guarani ( sem 5 titulares ) e vencer aos 49 min do segundo tempo. depois vencer o Boa Esporte (lanterna ) com “ajuda” da arbitragem ( penalti inexistente ).

    depois enfrentar o CRB ( 5 derrotas seguidas ) que é vice o lanterna da competição, e mesmo assim precisou da “ajuda” da arbitragem ( 2 erros absurdos).

    baixem a Bola.. faltam 35 jogos.. não serão 16 jogos contra o CRB, 16 jogos contra o BOA Esporte, e 3 jogos contra o Guarani..

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *