Futebol do Povo

Flamengo foi melhor em tudo e venceu o Ceará sem dificuldade no Castelão: 3 a 0

3305 44

Foto: Staff Flamengo

Ainda que tenha jogado em casa, com grande apoio dos torcedores, o Ceará não conseguiu incomodar o líder Flamengo na Arena Castelão, neste domingo. A derrota por 3 a 0 – dois gols de Vinicius Jr e um de Diego – retratou a diferença técnica entre os elencos. O Alvinegro voltou a falhar ofensivamente – segue sem marcar na Série A após três rodadas – e desta vez teve um outro componente relevante na partida: foi envolvido no seu sistema defensivo e viu o Flamengo atuar com muita tranquilidade, sem nenhum sofrimento ou incômodo que por ventura poderia ser imposto pelo time de Chamusca. E isso é preocupante.

A equipe do Rio de Janeiro foi melhor em tudo. Teve mais posse de bola (53% a 47%), fez menos faltas (12×18), finalizou 17 vezes contra 8 do adversário, trocou mais passes e desarmou mais. Os três pontos ganhos foram incontestáveis, com controle de jogo perene.

É evidente que a missão essencial do Ceará nesta Série A é permanecer na primeira divisão. Richardson, que voltava ao time titular, fez questão de lembrar dessa realidade assim que os repórteres chegaram para entrevistá-lo após a partida. O volante e um dos líderes do elenco elogiou a força do adversário e tem razão ao mostrar serenidade neste momento. Em absoluto ele se mostrou conformado com a derrota, mas assim como é importante ter os pés no chão nas vitórias, encarar a realidade nas duras derrotas é essencial. Ainda restam 35 jogos. Os atletas têm que reagir e a comissão técnica também, mas a diretoria tem papel fundamental: é preciso deixar o elenco mais forte.

Recomendado para você

44 Comentários

  • Leonardo Miranda disse:

    Normal, nada de novidade. Qualquer pessoa que consegue analisar um jogo de futebol com a paixão deixada em segundo plano, sabe que esse time tem muitas deficiências para uma Série A.

    Eu sempre soube que as derrotas iram ser frequentes, por dois motivos. Primeiro: a diretoria deles é péssima no quesito contratação. É ótima na parte administrativa, mas é fraquíssima para contratar. Segundo: cometeram o mesmo erro que a maioria dos times do Norte-Nordeste cometem quando estão na Série A: acham que por terem feito um bom campeonato estadual e uma boa Copa do Nordeste, terão um time pronto para a Série A. O problema é que as duas competições citadas nunca foram parâmetro nem para uma Série B, imagine uma Série A. Uma Série C e D até que vai.

    E tinha gente que achava que pelo fato de terem ganho um estadual contra um Fortaleza desmantelado e desestruturado na época, iriam chegar na Série A jogando o fino da bola. Outro disse aqui que o time listrado tinha o segundo melhor time do Brasil. São uns brincalhões.

    Mas sabem o que é pior? Existe um torcedor desse time (todos sabem quem é, preciso nem dizer o nome) que fica falando asneiras em toda postagem relacionada ao Fortaleza, fazendo comentários que instigam o caos e a discórdia. Fica fazendo previsões, dizendo que o Fortaleza vai perder quando enfrentar time X,Y ou Z.

    Esse mesmo torcedor não lembra (ou deve lembrar, mas se faz de doido) que o time dele vai enfrentar Cruzeiro e Atlético em Belo Horizonte; Grêmio em Porto Alegre; Flamengo no Rio de Janeiro; Corinthians, São Paulo e Palmeiras em São Paulo; Atlético-PR em Curitiba; Bahia em Salvador e tudo mais. Meu amigo, vai ser tanta porrada que eu já estou até com pena.

    Mas vão lá, continuem se preocupando com os jogos do Fortaleza na Série B, e esqueçam do time que vocês dizem torcer. Se continuarem assim, ano que vem as séries estarão invertidas.

    • Alex Granada disse:

      Quem anda se preocupando com jogo de Fortaleza ?????
      E o que vc faz por aqui ?????
      Vá se preocupar com seu próprio time…

  • Mario cesar disse:

    Muito bom ver meu mengão na minha terra, vitória tranquila e poderia ter sido de mais gols.
    Esse Vinicius Jr. é craque demais…

  • Helmut Heineken disse:

    O grande responsável pela derrota humilhante do Ceará Sporting foi mais uma vez o técnico Marcelo Chamusca e a sua habitual Teimosia.Sabe-se que o time do Alvinegro tem suas limitações,porém,com a sucessão de erros grotescos do Teimosao como manter três zagueiros,não contornar esses erros no intervalo,além,que a meu ver foi crucial,queimar gratuitamente duas substituições,trocando seis literalmente por meia dúzia.A continuar assim,entra no funil sem escapatória.Técnico limitado e Teimoso é difícil.Olho Vivo como dizia O Jornalista José Rangel.

  • Robson disse:

    Eu avisei, projeto “vaquinha alvinegra no telhado 2018” a todo vapor.

    E aqueles 600 zilhões que o time alvinegro recebe de cota chegam quando ?

    Kkkkkkk….

    Saudações Tricolores !

    • CARLOS LIMA disse:

      errou Robson (SOFREDOR do Liaum ) você disse que o Ceará não se manteria no G4
      da Série B, que não conseguiria o acesso para a Série A
      como sua previsão foi por água abaixo, agora passou a previsão para a Série A.

      agora faça uma previsão para o seu TIMECO (time de Série C por 15 anos ) que ele vai conseguir o acesso para a Série A. afinal ele é o líder da Série B. afinal venceu o LANTERNA e o VICE LANTERNA ( Boa Esporte e CRB ) da Série B. e tem tudo para vencer o Vila Nova, Paysandu, Figueirense, etc.. que são um pouco melhores do que CRB e BOA ESPORTE.

      • Robson disse:

        Elementar senil sofredor, pra quê perder tempo fazendo projeções sobre o tricolor se para isso nós já temos você que a cada rodada faz uma série de previsões sobre o desempenho tricolor para o restante da série B 2018 ?

        Além disso, existe um mistério de mais difícil solução: quando seu time vai fazer um gol nesta série A ?

        hahahaha…..

        Saudações Tricolores !

  • Chico Caucaia disse:

    Sem jogadores de qualidade fica complicado, com a palavra, digo com o dinheiro Robson de Castro,.

  • Diego disse:

    Falta jogador…
    Acorda diretoria…
    Como a culpa é do técnico se ele não tem opções nem para o time titular imagina na reserva…

  • Carioca da gema disse:

    Meu Mengao foi absoluto este timeco listrado é uma baba, kkkkk

  • VOZÃO disse:

    quanta teoria tolinhossssssss

  • Cleiton Vidal disse:

    Pobre do garoto Arthur só teve uma chance e desperdiçou, os laterais não conseguem nem chegar a linha de fundo,o Romario não ganhava uma do Rodinei,aliás corre uma barbaridade kkkkk.

  • SERGIO CAVALCANTE FERREIRA disse:

    Chamusca tem culpa em insistir num esquema tático que não esta surtindo efeito, porém, contratações de qualidade são necessárias, principalmente nas laterais, meio campo e no ataque. ainda d´qa tempo de reagir, antes que seja tarde.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Pra se manter na série A é preciso muito mais do que salários em dia. É preciso ter audácia,visão de mercado. O dpto de futebol alvinegro ainda é muito aquém daquilo que nossa gigante torcida merece. Um bando de atrasados e caducos,sempre batendo na tecla dos mesmos nomes e perfis fracassados.Nosso clube evoluiu em vários aspectos nos últimos anos. Somos exemplo,sim. Mas o dpto de futebol nem tanto. Precisamos avançar nesse setor. Não é trazendo aposta sub-19 que vamos nos tornar o maior do NE,como o presidente soltou essa semana.

    Não da nem pra saber por onde começar sobre esse início catastrófico do Ceará.Elenco limitado e jogando sem raça,vontade . Esquema errado. Diretoria inerte. Vai ser preciso muito trabalho pra mudar esse panorama nebuloso.Mas a gente desanima e brocha quando após esse massacre o presidente afirma que o mercado está fechado. E antes cara pálida? Porque não contrataram antes?
    Independente da nossa posição no fim da série A,a torcida vai cobrar prestação de contas! Não estamos mais na era Rabelo!

    Agora é aguardar e torcer pra perder de pouco do Corinthians,fazer pelo menos um gol e dar a vida contra o América -MG. O campeonato para o ceara vai começar contra o América -MG.

  • Gilson disse:

    Alguns pontos importantes:
    1) esse esquema com 3 zagueiros é uma lástima. Se for para perder, que pelo menos tenha mais gente do meio para frente e não um zagueiro a mais, inclusive as melhores atuações do Ceará neste ano foram com 2 zagueiros.
    2) laterais continuam não funcionando de jeito nenhum nem do lado esquerdo nem do lado direito. Tirar Romário que sim, não jogou nada, para colocar Rafael carioca é palhaçada, ou coloca ernandes ou mantém o Romário, ainda que jogando mal. Arnaldo tem velocidade, drible, mas tá devendo.
    3) falta alguém para fazer a função de maestro na ausência do Ricardinho, trata-se de contratação urgente.
    4) começar o jogo com wescley no banco é brincar com a cara do torcedor, pode não ser o melhor do mundo, mas é o melhor que temos do meio para frente e titular absoluto da equipe,assim como Luis Otávio, Arthur, Richardson e Everson.
    5) Série A exige vigor físico, e o Ceará tem poucos jogadores altos e fortes para disputa de bola, perde quase todas e precisa contratar jogadores nesse perfil, pois o time tem uma estatura baixa e jogadores franzinos demais comparando com as demais equipes.
    6) Reitero que o esquema de jogo a ser trabalhado ( com 2 zagueiros apenas) é o mesmo do estadual e da copa do nordeste, o time ja está adaptado a ele e fez suas melhores partidas assim. Hoje foi perceptível a perda de força da equipe na transição defesa-ataque sem um jogador a mais no meio e a inadaptação do time a esse novo esquema, parecia cego em tiroteio.
    7) Contratações de laterais e meias de ligação que venham para resolver são urgentes. Opções há no mercado, nosso rival é um exemplo disso negociando com o maestro do sampaio correa, então chega de dormir no ponto.

  • carlos disse:

    Eu nunca vi sistema 3-5-2 com treis zagueiros puros, se fosse um volante treinado para quando o time tiver com a bola ele se transforma em um terceiro atacante, quando o time não tem a bola ele se transforma em um zagueiro.

  • Eduardo Bezerra disse:

    A sensação que tive foi que o Ceará amarelou. Os jogadores estavam sob pressão (grande festa da torcida que cobrava a primeira vitória na série A, mídia cearense também cobrando…) e não responderam em campo. Após o primeiro gol do Flamengo o time se desestruturou. Tem que contratar é psicólogos…

  • Rodrigão disse:

    Na próxima partida é outra derrota para o Timão na capital paulista.Esse time vai passar a série A inteira lutando contra o rebaixamento e no final voltará para o lugar dele:o de porteiro da série B!!

  • CARLOS LIMA disse:

    a verdade é que times como Ceará, Paraná, America Mg, Santa Cruz.Avai, Figueirense. Atlético Go. . jogam a Série A com 95% de chances de rebaixamento. e quando conseguem por um acaso permanecer no ano seguinte são rebaixados.

    Bahia, Sport, Vitória, por terem uma estrutura melhor, ainda conseguem ficar 2 ou 3 anos na Série A.
    é semelhante ao que acontece na Fórmula 1 onde apenas 4 carros disputam o titulo, os outros carros medianos disputam a quinto e sexta e sétima colocações. e as equipes menores nunca vencem se quer uma corrida. enquanto uma Ferrari tem 400 milhões para gastar com o carro com mecânicos,etc.. as equipes menores não gastam nem 30 milhões.

    não existe mistério na Série A. você tem que formar um elenco de qualidade , com muitos jogadores com experiência em times grandes da Série A. mantendo apenas uma BASE do time que disputou o ESTADUAl, que disputou a Série B, mas NUNCA manter 90% do grupo que disputou essas mesmas competições. porque a diferença de nível dessas competições para a Série A é muito grande.

  • Leonardo Miranda disse:

    Carlos Lima, melhor você fazer as previsões em relação ao Kanal comedor de ovo (recordista brasileiro da Série B).

    Teu time tem tudo pra ser campeão, não é mesmo? Coitado! Bônus da Série A.

    Sabe o que eu acho? Acho é pouco. Normal do Kanal é esse, muita sola nos couro de vocês, que acham que são um Real Madrid.

    • CARLOS LIMA disse:

      Leonardo Miranda, me responde uma coisa (comedor de manga )
      é melhor ser “porteiro” da Série B ou da C ???
      é melhor ficar 30 anos na B ou 15 anos na C ???

      meu time o Ceará fica entre a B e a A
      o teu time fica entre a C e a B .

      a sua briga hoje é com os times da B, o CEARÁ se encontra “um andar ” acima do teu.

  • Cícero disse:

    Enquanto houver essa mentalidade de contratar jogador refugo, com essa falácia de dar oportunidade para jogador ruim, de ser mão de vaca para contratar e manter este treinador de série B para baixo, sem experiência em série A, vai cair com rodadas de antecedência. Tem que mandar embora este técnico e contratar um treinador de série A. Além disso, tem que contratar jogador bom. Ceará tem dinheiro. Só que tem medo de gastar e de causar racha no elenco por conta disso. Se não tomarem uma atitude agora, vai ser vergonha atrás de vergonha!
    P.s: torcida do Ceará sim é de Série A. Média de mais de 40000. Infelizmente, a torcida é de Série A. Mas o elenco e treinador de série B e diretoria de série C.

  • Sergiodforce disse:

    Só o que intriga é querer saber o que estes dirigentes fazem com tanto dinheiro que o Ceará ganha? Já está claro que com este timeco ele vai voltar pro lugar de onde nunca deveria ter saído

  • CARLOS LIMA disse:

    os 19 primeiros jogos da Série A ( a metade da competição ) define geralmente os times que vão brigar pelo título ( 3 ou 4 times )os times que já estarão praticamente rebaixados, e os times que brigarão para não serem rebaixados.

    quem fizer nos 19 primeiros jogos, 14, 15, 16, pontos.. as chances de rebaixamento são acima de 95%.
    porque dificilmente eles farão nos 19 jogos restantes, 29, 30, 31 pontos para escaparem do rebaixamento.

    se o Ceará não contratar 6 ou 7 jogadores que tenham qualidade para jogar na Série A, jogadores que já jogaram nos grandes times da Série A, mesmo que na reserva desses times. o rebaixamento é uma realidade .

  • Diego disse:

    Repito falta jogadores de qualidade Série A…
    A diretoria deve tá pensando levar esse time até a copa e só depois contratar para não gastar 1 mês com jogadores parados só pode ser…

  • Denilton disse:

    Eu não entendo é como é que jogadores sem a menor condição técnica são contratados. Melhor ter 23 jogadores, a conta do chá, que pelo menos saibam jogar, que ter um elenco recheado de sujeitos que estão no futebol graças à competência dos empresários que conseguem empurrá-los de clube em clube. Pelo amor de Deus, o Rafael Carioca é muito ruim, o Azevedo não domina uma bola, o Wescley parece uma parede (a bola bate e volta doida)… o que está acontecendo diretoria do Ceará ? Vocês estão cegos ou loucos ? Não vêem que o elenco é tecnicamente fraco e que desse jeito não tem esquema nem técnico que dê jeito? Cadê o critério nas contratações ? Quem está ganhando dinheiro trazendo jogador fraco para o Ceará?

  • GABRIEL disse:

    KLARO QUE O FLAMENGO FOI MILHÓ QUE O CANAL……….KKKKKKKKKK

  • Só torço Ceará disse:

    Como é ridículo, um verdadeiro atestado de subdesenvolvidos, ver cearenses que não nasceram, nem moraram no RJ, terra aonde somos humilhados e ridicularizados, torcendo pelo Flamídia.

    Só torço Ceará e prefiro mil vezes um torcedor do rival a um torcedor de Coringa ou Flamídia. Torcedor misto, vergonha do Nordeste! Vão morar lá, pra ver o que é preconceito regional…

  • Barbosa disse:

    Tenho algumas perguntinhas.
    Para as vovozetes da veinha do canal:
    Quando o papudim do Artur vai fazer gol na série A?
    Quando o canal vai fazer um gol?
    Quando vão colocar mais de 52 mil torcedores no CasteLeão? Nem contra o S. paulo e Flamengo? O Leão de Aço botou mais de 63 mil contra times considerados pequenos, como Brasil e Juventude.
    Quando vão perceber que o Chamusca não é técnico de série A?
    Saudações Tricolores!

  • Todo torcedor consciente sabe que o Ceará vai brigar até a última rodada pra não cair..!! Mas a tabela está sendo cruel, ainda falta o Corinthians, e a perspectiva é de mais uma derrota, só Deus sabe com que cabeça o Ceará vai chegar pra enfrentar o América MG..!! O Ceará corre o risco de entrar coma profundo já no início do campeonato, acorda Robinson..!!

  • OAMAN disse:

    O que NÃO É NORMAL é a mediocridade de um treinador que eu sempre disse que era E É fraco, fraquíssimo, a ponto de no campeonato local ou nacional, fazer sempre as mesmas (e patéticas) substituições ERRRRAAADDAS (como se outros atletas nem existissem no elenco) ; de escalar muitos jogadores medíocres que não teriam nem como vestir a camisa do CSC (inclusive o seu afilhado PIO); O que NÃO É NORMAL é a mediocridade de um presidente sem visão que acha que o CSC pode jogar a as série A com um grupo de série B e , ele, tão arrogante que é, sequer dar satisfação ao torcedor que, como eu, pago sócio torcedor (OURO) desde que o programa existe, para esses recursos serem aplicados de forma INCOMPETENTE no futebol , embora bem administrados (mas essa não é questão aqui). Ser dirigente de futebol é saber fazer as duas coisas com equilíbrio e responsabilidade. SE NÃO ENTENDE DE FUTEBOL, PRESIDENTE, CHAMA ALGUÉM QUE ENTENDE PARA O DEPARTAMENTO. E vê se não demora com treinador amador que acha que vai fazer grife (de derrotas????) na série A às custas do CSC. Paciência tem limite

  • Juninho Alvinegro disse:

    Campeonato Brasileiro série A, Participações: Ceará 22 x 20 FEC. Jogos: Ceará 401 x 352 FEC. Vitórias: Ceará 121 x 99 FEC. Kkkkkkkkkkkk. E a Midia mostrando para todo o país.

  • Helmut Heineken disse:

    Revendo o artigo do bom jornalista,Fernando Graziano,”O Flamego foi melhor em tudo que o Ceará”,a começar pelo próprio comandante Barbieri,munido de sua inexperiência fez mudanças táticas para melhor,ao aumentar o poder de posse de bola no meio campo.Ao contrário do Marcelo Chamusca,com bem mais experiência que o técnico INTERINO do rubronegro carioca,mudou para pior e continuou no mesmo esquema errado do jogo anterior.E continuou,pasmem,no pior do pior.Persistindo nos erros,O caminho do fracasso encurta.Tomara que não esperem dez jogos,lembram do Sérgio Soares,para tentar salvar o navio quando adernar.

  • Wellington Fabricio disse:

    Gostaria por gentileza que fosse citado aqui a proporção de Torcedores modinhas do Flamengo no estadio ontem!!!
    Sou torcedor do Fortaleza, e por esse motivo não tenho essa noção, porem pelo que vi na TV foi um numero considerável!! Com toda sinceridade, acho isso ridículo!! Sou defensor e bairrista do futebol Cearense e Nordestino, não estou descriminando ninguém!! Porém duvido algum sulista se posicionar como torcedor de Fortaleza ou Ceará, podem até simpatizar, mais torcer é muito difícil!!
    Sou altamente contra essa subserviência, e olha que ontem vi cidadão que diz torcer Ceará, no estadio e com camisa do Flamengo!! Sem contar pessoas ligada a imprensa cearense, que mais pareciam torcedores do clube carioca!!
    É muita falta de amor próprio!! Absurdo!!

    • Gilson disse:

      Concordo com você, Wellington Fabrício, é uma vergonha total. Tive a oportunidade de morar no sudeste por um tempo, Belo Horizonte mais precisamente, e não tem nem perigo torcerem por qualquer outro time que não seja Atlético ou Cruzeiro por lá. No norte, no nordeste e no centro-oeste, é cheio de baba-ovo dos times do Rio e de São Paulo, principalmente Flamengo e Corinthians. A torcida dos dois grandes do nosso estado teria o dobro de torcedores em cada uma se não houvesse essa história de torcedor misto. Subserviência total, falta de respeito até às próprias origens. Vão morar no sul e no sudeste para sentirem na pele o que eles acham de um nordestino… Tenham vergonha na cara e vistam as camisas de Ceará e Fortaleza sempre, povo besta!!!

  • Helmut Heineken disse:

    Tem toda razão Wellington Fabrício. Sou torcedor sadio do Ceará e acho um modismo e oba-oba de gente que na sua grande maioria não acompanha o futebol.Desejo muito que o Alvinegro consiga permanecer na série A,apesar do Teimoso Marcelo Chamusca e o Departamento de Futebol incompetente do Ceará, o Fortaleza consiga o acesso á série A e o Ferroviário para a série C.Quanti melhor,melhor para todos que gostam do futebol cearense.

  • Walterdes lima disse:

    Procede sua análise! Aqui pra nós estou super alegre com a derrota dos kanalenses…

  • Doutor Ze gota disse:

    O chamusca ta precisando jogar melhor o football manager, nem la o 3-5-2 da certo. Laterais limitados, com 3 zagueiros é como se tivesse um jogador a menos pra sair jogando, cade o camisa 10 desse time?
    Ano passado o time da serie b tinha o lima, esse time ai limitado ganhou o manjadinho sem o camisa 10. O que o Roberto ta fazendo nesse time ? Nem jogava o cearense na equipe principal e agora viu a arma secreta do 2 tempo? A verdade é que a unica vez que esse time foi realmente testado antes da serie a foi contra o atletico paranaense na copa do brasil e foi eliminado.. Primeira fase da copa do nordeste e campeonato cearense nao sao parametros pra avaliar o time pra serie a nao..
    Vamos as contratações desse ano, teve o ano todo pra contratar e quem é que deu certo? O andrigo que ja foi embora.
    Felipe azevedo nao da, ele erra tudo, nao domina uma bola, baixa a cabeça sai correndo e perde quase todas. So resta esperar a boa vontade do presidente de contratar uns 6 jogadores, mas nao boto fe.
    Vamos esperar as proximas contratações, jogadores renegados.. Aposto que se quisesse daria pra contratar bons jogadores, afinal quem nao quer jogar uma serie a?
    Mas essa economia de palito ai, vai ser bom pra ser rebaixado vergonhosamente.

  • Valterlan disse:

    Analisando friamente, nesses primeiros jogos to achando que o kanal tá respeitando muito esses adversários da serie A, e esse respeito ta se tornando um medo dos adversários, até para chutar a gol parece que pede licença, é um time sem vibração, sem raça, se continuar desse jeito vai ser rebaixado com rodadas de antecedência.

  • abinael disse:

    A questão é simples: falta jogadores de qualidade. O Romário, o Santos n quis nem p a reserva. Jogador contratado p 0800 n serve p disputar a Elite. Jogador bom pressupõe investimento e se a diretoria Alvinegra n se dispor a abrir a carteira a segundona é logo ali.

  • KSC disse:

    Carlos Lima é o típico troll que é mais anti-FEC do que propriamente torcedor do CSC. Não percam tempo com ele.

    Em relação ao CSC, vão ter que fazer contratações, inclusive de um técnico. De outra forma, voltarão à Série B.

    ST

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *