Futebol do Povo

Erros nos jogos do Ceará refletem baixo nível da arbitragem brasileira

1743 15

Empate acabou não sendo bom resultado nem para Ceará nem América-MG. Foto: Mateus Dantas/O POVO.

O recente boletim divulgado pela Comissão de Arbitragem da CBF informando que os dois gols do Ceará no empate em 2 a 2 contra o América-MG foram irregulares é um atestado de incompetência pelo baixo nível técnico da arbitragem brasileira.

O Ceará não tem culpa de ter sido beneficiado pelas marcações do árbitro goiano Eduardo Tomáz de Aquino Valadão. Assim como também não deve se ver como vítima de conspiração quando for prejudicado.

Os lances evidenciam como os árbitros brasileiros são mal preparados e erros acontecem e acontecerão contra e a favor. É assim com todos os clubes.

Mais que isso, desmistificam também a máxima “Contra Tudo e Contra Todos” que é constantemente adotada pelos clubes como slogan de vitimismo ante erros de arbitragem contra suas agremiações.

Além do jogo contra o América-MG, o Vovô também foi beneficiado no empate em 1 a 1 contra o Corinthians, em que não foi marcado pênalti de Richardson em Pedrinho. O time que é visto como o mais beneficiado pela arbitragem no país foi prejudicado em casa contra o vice-lanterna do campeonato.

Por outro lado, o Ceará também foi prejudicado pela arbitragem recentemente. Na Copa do Nordeste, teve o gol do zagueiro Luiz Otávio mal anulado, quando a partida estava 2 a 2 e o tento deixaria o Vovô em vantagem no duelo.

Sem que haja comprovação de má fé ou de desonestidade dos árbitros, como há no escândalo no futebol paraibano (e pode ser que haja em vários outros cantos), o que resta é acreditar que os erros são frutos da falta de capacidade que os apitadores brasileiros têm para a função.

E isso não é novidade.

VEJA MAIS: CEARÁ – OS ERROS DO ALVINEGRO NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #15

Recomendado para você

15 Comentários

  • Gutemberg disse:

    Será quando os árbitros fizerem boas arbitragens, aparecerá alguém da imprensa para elogia-los?

  • Leonardo Miranda disse:

    Já imaginaram esses lances que houveram no jogo contra o América-MG, em favor do Fortaleza?

    Seria 1 mês de choro dos roedores rivais, falando idiotices como “fator Ceni” e tudo mais.

  • Robson disse:

    Análise perfeita.

    Essas teses conspiratórias só servem para desviar o foco da responsabilidade dos verdadeiros culpados pelo baixo rendimento dos times.

    Por outro lado, um clube que votou contra o VAR não vai poder reclamar quando os erros forem contra o próprio time.

    Aliás, curiosamente nenhum alvinegro se animou a fase um apanhado dos erros que beneficiaram o próprio time nesse Brasileirão como fizeram com os jogos do Fortaleza EC.

    Saudações Tricolores !

  • carlos disse:

    Eu já venho falando isso aqui no blog do gaciba que e um blog que analisa as arbitragens, mas a culpa não é do árbitro é sim da CBF e das federações que indicam os árbitros sem se quer prepara-los pra se ter uma ideia tem arbitro apitando sem saber aplicar uma lei da vantagem, no caso do jogo do Ceará, ele aplicou a lei e depois que o jogador do Ceará concluiu em gol e o goleiro defendeu ele preferiu marcar um penal com a jogada concluída, até porque depois que deu a vantagem não houve falta, pior esse mesmo arbitro que errou, depois é escalado pra apitar novamente não mais em jogos da serie A, mas provalvelme da B, C, e por aí vai, parabéns para os que comamandam a arbitragem tanto da CBF como das federações, ora pois como umbitro pode apitar jogos sem ao menos fazer um teste físico em pista oficial? E os outros exames? Aqui no Brasil pode.

  • Cleiton Vidal disse:

    Agora eu digo:É o fator Ceni influenciando no futebol cearense..
    .kkkkkkkk kkkk
    Brincadeiras à parte realmente o nível técnico da arbitragem nacional tá terrível.

  • Arnabdo disse:

    Interessante que só agora nos jogos do Ceará que descobriram que a arbitragem brasileira erra.

  • João Ximenes disse:

    Não gosto de tá discutindo “arbitragem” porque é pura perda de tempo.
    # O prejudicado hoje vai ser o beneficiado amanhã e por ai vai: Chora o “suposto prejudicado”, vibra o “suposto beneficiado”.

    Ficou CONSTATADO os erros da arbitragem no jogo em foco ?

    Pergunta é: E O JOGO VAI SER ANULADO TAMBÉM ? NÃO.

    A muito tempo atrás, nesses debates aqui sobre arbitragem, falei: ”fosse Eu presidente do sindicato dos árbitros, entrava na justiça e pedia pra tirarem, pelo menos, essas câmeras que ficam na linha de impedimento”.
    Nem que pra isso fosse preciso hoje, procurar o coreano Kin Jong-um, ou até mesmo aquele doido do Trump.

    Essas câmeras servem só pra criarem DISCÓRDIA, uma vez que o árbitro(coitado) tem fração de segundos pra tomar uma decisão, enquanto que esses caras da televisão veem o lance 8, 10 vezes e ainda ficam falando: “errou ou acertou a arbitragem” e/ou “é difícil! não dá pra condenar o arbitro”.

    PROBLEMA é que a Mer… já foi mostrada e ao final sempre sobra pro quinteto de arbitragem.

    QUINTETO porque… PRA QUE SERVE AQUELES 2 ATRÁS DO GOL MESMO ?

    Aliás “comentarista de arbitragem” nas Tv’s mais parece com o DF(Distrito Federal), onde aqueles políticos vivem inventando e criando Ministérios pra servir de: CABIDE DE EMPREGO.

    KIN JONG-UM e TRUMP pra cima da CBF gente.

    • João Ximenes disse:

      Só pra ilustrar o “errou acertou o juiz” e o “é difícil, não…” – citado por mim -, vi um programa no Sportv, onde estavam lá: Arnaldo César Coelho, Leonardo Gacimba e Paulo César Oliveira discutindo os dois lances.

      Ambos os 3, foram TAXATIVOS. no primeiro gol: “GOL LEGAL”. No segundo: “GOL IRREGULAR”(por conta daquela finalização defendida pelo goleiro na suposta vantagem dada).

      Pensar que esses “caras” antes do programa ir pro ar, DEVEM ter olhado e “desolhado” o lance inúmeras vezes, pra quando na hora de soltar pra gente, ERRAREM EM DOSE DUPLA.

      INTERPRETAÇÃO quem faz é ATOR de Tv, cinema e teatro.

      Árbitro tem é de conhecer a regra do jogo e NÃO PISCAR.

      Pra DESCONHECER a “regra” basta PISCAR… que VAI MELAR.

      Futebol também ficou RÁPIDO pra arbitragem, principalmente com esse grande número de câmeras espalhadas pelo campo de jogo.

  • Valterlan disse:

    O filosofo Carlos Lima, não vai dizer que isso é o fator Chamusca

  • KSC disse:

    Ceará tá jogando bem nessa Série A.

    Estilo de jogo que lembra muito o Corinthians.

    ST

  • Pablo disse:

    Muita discussão e nada de conclusão por aqui. Como é que o wescley participa do lance se ele não atrapalha o goleiro de modo algum. Vejamos. Wéscley, em posição de impedimento, não estava entre a bola e o goleiro, logo não tirou a visão do lance pro goleiro. Ao ir em direção a bola, não atrapalha o movimento do goleiro que não reclama em momento algum da arbitragem. O fato do wéscley correr pra bola não interfere de maneira alguma a reação do goleiro. O que tem de irregular nisso? No segundo lance, a CBF não questiona se foi falta ou não em Élton dentro da área, apenas questiona o fato de ter dado vantagem e depois da vantagem concretizada retornar para marcar o penalty. A regra mudou ou pode se dar vantagem após um penalty? Já vi lances em que houve penalty, a bola sobrou pra um outro jogador que fez o gol e mesmo assim o árbitro marcou o penalty. Então, o erro do árbitro foi ter dado a vantagem quando deveria ter marcado o penalty de imediato. Mas pergunto novamente, a regra mudou? Se mudou, o penalty foi marcado indevidamente. Se permanece a mesma, o árbitro errou em não marcar o penalty de imediato.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Qual foi a contratação anunciada pela diretoria do Ceará? Dizem que estão procurando. Mentira! Estão esperando pelo resultado do jogo do Vitória. Se o time perder vão feito loucos atrás de uns dois 0800, mas se ganhar ou até empatar vão empurrrar, mais uma vez, até o próximo jogo. É assim que age
    a MÚMIA PARALÍTICA, Robinson de Castro, que se finge de presidente do nosso Clube, mas é simplesmente um ditadorzinho. Só faz o que bem quer.Com respeito ao time é totalmente omisso, inoperante, medroso, pusilânime. E os torcedores que sofram as humilhações e a vergonha diante de todo o país. A nação alvinegra, para ele, e nada é a mesma coisa.

  • Júlio Rocha disse:

    Aguardando ansioso pelo texto do senhor Carlos Lima com suas análises perfeitas e teses incontestes….

  • Marcus Amaral disse:

    certos jornalistas atrapalham o time do ceará veja, o elenco não estava a altura para disputar uma serie A do Brasileiro mais, varios cronistas esportivos enchiam a torcida elogiando certos penas de pau.
    Nao sei se recebiam alguma vantagem ou era só por torcer . Elogios mal colocados atrapalha muito.
    O meu obrigado
    Marcus Amaral :.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezenove =