Futebol do Povo

Fortaleza líder da Série B: nos pontos corridos, 8 dos 12 líderes na sétima rodada conseguiram o acesso

2602 14

Com 19 pontos conquistados em sete jogos, o Fortaleza lidera a Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Criciúma para cerca de 18 mil torcedores nesta terça-feira, Tricolor viu Gustavo e Leonan anotarem os gols, um em cada tempo. Gustavo, por sinal, chegou aos 21 tentos em 2018, número excelente. Já Leonan mostrou, de novo, muita qualidade quando entra: bom passe, finalização precisa e velocidade pela esquerda.

O Fortaleza fez o suficiente para vencer o vice-lanterna; abriu logo o placar e teve bom desempenho defensivo no primeiro tempo. Na segunda etapa, sentiu a falta de Derley e deu muitos espaços, a ponto do clube catarinense ter criado pelo menos três oportunidades claras para empatar. Na frente, o Fortaleza criou, especialmente em jogadas de velocidade, mas perdeu várias chances de fazer o segundo gol mais cedo justamente para ter o conforto em campo que não teve.

A liderança do Fortaleza não pode ser incomodada nesta rodada e observando os números da Série B desde que os pontos corridos foram adotados, em 2006, 8 dos 12 clubes que estavam na liderança na sétima rodada conseguiram o acesso. A matemática do passado não é determinante, mas é relevante na medida que se formou um parâmetro de 12 temporadas.

Dos 12 líderes na sétima rodada de 2006 a 2017), os que subiram foram os seguintes: Sport 2006, Corinthians 2008, Guarani 2009, Portuguesa 2011, Criciúma 2012, Chapecoense 2013, Botafogo 2015 e Vasco 2016). Os 4 que não subiram: Criciúma 2007, Paraná 2010, América-MG 2014 e Juventude 2017).

Colaborou, com os dados, Thiago Minhoca

VEJA MAIS: FORTALEZA LÍDER INVICTO E ISOLADO DA SÉRIE B | NA PRANCHETA #17

Recomendado para você

14 Comentários

  • Carlos Lima Tricolor disse:

    Por onde andam os “videntes” Carlos Lima e Alex Granada (o mais novo bobalhão do blog) dizendo que perderíamos pro Figueirense?

    Cadê vocês?

  • Luis Roberto disse:

    Esta é sem dúvida a série B mais fraca de todos os tempos. Dos sete times que o FEC enfrentou, somente um não está nos últimos da tabela.

    • João Ximenes disse:

      LUIS ROBERTO,
      Deixe de ser “arengueiro” !

      Antes de começar a competição a tabela já tava feita a pelo menos 1 mês antes e todas as equipes começaram zeradas de pontos.
      Se você ainda não se deu conta, TODOS OS JOGOS já estão programados e não pode pular time.

      Agora… essa Azona 2018 deve ser a mais dura de todos os tempos, porque a tabela inicial é moldada por ordem alfabética.
      Na largada da ordem alfabética da tabela, Eles LÁ(os daqui) começaram pela letra “S”, que só fica acima do “V”(Vitória e Vasco). Portanto fazia parte do Z-4.

      Na estréia, Eles LÁ(os daqui) começaram com o Santos e PÊA(2×0); Depois veio o São Paulo e empataram em casa(0x0); Flamengo(0x3); Corinthians(1×1) outra obrada, e não vou contar por motivos óbvios; ai veio o América-MG(2×2), que tinha a mesma pontuação do Z-4 e obraram de novo; depois pegaram Vitória(2×1) que tavam abraçados na zona de degola e PÊA;

      CRITÉRIO por critério… alguém tá em débito com alguém.

      Fui claro ?
      Então valeu.

  • Rogério disse:

    Ei Mané, se liga no G4 e segue o líder
    Saudações Tricolores!

  • João Ximenes disse:

    Se já teve na história recente deste país, DUAS MANCHETES que tiraram o sono de muita gente, QUE FALE AGORA OU ACEITE PARA SEMPRE:

    1. Série B: nos pontos corridos, 8 dos 12 líderes na sétima rodada conseguiram o acesso
    2. Fortaleza é o time nordestino com melhor início de Série B na história dos pontos corridos

    FEC venceu mais um jogo com PROPRIEDADE(primeiro tempo), mesmo que no segundo tempo tenha ME lembrado aquele FEC do campeonato Cearense: CAINDO DE PRODUÇÃO.

    Era pra ser mais um JOGO PRA PONTUAR… E PONTUOU.

    FEC vem jogando numa INTENSIDADE que tá deixando os adversários que já enfrentou desnorteados, e os que estão por vir(12) com calafrios.

    7 jogos sem perder e no meio desses 100% no Castelão é de arrepiar.

    Criciúma foi mais um time que não foi páreo pro LEÃO, e esse jogo – mais que nunca-, COMPROVOU que FEC É O TIME A SER BATIDO nessa Bzona 2018.

    O jogo no primeiro tempo foi digno do FEC da Bzona, enquanto que o segundo tempo foi de lembrar um FEC que, por deixar cair uma REGULARIDADE dentro da partida, acabou deixando escapar o campeonato Cearense. Se bem que naquele campeonato, CENI contribuiu bastante com sua TEIMOSIA dos 3 zagueiros.

    MAIS UM JOGO, mais uma vitória.
    MAIS UM JOGO onde o COLETIVO falou mais alto.
    MAIS UM JOGO onde vai ser preciso, CADA VEZ MAIS, que o GRUPO DE JOGADORES, COMISSÃO TÉCNICA e TORCEDORES fiquem cientes que os adversários que estão por vir, vão querer tirar uma casquinha desse INVICTO FEC 2018.

    Vai perder ? VAI. Afinal de contas ninguém é IMBATÍVEL.
    MAS, tá tão bom pra quem é TRICOLOR.

    AGORA: “Série B: nos pontos corridos, 8 dos 12 líderes na sétima rodada conseguiram o acesso” e “Fortaleza é o time nordestino com melhor início de Série B na história dos pontos corridos”, tô aqui a escolher qual a pior pra quem é contrário.
    “Se”: “8 dos 12 líderes na sétima rodada conseguiram o acesso” ou “é o time nordestino com melhor início de Série B na história dos pontos corridos”

    TIME NORDESTINO tá ?!

    Isso VAI TIRAR O SONO DE MUITA GENTE por ai.

  • Tiago Couto disse:

    REALMENTE O TRICOLOR DE AÇO TÁ DEMAIS.
    O JOGO FOI DISPUTADO, FOMOS BASTANTE ATACADOS, MAS SOUBEMOS SUPORTAR E CONTRA-ATACAR, MESMO COM O EDINHO SENDO CAÇADO EM CAMPO.
    O DERLEY FEZ FALTA E A BOA FORMA FÍSICA TAMBÉM.
    PARABÉNS NAÇÃO TRICOLOR!

  • LeaoRumoaSerieA disse:

    Está surpreendente esse nível que o time está jogando! Pois mudaram pouquíssimos jogadores no time do Cearense para essa Bzona e o time melhorou muito.

    Agora, se mantivermos esse aproveitamento nas próximas 8 rodadas, já é pra se pensar é no título da Bzona, algo que o time já chegou próximo por 2x e foi vice!

  • LeaoRumoaSerieA disse:

    E se a Czona fosse por pontos corridos, não teríamos passado tanto tempo lá. Era só porque a gente dava muito azar, quando chegava no mata-mata a gente perdia para times piores. Já em 2017, com o pior time já montado, conseguimos subir, muito mais por sorte, o que mostra que a dependência da sorte nessa Czona é muito grande. Vários times inferiores tecnicamente ao Leão, mas que deram sorte, como Brasil, Macaé, Oeste e Juventude conseguiram subir, às custas do Leão, enquanto isso o nosso time ficou “penando” na Czona.

    É por isso que considero essa Czona mais difícil do que a Bzona, por causa desse sistema injusto do mata-mata que a CBF e os times menores não permite mudar, até mesmo porque beneficia-os, só assim, na base da sorte do mata-mata, eles conseguem acesso contra um time de maior torcida e estrutura. Se o time não tivesse sido tão incompetente em 2009, a gente dificilmente teria caído e provavelmente teria subido umas 2 ou 3 vezes pra Azona [já que realmente é dificil, se manter na Azona com o dinheiro que um time com menos cota de TV recebe] nesse período de tempo.

  • Alberto Amorim disse:

    Dos 8 que subiram, 7 são do Sul/Sudeste. Somente o Sport do Nordeste. O Fortaleza não deve se acomodar com a situação atual. Olho vivo!!!!!

  • Rosangela disse:

    Claro que ainda é cedo cravar algum prognóstico em relação a subir de série, mas, acredito eu, que nem em nossos melhores sonhos, poderíamos imaginar um FORTALEZA tão ciente das ações a desempenhar, tão arrasador e tão organizado dentro de campo… Em pensar nos anos de 2011, 2012, 2013 até 2016, onde fomos ridicularizados nacionalmente pelo pífio futebol desempenhado e pela desorganização administrativa, claro que nos enchemos de alegria desde já, mesmo tendo a consciência de que ele irá perder partidas, irá cansar, vão querer instalar crises e vão assediar nossos melhores jogadores.
    O papel cumprido até aqui, já me enche de alegria como torcedora. Se vai subir, só o tempo dirá, e eu nem exijo tanto, pois série a, é série a, que o diga um timeco bem acolá!
    Graziani, parabéns pelo blog e pelas análises lúcidas!

  • KSC disse:

    FEC é o verdadeiro trem sem freio da série B, tá atropelando todos à frente.

    A real preocupação é esperar que o time mantenha essa intensidade (e o clube mantenha o bom elenco) até o final.

    Esse começo avassalador só vem atestar o que já se sabia: a presença do FEC na série C foi uma tragédia inexplicável.

    ST

  • Valterlan disse:

    O nostradamus do blog, previu que o time perderia para o Figueirense, Criciuma, Goias, times que há pouco tempo estavam na serie A, Leão já engoliu os 3; mas são apenas 7 rodadas, muita calma nessa hora.

  • Phelipe disse:

    Quando os argumentos acabam aí vem o blá blá blá de que: “esta é a série B mais fraca” frase comum dita por alvinegros que nunca esperavam por isso do Fortaleza. Acontece que a série B sempre teve este nível, só os alvinegros não percebiam, pois por estarem jogando ela (B) e o Fortaleza disputando a C, vcs pensavam que era um super ultra campeonato, mas o nível sempre foi este que aí está, vcs é que sempre foram enganados por diretorias que não faziam times competitivos pra disputá-la.

  • VOZÃO disse:

    nada como o nome do treineiro suado pro time fraco enganar coitados

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *