Campanha do Ceará no Brasileirão já ficou marcada de forma negativa. Foto: Mateus Dantas/O Povo.

A campanha do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro em 2018 já entrou para a história. Mas não de forma positiva. Ao contrário disso, o Vovô amarga um recorde negativo: o pior início de Brasileirão na era dos pontos corridos.

Desde 2003, em que a competição passou a der disputada neste formato, nenhum time ficou os 12 primeiros jogos sem vencer. O antigo recorde era do Botafogo, que em 2004 passou 11 partidas sem nenhuma vitória. Porém, com a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na última quarta-feira, 13, o time cearense quebrou esta marca. O levantamento é do estatístico Thiago Minhoca.

O Alvinegro de Porangabuçu acumula cinco empates e sete derrotas na Série A, ocupando a lanterna da competição, quatro pontos atrás do Atlético-PR, que tem nove, e com desvantagem de sete pontos para o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que tem 12.

Como o Brasileirão terá uma pausa para a disputa da Copa do Mundo, o Ceará só poderá tentar a primeira vitória na competição em julho. Mais precisamente no dia 18, contra o Sport, às 19h30min, no Castelão.

A situação é ainda mais complicada se for considerar também a Copa do Nordeste. Nas quartas de final, o Vovô se classificou diante do CRB com dois empates. Somando Campeonato Brasileiro e Nordestão, são 14 partidas sem nenhuma vitória.

O último triunfo foi no dia 8 de abril, por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na final do Campeonato Cearense. De lá pra cá, são 67 dias sem saber o que é vencer.

A chance de terminar esta sequência terrível é o duelo contra o Bahia, na próxima quinta-feira, 21, em jogo válido pela semifinal da Copa do Nordeste, às 21h45min, no Castelão.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles