Futebol do Povo

Ganhar roubado no futebol é mais gostoso?

1194 14

Não resolver 100% dos erros de arbitragem está longe de ser um argumento válido contra o uso do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo). É intelectualmente desonesta tal posição. A experiência na Copa do Mundo 2018 tem sido muito positiva. Na partida Suécia 1 x 0 Coreia do Sul, ontem, o time europeu só venceu porque a sala de vídeo informou um pênalti claro que não tinha sido marcado pela arbitragem de campo. Uma injustiça tremenda foi corrigida, como tinha ocorrido nos jogos França 2 x 1 Austrália e Peru 0 x 1 Dinamarca. Ignorar a tecnologia para ajudar a dirimir dúvidas no futebol é alimentar o monstro de campeonatos e jogos decididos por erros de árbitros, mas há quem goste de estufar o peito para dizer que ganhar roubado é mais gostoso.

INTERESSES PRÓPRIOS

A reclamação geral em relação ao VAR por aqui ocorreu após o empate do Brasil diante da Suíça por 1 a 1. O atacante Zuber empurrou ou não Miranda antes de igualar o placar? Gabriel Jesus sofreu pênalti ou não? Ao contrário do que muita gente tem dito, não ocorreram omissões. O árbitro do campo não marcou as faltas. A arbitragem de vídeo conferiu os lances e também não os achou conclusivos, assim, deixou o jogo seguir. Como escrevi no texto de ontem, entendo que Miranda sofreu empurrão decisivo, mas o pênalti reclamado não passou de um mergulho de Gabriel Jesus. Ainda assim, nada que seja suficiente para desqualificar o uso da tecnologia, que tem sido usada também com sucesso no tênis, vôlei, basquete e futebol americano, apenas para citar alguns esportes.

ARTILHEIROS BRILHAM

Inglaterra e Bélgica venceram seus jogos na 1ª rodada. Os belgas não foram incomodados pelo Panamá no 3 a 0, mas os ingleses bateram a Tunísia com uma dificuldade extrema por 2 a 1. Em comum, grandes artilheiros resolveram. Lukaku fez dois gols para a Bélgica e Kane os dois da Inglaterra. Outros jogadores que estão com dois gols na Copa: Diego Costa, da Espanha e Cheryshev, da Rússia. Cristiano Ronaldo lidera a tábua sozinho com três tentos anotados. Hoje entram em campo as quatro seleções restantes na primeira rodada: o Japão encara o Senegal, enquanto a Colômbia enfrenta a Polônia, do ótimo atacante Lewandowski, ambas partidas válidas pelo Grupo H.

Texto da coluna Adeus, Lênin, para o Jornal O POVO, que é publicada diariamente durante a Copa do Mundo no Caderno Especial sobre a competição

Recomendado para você

14 Comentários

  • Delano disse:

    Na verdade a Colômbia enfrenta o Japão, e Senegal a Polonia.

  • Daniel Rodrigues disse:

    Se já há algum tempo existisse o VAR no campeonato cearense, o time do canal teria perdido muitos campeonatos para o Leão do Pici.
    Mesmo que os juízes venais e/ou passionais marcassem errado. Como sempre.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • João Ximenes disse:

    NÃO !
    Seria mais POLÍTICO, principalmente no “Ganhar roubaNdo”.

    – “Atacante Zuber empurrou ou não Miranda antes de igualar o placar ?

    EU:
    EMPURROU SIM… e gol deveria ter sido anulado.

    – “Gabriel Jesus sofreu pênalti ou não ?”

    EU:
    SOFREU SIM! nessa Copa, já vi lances similares no meio campo que foi marcado infração, e lances dentro da área menos “polêmico” que esse, onde arbitro deixou a bola correr e foi chamado para ver o lance, e que acabou marcando infração(até penalte), mesmo o infrator já está CONTRA ATACANDO e prestes a marcar o gol.

    – “Ao contrário do que muita gente tem dito, não ocorreram omissões.”

    EU:
    Pois pra MIM, tá tendo uma TERCEIRA OMISSÃO de sua parte.

    … TECNOLOGIA melhor pro FUTEBOL é tão somente, acabar com a LINHA DO IMPEDIMENTO.
    Jogadores ficariam mais plantados(na garapa e já marcados), e arbitragem detectaria mais fácil os acontecimentos a partir da intermediária atacada.

    ISSO É ASSUNTO DE BASTIDORES. Resultado foi confirmado ao final do jogo. Não vai ser EU ou qualquer outro que vai mudar o resultado da partida. Meu negócio é com a bola rolando. Portanto:

    CARA(s), tá assim a Bzona, depois de 11 rodadas:

    1. FEC, 7 vitórias(Guarani, Boa, Crb, Goiás, Figueirense, Criciúma, Sampaio Correa); 2 empates(londrina, Vila Nova); 1 derrota(São Bento).
    2. Avai, 6 vitórias(Juventude, Figueirense, Crb, Paysandu, Coritiba, Boa); 3 empates(Brasil Pelotas, São Bento, Sampaio Correa); 2 derrota(Vila Nova, Criciúma).
    3. Figueirense, 6 vitórias(Juventude, Goiás, Boa Esporte, Csa, Atlético-GO, Sampaio Correa); 2 empates(São Bento, Londrina); 3 derrotas(Brasil Pelotas, Avaí, Fortaleza).
    4. Csa, 6 vitórias(Goiás, Oeste, Criciúma, Boa, Londrina, Vila Nova); 2 empates(Crb, Paysandu); 3 derrotas(São Bento, Figueirense, Guarani).

    Sábado já tem o Oeste.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Penso que o VAR é interessante para lances bastantes duvidosos e decisivos de uma partida de futebol. Não pode se tornar uma coisa corriqueira e ser utilizado para qualquer lance um pouco mais duvidoso. Penso também que a solicitação deveria ser feita pela equipe que se acha prejudicada como ocorre em outros esportes. Onde estão as contratações da MÚMIA PARALÍTICA ou, como queiram, PRESIDENTE BIBELÔ? Não estão. Ele não sabe o que é isso. O pior é que contratou um gerente para tal, pagando caro, que também naõ sabe. O CONSELHO DELIBERATIVO, se existisse, deveria dissolver essa diretoria, convocar novas eleições e iniciar o planejamento para a Série B de 2019. Como não existe CONSELHO, a coisa continuará entregue as baratas do mesmo jeito. Que infelicidade, nós torcedores, tivemos com essa figuras incompetentes! Os caras simplesmente destruiram o sonho de milhares de pessoas. O VOZÃO DO CORAÇÃO DO MEU POVÃO está sendo humilhado, destruido, arrasado e tendo o seu nome enxovalhado perante a nação por pessoas que não têm qualquer qualificação para representá-lo. O que estão fazendo com o Ceará é revoltante. O pior é que essas figuras não demonstram qual sensibilidade por isso. Muito pelo contrário. São arrogantes, prepotentes e convictos de que estão fazendo a coisa certa. Insanos? Incompetentes? Sádicos? Irresponsáveis? Com todo respeito ao animal de quatro patas, Burros? Vai saber!

  • Rogério disse:

    Permita-me discordar de vc , caro FG. Vi vários jogos desta copa e pra piorar, lances claros de pênaltis não marcados nas fuças dos árbitros,isso EM QUASE TODOS OS JOGOS. Há algo de muito estranho com esses árbitros. Ou são ruins mesmos,ou são coagidos a não marcarem ou ainda são coagidos a marcarem somente àqueles que já estiverem pré- determinados. A FIFA também tem a sua veia corrupta.

  • Khalil disse:

    EM QUESTÃO DE GANHAR NO ROUBO O CANAL É EXPERT.
    SÓ QUE JUIZ NO BRASILEIRÃO É MAIS CARO E TÁ TODO MUNDO VENDO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Bruno disse:

    Legal o texto. Você só se enganou com os jogos. O Japão encarou a Colômbia e o Senegal enfrentou a Polônia.
    Abs

  • Gabriel disse:

    Pergunta ao canal.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Vejam as contratações dessa diretoria: Douglas Vieira? Eduardo Brock, zagueiro do Goiás? O Goiás é uma equipe muito fraca e o Ceará contrata um zagueiro reserva dessa equipe. O presidente BIBELÔ demora, demora, demora e quando resolve o faz zem qualquer qualidade. É um incompetente de mão cheia. Como é que vai ser a convivência dessa figura com a torcida alvinegra? Ele pretende ir morar no Japão? Esse desrespeito, essa irresponsabilidade, esse descaso, essa ineficiência, essa incompetência é qualquer coisa de absurdo. A incompetência poderia ser perdoável. O que revolta é a inoperância, a falta de atitude desse presidente e total desrespeito a uma torcida gigantesca. Os adversários já não têm qualquer respeito pelo nosso time. A revolta maior é que quando já estamos no fundo do poço as decisões continuam totalmente sem o objetivo de qualificar o time. Contratar por contratar é jogar dinheiro fora, como essa diretoria já faz há muito tempo. Se não acredita mais, chega pra torcida, joga a toalha, reconhece os erros e se prepara para o planejamento de 2019 para a série B. É muito melhor ser honesto do que continuar ludibriando o torcedor que já não aguenta mais. E que o planejamento para 2019 não seja mais feito por ele que já demonstrou, várias vezes, ser incompetente para tal.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Aqui em Fortaleza existe um Blog que se diz o espaço do torcedor do Ceará. Cheguei a escrever algumas vezes para esse blog, cujo blogueiro tem o sobrenome Castro, mas lá existem alguns defensores fanáticos dessa diretoria que agridem qualquer um que critique essa diretoria. Isto com o aval do blogueiro. Sei que, de repente, meus textos deixaram de ser publicados e os dos agressores continuaram de vento popa na defesa da diretoria. Soube, entretanto, que o blogueiro democrata, juntamente com os escuderos da diretoria, agora está metendo a lenha na grande diretoria. Não entendo. O que houve? Mudaram os diretores? Mudou o presidente? Ou eu estava certo em criticar essa médiocre administração. Aí está nosso time, passando vexame por conta de pessoas irresponsáveis, omissas e incompetentes. Era isso que vocês queriam? Devem estar satisfeitos. Continuem a defender a diretoria e continuem a agredir aqueles que só queriam e querem o bem do Clube.

  • Albuquerque Júnior disse:

    Perfeita a análise, Graziani

    Não vi pênalti em Gabriel Jesus e vi falta em Miranda. Há respeitáveis opiniões em contrário (como a do grande jornalista do EI, e amigo, Bruno Formiga) que não viram falta no lance do Miranda.

    O fato é que o VAR é fantástico, inovador e EMOCIONANTE ! Nunca pensei que fosse tão legal aguardar uma revisão. Os erros crassos deixarão de existir. Os lances interpretativos que geram dúvida e decisões controvertidas, nunca deixarão de existir.

  • Vovô revoltado disse:

    É MAIS GOSTOSO GANHAR ROUBADO.
    E DE PREFERÊNCIA CINCO CAMPEONATOS DE UMA VEZ.
    ESTAMOS NO BRASIL, MEU FILHO.
    TE CUIDA CURÍNTIAN!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =