Futebol do Povo

Apesar do empate, Ceará fez sua melhor partida na Série A contra o Santos

5617 14

Analisar futebol apenas pelo resultado é um equívoco comum e perigoso. Quando um time joga mal e vence, é fundamental o senso crítico. Quando a equipe não consegue somar três pontos, mas tem um ótimo desempenho, é também preciso reconhecer. Foi o caso do Ceará diante do Santos, nesta quarta, no 1 a 1 em jogo antecipado da rodada 20 do Brasileirão.

A equipe comandada por Lisca foi contundente na superioridade diante do adversário. Esteve melhor em tudo durante os mais de 90 minutos. Saiu na frente com Arthur, no segundo tempo, após perder uma série de oportunidades claras desde o início (o goleiro do Santos, Vanderlei, foi bem demais também) e sofreu o empate no fim da partida, em lance de falha defensiva coletiva grave, gol de Jean Mota, de peito.

O Ceará finalizou 22 vezes, mostrou movimentação ofensiva interessante, ainda que Leandro Carvalho e Cardona não tenham sido titulares. Calyson, Juninho Quixadá e Arthur foram bem, para compensar mais uma atuação apagada de Felipe Azevedo (saiu para a entrada de Leandro Carvalho na segunda etapa, que deu a assistência para o gol). No meio-campo marcador, Fabinho, Edinho e Richardson controlaram bem o Santos, que raramente chegou com perigo nos contra-ataques (na principal, no segundo tempo, Everson fez defesa excelente em chute de Bruno Henrique). Os laterais, que praticamente só defenderam, também bloquearam bem as descidas de Rodrygo e do próprio Jean Mota.

O resultado foi ruim pelo desempenho do Ceará no gramado do PV e pelo momento do clube no Campeonato Brasileiro. Foram dois pontos perdidos que fazem muita diferença para quem soma apenas 15 e está na zona de rebaixamento após 17 rodadas. Os pontos positivos: além de ter feito seu melhor jogo na Série A, o time foi aplaudido pelos torcedores, que agora sabem que o elenco está longe do desastre dos 12 primeiros jogos da competição.

Já o Santos vai dar trabalho ao técnico Cuca. Há ótimos jogadores no elenco, mas é preciso construir um time novo do zero.

Recomendado para você

14 Comentários

  • Leonardo Miranda disse:

    Eu acho que o Ceará tem reais condições de escapar. Jogadores como Fabinho, Edinho, Leandro Carvalho e Juninho Quixadá elevaram o nível técnico da equipe de forma bem considerável.

    Outro fato importante foi a injeção de ânimo que Lisca deu ao time. Chamusca já havia perdido o comando, e Jorginho foi sem comentários. Este último, com toda a sinceridade e respeito que o profissional merece, além de covarde foi lastimável em sua ideia e filosofia de jogo.

    Lisca não é e nunca foi um técnico bom para início de projeto, mas é exatamente o oposto para assumir um time que está em situação desesperadora. Foi assim no Guarani de Campinas, no Ceará de 2015 e está sendo novamente em 2018, no próprio Ceará.

    Sabemos que o time não vai atuar sempre com a mesma pegada e rendimento da partida de hoje, mas também não vai ser aquele time apático, sem brio e sem alma do começo do campeonato. Vamos ver até onde o Ceará pós Copa do Mundo poderá ir.

    Analisando friamente não só os últimos resultados, mas a postura da equipe de maneira geral, acredito que a possibilidade de haver um Ceará x Fortaleza na Série A de 2019 é grande.

    Cenas dos próximos capítulos.

  • Barbosa disse:

    O gol do Santos foi do Tricolor de Aço do Pici, Jean Mota.
    Veinha do Canal, deixe de marmota, o gol do Santos foi do Jean Mota.
    A enorme torcida do Leão de Aço saúda o Jean Mota.
    Saudações Tricolores!

  • Torcedor disse:

    TERCEIRÃO detectado….cai fora baixo clero… aqui se discute jogo da elite….15 C

  • Leandro Gonçalves disse:

    Empate extremamente amargo ! Não me lembro de um jogo tão intenso,com tanta volúpia e garra como esse de ontem à noite Ceará ! Mas futebol não é merecimento ! É competência! E nosso ataque abusou das finalizações erradas !! O que no entanto,no meu ver ,não foi determinante para a derrota! O erro do Éverson foi quem determinou esse empate com gosto de derrota!

    Vida que segue! A luta continua. Faltam 3 ptos pra sair da zona (algo impensavel ate pouco tempo atras). Sabado teremos um jogo extremamente dificil. Atletico-PR vai ser bem mais cascudo,esta em franca evolução. Mas esta provado que quem quiser ganhar da gente no PV vai ter que ralar…

    Saudações alvinegras

  • Miguel Felipe disse:

    O Ceará mudou a forma de jogar porque Lisca é infinitamente superior como técnico que Chamusca ou Jorginho. O primeiro não conseguiu no longo período dar um padrão defensivo ao time, principalmente. Quanto ao ataque, nenhuma jogada ensaiada. O outro, Jorginho, seria um desastre se Zé Ricardo continua no Vasco. Não tem perfil para treinar time do Nordeste – pode até ser lá pelo Sul/Sudeste. Acredito, se tivesse continuado, o Ceará estaria numa situação vexatória sem poder escapar da degola. Valeu, VOZÃO! Como em 2015: “o Ceará não cai”. Nunca me engano!

  • TONHÃO DA TEJUÇUOCA disse:

    Perfeita (como sempre) a sua avaliação Graziani. E usando da minha absurda falta de modéstia eu diria que o mais querido do Nordeste foi absurdamente superior, avassalador, envolvente. Vencemos o timeco do Santos em todos os quesitos, menos no placar. Muita injustiça. Uma das maiores que já vi.
    O timeco do Santos merecia perder no mínimo de uns 5 x 0. O goleiro deles estava numa noite inspirada. Aliás afora o goleiro o restante do time é bisonho, fraco. Todos os meios de comunicação disseram que mereciam ter perdido de goleada.
    Resta ao alvinegro a expectativa de dias melhores. Estamos em franca ascensão. Enquanto alguns times estão descendo a ladeira o Vozão pós copa é outro time, jogando em outro nível.
    Saudações Alvinegras!

  • Filho do Dr. Zé Gota disse:

    Nosso Siarazinho jogou bem ontem, acho que os alimentos preparados na nova cozinha do Vozão by Robinson estão surtindo efeito na barriga dos jogadores.

    Saudaçoes Alvinegras

  • Matozão disse:

    Ainda não acabou o campeonato cidadão,ceará com” c”( minúsculo mesmo) rumo a serie b….empate na sorte com o fraco Santos…mesmo nivel por enquanto

  • Jorge Luis disse:

    Graziani, vc deve entender muito mais de direito desportivo (ou esportivo, sei lá) do que este humilde torcedor alvinegro que vos escreve… se puder me tirar esta dúvida: as chances do clube Ceará ser punido com perda de mando de campo dos jogos no PV é muito grande por causa do episódio do arremesso de objetos nos jogadores dos Santos ocorrido no jogo de ontem? Li matéria no site do O Povo e vi que identificaram o torcedor que cometeu o ato…

  • Luiz Antonio Villela Andrade disse:

    O PV É PEQUENO ,PERTO DO CAMPO E PORISSO TEM MAIS RISCOS , A TORCIDA FICA EM CIMA E FAZ PRESSÃO , NÃO TENHO DÚVIDAS QUE VAI SER FEITA UMA CARGA PRA PUNIÇÃO AO TIME . TORCEDOR IRRESPONSÁVEL .

  • Csc disse:

    Com todo respeito a história do jorginho mas ele foi muito sujo ao deixar o Ceará pq até os jornalistas de sulistas disseram que ele ficou manchado em sair do Ceará por motivo segundo ele familiar e de repente fecha com o vasco isso não foi coincidência foi premeditado ele devia ser correto e pedido pra sair era muito mais bonito pra ele mas graças a Deus que ele foi pq se não nós estariamos no mesmo fundo do poço e outra sou Ceará sim e com orgulho mas temos que ir com calma pq perdemos muitos pontos então pra recuperar vai ser a suado até o final do campeonato mas de uma coisa eu sei o time não pode sair do pv tem que ser todos jogos lá pq e a cara do Ceará agora vamos ser sinceros o futebol e pune viu nem sempre o melhor ganha por isso repito ter atenção durante todos os jogos pq vai ser todos uma final de campeonato pro Ceará.pra cima deles vozao #eu acredito

  • Robson disse:

    Como diria meu amigo JX, não tenha nada a ver com mas…

    É quase comovente a euforia desmedida de alguns alvinegros com um… empate em casa. Sério mesmo, é quase comovente. Porém, analisando friamente, essa tal injeção de ânimo promovida pelo tal Lisca doído tem prazo de validade. Obviamente a mudança de comando, a implementação de um novo discurso aliada a alguns bons resultados causam uma espécie de “doping motivacional” nos atletas, mas esses efeitos são transitórios. Técnico nenhum no mundo leva o time só com papo motivacional por 20 rodadas ou mais.

    Além disso, há que se lembrar que a atual sequência de adversários é a mais fraca que o time alvinegro pegou até aqui durante a série A: Paraná, Santos e Atlético PR são times que brigam já há algum tempo somente pra escapar da degola, então, natural que o aproveitamento de pontos do time que usa terreno emprestado por terceiros apresentasse uma melhora.

    Contudo, a tendência é que com a volta dos adversários mais qualificados, esse índice retorne a patamares medíocres, e quando isso acontecer, a tendência é que a internet de Tejuçuoca e adjacências volte a cair durante meses.

    Saudações Tricolores !

    • Bebeto disse:

      Entendo o seu argumento, mas isso é série A ! não tem essa de jogo fácil,
      Aliás, essa série B é a mais fraca dos últimos 5 anos, pra ter o 8C como líder…

  • Doutor Ze Gota disse:

    Vamos ver se o robinson de castro consegue essa proeza de se manter na 1a divisao com refugos e jogadores emprestados. Contratou um chef pra cozinha?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − oito =