Analisar futebol apenas pelo resultado é um equívoco comum e perigoso. Quando um time joga mal e vence, é fundamental o senso crítico. Quando a equipe não consegue somar três pontos, mas tem um ótimo desempenho, é também preciso reconhecer. Foi o caso do Ceará diante do Santos, nesta quarta, no 1 a 1 em jogo antecipado da rodada 20 do Brasileirão.

A equipe comandada por Lisca foi contundente na superioridade diante do adversário. Esteve melhor em tudo durante os mais de 90 minutos. Saiu na frente com Arthur, no segundo tempo, após perder uma série de oportunidades claras desde o início (o goleiro do Santos, Vanderlei, foi bem demais também) e sofreu o empate no fim da partida, em lance de falha defensiva coletiva grave, gol de Jean Mota, de peito.

O Ceará finalizou 22 vezes, mostrou movimentação ofensiva interessante, ainda que Leandro Carvalho e Cardona não tenham sido titulares. Calyson, Juninho Quixadá e Arthur foram bem, para compensar mais uma atuação apagada de Felipe Azevedo (saiu para a entrada de Leandro Carvalho na segunda etapa, que deu a assistência para o gol). No meio-campo marcador, Fabinho, Edinho e Richardson controlaram bem o Santos, que raramente chegou com perigo nos contra-ataques (na principal, no segundo tempo, Everson fez defesa excelente em chute de Bruno Henrique). Os laterais, que praticamente só defenderam, também bloquearam bem as descidas de Rodrygo e do próprio Jean Mota.

O resultado foi ruim pelo desempenho do Ceará no gramado do PV e pelo momento do clube no Campeonato Brasileiro. Foram dois pontos perdidos que fazem muita diferença para quem soma apenas 15 e está na zona de rebaixamento após 17 rodadas. Os pontos positivos: além de ter feito seu melhor jogo na Série A, o time foi aplaudido pelos torcedores, que agora sabem que o elenco está longe do desastre dos 12 primeiros jogos da competição.

Já o Santos vai dar trabalho ao técnico Cuca. Há ótimos jogadores no elenco, mas é preciso construir um time novo do zero.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles