Futebol do Povo

Fortaleza: seis, sete ou oito vitórias são necessárias para o acesso? Entenda os cálculos restando 17 rodadas

14933 28

 

Gustavo comemora gol contra o Boa Esporte. Foto: Fábio Lima/O POVO

Com 43 pontos após a vitória sobre o Boa Esporte por 2 a 1, neste sábado, o Fortaleza mantém a liderança da Série B e 10 pontos de vantagem sobre o quinto colocado, o Avaí.

Pelos números atuais do G4 do torneio em sua 21ª rodada, 61 pontos são suficientes para uma equipe conseguir o acesso para a Série 2019, já que o Goiás, quarto colocado, tem aproveitamento de 52,4%. Projetando tal desempenho em 38 rodadas se chega justamente nos 61 pontos. Assim, restariam ao Fortaleza mais seis vitórias (18 pontos além dos 43). Ocorre que tal dado muda rodada após rodada, justamente porque depende do desempenho do quarto colocado.

Tomando como base a média histórica da Série B por pontos corridos, 64 pontos resolvem a questão. Para chegar a tal número, o Tricolor teria que vencer mais sete jogos, somando 21 aos 43 que já possui.

O outro cálculo toma como base a estatística geral da competição projetada pelo site Chance de Gol. Chegando aos 67 pontos (ou seja, mais oito vitórias, com 24 pontos) o Fortaleza, ou qualquer outra equipe, atinge 99.9% de possibilidade de acesso.

Restam 17 jogos para o time de Rogério Ceni na Série B, ou seja, 51 pontos em disputa. Atualmente o aproveitamento é de 68,3%. Para conseguir o acesso na hipótese mais complicada, ou seja, fazendo mais 24 pontos, o time precisa de menos de 50% de aproveitamento.

Recomendado para você

28 Comentários

  • KD OS TORCEDORES ABAITOLADOS KANALENSES,VÂO APAGAR O FOGO DO TEU CABARÉ LÁ DA JOÃO PESSOA!!! KKKKKKK

  • Marcelo Amaral disse:

    Ei cadê aquele secador do Kanal? Kkkkkkk

  • Leonardo Miranda disse:

    Lembro quando a Série B começou, e a grande maioria dos torcedores do Kanal dizia que o Fortaleza iria brigar contra o rebaixamento, que iria ficar entre o 13º colocado e a zona de degola. Dizia que iríamos perder quando enfrentássemos Figueirense, Paysandu, Vila Nova, CSA e mais um monte de times que, se eu for falar um por um, vamos chegar em todos os 19 times da competição. Engraçado que depois que o Fortaleza bateu o Figueirense, lá na distante sexta rodada, quase todos os faladores de besteira sumiram deste espaço por completo, especialmente o “maluco rei”, Carlos Lima, que já comentou neste blog sob vários pseudônimos possíveis e imagináveis.

    Eu só digo uma coisa, se o Fortaleza não só subir, como for o campeão, vai haver uma grande quantidade de suicídio em nossa capital, fenômeno jamais visto antes pelo Brasil inteiro.

    Se preparem, Kanalenses, que a vingança está vindo com juros e correção.

  • Wanderley Prates disse:

    Vamos que vamos Tricolor de Aço, a hora é essa.

  • GABRIEL disse:

    KKKKKKKKKANAL SE DEU MAL.
    O MAIOR DO ESTADO É O MELHOR DO NORDESTE: FORTALEZA ESPORTE CLUBE!
    O LEÃO DE AÇO VENCEU MESMO COM O MARLON ERRANDO 90% DOS PASSES, O JUSSANI PULANDO UMA GILLETE E CORRENDO FEITO VELHA, MESMO O BOECK NÃO SAINDO DO GOL E LEVANDO OUTRO GOL, MESMO O DODÔ DESAPRENDENDO O FUTEBOL QUE TINHA.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • LeãoRumoaSerieA disse:

    Ano passado tinham uns torcedores do Kanal que diziam que o Fortaleza só ficava com a maior pontuação da competição na 1a. fase da Série C [em vários anos isso aconteceu], só porque não enfrentava os times dos Sul/Sudeste. Agora na B estamos enfrentando e vencendo a maioria das partidas contra tais times, aliás contra times bem mais expressivos do que a maioria que jogávamos na Série C. Isso prova que se a Série C fosse por pontos corridos e não dependesse de jogos de “mata-mata”, desde que o Leão começou a disputá-la, não teríamos passados tantos anos sofrendo lá.

    O que importa agora é que o time está muito bem e devemos subir sem muitos problemas. Inclusive, acho que a gente já pode começar a pensar em um merecido título da Série B para sermos o time com o maior título nacional do estado, pois hoje temos 2 campeões nacionais, porém da Série D, apesar de já termos 4 “títulos” de Vice-Nacional: 2 da Série A e 2 da Série B, que os torcedores kanalenses também não reconhecem, mas se tivesse sido com o time deles, ai seriam o maior time do Brasil, por causa disso!

    Avante Leão!

  • Elton disse:

    Cadê o Carlos Lima?

  • João Ximenes disse:

    Tá assim a Bzona depois de 21 rodadas faltando 17 jogos e/ou + 23 pontos pra Azona.

    1. FEC(43), 13 vitórias(Guarani/Guarani, Boa, Crb, Goiás, Figueirense, Criciúma, Sampaio Correa, Brasil Pelotas, Paysandu, Juventude, Coritiba, Boa Esporte); 4 empates(londrina, Vila Nova, Csa, Avai); 4 derrotas(São Bento, Oeste, Ponte Preta, Atlético-GO).

    2. Csa(37), 10 vitórias(Goiás, Oeste, Criciúma, Boa Esporte, Londrina, Vila Nova, Brasil Pelotas, Sampaio Correa, Juventude, São Bento); 7 empates(Crb, Paysandu, Ponte Preta, Coritiba, Fortaleza, Atlético-GO, Avaí); 4 derrotas(São Bento, Figueirense, Guarani, Goiás).

    3. Atlético-GO(34), 9 vitórias(Cricúma, Guarani, Ponte Preta, Sampaio Correa, Brasil Pelotas, Boa Esporte, Fortaleza, Paysandu, Coritiba); 7 empates(Londrina, Oeste, Juventude, Vila Nova, Avaí, Csa, Criciúma) 5 derrotas(Coritiba, Crb, Goiás, Figueirense, São Bento).

    4. Goiás(33), 10 vitórias(Atlético-GO, Paysandu, Londrina, Crb, Avaí, Criciúma, Sampaio Correa, Oeste, Csa, Figueirense); 3 empates(São Bento, Guarani, Juventude, ); 8 derrotas(Csa, Figueirense, Vila Nova, Fortaleza, Boa Esporte, Ponte Preta, Coritiba, Brasil Pelotas).

    SEGURA AS PONTAS LEÃO !!!!!

    REGRESSIVA:
    Seguinte… se 66 pontos é Azona certa, e FEC já acumula 43 em 21 jogos dos 38 até o final, a conta é simples e tá assim:

    PLACAR GERAL:
    – 19 jogos de ida, de 57 pontos possível alcançaveis = 37 pontos conquistados
    – 19 jogos de volta, de 57 pontos possível alcançaveis = 06 pontos conquistados

    REGRESSIVA: de 43 dos 66 NECESSÁRIOS pra Azona faltam = 23

    E tem +. Segundo o Site CHANCE DE GOL, FEC ta bem na fita “também”, pois em ternos percentuais, hoje ta assim a situação. Esses percentuais devem ter melhorado com mais uma vitória do FEC ontem:

    Acesso = 98,9%
    Campeão = 84,4%
    Czona “de novo” = 0,0ooooooooooooo1(quase zero)

    CONTANDO…

  • carlos disse:

    Sem demérito nenhum ao club e com todo respeito na série C do ano passado eu temia pela desclassificaçao ainda na fase classificatória e isso quase aconteceu, porque o time não passava confiança.

  • Leandro Goncalves disse:

    Sorte e competência estão intrinsecamente interligados no caso do FEC na serie B 2018! A diretoria do FEC colhe os frutos da audácia. A melhor contratação da historia nessa última década foi sem duvida o Rogerio Ceni. Ganhou em marketing e na capacidade de captar atletas ! Pra mim a diretoria tricolor já pode encomendar a taça. Acho que não tem macumba no mundo que tire esse acesso…

    Eu como alvinegro só estou concentrando ,e já faz certo tempo,energias apenas no Ceará ! A diretoria alvinegra está fazendo de tudo para voltar pra série B ! Mas matematicamente ainda temos chances,estamos mais vivos do que nunca na luta… E se terminarmos em 16º,faço das palavras do Leonardo,as minhas : a população de Fortaleza vai diminuir drasticamente,vai haver uma grande quantidade de suicídio em nossa capital…

    Saudações alvinegras

  • João Ximenes disse:

    O JOGO foi muito RUIN !

    Boa fez o seu papel – de esperar pra ver no que dava -, enquanto que FEC fazia também o seu papel – “estamos em casa e vamos apertar eles aqui até eles peidarem”.

    Problema é que FEC, de 10 passes, acertava 2. Não acertava quase nada, e ASSIM NÃO TEM QUEM AGUENTE meu fííí.
    Incrível o número de erros, principalmente no primeiro tempo, que era pra funcionar bem devido o Boa tá todo fechado atrás(o que já era de se esperar).

    Até que o CENI entrou com um time pra furar tal bloqueio. O planejamento do jogo é que foi errado, pois, era sabido que o Boa viria trancado até os novelos, e pra furar “retranca”, é necessário jogar rápido, rodando o jogo pros lados, tentando finalização pelo alto.
    Aí era o problema maior: CRUZAR PRA QUEM !?, se, quando conseguia-se a jogada, estavam lá pra finalizar pelo alto MARCINHO e ÉDERSON.

    Estratégia do Boa acabou valendo antes da do FEC, que TEVE de correr dobrado pra evitar um vexame dentro de casa, quando logo no início do segundo tempo fez 1 x 0, mesmo conseguindo tal proeza depois de Ceni ter resolvido o problema de altura lá na frente com a entrada do GUSTAVO que tá infernal, e que precisou somente de 4 minutos pra resolver(1 x 1), pra depois sofrer penalte convertido pelo BRUNO. Final, de virada, 2 x 1.

    EU fosse o Ceni, da próxima vez que optasse por GUSTAVO no banco – que é um erro -, e fosse coloca-lo, COLOCARIA ele no MARCINHO e não no ÉDERSON.
    Marcinho, diria EU, é a cara de trauma do Ceni quando daquela perda – que não aguento mais ouvir -, pois ele é a velocidade em campo. No entanto, e isso é opinião minha, Éderson é mais jogador que ele.
    Já já, Ceni, e “de novo”, vai entregar pros adversários a SUA ÚNICA ARMA(na cabeça dele), e isso já pode ser visto nesse jogo, quando colaram no Marcinho e ele pouco produziu.

    #Aliás, produção por produção, DODÔ tá precisando ser chamado pra conversa “pé de orelha” pois o seu desempenho, de uns quatro jogos pra cá, vem caindo assustadoramente. É um grande jogador, é importante, mas precisa voltar a render próximo daquele Dodô que vínhamos vendo antes desses quatro jogos citados.

    FALO aqui o seguinte pro PROFESSOR Ceni:

    1. Gustavo no banco{…} tudo bem. Vinha de contusão. Mas tem jogo que é tão claro a postura do adversário que, de “muleta ou engessado”, Gustavo tem de tá em campo. Basta analisar o primeiro tempo desse jogo

    2. Entre Éderson e Marcinho pra tá lá na frente com Gustavo, de preferência “mêta” os três. Quer trocar um dos dois pelo Gustavo de novo – que é um erro Gustavo no banco -… deixe Éderson, que tecnicamente é 10 vezes melhor com + 85% da velocidade de Marcinho.

    3. Esqueça aquele “trauma das perdas” porque Edinho e Oswaldo não vão mais voltar.

    4. Quando resolver fazer o que deve ser feito(Éderson, Marcinho, Gustavo), “mêta” DERLEY no FELIPE que vai ser 10 vezes melhor em termos defensivo e ofensivo.

    5. Reflita esse jogo e veja se chega a mesma conclusão minha, pensando como os adversários, tipo aconteceu naqueles jogos que FEC tropeçou até dentro de casa por conta de os adversários entenderem a PREVISIBILIDADE da equipe: marcavam EDINHO, matavam meio time. Agora marcam Marcinho e da na mesma coisa. Pra isso basta olhar pra essa partida de ontem.

    POR FIM… tem jogos que valem mesmo pelo RESULTADO, e esse foi mais um de uns 4 jogos da temporada do FEC, que considerando a classificação geral: AINDA TÁ É BOM DEMAIS.

    10 pontos pro 5º na tabela, faltando 6, 7 vitórias em 17 jogos “PRAQUILO”(a gente só pensa naquilo mesmo)…

    É SÓ SEGURAR AS PONTAS LEÃO !!!!!

  • Robson disse:

    Mais do que uma liderança episódica, o Fortaleza EC tem nessa série B a indelével marca da regularidade. Salvo melhor juízo, são 18 ou 19 rodadas na liderança da competição, presença no G4 praticamente o campeonato inteiro até aqui. Isso não é acaso.

    Aliás, o momento crítico para o time tricolor aconteceu durante aquele desmanche de toda a sua linha de frente, ali o tricolor teve uma nítida queda de desempenho e poderia ter perdido algumas posições enquanto remontava sua força ofensiva, mas felizmente, os adversários não tiveram competência para aproveitar do momento de instabilidade tricolor. Agora, as boas atuações voltaram e, a não ser que aconteça uma hecatombe, a tendencia é que o time continue nessa caminha rumo à elite.

    Evidentemente ainda faltam muitas rodadas, muitos pontos em disputa, mas para quem começou a competição já “rebaixado” como alguns diziam, o desempenho tricolor surpreende.

    Agora, é contagem regressiva por vitórias jogo a jogo.

    Saudações Tricolores !

  • Robson disse:

    Enquanto isso, a vaquinha alvinegra deixou de ser porteira da série B e virou flanelinha na série A já que está apenas guardando a vaga do tricolor na elite do futebol nacional.

    Ahhh Brasil…., Ah Vila Nova, Ah Figueirense…

    Saudações Tricolores !

  • Virgílio Matos disse:

    Nas minhas contas, faltam 17 jogos, porque não esperar 17 vitórias, sim vamos pensar alto, o Fortaleza é muito grande e devemos pensar sempre positivo, vamos marcar história nessa série B, vamos ter como meta principal o titulo de campeão, bastante importante no ano de nosso centenário.
    17 jogos, 17 vitórias……..!!!!!

  • Gildásio disse:

    Em tese, alguém poderia fazer uma análise destas prováveis vitórias – 7 ou 8 dos times a enfrentar? Quantos jogos em casa? Quantos jogos deveríamos empatar? Enfim, uma análise realista. Sem exagero.

    • João Ximenes disse:

      GILDÁSIO…

      8 JOGOS EM CASA: Londrina(empatamos 1×1); Figueirense(vencemos 3×1); Vila Nova(empatamos 1×1); São Bento(perdemos 2×1); Paysandu(vencemos 1×0); Ponte(perdemos 2×0); Csa(empatamos 0x0); Juventude(vencemos 3×0).

      9 JOGOS FORA: Crb((vencemos 3×1); Goiás(vencemos 3×0); Criciúma(vencemos 2×0); Sampaio(vencemos 1×0); Brasil Pelotas(vencemos 2×0); Oeste(perdemos 2×1); Atlético-GO(perdemos 1×0); Avaí(empatamos 1×1); Coritiba(vencemos 2×1).

      Difícil pra qualquer um fazer uma análise, mesmo que em tese, principalmente se considerar esse último jogo, EM CASA, contra o “fona Boa” onde vencemos apertado de 2 x 1, quando no primeiro jogo, lá, vencemos de 2 x 0.

      MAS… nos jogos de IDA fizemos isso:

      1. FEC(43) – 13 vitórias(Guarani, Boa, Crb, Goiás, Figueirense, Criciúma, Sampaio Correa, Brasil Pelotas, Paysandu, Juventude, Coritiba); 4 empates(londrina, Vila Nova, Csa, Avaí);

      REPETINDO a dose, FEC chegaria além do ACESSO.

      ACHAS DIFÍCIL ? Guarani e Boa já foram “de novo”.

      Um abraço.

  • ISIDORIO disse:

    Sendo assim tem chances de ver este acesso.

  • Lucas Leão disse:

    O importante é que o Tricolor de Aço do Pici venceu e somou mais 3 pontos.
    Houve partidas que a gente jogou muito bem e não venceu. Agora foi diferente. Mas é bom não se acomodar, galera. Trabalho e Glória!
    VALEU!
    LEÃO EXTERNAMENTE!

  • João Ximenes disse:

    Cadê o resto dos comentários ?

    Na capa diz já ter 20, mas quando se abre só é possível ver 6.

  • Antonio Coelho disse:

    Caro Graziani,

    O cenário é mais favorável do que parece. Há doze anos, a Série B vem sendo disputada com 20 clubes. Vamos desconsiderar os anos de 2012 e 2014, que foram pontos “fora da curva”. Basta dizer que, em 2012, o São Caetano, mesmo com 71 pontos, não subiu.
    Nos dez anos restantes, o clube subiu com 18 vitórias cinco vezes, 17 vitórias quatro vezes e 19 vitórias uma vez. A pontuação de maior frequência para ultrapassar o quinto colocado foram 63 pontos. Vamos tomar como base então 63 pontos e 18 vitórias (9 empates).
    O Fortaleza está a cinco vitórias e cinco empates da primeira divisão. Pode até precisar de menos empates.

    Abraço
    Antonio Coelho

  • FABIANO disse:

    NOSSO FORTALEZA ESPORTE CLUBE,
    O MAIOR DO ESTADO É TAMBÉM
    O MELHOR DO NORDESTE: FORÇA FORTALEZA!
    O LEÃO DE AÇO VENCEU MESMO COM OS MESMOS ERROS: MARLON ERRANDO 90% DOS PASSES, O JUSSANI PULANDO UMA GILLETE E CORRENDO FEITO UMA VELHA, MESMO O BOECK NÃO SAINDO DO GOL E LEVANDO OUTRO GOL, MESMO O DODÔ DESAPRENDENDO O FUTEBOL QUE TINHA.
    AINDA BEM QUE TEMOS O GUSTAGOL É O MARCINHO COMENDO A BOLA.
    O MAIS IMPORTANTE É QUE GANHAMOS E ESTAMOS NO CAMINHO CERTO PARA NOSSO RETORNO À SÉRIE A.
    O NEGÓCIO É CONTINUAR O FOCO DESSES BRAVOS GUERREIROS COM MUITA GARRA, UNIÃO E DEDICAÇÃO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Filho do Dr. Zé Gota disse:

    É uma pena que ano que vem nosso Siarazinho não vai fazer o clássico Rei na Série A com o Liaum. 🙁

    Mas pelo menos a nova cozinha do Mr. Robinson já tá pronta pra alimentar a galera na segundona do ano que vem.

    Saudações Alvinegras

  • Rogério disse:

    Faltam 22 pontos para o acesso. Sigam o vice,pq o líder já disparou.
    Saudações Tricolores !

  • BOTELHO PINTO disse:

    Um dia desses peguei uma doidinha no forró e depois do “serviço” fui deixar ela lá perto do canal imundo, onde morava.
    Ah, nojenta! Mas ela disse que os irmãos dela eram Leão do Pici, menos mal. E ainda disse que tava mudando pro Tricolor porque cansou de levar “chibata”. Kkkkkkkkkk

  • Doutor ze gota disse:

    Eita que se nao fosse o dedim do Carlinhos bala.. ainda penou um bucado pra sair da série c. Veremos o futuro do time do ceni.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *