Futebol do Povo

Para ter boas chances de não cair, Ceará precisa de 9 vitórias nos 19 jogos restantes na Série A

3267 12

Quando o Campeonato Brasileiro foi interrompido em função da Copa do Mundo da Rússia, o Ceará sustentava uma campanha de cinco pontos conquistados em 36 disputados, aproveitamento de apenas 14%.

Com os treinamentos táticos e algumas modificações no elenco, o técnico Lisca, que fez a estreia antes da Copa, no empate sem gols diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, conseguiu elevar muito os números do Alvinegro. Foram 21 pontos disputados e 12 conquistados, rendimento de 57.1%, quatro vezes o desempenho anterior.

Ainda assim, com 17 pontos no total, o Alvinegro segue na zona de rebaixamento, na 19ª colocação. Restam 19 jogos para o fim da Série A e para ter boas chances de não disputar a Série B em 2019 a equipe precisa alcançar pelo menos 44 pontos. Com essa margem, de acordo com o estudo perene dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais, a possibilidade de rebaixamento fica em 3,5%. Caso chegue aos 45 ou 46 pontos, as probabilidades de queda ficam raríssimas, respectivamente em 0,8% e 0,1%.

Para conseguir os 44 pontos, uma das opções de composição é o Ceará vencer 9 dos 19 jogos que restam, fazendo mais 27 pontos. Por causa de modificações na tabela, o Alvinegro não enfrenta mais o Santos até o fim da competição, já que ambos fizeram as partidas de ida e volta. Em compensação, o Ceará encara o Bahia ainda duas vezes.

Recomendado para você