Foto: Mateus Dantas / O Povo

Após a vitória do Ceará sobre a Chapecoense por 3 a 1, neste domingo, no Castelão, o Alvinegro terá duas semanas de treinos até enfrentar o Botafogo, no Castelão, na segunda-feira, dia 15 de outubro. A situação ocorre porque a partida contra o Cruzeiro, que seria disputada na 28ª rodada, foi adiada em função da falta de calendário do clube mineiro, envolvido em Libertadores e Copa do Brasil.

Restando 11 partidas, o elenco comandado por Lisca tem 30 pontos, está fora da zona de rebaixamento – é o 15º colocado – e segue precisando chegar aos 45 pontos para ter 99% de possibilidade de disputar a Série A em 2019.

De acordo com os estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, caso uma equipe chegue aos 45 pontos, fica com 99,2% de possibilidade de permanência na Série A. Já para o site Chance de Gol, qualquer equipe que faça 45 pontos tem 99,5% de probabilidade de disputar a primeira divisão no ano que vem.

Assim, para o Ceará conseguir seu objetivo, são necessárias cinco vitórias nos 11 confrontos restantes, aproveitamento menor do que 50%. Atualmente o time tem 58,3% de aproveitamento no segundo turno, quinta melhor campanha.

No pós-Copa o Alvinegro também tem a quinta melhor campanha. São 25 pontos conquistados em 45 disputados.

Os jogos restantes, lembrando que são seis fora de casa e cinco como mandante:

Cruzeiro x Ceará
Ceará x Botafogo
Palmeiras x Ceará
Ceará x Atlético-MG
Sport x Ceará
Ceará x Inter
Bahia x Ceará
Fluminense x Ceará
Ceará x Paraná
Atlético-PR x Ceará
Ceará x Vasco

Tagged in:

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles