Trinta rodadas já foram disputadas na Série B do Campeonato Brasileiro e o Fortaleza segue na liderança com 56 pontos, seis de vantagem para o segundo colocado e distante 11 do quinto colocado.

Restando oito jogos para o fim da competição, os estudos matemáticos indicam que o elenco comandado por Rogério Ceni possui 99% de probabilidade de acesso, conseguindo o objetivo ao atingir 62 a 64 pontos – restam então duas ou três vitórias. Já para o título da Série B, inédito para o futebol cearense, as chances do Tricolor giram em torno de 80% a 86%.

A pontuação necessária para que uma equipe tenha 96% de possibilidade de título – de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais – é de 68 pontos. Se fizer 69 pontos, a chance de taça passa a ser de 99%. Ainda de acordo com a UFMG, o Fortaleza tem 80% de chance de título.

O estudo do site Chance de Gol dá ao Tricolor 86% de chance de título. Em relação a pontuação para que tal hipótese seja realidade, o cálculo é de 71 pontos para que haja 95% de probabilidade.

Assim, para a conquista do título, o time precisa somar entre 12 e 15 pontos, ou seja, quatro ou cinco vitórias.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles