.

A vitória sobre o Brasil por 1 a 0, em Pelotas, na sexta-feira, deixou o Fortaleza com 56 pontos, na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Além do terceiro triunfo seguido, os resultados dos jogos que envolveram times fora do G-4 determinaram que a distância para o quinto colocado ficasse em 11 pontos após 30 jogos disputados da competição.

Estudos como os realizados pelo site Chance de Gol e pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais apontam que o Fortaleza tem, neste momento, 99,8% e 99,5%, respectivamente, de possibilidade de acesso para a Série A. A pontuação a ser atingida para tal objetivo, neste momento, é 62 pontos.

Ambos também mostram que a probabilidade do time conquistar o título é alta. Para o Chance de Gol, 85%; já para a UFMG, 79%.

Restam oito partidas para a equipe comandada por Rogério Ceni. Com a atual diferença de 11 pontos, é possível que o acesso, matematicamente, seja garantindo entre as rodadas 33 e 35.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles