Futebol do Povo

Fortaleza: primeira equipe do Nordeste a conquistar um título nacional no ano do centenário

2083 10

Foto: Júlio Caesar/O POVO.

Por Matheus Vitor

O Fortaleza consumou no último sábado o maior título de sua história até o momento, corando o ano do seu centenário. Após um começo de 2018 com desconfianças após perder o Estadual para o maior rival, o Tricolor viu sua data comemorativa ser colocada em xeque, mas deu a volta por cima ao conquistar o acesso a Série A e ainda levar o título da Segundona 2018 com duas rodadas de antecedência. Com isso, o time do Pici é a primeira equipe Nordestina a conquistar um título nacional no ano do centenário. E por pouco não foi um feito nacional inédito. Quem impediu foi o Tombense-MG, campeão da Série D em 2014 ? ano em que completou seus cem anos.

No cenário dos grandes clubes da região Nordeste, o baiano Vitória conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano em 1999. No Brasileirão, o título ficou perto: foi o terceiro colocado. Já o Náutico, em 2001, foi campeão pernambucano sob o comando de Muricy Ramalho. Em 2005, o Sport não conquistou nada e decepcionou a torcida. O Bahia só completa 100 anos em 2031.

No Estado, o único outro clube centenário, o Ceará, começou o ano do 100 com pé direito, mas terminou de forma amarga. O Alvinegro iniciou 2014 com a conquista da Taça do Campeões; em seguida, veio o tetracampeonato estadual. Na Copa do Nordeste bateu na trave e foi vice. Já na Segundona, o Vovô até terminou como líder do primeiro turno, mas no segundo caiu de rendimento e deixou escapar um acesso muito esperado por sua torcida.

Com o título da Série B, o Fortaleza retorna à elite do Brasileirão depois de 12 anos. A reestruturação passa por muitos fatores desde o fornecedor próprio de uniformes até um programa de sócio torcedor que conta com mais de 25 mil ativos e uma receita que deve chegar à casa dos R$ 60 milhões no próximo ano.

Domínio

Faltam duas rodadas da Série B a serem jogadas. Como campeão antecipado, o Fortaleza seguirá na ponta. Com isso, completará 36 rodadas como líder do Campeonato

Recomendado para você

10 Comentários

  • Virgílio Matos disse:

    Na próxima quinta feira,feriado de 15.11 o Leão vai receber a taça de campeão brasileiro da série B de 1918. Até hoje estamos esperando a carniça do Ceará mostrar a taça do Penta que o tapetão inventou.Deve ser de areia e molhada com o suor da vergonha tenha se derretida!!!

  • Carlos Cavalcante disse:

    É a maior conquista do nosso futebol cearense!!

  • Robson disse:

    O ineditismo do feito só demonstra o tamanho da conquista do tricolor de aço, campeão brasileiro no ano do Centenário.

    Não sou de tecer elogios à cartolagem de uma forma geral, mas é preciso reconhecer que o trabalho excepcional da atual diretoria executiva levou o tricolor a novos ares não só na seara administrativa como, em consequência, na esfera esportiva com a conquista do maior título do futebol alencarino.

    Agora é possivel pensar no futuro cancela com mais ambição e tranquilidade. Com uma administração responsável, um planejamento financeiro sério e gestão profissional, um marketing forte e um programa de sócios robusto, o clube tricolor pode conseguir outras conquistas históricas.

    A discussão sobre qual o maior clube do Estado está encerrada, pelo menos por hora.

    Agora é pensar em 2019.

    Em tempo: para aqueles que perguntaram , após a final da série C do ano passado, onde estava a taça de campeão, um aviso: a taça estará no Castelão na próxima quinta-feira.

    Já a taça do penta alvinegro…

    Saudações Campeãs !
    Saudações Tricolores !

  • Rogério disse:

    Quando se trabalha sério,com competência , responsabilidade na gestão e etc. o resultado aparece. Um time resiliente que hoje colhe os frutos. Espero que sejam duradouros,pois aumenta a responsabilidade de agora estar na principal divisão de futebol do país.

  • Marcelo Amaral disse:

    Parabéns ao tricolor e a sua torcida. Já temos que nos programar para 2019. A permanência do atual treinador é imprescindível para uma organização eficaz no ano vindouro. Temos que olhar também para os bons valores deste elenco; Marcinho, Bonilha, Dodô, Ederson, Gustavo, Bruno Melo, Jussani, Ligger, Felipe, Boeck são peças-chave para termos uma boa base em 2019. Avante, Leão! Clube de glória e tradição.

  • valterlan disse:

    Detalhe é a maior conquista do futebol cearense de todos os tempos, então kanalenses não me venham com churumelas, queria saber onde andaria o Carlos Lima uma hora dessas, ele previu que time seria rebaixado ainda no final dos jogos de ida da serie B 2018; eu acho que ate chegou a apostar uma boa grana nisso, e agora o que vai dizer, já sei o Nordestão é a maior conquista do futebol cearense de todos os tempos, kkkkkk

    • Rogério disse:

      Valterlan,sabia não ? O Carlos Lima está internado. Ficou surdo com os fogos e o barulho tricolor no sábado, tomou rivotril e não aguentou. O 15C quele tanto fala,agora é CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B que o time dele tanto disputou e conquistou dois acessos sem sequer conseguir ser vice.
      A vingança é um prato que se come quente. Postar por aqui sem ter que ler os comentários odiosos desse cara e saber do sumiço dele desse espaço,não tem preço.
      Aí Carlos Lima, o FORTALEZA É CAMPEÃO BRASILEIRO. Segue o campeão !

      • Chicão disse:

        Como sempre escrevi aqui tanto para o CL,Brazilzim ou umtal de torcedor que talvez sejam a mesma pessoa:o porteiro da série B que é o recordista de participações nunca foi nem vice campeão ou seja sempre foi um mero coadjuvante na competição nacional.
        Enquanto o Tricolor de Aço participando menos,é Campeão e duas vezes vice e com uma campanha que em toda história dos pontos corridos só perde para o Corinthians que a liderou mais vezes.
        Somos o primeiro clube do nordeste a ser Campeão Brasileiro da Série B na era dos pontos corridos,com uma campanha incrível e isso ficará para sempre na história do Fortaleza Esporte Clube!!
        Saudações Tricolores!!

        • Júlio Rocha disse:

          Além disso, o argumento mais sem noção deles é que essa foia a edição mais fraca de todos os tempos, isso simplesmente por não ter um time deito grando competindo.
          Ocorre que mesmo não tendo alguns desses times, a nossa campanha foi a segunda melhor da história, isso prova que fomos inclusive bem melhor do que esses time que só passearam na série B, perdendo somente para o Corinthians.
          São vários recordes incontestes. Besta é quem ainda dá moral pra esse povo.

      • valterlan disse:

        KKKK, deve ser isso mesmo, mas acho que ele tá postando com um outro nome Francisco Lima, kk

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + sete =