Foto: Júlio Caesar/O POVO.

Por Matheus Vitor

O Fortaleza consumou no último sábado o maior título de sua história até o momento, corando o ano do seu centenário. Após um começo de 2018 com desconfianças após perder o Estadual para o maior rival, o Tricolor viu sua data comemorativa ser colocada em xeque, mas deu a volta por cima ao conquistar o acesso a Série A e ainda levar o título da Segundona 2018 com duas rodadas de antecedência. Com isso, o time do Pici é a primeira equipe Nordestina a conquistar um título nacional no ano do centenário. E por pouco não foi um feito nacional inédito. Quem impediu foi o Tombense-MG, campeão da Série D em 2014 ? ano em que completou seus cem anos.

No cenário dos grandes clubes da região Nordeste, o baiano Vitória conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano em 1999. No Brasileirão, o título ficou perto: foi o terceiro colocado. Já o Náutico, em 2001, foi campeão pernambucano sob o comando de Muricy Ramalho. Em 2005, o Sport não conquistou nada e decepcionou a torcida. O Bahia só completa 100 anos em 2031.

No Estado, o único outro clube centenário, o Ceará, começou o ano do 100 com pé direito, mas terminou de forma amarga. O Alvinegro iniciou 2014 com a conquista da Taça do Campeões; em seguida, veio o tetracampeonato estadual. Na Copa do Nordeste bateu na trave e foi vice. Já na Segundona, o Vovô até terminou como líder do primeiro turno, mas no segundo caiu de rendimento e deixou escapar um acesso muito esperado por sua torcida.

Com o título da Série B, o Fortaleza retorna à elite do Brasileirão depois de 12 anos. A reestruturação passa por muitos fatores desde o fornecedor próprio de uniformes até um programa de sócio torcedor que conta com mais de 25 mil ativos e uma receita que deve chegar à casa dos R$ 60 milhões no próximo ano.

Domínio

Faltam duas rodadas da Série B a serem jogadas. Como campeão antecipado, o Fortaleza seguirá na ponta. Com isso, completará 36 rodadas como líder do Campeonato

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles