Futebol do Povo

Ranking da CBF 2019: Ceará ganha 4 posições e segue como primeiro cearense; Fortaleza e Ferrão sobem bastante

26232 35

O ranking da CBF que será atualizado em breve trará o Ceará na 23ª colocação, a melhor posição de uma equipe cearense, situação que vem ocorrendo desde a adoção do novo ranking, em 2013. O critério da entidade que comanda o futebol é levar em conta os cinco anos mais recentes (no caso de 2019, de 2014 a 2018, portanto), atribuindo pontuações e pesos para as colocações das equipes nos respectivos torneios ano a ano. As projeções e cálculos são do estatístico Thiago Minhoca, também comentarista da rádio O POVO/CBN.

Nesta temporada o Ceará garantiu 721 pontos levando em conta o cenário de 2018 e assim subiu do 27º lugar para o 23º; campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza garantiu 933 pontos de diferença de um ano para o outro e assim conseguiu sair da 42ª colocação para a 33ª, ganhando nove posições. Campeão da Série D e com boa campanha na Copa do Brasil, o Ferrão ganhou 1000 pontos, aparecendo pela primeira vez no ranking recente, passando a ocupar o 73º lugar.

Todas essas pontuações já levam em consideração os descartes e a mudança de peso ano após ano (como exemplo, vale citar que o desempenho de 2018, o mais recente, tem peso 5, o maior da relação).

Em 2019 será a primeira vez que o futebol cearense aparecerá no ranking com 10 clubes. O líder será o Palmeiras, com 16.914 pontos, seguido por Cruzeiro, Grêmio, Santos e Corinthians. Abaixo você confere a colocação dos cearenses em 2019 e as regras completas para entender perfeitamente os critérios:

23 – Ceará 6274
33 – Fortaleza 4222
73 – Ferroviário 1000
85 – Guarani de Juazeiro 814
99 – Icasa 643
141 – Guarany de Sobral 370
176 – Atlético Cearense 216
200 – Floresta 75
218 – Barbalha 25
218 – Horizonte 25

O regulamento:

a) O ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico);
b) Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos,
a serem convertidos sobre cada pontuação, a saber:
1- Ano vigente (n) Pontos x 5
2- Ano imediatamente anterior (n-1) Pontos x 4
3- Ano anterior (n-2) Pontos x 3
4- Ano anterior (n-3) Pontos x 2
5- Ano anterior (n-4) Pontos x 1
c) A pontuação máxima de cada Série (A/B/C/D) representa o dobro da pontuação da Série inferior.
d) A pontuação do clube vice-campeão de uma Série é sempre 80% da pontuação do campeão.
e) A pontuação dos terceiros e quartos lugares de uma Série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.
f) Na tabela 1, da classificação 24 em diante repete-se a pontuação da posição 23.
g) A menor pontuação de uma Série é sempre superior à atribuida ao campeão da Série imediatamente inferior.
h) Considerando que a Copa do Brasil de 2013 a 2016 foi disputada em sete fases, foi atribuído para o referido período
10 pontos para os clubes participantes da Fase Preliminar (Acre x Espírito Santo) que ocorreu entre aos anos de 2013 a 2015.
i) Por consequência, a Fase 1 recebeu a pontuação da Referência 8, para Fase 2 atribui-se a referência 7 e para os clubes da
Fase 3, a pontuação da Referência 6.
j) A partir de 2017, quando não há mais Fase Preliminar e a Copa do Brasil passa a ter oito fases, a referência 9 (15 pontos) destina-se aos participantes da Fase 1. Para as demais fases segue a pontuação da Tabela 2 (acima).

Recomendado para você

35 Comentários

  • Tricolorido disse:

    Esse ranking ta errado, o kanal nao tem nacional. Leao campeao da serie b.

  • Netto disse:

    Como sempre, O MAIS QUERIDO na FRENTE. Para dor de cabeça de muita gente… até tomou!!!

  • Netto disse:

    Quiz dizer: RIMOU!!!

  • Junior Lobão disse:

    Ceará Sporting Club, o Maior do Estado desde 1914. (o resto tem que se contentar em comemorar “titulo” de divisão de acesso) kkkk

  • Antonio de Oliveira Sousa disse:

    Tai a diferença de quem compra juiz pra não cair.

  • FELIPE disse:

    O Ceará sempre na frente, que surpresa! Fortaleza sem estadual, 8 anos de série C e o campeonato nacional de que se gabam é da série B… kkkkk

    • Chicão disse:

      Fica na frente no ranking e enquanto isso o Fortaleza é campeão da Série B e duas vezes vice campeão e isso tendo disputado menos campeonatos que o CSC!!O teu time passou a série A quase toda na zona de rebaixamento,nunca foi nem vice campeão série B e jamais será campeão da série A pois não passa de um mero coadjuvante!!kkkkkk

      • Bfontenele disse:

        Ei, cidadão, esqueceu de falar dos 15 anos de C, vocês vencem também nisso, já que o CSC nunca apareceu por lá, sacanagem, tão vencendo em tudo.

      • Kamui-ce disse:

        Se é tão bom assim ganhar titulo de acesso, porque não voltam pra casa(a serie C) e ganhem um por lá também, ai serão 2 nacionais. quando pagarem a serie D(CRB), ganhem esse também, 3 nacionais! ai serão o maior do nordeste superado o Bahia que só tem 2. heheh

    • VALTERLAN disse:

      O kanal vai receber algum troféu, por esta na frente do Leão no ranking? cuidado kanalenses não duvidem da capacidade do Fortaleza Esporte Clube de se superar os obstáculos e de repente em uns dois ou três anos encostar em vocês no ranking, na copa do Brasil, se vocês não chegaram as oitavos de finais, ou seja entre os 16 melhores, o Leão já diminui a diferença, é pouco, mas diminui.

  • Claudio Bandeira disse:

    O maior do Estado à frente, como sempre. Não é pq ganharam um titulo de acesso num ano facílimo que apagará a história de terceira divisão do timeco do Piceco.

  • Kamui-ce disse:

    Provavelmente em 2020 o Ceará vai está entre os 20 melhores do Brasil no ranking. mesmo não permanecendo(Deus nos livre) deve está entre os 20 melhores, pois os times acima estarão na serie B em 2019: Ponte Preta, Coritiba, Vitória e Figueirense.

    Qualquer ranking o Ceará vai esta à frete do Fortaleza. menos os de títulos nacionais, porque tomaram a Copa do Brasil de 1994 do Ceará; e também a de participações na serie C. essa eles ganham de lavada, 14×0 pra eles… da até vergonha na gente. heheh

  • Barbosa disse:

    Acho uma tremenda injustiça!
    A VEINHA DO CANAL passou 27 rodadas NA ZONA, enquanto o REI LEÃO DE AÇO dominou a Série B de Cabo a rabo, com 38 RODADAS no G4, dentre elas, 36 RODADAS COMO LÍDER absoluto DA SÉRIE B
    Coi$as e$tranhas que acontecem no futebol cearen$e e bra$ileiro.
    Saudações Tricolores!

    • Vitor Lucas disse:

      Mas tem que lembrar que a Stela do curral disputou a série b e passou a década quase interira na sua casa, digo terceira divisão heheheh. Deveria ler o texto para não falar merda. Até o Paraná recebeu mais pontos que o fecaleza.

    • Kamui-ce disse:

      Quer dizer então que o Fortaleza é tão pobre assim que não “faz acontecer” no futebol brasileiro. E o Ceará é tão rico que “faz acontecer”.

      Mas o Ceará não é o time dos come ovo e que vive no canal?

      A lógica e a coerência dos alienados fanáticos do Fortaleza é mais complexa que a relação espaço-tempo. nem Freud explica esse complexo de inferioridade travestido de arrogância.

    • Junior Lobão disse:

      Pra vc ver com “título” de Série B pra baixo não vale nada kkkkkkkkkkkkkkkk

  • João Crisóstomo disse:

    Kamui o teu timeco disputou 30 vezes a série b e não tem nenhum vice, chora kanalense

    • Kamui-ce disse:

      E o teu timaço de terceira disputou 15 vezes a serie C e não ganhou, campeonato esse feito nas coxas, fundo do poço técnico do futebol brasileiro. e só conseguiu 1 acesso(o outro foi na virada de mesa, Copa JH) porque tiveram a sorte de pegar o coitado do Tupi-MG, que levou tanta peia na serie B do ano anterior que parecia não querer o acesso por trauma… mas quase ainda tira o Fortaleza, time famoso nacionalmente por amarelar na hora H.

      Me diz qual o time começa a serie B almejando o titulo? todos só pensam no acesso, essa é a razão dessa competição. quem ganha, em um ano já se esquece que ganhou. quem ganhou em 2016? responda sem pesquisar. só os pequenos à ostenta e fazem dela uma copa do mundo. tem sua importaria por se tratar de um titulo nacional, mas a realidade é essa.

  • Kamui-ce disse:

    Acabaram de anunciar o gol do Vozão o mais bonito do Brasileirão, troféu Bola de Prata. com essa taça já superamos o rival em nacionais devido a relevância da conquista. heheh

    Como é bom ter um rival agora, antes com o Fortaleza enterrado na serie C nem tinha graça, cheguei a ter pena dos seus vexames.

  • sofredordovozao disse:

    Nosso presidente novamente foi crucial na nossa manutencao Azona quando ele fez aquele acerto com aquele rapaz que garantiu a nossa vitoria sobre o Parana!!!

    Assim como ja havia feito em 2015 pra gente nao cair pra Czona!!! Nos jogos contra o Fogao e o Macae!!!

    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Vozao !!!

  • Leonardo Miranda disse:

    Kamui, amigo, você é engraçado, hahahaha. Se o Fortaleza na C incomodava vocês, imagine na A. Vai ser dor de cotovelo nos quatro cantos desse estado.

    No mais, enquanto o torcedor tricolor comemora título nacional, tendo a taça pra mostrar, o torcedor rival comemora “troféu” permanência e gol mais bonito, hahahaha.

    Cada um comemora o que tem.

    • Kamui-ce disse:

      Titulo de acesso não garante o time na Serie A e nem mudança de patamar, como exemplo Atlético-GO e America-MG. já nossa permanência significa mais um ano de aporte financeiro, continuidade no investimento da estrutura e base. uma perspectiva de mudança de patamar caso o Ceará permaneça por mais anos, algo que aconteceu “recentemente”(dentro do cenário centenário do futebol) com Atlético-PR e Goias por exemplo. é o sonho de clubes como o nosso. você acha mesmo que não é algo de extrema relevância olhando por esse lado? algo que dentro de um contexto mais amplo, em se confirmando o sucesso traçado, será lembrado com muito, mas muito mais importância que um titulo nacional de acesso.

      O Gol mais bonito não estou comemorando, quer dizer, comemorei muito no dia do jogo… foi só uma provocaçãozinha com relação a relevância de um titulo de acesso… mas você já sabia… só criou mais um argumento clubista como normalmente faz o torcedor do Fortaleza atualmente.

  • Maior do estado como sempre, corre atrás meu vice kkkkkkkkkl

  • Cassiano disse:

    O Kanal não tem nacional e pronto. Povo besta! Próximo ano vocês caem e nós passamos vocês. É só uma questão de tempo. Boa noite, Cassiano 47.

    • Carlos Henrique disse:

      Boa tarde! mimi 48. Com essa diferença aí toda e alanterna que vocês vão pegar na primeirona ano que vez o fecal vai continuar sendo eternamente freguês e inferior ao vozão, ah mas tem título nacional, nacional da série b, tão fraca que o campeãqo dla é um vicezinho do cearense kkkkkkkkkkkkk, mas tudo bem, em 2020 você podem tentar o bicampeonato da série b já que ela é tão importante pra vocês né rsrsrsrsrs, nós preferimos ficar na Azona mesmo

  • Torcedor disse:

    Sai daí kagao….2.000 pontos de diferença… impossível tirar essa diferença.

  • Leonardo Miranda disse:

    Me admira um torcedor do Ceará falar de argumentos clubistas para pagar de superior, quando o próprio torcedor (Kamui) só fala coisas com base na sua visão pessoal de torcedor. É difícil de entender tanta contradição, tanto paradoxo.

    Mas eu entendo o grau de inveja de vocês. Chegamos ao mesmo lugar que vocês estão, sem precisar passar por 16 anos na penúria na primeira vez, assim como mais 6 anos de sofrimento na segunda vez. E ainda subimos como campeão, algo que a diretoria do time que fica na avenida João Pessoa queria, fazendo até vídeo.

    Só para finalizar: cadê a Sulamericana?

    • Kamui-ce disse:

      Você que tem uma visão rasa e pensamento pequeno.

      Sulamericana não deu devido as nossas limitações, mas já participamos. mantendo a evolução do clube em 2020 não só iremos participar mas sonharemos com o titulo. o Fortaleza também, quem sabe, ao menos já estar(finalmente) seguindo os passos correto do irmão mais velho.

  • ERICK KATSON DE LIMA disse:

    Faltam as pontuações da copa do Brasil onde o Fortaleza estará nas oitavas de final por ser campeão da série B, garantindo aí no mínimo 1000 pontos

  • Jose Neto disse:

    Grande campanha do Vozão, voltando a ser notícia no cenário do futebol nacional. Torço para que continue crescendo.

  • Assis disse:

    Esea pesquisa tem a errado fortaleza foi dumasaos rendas na série c lotando os estádios mãos que times da seria A

  • Katarina disse:

    Muito bom o conteúdo deste site. Sou Flamengo de coraçao mas torço par todos os times gostei bastante.

    Legal, vou compartilhar com meus amigos!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =