Futebol do Povo

No Rio, Ceni tem reuniões diárias com analista do Fortaleza; conheça método de escolha dos atletas

5718 6

Foto: Fabio lima/ O POVO

Por Brenno Rebouças – Twitter @brennoreboucas ‏

No intuito de acelerar a reformulação do elenco para a temporada 2019, a diretoria do Fortaleza enviou o responsável pelo Centro de Inteligência do clube (Cifec), Leandro Costa, para o Rio de Janeiro, onde Rogério Ceni faz o curso Licença PRO, da CBF. A ideia é que o técnico possa avaliar as peças sugeridas pelo trabalho feito pelos coordenadores do banco de dados do Leão e escolha os jogadores que mais o agradam.

Os encontros estão acontecendo no intervalo das aulas, durante o começo da tarde e no fim do dia, se estendendo até a madrugada. A dinâmica é simples. Para cada posição Ceni aponta características táticas e técnicas que deseja e Leandro filtra os nomes do banco de dados para atendê-lo. São mostrados ao comandante apenas atletas que cabem no orçamento do Fortaleza.

Nomes selecionados, é hora de fazer uma lista, com prioridades. São avaliados os números do jogador e outros pormenores, até que se enumeram os escolhidos do primeiro ao quinto. É nesse momento que a diretoria entra em ação e inicia as negociações. Se o primeiro não der certo, tenta-se o segundo e assim sucessivamente.

O trabalho de Rogério Ceni é basicamente escolher. O Cifec apresenta um relatório para cada jogador, com direito a vários vídeos. Informações como a faixa salarial e o comportamento do jogador também estão presentes. Tudo chega às mãos do treinador da forma mais mastigada possível.

A única posição para a qual não estão sendo avaliados atletas no momento é a de lateral esquerdo. Com Bruno Melo e Carlinhos, o Fortaleza entende que o setor não é prioridade no momento.

Leandro Costa fica até sábado no Rio de Janeiro. Até lá, vai atualizando o banco de dados enquanto Ceni está em aula. Mais de mil nomes são monitorados pelo Cifec atualmente, mesmo que muitos tenham saído do radar após o acesso à Série A do Brasileiro.

Recomendado para você

6 Comentários

  • Rogério disse:

    Parabéns ao FEC por essa iniciativa. Gestão profissional é assim. Dentro desse trabalho, o concesso entre o Leandro e o RC , ajudará a tomada de decisão na tentativa da assertividade. Minimizar erros dentre os melhores times do país é um passo largo para o sucesso. É por aí. Sorte aos dois nas escolhas e quem sai ganhando é o FEC. O resto, a torcida faz com perfeição. Aguardemos um pouco mais.

  • Chico Caucaia disse:

    Centro de inteligência FBI e CIA ….kkkk

  • Valterlan Jr disse:

    Método bem parecido ao usado pelo Robinson de Castro, com uma diferença, as prioridades da 1ª a 10 escolha é no 0800, da 11ª em diante vem os refugos …

  • FELIPE disse:

    Foi assim que contrataram o Coutinho?

  • João Ximenes disse:

    “Mais de mil nomes são monitorados pelo Cifec atualmente, mesmo que muitos tenham saído do radar após o acesso à Série A do Brasileiro.”

    Então vamo ACELERAR, pelo menos nas posições e quantidade que teem o (?) nessa lista que é o que temos pra hoje(14.12.18). Né possível que de 1.000 não encontrem, PRA COMEÇAR os trabalhos, 19 que deem no couro:

    LEÃO DE AÇO 2019, em 14.12.18 – atualizando o “espremendo”:

    Goleiro – Boeck(33), Max Wallef
    Lateral Direito – Tinga, (?)
    Lateral Esquerdo – Bruno Melo(25), Carlinhos(32),
    Zagueiro – (?), (?), (?), (?); (?), (?) – 3 destros e três canhotos.
    Volante – Felipe(23), Derley, (?), (?), (?), (?) – 2 pegadores e 2 que saiam pro jogo(Bonilha já dá).
    Meia – Wesley(base), Marlon(28), (?), (?), (?), (?) – 2 destros e dois canhotos natos.
    Atacante – Denis(base), Wallace, Romarinho, Éderson, (?), (?), (?), (?), (?) – 2 referências e 3 de lado(Edinho tá de bom tamanho).

    #LEMBRANDO QUE ESTAMOS NA Azona no 19.
    ## LEMBRANDO QUE ESTAMOS a pouco mais de 20 dias da estreia no 19.

    VAMO CORRER ???!!!

  • GABRIEL DIAS disse:

    NÃO ADMITIMOS CONTRATAR JOGADORES EM FIM DE CARREIRA QUE VENHAM SÓ FAZER TURISMO, NEM RESERVAS DE TIMES REBAIXADOS, NEM REFUGOS QUE TODO MUNDO SABE QUE É RUIM OU DÁ AZAR, COMO O HE MAN (JÁ REBAIXOU 4 TIMES), ETC.
    NOSSA MAIOR TORCIDA DO ESTADO E, TALVEZ DO NORDESTE, QUER PERMANECER NA SÉRIE A E ALCANÇAR ALGO MAIS.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 16 =