É possível que o torcedor do futebol cearense veja em 2019 um jogador estrangeiro efetivamente atuar bem por aqui, pela primeira vez. Santiago Romero, contratação que o Fortaleza vai anunciar em breve (a imprensa uruguaia já confirmou), chega ao clube com 28 anos e depois de ter feito um bom 2018 pelo Nacional-URU, clube em que começou a carreira em 2010 e saiu para dois empréstimos – Deportes Iquique, do Chile, em 2013 e Rosario Central, da Argentina, em 2017.

Volante com boa chegada ao ataque, versátil, forte fisicamente e do tipo que deixa tudo que pode em campo, o uruguaio tem 27 gols na carreira, sendo três em Libertadores de América (dois contra a Chapecoense e um contra o Corinthians, gols que eliminaram as duas equipes brasileiras da competição, respectivamente em 2018 e 2016) e um na Sul-Americana. Nesta temporada, em 44 partidas pelo Nacional, marcou cinco vezes.

Títulos na trajetória são quatro, todos nacionais: três campeonatos uruguaios e uma Copa do Chile.

Em contato com o Blog, o jornalista esportivo uruguaio, Jorge Saiva, analisou o atleta: “Santiago é um jogador de muita força física. É um volante marcador, mas que tem ótimo chute de fora da área e é conhecido por fazer gols importantes, decisivos, em clássicos uruguaios contra o Peñarol, especialmente e também em Libertadores. Ele pode atuar também como lateral direito, como já fez aqui no Nacional, mas não tem muita velocidade para essa posição”

Evidente que o histórico de estrangeiros no futebol cearense é extremamente pobre. Assim, Santiago Romero vai lutar para ajudar o Fortaleza na Série A e contra uma estatística real de insucessos de atletas não brasileiros.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles