Futebol do Povo

Ceará: Lisca errou feio na eliminação da Copa do Nordeste, mas não sozinho

6489 38

Não se trata de ser engenheiro de obra pronta, até porque nos episódios do Futebol do POVO da semana passada (a exibição, ao vivo, ocorre na TV O POVO de segunda a sexta, às 13h30min) falei insistentemente que a única partida inadmissível para o Ceará poupar jogadores seria contra o Náutico, jogo único, decisivo, numa competição mais importante do que o estadual e com um cenário de boas chances de classificação para as semifinais. Fosse para poupar alguns atletas (a estratégia ideal era uma preparação para não precisar poupar ninguém em abril), que o fizesse contra o Corinthians (já vinha de derrota por 3 a 1 em casa) ou diante do Floresta, na quarta-feira que vem, já que o Alvinegro é muito superior e joga pelo empate.

O que se viu, entretanto, foi um tremendo erro de planejamento contra o Náutico e aí, evidente, muita responsabilidade de Lisca, mas também do clube e de todos os envolvidos no futebol.

Não é possível que ninguém mediu os riscos de uma escalação repleta de atletas reservas, especialmente no sistema defensivo, justamente o setor mais forte do Ceará. Deixar fora do confronto Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio, Carleto, Juninho e Fabinho, todos de uma vez, fez total diferença no resultado final (quando vi a formação já estávamos no ar pelo LiveFC e YouTube da Copa do Nordeste e foi difícil acreditar).

Sabendo da situação, dirigentes que lidam com o futebol no dia a dia foram totalmente coniventes com a decisão, o que não tira a responsabilidade de Lisca (nem a sua grande história no comando do Ceará em 2015 e 2018), mas o coloca ladeado por uma diretoria que errou também de forma decisiva e que tem dificuldade para assumir o tamanho do equívoco em uma competição bastante viável para sair com a taça.

Já o Náutico vinha de 17 jogos de invencibilidade, mas ainda assim é um time formado por sete jogadores oriundos da base, uma turma que comove pela humildade e consciência das limitações atuais de um orçamento de clube na Série C e lutando para sair da crise. Assim, o técnico Márcio Goiano colocou em campo o melhor time possível e teve muito mérito na vitória por 2 a 0, especialmente no segundo tempo após as entradas de Mailson e Wallace Pernambucano.

Recomendado para você

38 Comentários

  • Amyr Feitosa disse:

    sem nenhuma dúvida faltou comando no clube que não podia ignorar que o Náutico tinha formado um time forte invicto há 17 jogos … tripudiou o adversário e deu naquele lambança que a fiel torcida alvinegra não merece … inaceitável.

  • CARLOS LIMA disse:

    Falaram tanto que iriam ser BI, e não é que foram mesmo? Eliminados na quarta da Copa do Brasil, e eliminados sábado da Copa do Nordeste… foram BI, BI eliminados…

  • Luciano Alencar disse:

    A escalação do time do Ceará contra o time do Náutico foi um total derrespeito a toda torcida do Vozinho. Um treinador e uma diretoria medíocre. Amadores. Com o time posto em campo não daria nem pra encarar o Ibis.

  • Océlio Teixeira de Souza disse:

    Excelente comentário. O Ceará é muito grande pra valorizar mais o estadual do que a copa do Nordeste. Essa briguinha besta com o Fortaleza dá nisso. Além do mais, contra o Corinthians, o time já entrou perdendo. Então, devia ter mandado o time reserva pra São Paulo e focado no Nordestão. A diretoria do Ceará não aprende… Continua amadora.

  • Henrique Hurbano disse:

    No futebol, como na vida, a arrogância não prospera; por isso, a Carniça passou por 15 anos de humilhação na série C. Humildade sempre, diretoria alvinegra, o Náutico não foi presunçoso, levou a vaga…

  • Gregorio disse:

    O que rolou sábado foi SAFADEZA mesmo, total desrespeito com o torcedor, com a história do Clube e com o time do náutico. Agora vai jogar com um caminhão nas costas e obrigação de não so ser campeão Cearense, mas torcer MUITO que o rival nao leve o Nordeste (e deve levar).

  • Lisca adora o Náutico. O Náutico adora Lisca.Quem pode entrar em crise é o Ceará se perder o Estadual. Estamos na C mas temos 12 mil sócios em dia e revelamos jogadores da base.

  • Chico Caucaia disse:

    No mínimo é ser burro, qualquer torcedor saberia resolver uma situação desta.
    Poupar jogadores para depois irem beber e entrar na farra

  • José Gomes de Paula Pessôa Rodrigues disse:

    A Diretoria deu muita corda ao Lisca, que está se achando o melhor treinador brasileiro na atualidade. Agiu sobretudo com soberba ao escalar os jogadores reservas para encarar o Náutico. Ora, se o time titular não é esses balaios todos, o que dirá aquele recheado de bancários. Por isso, perdeu a classificação na Copa do Nordeste. Que ao menos sirva de lição, devendo o técnico baixar a sua bola.

  • João Paulo de Sousa disse:

    Subiu e hoje é dono do maior título do futebol cearense. Falando de arrogância e cutucando o rival. Isso se chama hipocrisia.
    Graças a Deus, não formamos ídolos sem conquistas, o problema é que o CSC(jogadores e torcedores), seu presidente e seu treinador são muito estrelas. Aí a queda foi pior ainda. Vamos descer do salto que série A vem aí. O presidente falando que Ceará é maior que sport, vitória (que que ganharam mesmo?). Soberba e arrogância, só isso. E antes de chegar a final do cearense, tem o floresta viu?

  • Jairo disse:

    Nem mesmo o corínthias assumiria tal risco, mesmo com um elenco repleto de estrelas, erro ridículo, subestimar jamais diria o grande filósofo Dimas.

  • Robson disse:

    A alguns dias, os programas esportivos só reportavam as continuas reclamações do treinador alvinegro: reclamou da torcida, reclamou da imprensa, reclamou dos adversários, reclamou da arbitragem, reclamou até das entrevistas que o treinador tricolor não dava antes dos clássicos. Ora bolas, pareceu na hora que o chamado “doido” adotou a teoria de criar polêmicas artificiais e desnecessárias para desviar o foco da própria incapacidade e incompetência (estratégia comum não só no futebol, mas também na politica brasileira.”

    Dito isso, também é preciso dizer da arrogância como fator da queda do time alvinegro. Alguns programas esportivos fazer uma exaltação eufórica e totalmente superestimada dos times locais-pelo menos dos dois grandes- é isso encontra eco naquele parte da torcida que não tem senso crítico, que aliás é uma grande parte.

    Enfim, ganha e perder faz parte do jogo, mas esse favoritismo antecipado exagerado conjugado com o menosprezo ao adversário é perigoso: o time alvinegro é eliminado pela segunda vez com casa cheia e diante de um adversário nitidamente inferior em um torneio que os alvinegros valorizam demais (desde o ano passado valorizam até mais do que um nacional). Espero que o tricolor não repita o mesmo erro hoje.

    Saudações Tricolores !

  • Kamui-ce disse:

    Vamos refrescar a memoria, esse eliminação lembra muito aquela para o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, o Ceará pedindo pra ser eliminado… desrespeito com a torcida e com a competição. a falta de destreza para gerir o futebol é muito evidente. seja avaliando elenco, contratando ou planejando calendário etc. etc. desde 2015 o Ceará apresenta esses sintomas: quase caímos para a serie C por omissão na reposição de elenco, eliminado da Copa do Brasil(menosprezando a competição) pelo Botafogo-PB e Boa Vista-RJ, ficamos de fora da Final cearense e perdemos a vaga na Lampions, líder na fraquíssima serie B e depois 11 jogos sem vencer, pior inicio de todos os tempos de um clube na serie A sendo lanterna varias rodadas. são sintomas de centralização do poder e falta de conhecimento sobre futebol.

    Temos que acordar e exigir a diretoria e conselheiros profissionalização do departamento de futebol, com especialistas que saibam e tenham experiencia em futebol de alto nível. fazer um investimento pesado nesse setor importante do clube. mapear competições e jogadores, ser eficiente perante o abismo financeiro dos gigantes. hoje o CSC é extremamente amador nesse sentido, o Lisca trouce vários jogadores fracos e medíocres, meio mundo do Paraná e outros que comandou: Richard, Vitor Feijão, Cristovam, Brock, João Paulo, Auremir e Charles. o Ceará só acertou o Felipe Baxola que a torcida sempre pedia e Thiago Carleto; Fernando Sobral único das apostas que pode vingar. perdemos peças importantes e não suprimos nenhum a altura, falta goleiro, volante marcador e centro avante. além das carências de sempre dos pontas e zagueiros para brigar por titularidade com o Thiago Alves.

  • Sérgio Ramos disse:

    Vdd

  • RODRIGUES disse:

    Se fala tanto em planejamento no CEARÁ, e MESMO assim tomam uma atitude inconsequente como essa, e ainda tem que aturar a retórica imbecil do Robson de Castro e do Lisca, os donos da verdade. A vontade é simplesmente de mandar os dois para ……… deixaram de ser campeões em um campeonato muito fácil, e contrário disso deu a STELA essa grande oportunidade. LISCA vai embora teu meio de campo lento e seu ataque inoperante são os calos maiores de sua loucura, vocês ainda não tem a ideia da besteira que vocês dois fizeram.

  • Luis Eufrásio disse:

    O treinador FAKE Lisca deu um prejuízo gigantesco ao Ceará Sporting Club, vejam: De cara perdeu R$ 375.000,00 pela classificação para a próxima fase, fora a renda. Perdeu o prêmio pela classificação para a semifinal e, também o prêmio para a final e o do título. Qual o montante o CSC deixou de receber para seus cofres. Outra, este ano é a copa do nordeste MAIS FÁCIL de se ganhar.
    Agora eu pergunto: O LISCA vai pagar o prejuízo causado pela sua IRRESPONSABILIDADE?

    PS: Este treinador FAKE ainda não ganhou nada este ano. Perdeu até para o Ferroviário, disputando uma taça…

  • Luis Eufrásio disse:

    Treinador FAKE Lisca irresponsável!

  • Kamui-ce disse:

    Os alvinegros em protesto deveriam não ir ao estadio contra o Floresta, um publico com menos de 1.000 torcedores, Castelão vazio do tamanho da nossa indignação. seria historicamente marcante e um recado forte a diretoria.

  • João Asdrúbal Moraes Ribeiro disse:

    Eu não irei ao jogo contra a floresta.

  • Paulo lima disse:

    A soberba precede a queda!

  • King Lion disse:

    O limitadíssimo Lisca não tem culpa pela derrota vergonhosa perante o Náutico. A culpa é da eterna presunção do kanal, que insiste em querer ganhar jogo no falatório. Contra o curintcha, já saíram daqui comemorando o 3 a 0 no poderoso time Paulista. Ontem, botaram o time reserva, também na onda do “já ganhou”, porque entoavam que o Náutico é um time pequeno e em crise. Macho, a torcida siareba tem que entender que jogo se ganha é dentro de campo, não é nas linhas Exageradas da imprensa local.

  • Ciro Teles disse:

    Acho que o mínimo à fazer é demitir este técnico, que em uma semana tirou o Ceará de 02 competições.

  • Lima disse:

    Só lembrando o kanal não tem nacional kkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lima disse:

    Só lembrando o kanal não tem nacional!

    • Kamui-ce disse:

      Só comprovando, o tricolor vive do rival.

      Titulo meia boca que ninguém liga, que não muda nada na vida do clube. até regional segundo a Placar no seu ranking tem mais valor.

  • VALTERLAN disse:

    Os kanalenses como sempre ja ganham partidas e titulos antecipadamente, taí o resultado, tem que combinar com o adversario antes, bi eliminado, e o Rangel Brasil deu corda ao Lisca Crazy, para colocar o time reserva, pois o Nautico era fraco, resultado 2xo Timbú.

  • FELIPE disse:

    Tenho vergonha, o sentimento é de revolta!

  • Mimimi 47 O penta que nunca houve disse:

    Nada estranho afinal quem o Cearanico o minúsculo da Série A?
    Um time medíocre que manda fazer um busto para um treinador que nunca ganhou um título, kkkkkkkkkkkkk,é mesmo ridículo. Vamos lá o que esperar de um time que troca a CN por um campeonato que só serve para pré temporada e garantir calendário? Perdeu para outro nanico que a torcida cabe em uma Kombi,tem uma dívida impagável. É tem mais vai levar um sacode do Sport não ganha uma final do Rubronegro a 51anos.
    Finalmente, cuidado para não se perder na Floresta nesta quarta por que aí o bicho papão vai comer! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Rindo até o nanico kanal ganhar um Nacional kkkkkkkkkkkkkkkkklkkk

  • Virgílio Matos disse:

    Agora ficou comprovado que o Lisca é doido!!
    FALARAM PARA ELE QUE A CARNIÇA TINHA DOIS TIMES E ELE ACREDITOU!!!!
    Kanal não tem Nacional, só lembrando!!! kkkkkkkkk

  • Virgílio Matos disse:

    Agora ficou comprovado que o Lisca é doido!!
    FALARAM PARA ELE QUE A CARNIÇA TINHA DOIS TIMES E ELE ACREDITOU!!!!

  • PRA MIM,TODO KANALENSE É HIENA!!!!!

  • Carlos disse:

    Evidente que tem tem o Piruliteiro do Robão pelo Meio, quem não sabe que Ele Adora Priorizar o Manjadinho em prol de Competições Nacionais, não foi a Primeira Vez e nem Será a Ultima, Robão Pirulito adora enganar manés , com Titulo de manjadinho, tomara que leva uma Cipoada na Floresta , para o Piruliteiro e seu doido, Respeitar Torcedor.

  • oliveira disse:

    Acho q a principal culpa do lisca é querer empurrae o time para jogar ofensivamente. Em todos os jogoa complicados do ano,com reservas ou titulares, o time sofreu demais com tal modelo. Até concordo que ele poderia ter mesclado a fase defensiva contra o Corínthians, mas tenho certeza qur as chances de passar do nautico seria mto maiores se o lisca fizesse o ceará jogar contra golpeando os pernambucanos (inclusive surpreendendo os mesmos que esperavam o alvinegro atirado pra cima) com o meio povoado com auremir, william oliveira e edinho,segurando mais os laterais e deixando o trio de frente (sobral,carvalho e roger) mais solto e mais proximo. Tratar de nao sofrer gol no primeiro tempo. Se tivesse 0a0 lá pelos 20/25 do segundo tempo poderia lançar Bueno e Wescley frescos pra resolver o jogo. Repito, este estilo de jogo do deixa o time mto frágil, vai sofrer mto na série a se insistir nesse modelo de jogo… imagino o Ceara contra um cruzeiro da vida querendo controlar o jogo… vai levar um sacode lindo. O negocio é povoar o meio e ter 2 ou 3 rapidos na frente pra matar os caras de contra golpe.

  • Cleonildo Barbosa disse:

    Amir Feitosa série C,Mais título fantasma do que o de 2004 que vcs ganharam no tapetão pois ficaram com medo de entrar em campo,e vergonhoso roubo contra o Flamengo em 2011 que o Estádio tinha pra mais de 50mil mas os ladrões do Pici disseram que só tinha 17mil torcedores.Stella teu sobrenome é vergonha!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 14 =