Futebol do Povo

Projeção para time não cair na Série A é a mais baixa da história: 32 pontos

3174 4

Gerd Altmann por Pixabay

Os times que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A possuem um número mágico para alcançar tendo como objetivo a manutenção na primeira divisão: 45 pontos. O cálculo disseminado por jogadores, técnicos, jornalistas e dirigentes é natural porque até agora em todas as edições do Brasileirão com regulamento de pontos corridos e 20 clubes participantes – 2006 a 2018 – apenas uma vez uma clube foi rebaixado com 45 pontos, caso do Coritiba em 2009 – vítima de uma reação impressionante do Fluminense, que chegou aos 46 após somar 28 pontos nas 13 rodadas finais. Nas demais edições ocorreu uma variação: times que fizeram entre 38 e 44 pontos caíram para a Série B na 17a. colocação.

Na atual temporada, entretanto, chama bastante a atenção o baixo aproveitamento dos times que estão na zona de rebaixamento. O melhor deles tem desempenho de apenas 27.5% de aproveitamento – a Chapecoense, com 14 pontos somados dos 51 disputados. Tomando como base o número atingido até agora pela equipe de Santa Catarina, para que uma equipe hoje fora do Z-4 não ser rebaixada bastam 28% de aproveitamento, ou seja, 32 pontos na projeção para as 38 rodadas – 114 pontos disputados.

O estatístico e comentarista esportivo do Grupo O POVO, Thiago Minhoca, gosta de lembrar que no segundo turno do Campeonato Brasileiro a tendência dos times da parte de baixo melhorarem o desempenho é predominante. “É muito comum que isso ocorra porque há um relaxamento de equipes que não brigam mais por título e garantiram Libertadores ou Sul-Americana enquanto quem briga para não cair, além de se reforçar, joga com 100% de interesse até conseguir se livrar do pior”.

Ainda assim, Minhoca registra que jamais, como na atual Série A, o aproveitamento das equipes na zona de rebaixamento foi tão baixo: “Desde o começo do campeonato o aproveitamento de CSA, Avaí, Fluminense e Chapecoense era baixo, mas como estava no início ainda não se levava muito em consideração. Ocorre que estamos indo para o fim do primeiro turno e nunca, nesta rodada da Série A neste formato, se viu algo assim”, avalia, surpreso.

Seja como for, ainda há muito campeonato pela frente e é difícil confiar, por exemplo, que o Fortaleza fazendo mais 11 pontos (tem 21) e o Ceará mais 12 (soma 20) estariam livres do rebaixamento e prontos para brigar por vaga na Sul-Americana.

Em tempo: projeção é o ato de projetar, planejar, ou seja, trata-se de algo que, na Série A, tem potencial para mudar rodada após rodada; o texto, portanto, retrata o cenário atual, uma fotografia.

Recomendado para você