Apesar da carreira relativamente curta como técnico de futebol profissional – ficou muitos anos na base e como auxiliar do irmão, Péricles – Marcelo Chamusca carrega uma história relevante. Conquistou acessos com Salgueiro (Série D para Série C); Guarani (Série C para Série B) e Ceará (Série B para Série A), além de títulos estaduais por Paysandu (2017), Fortaleza (2015) e Ceará (2018).

Na atual temporada, o técnico comanda o CRB – foi contratado em abril – que faz boa campanha geral com 30 pontos na Série B – sétimo colocado – lutando firme para entrar no G-4 da competição.

O treinador também se prepara para receber o atacante Edson Cariús, que rescindiu compromisso com o Ferroviário, assinou um pré-contrato com o Fortaleza (2020 e 2021) e acertou com a equipe alagoana para atuar até o fim da Segundona

Em contato com o Blog, o treinador elogiou o jogador, que teve oportunidade de conhecer de perto em 2018, quando Cariús atuava pelo Floresta e Chamusca treinava o Ceará: “As estatísticas dele nos dois últimos são muito boas. Ele tem características que se encaixam no nosso modelo de jogo. Para além disso, hoje no elenco eu só tenho o Léo Ceara como centroavante e para uma sequência de jogos da Série B, que castiga muito, Cariús vai nos ajudar bastante, tenho certeza. Além de tudo, é um jogador que está motivado, está com fome para atuar”.

Na conversa, Chamusca aproveitou para elogiar o momento do futebol cearense: “Fico feliz pra caramba quando consigo ver os jogos dos times cearenses. Feliz demais com os estádios lotados, com a festa que as duas torcidas estão fazendo e especialmente a forma como as duas diretorias estão dando exemplo de organização, salários em dia e toda condição para os atletas. É um momento que sempre sonhei em ver o futebol cearense, jogando primeira divisão, com grandes equipes, fazendo partidas com autoridade. E eu fico orgulhoso porque sei que deixei um legado interessante nos dois clubes, não só de títulos, acesso e resultado de campo, mas legado de mentalidade”, avalia.

O CRB recebe o Paraná nesta quinta-feira, jogo da rodada 21 da Série B. Mais uma chance para a equipe vencer em casa, até porque a companha como visitante tem sido muito melhor. Atuando fora de casa, a equipe de Marcelo Chamusca tem 19 pontos, líder na competição no quesito. Jogando em seus domínios são 11 pontos, segundo pior desempenho. “Não acho que seja um fator apenas, mas um conjunto de fatores, especialmente o fator emocional para essa diferença na campanha do CRB”, contou Chamusca.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles