Para atingir os objetivos no estudo de idiomas é preciso empenho, prática e disciplina. Foto: Divulgação

Conhecer uma nova cultura, ascender profissionalmente ou realizar um intercâmbio. Inúmeros são os objetivos que levam ao estudo de um novo idioma. No entanto, para alcançar os planos é preciso também uma dose de empenho, prática e disciplina.

Para ajudar nessa missão, Thais Scharfenberg, coordenadora dos cursos de inglês do Centro Europeu de Curitiba, dá dicas de como montar um plano de estudos eficaz. Confira:

1. Aposte na rotina
É importante que o aluno elabore práticas de memorização e absorção de conteúdo personalizadas e as insira no dia a dia. Contudo, priorizar o estudo diário não significa sobrecarga. “Um erro muito comum é planejar uma jornada de estudos muito longa e repetitiva, o que acaba resultando em estresse e desmotivação. O ideal é desenhar um plano após uma análise do tempo, horários e recursos disponíveis”, detalha Thais.

2. Defina objetivos
Segundo a coordenadora, estabelecer objetivos a longo prazo também é muito importante, assim como fragmentar o aprendizado ao longo da semana. “Criar objetivos, quinzenais, mensais e trimestrais pode trazer resultados bastante positivos. Lembrando que tentar passar um dia inteiro estudando pode não ser tão eficiente quanto reservar uma ou duas horas específicas por dia”, esclarece.

3. Exercite o idioma
Outro ponto relevante apontado pela profissional é priorizar as atividades de leitura e escuta, como assistir filmes e séries e ler textos e notícias. “É claro que as prioridades dependem muito dos objetivos de cada um, mas de maneira geral, dedicar 70% do tempo a exercícios desse teor produz uma internalização e familiaridade natural com a língua”, orienta Thais.

Praticar exercícios que aprimorem a escrita e oralidade também podem fazer a diferença. “Assim como nos exercícios em uma academia, aprender uma língua estrangeira exige repetições periódicas para que as reproduções sejam lapidadas. Uma dica legal é copiar textos a mão e depois ler o trecho em voz alta várias vezes, além disso revisitar regulamente informações já aprendidas pode ajudar bastante na absorção dos conteúdos”, completa Thais.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles