A formação acontecerá de setembro a dezembro deste ano e de fevereiro a maio de 2019. (Foto: UC)

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, anunciou a criação de um curso de formação avançada sobre a relação entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destinado, em especial, a diplomatas, políticos, jornalistas, advogados e legisladores.

Intitulado “A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento”, o curso pretende oferecer “um maior entendimento das estruturas institucionais e dos ambientes comerciais e de negócios altamente complexos e em constante mudança destes dois mundos”, explica a universidade em seu site oficial.

De acordo com Carmen Amado Mendes, coordenadora do curso de Economia da UC e professora de Relações Internacionais, “este intercâmbio é facilitado pelo próprio ambiente de Coimbra, onde estudantes do ‘Mundo Lusófono’ se cruzam com os muitos chineses que aqui aprendem português, para depois trabalharem nesses países como diplomatas, tradutores ou empresários”, afirma a coordenadora.

A formação acontecerá de setembro a dezembro deste ano e de fevereiro a maio de 2019, com possibilidade de frequentar apenas um dos semestres, nos quais será dado destaque à cultura empresarial, gestão intercultural e relações comerciais.

Para além de noções básicas de chinês, são oferecidos quatro seminários organizados em módulos. As temáticas abordadas incluem os sistemas políticos da China, da CPLP e da União Europeia, o turismo, investimentos e relações comerciais sino-lusófonas.

Há mais informação disponíveis aqui.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles