Foto: Freepik/pressfoto

Reuniões a distância estão mais comuns do que nunca. Confira as dicas para ter um bom desempenho

Reuniões a distância já aconteciam com uma certa frequência e com a pandemia do novo coronavírus, tornaram-se a regra. Em meio a esse cenário, você está preparado para as videoconferências? Em certas ocasiões, elas podem ser em inglês, a depender do interlocutor – uma entrevista de emprego em uma multinacional, uma reunião com um parceiro de negócio de fora do país, o processo de admissão em uma faculdade do exterior etc.

Pensando nisso, o CNA preparou cinco dicas para um bom desempenho em reuniões a distância. Confira:

1) Conheça o conteúdo que será discutido
Antes da conferência, procure se familiarizar com o conteúdo que será abordado. Faça uma lista com os tópicos relevantes, palavras-chave e vocabulário da área, pois isso deixará seu ouvido mais atento e facilitará a compreensão da pauta.

2) Levante informações
Antes da reunião, se possível, converse com quem já fez teleconferências do mesmo tipo ou com as mesmas pessoas. Talvez surja alguma informação valiosa. Conhecer a nacionalidade dos participantes pode ajudar na preparação com sotaques específicos de falantes nativos ou não.

3) Saiba o grau de formalidade do encontro
As teleconferências em inglês tendem a ser formais, por isso, é importante adequar o uso da língua à formalidade que a situação pede. Ao invés de dizer “I don’t agree with you…” (Eu não concordo com você…), por exemplo, o melhor é dizer “I see your point, but I’d like to add that…” (Entendo seu ponto de vista, mas gostaria de acrescentar que…). Lembre-se de que a gentileza ao falar pode ser fator importante para o seu bom desempenho.

4) Ouça e peça que repitam
Escute atentamente o que os demais participantes dizem e não tenha vergonha de pedir que repitam algo que você não tenha compreendido bem. Expressões como “Sorry, would you mind repeating that, please?” (Desculpe, você poderia repetir, por favor?) ou “I’m sorry. I’m not sure I got your point”. (Desculpe, acho que não entendi o que disse.) ou “Could you explain that again, please?” (Você pode explicar novamente, por favor?) podem ser utilizadas de maneira delicada e, definitivamente, não depõem contra seu nível de inglês.

5) Peça a palavra e recapitule o que foi dito pelos demais participantes
Inicie sua fala recapitulando o que foi dito anteriormente, pois isso ajuda a organizar o pensamento e a confirmar o entendimento do que foi abordado. Utilize expressões como “According to what our manager said, the…” (De acordo com o que disse nosso gerente…) ou “Still thinking of what we’ve discussed, I suggest…” (Ainda considerando o que já discutimos, sugiro que…)

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles