whatsapp

Segundo relatório “Who has your back?” (Quem te defende ) da Electronic Frontier Foundation (EFF) https://www.eff.org/who-has-your-back-government-data-requests-2015 , organização sem fins lucrativos americana defensora de liberdades civis na internet, o aplicativo Whatssap não protege os dados dos usuários, portanto não é confiável.

O aplicativo WhatsApp, que tem cerca de 800 milhões de usuários no mundo, foi avaliado pela EFF assim como outras demais companhias de internet e telecomunicações, porém, de uma escala com cinco estrelas, o aplicativo só recebeu uma estrela positiva durante as avaliações. Sendo reprovado no quesito de proteção e privacidade dos seus usuários.

Para a EFF, O Whatssap não oferece segurança da indústria, nem dos usuários, não publica relatórios de transparência, não oferece declarações sobre guia de pedidos judiciais de solicitação de dados e informações privadas, não avisa os usuários sobre pedidos de dados pessoais feitas por governos e não publica explicitamente informações sobre sua política de retenção de dados, tais como o registro de endereços de IP e  de conversas, fotos e áudios deletados pelo usuário.

Segundo a EFF, o WhatsApp só foi aprovado apenas na  oposição a “backdoors”, recurso implementado na fábrica que garante acesso remoto ao sistema do aplicativo.

Empresas famosas da tecnologia em comunicações e internet como: Apple, Adobe, Dropbox, Yahoo, Wikimedia, WordPress.com e Credo Mobile ganharam nota máxima no relatório da EFF. Já as companhias: Google, Facebook, Twitter e Microsoft, que no ano passado foram destaque com nota máxima, perderam credibilidade na avaliação deste ano.

Confira a avaliação das empresas na íntegra:

results-table

 

About the Author

Equipe ID

Formada pelo Núcleo de Mídias de Sociais do Grupo O POVO: Natercia Melo, Glenna Cherice, Chico Driessen, e os estagiários Iury Figueiredo, Jorge Luís Vidal, Laura Brito, Matheus Facundo, Matheus Nunes e Matheus Silva. São responsáveis pela curadoria e produção dos posts deste blog.

View All Articles