O Facebook emitiu um comunicado nesta terça-feira, 18, explicando as modificações que foram feitas no processo de se alterar títulos, descrição e imagens de links que serão postadas na rede social. Também esclareceu que as alterações foram realizadas para evitar a disseminação de notícias falsas.

Alex Hardiman, gerente de novos produtos do Facebook, disse que “A partir de hoje, Páginas que não forem de veículos de mídia não poderão substituir os metadados do link (por exemplo, título, descrição, imagem) na API ou no publicador da Página. Isso ajudará a eliminar um canal que vinha sendo utilizado para publicar notícias falsas”. No entanto, as páginas ainda poderão programar e pré-visualizar os posts usando as ferramentas disponíveis na rede social.

Por outro lado, páginas de notícia, esporte ou entretenimento, poderão continuar realizando as alterações nos links, pois isso faz parte das estratégias de comunicação de várias páginas. Só que as páginas que abusarem do recurso, no sentido de cometerem irregularidades frequentes, perderão o benefício de fazer as alterações.

“As Páginas que abusarem da possibilidade de modificar seus próprios links de qualquer forma (por exemplo, deturpando o conteúdo do link e/ou enviando às pessoas spam com posts que não estão alinhados aos nossos Padrões da Comunidade) perderão o acesso a essa ferramenta para substituir metadados para todas as pré-visualizações de links”, disse Alex.

No comunicado, eles explicam que acreditam que estão “comprometidos em suportar os fluxos de trabalho dos veículos de mídia”, mas, ao mesmo tempo, “limitando as representações maliciosas de conteúdos de links”. Com isso eles esperam limitar a propagação de notícias falsas.

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles