O Gboard, que é o teclado do Google para smartphones, acabou de receber uma atualização com um recurso único só para dispositivos iOS. A partir de hoje os usuários poderão acessar o Google Maps e o YouTube diretamente da aba do teclado.

A ideia é que o processo economize tempo das pessoas que estão tentando compartilhar endereços, rotas e outras informações ligadas ao Maps ou daquelas que querem enviar o link de um vídeo em uma conversa. Desse jeito o usuário não precisará ir para o app, copiar o link e voltar. Poderá fazer todo o processo diretamente a partir da conversa com a aba do teclado.

(Foto: Reprodução)

Então, com essa nova função, invés de dizer um endereço para alguém simplesmente digitando a rua, número, bairro, etc, agora é possível clicar no botão com o G acima do teclado e ele abrirá a possibilidade de pesquisar o endereço no Google Maps e compartilhar o link do mapa.

(Foto: Reprodução)

Antes da atualização, ao clicar no G, o usuário conseguia realizar uma pesquisa no Google usando a própria aba do teclado. Agora, além disso, aparece a opção Maps e YouTube. Onde o usuário pode pesquisar pelos vídeos da plataforma e fazer tudo isso sem tirar os olhos do app que já estava antes.

Também há uma função chamada Ink (ou Tinta em tradução livre) que permite ao usuário desenhar o que quiser na tela do celular. Isto é bem parecido com o que já dá para fazer com o teclado padrão do iOS quando está com o celular deitado.

Apesar de essas novas funções terem chegado exclusivamente para o iOS, o Gboard no Android também contém funções exclusivas. Por exemplo: poder prever frases em vez de apenas a próxima palavra que será escrita; e realizar busca de emojis através de desenhos em vez de palavras.

No entanto, o Gborad possui outras funções que são comuns aos dois sistemas operacionais móveis. Entre elas: o usuário poder escrever em várias línguas ao mesmo tempo sem precisar ficar trocando a língua do teclado nas configurações; mover o cursor de texto ao segurar e deslizar o dedo na tecla de espaço; conseguir digitar apenas deslizando os dedos entre as teclas (como é feito no teclado Swype); pesquisa por GIFs e outras funções.

Tagged in:

, ,

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles