(Foto: Divulgação/ Google)

Nesta segunda-feira, 21, a Google apresentou seu mais novo sistema operacional, o Android Oreo. A nova versão já começou a ser distribuída para os smartphones como a versão 8.0.  Os aparelhos que receberão primeiro a atualização são alguns Nexus e o Pixel.

O anúncio foi feito durante uma conferência de desenvolvedores do Gmail e acontece depois quatro versões de teste para desenvolvedores.

Um dos novos recursos presentes no Oreo diz respeito à segurança. O Google Play Protect vem como aplicativo de segundo plano que continuamente analisa o comportamento de aplicativos em busca de vírus, semelhante a um antívirus.

Algumas outras funcionalidades do sistema são a inicialização com o dobro de velocidade, a nova forma de ver notificações com cada app ganhando uma bola no canto superior direito da tela, além de mudança na barra de notificações. O recurso picture-in-picture é uma das maiores promessas que vai permitir aos usuários a assistirem um vídeo e continuar usando outros apps ao mesmo tempo, por exemplo.

As notificações vão ser incrementadas com a opção “soneca”, com a qual o usuário vai poder silenciar avisos de apps por um determinado período de tempo.

Pouco a pouco outros dispositivos receberão o novo sistema.