Nos últimos dias, um novo golpe que promete acesso ao Orkut tem se espalhado pelo WhatsApp fazendo com que as pessoas disseminem uma corrente perigosa que abre portas para vírus maliciosos e perigosos no smartphone.

O golpe foi identificado pela companhia de segurança PSafe, que relatou como funciona o ataque e explicou toda a situação. A promessa de liberar a entrada no Orkut já fez o site falso da rede do Google receber mais de 500 mil acessos, apontou a equipe do antivírus DFNDR.

Começa com um link que chega pelo WhatsApp oferecendo entrada no Orkut;

Para seguir adiante, é preciso responder um questionário de três perguntas;

Enquanto isso, são enviadas notificações que mostram como outros supostos usuários conseguiram reaver seus perfis antigos.

A última etapa é enviar o link da página falsa para 10 amigos. Na página de compartilhamento, os golpistas incluem comentários também falsos sobre usuários que atestam a validade do esquema.

Depois de fazer tudo, a vítima não é enviada para Orkut nenhum, já que a rede social não existe mais. Em vez disso, podem ser abertas três páginas, que direcionam as pessoas para outros tipos de golpes, como assinatura de sms, que tem como intuito roubar créditos ou elevar a conta do celular e ofertas de aplicativos falsos, que infecta o celular com arquivos maliciosos.

Tagged in:

, ,

About the Author

Matheus Silva

Social Media do O POVO Online. Jornalista em formação; falta pouco. Apaixonado por comunicação, futebol, música, filmes e etc. 20 anos; virginiano ao pé da letra. Instagram: valeuvictor | Twitter: @reportermatheus

View All Articles