Se você já ficou na dúvida sobre alguma palavra tipicamente cearense, agora pode saber o significado de algumas delas. É que o jornalista, escritor e compositor Tarcísio Matos criou um perfil no Instagram para “traduzir” palavras e expressões presentes no “cearensês”, dicionário do cearense.

Colunista do O POVO há mais de 30 anos, Tarcísio aborda em suas publicações o tema com o bom humor característico do povo do Ceará. No perfil, as postagens são divididas por temas: “Fuleirosofias”, “Oportunidades de Empregos”, “Só Quer Ser As Pregas”, “Grande Dicionario da Fala Cearense” e o “Tome 5”, onde Tarcísio apresenta algumas esquetes explicando cinco termos próprios do cearensês.

“Minha intenção é amplificar os trabalhos que faço na rádio e na TV, trazendo tudo para as mídias sociais. Eu amplio com mais molecagem cearense”, explica Tarcísio. Às sextas, ele participa da programação da Rádio O POVO CBN, com o quadro “A língua do POVO”, onde faz uso da linguagem cearense para comentar o assunto.

No “Tome 5”, por exemplo, o compositor – que tem parcerias com vários humoristas do estado, entre eles Falcão -, traz cinco verbetes, ou expressões, cearenses e o explica, indicando o seu contexto e o “humanizando” com exemplos práticos. “Por toda a minha vida tive como pauta trabalhar com a língua e a fala cearense”, afirmou.

Inclusive, em fevereiro, Tarcísio pretende lançar o “Dicionário da fala cearense”, livro de sua autoria que já conta com mais de 10 mil verbetes e expressões.

“A sacrossanta molecagem cearense vai ter um espaço na mídia mundial, por meio do meu Instagram. Vou revigorar o “ceará moleque”, termo visto pela primeira vez na obra ‘A normalista”, de Adolfo Caminha, e mostrar para o mundo a forma diferente do Ceará enxergá-lo pela ótica do humor.

Confira algumas publicações de Tarcísio:

https://www.instagram.com/p/BpNk-NbgP73/?taken-by=tarcisiomatosce

https://www.instagram.com/p/BpQUKUpA8kN/?taken-by=tarcisiomatosce

https://www.instagram.com/p/BpViZmaA7KU/?taken-by=tarcisiomatosce

https://www.instagram.com/p/BpS4LMfgHrH/?taken-by=tarcisiomatosce

About the Author

Neto Ribeiro

Cearense; 22 anos; Jornalista e repórter do núcleo de Mídias Sociais do O POVO e colaboro com a editoria de Esportes sempre. Faixa azul de Jiu-Jitsu e praticante de Muay Thai, Judô e Karatê; Amante dos mais variados tipos de esportes; Escritor por vocação, católico por devoção.

View All Articles