Foto: Reprodução/Guinness World Records

 

O venezuelano Juan Vicente Mora já pode ser declarado como o homem mais velho do mundo. Nesta sexta-feira, 27, ele completa 113 anos, e a notícia de seu título foi divulgada na última terça-feira, 17, por meio do portal da marca global de recordes, o Guinness World Records.

Quando chegou aos 112 anos e 253 dias vividos, Juan já havia sido consagrado com o recorde de longevidade mundial. A honraria veio após Saturnino de la Fuente Garcia, nascido em 11 de fevereiro de 1909 na Espanha, morrer em janeiro deste ano com 112 anos e 341 dias.

Quanto ao segredo para se ter uma vida longa, o centenário Juan Vicente Mora destacou a sua “fórmula” para chegar tão longe: o trabalho duro, o descanso nos dias de folga, ir para a cama cedo, amar a Deus e beber um copo de aguardente todos os dias.

Nascido em El Cobre, na Venezuela, em 27 de maio de 1909, o venezuelano é o nono de dez filhos de um casal de agricultores. Aos 5 anos, Juan já trabalhava na roça com seus pais e irmãos ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café.

Aos 10 anos, ele iniciou sua alfabetização tardia e conseguiu aprender o básico de leitura e escrita. Já na maioridade, com 39 anos, ele se tornou xerife em Caricuena e durante 10 anos no cargo, solucionou disputas de terra motivadas por brigas de famílias. Tudo isso enquanto ainda trabalhava com agricultura.

“Juan Vicente tem saúde e memória excepcionais. Ele se lembra de sua infância, de seu casamento, do nome de seus irmãos, filhos e netos. Ele adora estar rodeado de familiares e amigos contando histórias e conversando sobre coisas interessantes”, destacou o portal do Guinness.