Um vídeo que mostra a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em uma loja de roupas de um shopping de Brasília, circula no Instagram de forma viral desde de a última quinta-feira, 4. É que Damares estava vestindo uma blusa azul, cor na qual ela disse ser utilizada por “meninos”, sendo a cor rosa voltada para o público feminino.

A fala da Ministra repercutiu negativamente e desde então ela é amplamente criticada e, por conta disso, um atendente da loja indagou-a perguntando se ela era “menino ou menina”. Ela deixou o estabelecimento, acompanhada de suas assessoras, afirmando ter sido constrangida pelo lojista.

“Você que nos constrangeu, meu amor”, retrucou o atendente.

Sem arrependimentos

Em entrevista à GloboNews, Damares Alves disse que não se arrepende de sua declaração. Na ocasião, a Ministra disse que a frase “menino veste azul e menina veste rosa” se tratava de uma metáfora contra a “ideologia de gênero”.

“De jeito nenhum. Foi uma metáfora. Nós temos no Brasil o ‘Outubro Rosa’, que diz respeito ao câncer de mama com mulheres, temos o ‘Novembro Azul’, que é com relação ao câncer de próstata com o homem. Então quando eu disse que menina veste cor de rosa e menino veste azul, é que nós vamos estar respeitando a identidade biológica das crianças”, explicou Damares ao canal de TV.

Veja vídeo:

https://www.instagram.com/p/BsMtIlfn-67/

About the Author

Neto Ribeiro

Cearense; 22 anos; Jornalista e repórter do núcleo de Mídias Sociais do O POVO e colaboro com a editoria de Esportes sempre. Faixa azul de Jiu-Jitsu e praticante de Muay Thai, Judô e Karatê; Amante dos mais variados tipos de esportes; Escritor por vocação, católico por devoção.

View All Articles