O novo desafio que está viralizando nas redes sociais incentiva as pessoas a recolherem lixo de espaços públicos. Criado há quatro anos pela empresa UCO Gear, especialista em produtos de camping, o #trashtagchallenge (Desafio do Lixo) começou a viralizar agora e mobiliza pessoas em diversas cidades do mundo.
O intuito da campanha é conscientizar as pessoas sobre o lixo produzido, como elas lidam com ele e incentivar a limpeza dos espaços. Os internautas postam a foto com o antes e o depois da limpeza e usam a hashtag do desafio. No Instagram já são 4.729 publicações sobre o assunto. No Twitter, os usuários também compartilham suas ações.
https://www.instagram.com/p/BvPETBEnqgf/
O desafio ficou em alta em um momento ideal, já que o Brasil está entre os países que mais produz lixo no mundo, com destaque para o plástico. São mais de 11 milhões de toneladas deste resíduo produzidas por ano. No ranking dos maiores poluidores do planeta, o Brasil aparece em quarto lugar quanto à produção de lixo plástico.
São pequenos gestos como o #Trashtagchallenge que começam a reverter esta situação, para amenizar pilhas e pilhas de lixo acumulados em terra, mares e rios.