A quantia era pequena. O pedido, simples. A resposta, belíssima. Thabisa Xhelithole, uma mãe solteira sul-africana, postou em sua conta no Twitter, no dia 16 de julho, um apelo para que depositassem em sua conta 10 rands, a moeda do país. O valor é equivalente a R$ 2,70. O clamor foi ouvido por toda África e além-mar: Thabisa recebeu mais de 4000 rand, ou seja, mais de um mil reais.

 

A mulher de 33 anos é mãe de dois filhos e trabalha seis dias por semana para sustentar a casa. Ela precisou pagar uma taxa escolar das crianças e ficou sem dinheiro para pôr crédito na energia. Na África do Sul, a energia é pré-paga, ou seja, se paga anteriormente o valor que a família pode arcar e que considera o suficiente para usar durante o mês.

Quando Thabisa postou o pedido no Twitter, o mostrador indicava que ela tinha 0 rands de crédito. Portanto, estava sem energia. O apelo comoveu a internet que, quase imediatamente, arrecadou o suficiente para restabelecer a energia na casa da família. No mesmo 16 de junho, já havia obtido mais de 2 mil rands de auxílio.

Um dia depois, já contava com 4000 rands de energia paga. “Não tenho palavras para expressar o amor que pessoas de todas as esferas me mostraram. Eu vou manter todos postados com as milhas extras que eu também fui abençoado.Que Deus abençoe a todos!”, agradeceu Thabisa no Twitter. E manteve a promessa: no dia 24 de junho, atualizou o mostrador, que contava com quase 4300 rands de crédito.

O caso virou notícia nos jornais do país. A mulher foi capa de jornal e apareceu inclusive na TV. Quando perguntada o que pretende fazer quando os créditos acabarem, Thabisa respondeu: “Eu já trabalho seis dias por semana. Sei  que não é fácil para meus filhos. Mas agora me sinto nova para continuar a trabalhar”.

https://twitter.com/Moms_of_LiLith/status/1143214732062711808