Nada como estar na Grécia e aproveitar as maravilhas arquitetônicas da civilização helênica, o clima mediterrâneo, as águas cristalinas do Mar Egeu e até viver a aventura quase mitológica de assistir ao pouso de um avião no aeroporto de Skiathos, considerado um dos dois mais perigosos do mundo.

A cena foi flagrada pelo canal entusiasta de aviação Cargospotter, no YouTube, e foi publicada no último sábado, 13. As imagens não poderiam ser mais angustiantes: da linha do horizonte é possível avistar a aeronave de modelo Embraer E190 da companhia British Airways se aproximar do arquipélago de Espórades, onde está o terminal aéreo. Quando chega próximo à orla, o avião está a poucos metros da cabeça dos turistas que caminhavam no local.

A cena, apesar de surpreendente, já é comum no local, que ganhou uma atração turística a mais com os pousos arriscados dos aviões. É semelhante ao ‘turismo de risco’ do aeroporto de Saint Marteen, no Caribe francês, que, tal qual seu homônimo mediterrâneo, faz as aeronaves planarem a poucos metros da praia. Em Skiathos, os transeuntes são alertados por uma placa: “Perigo. Por favor, mantenha-se longe da explosão da aeronave”.

A situação singular do aeroporto grego, é claro, acaba por dificultar a vida dos viajantes. Os tipos de aeronaves permitidos para pousar no balneário são bem limitados, bem como a quantidade de voos. O maior avião que pode aterrisar por lá, por exemplo, é o Boeing 757, um jato largo de corpo estreito.