Um vídeo gravado dentro da cabine de pilotagem de um avião no arquipélago da Micronésia mostra os últimos momentos antes de uma aeronave, já em queda, se chocar contra o mar. Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas no acidente ocorrido em setembro de 2018, mas que só teve as imagens divulgadas agora pelos investigadores.
O registro foi feito pelo aparelho celular de um engenheiro de manutenção de voo da companhia aérea Air Niugini, que foi chamado emergencialmente à cabine para ajudar na estabilização da aeronave. Pelas janelas do Boeing 737-800, é possível ver a neblina que ofusca a vista.
Tão logo o avião perdeu altitude, os alarmes soaram em seu interior. A tripulação alerta para o baixo nível da máquina e chega a gritar “Muito baixo,estamos muito baixo!”. A gravação é interrompida no momento em que eles se chocam contra as águas da Micronésia. A única pessoa a morrer em decorrência do acidente estava sem cinto de segurança.
Motivos da queda
Segundo a Comissão de Investigação de Acidentes da Papua Nova Guiné, o avião – que estava a caminho do Aeroporto Internacional de Chuuk, na ilha de Weno -, passou por instabilidades que foram alertadas 13 vezes aos pilotos pelo sistema, mas os avisos foram ignorados.
Em determinado momento, a nave passou a despencar a 1.300 metros por minuto. A essa altura, o piloto automático já havia se desconectado. Como o avião resistiu praticamente intacto ao impacto, chegou a se pensar que os pilotos haviam realizado o pouso de emergência dentro dos conformes.
Mas de acordo com a comissão investigadora, os pilotos não cumpriram seu papel.“Temos que entender que os pilotos não voaram com o avião rumo à água propositalmente”, afirmou o diretor da Air Niugini, Alan Milne.
(Vídeo: Reprodução/YouTube)