A imagem de Minduca foi feita em uma feira que ocorreu em Jaboticabal. A cidade, que é conhecida como a capital do amendoim, promoveu o encontro nacional para que produtores, empresas e entidades debatessem sobre o setor. A imagem do mascote viralizou nas redes sociais por conta de seu formato, que poderia ser atribuído a abobrinha, batata e até mesmo a um pênis, o que gerou inúmeros memes.
Após viralizar por causa de sua aparência, Minduca será mantido na próxima edição da feira. As diversas interpretações dos internautas sobre o mascote deram mais projeção ao evento, segundo a organização.
“A princípio, nós pensamos: ‘Poxa, mas que coisa! A gente faz uma feira tão bonita e o pessoal acaba fazendo esse tipo de brincadeira’. Ficamos um pouco assustados. Mas, quando o negócio foi percorrendo as redes sociais, percebemos que ele tomou uma proporção de divulgação para a gente, para o evento”, diz Sérgio de Souza Nakagi, presidente da comissão organizadora.
O desenho do mascote foi feito por uma empresa de comunicação em Jaboticabal e, segundo a assessora de comunicação Regiane Alves, o resultado final não correspondeu às expectativas dos idealizadores do evento.
“A gente propôs toda identidade visual da feira, todas as peças. A comissão foi contratando os vários fornecedores. Quando o mascote ficou pronto é que a gente viu que não parecia o desenho que a gente fez, não tinha cara de amendoim. Cada um falava uma coisa”, afirma a assessora.