ID

Memes com cena de beijo de HQ censurada por Crivella na Bienal do Livro viralizam

Texto por Neto Ribeiro

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, até tentou censurar a exposição do livro “Vingadores – A cruzada das crianças” por entender que a HQ da Marvel Comics tinha “conteúdo sexual” (há uma cena de beijo entre dois personagens masculinos), mas a direção da Bienal do Livro do Rio não concordou e manteve os quadrinhos nos estandes. A venda do livro esgotou meia hora após o início das vendas. 

O ato de Crivella gerou grande debate a cerca do tema e, neste sábado, 7, vários internautas compatilharam memes recriando ambientes do cotidiano carioca com a imagem dos personagens masculinos se beijando. Nas publicações, os usuários pediam – de forma sarcástica -, a intervenção do prefeito.

No Twitter, a hastag #CensuraNaBienal é o segundo assunto mais comentado na rede social. Até a publicação de desta matéria, haviam mais de 65,7 mit tweets.

Reviravolta

Neste sábado, o gestor também recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com o objetivo de cassar a liminar que impedia o Município de “buscar e apreender” o livro nos estandes da Bienal. O parecer do presidente do TJ-RJ, Cláudio de Mello Tavares, foi positiva.

“É inegável que os relacionamentos homoafetivos vêm recebendo amparo pela jurisprudência pátria, notadamente dos tribunais de cúpula. (…) Contudo, também se afigura algo evidente neste juízo abreviado de cognição, que o conteúdo objeto da demanda mandamental, não sendo corriqueiro, não se encontrando no campo semântico temático próprio da publicação (livro de quadrinhos de super-heróis que desperta notório interesse em enorme parcela das crianças e jovens, sem relação direta ou esperada com matérias atinentes à sexualidade), desperta a obrigação qualificada de advertências, nos moldes pretendidos pelo legislador”, disse o presidente.

Leia a matéria na íntegra aqui

Confira alguns memes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *