Cearense Selma Morais e Luciano Huck (Foto: Reprodução/Globo)

*Atualizada e corrigida às 22h do dia 01/10

A cearense Selma Morais, 57, participou do programa Caldeirão do Huck nesse sábado, 14. Ao brincar e dar “bronca” em Luciano Huck, ela conquistou a web durante o quadro “Quem Quer Ser um Milionário”.

Selma Morais é natural de Sobral, cerca de 231,5 km de Fortaleza. Ela é aposentada, mãe de dois filhos, Ana Liberty e Beni Filho, e casada com Francisco Beni.

“Eu era mãe solteira, tinha a Ana. Eu trabalhava na Embrapa e conheci o Beni. Estamos juntos há 25 anos. Hoje é que tá bom Luciano, mas no início era ruim. No início, a gente não sabia onde colocava a cueca”, explica Selma aos risos.

Atualmente dona de casa, a sobralense gosta de fazer crochê. “Depois que me aposentei, virei dona de casa. Acordo 3 horas da manhã e vou trabalhar, eu faço crochê”, pontua Selma a Luciano.

“Bronca”

Ao perceber que seu copo com água estava pela metade, a aposentada disparou: “Rapaz, não botaram água para mim, por quê? Porque o copo já está pelo meio, então pensei que alguém tivesse bebido”. O apresentado explicou que o copo não estava cheio para que não derramasse na participante e perguntou se a água estava boa. “A água não tem gosto, é inodora (sic)”, respondeu com espontaneidade.

Quando Luciano disse que estava bebendo água de coco, mais uma vez arrancou risadas da plateia: “Por que colocam para mim água pobre e para você água rica?”. Selma já garantiu R$ 10 mil em sua participação, mas retornará ao programa na próxima semana para nova rodada do quadro.

Confira vídeo

 

CORREÇÃO

*O Conselho Regional de Biblioteconomia 3ª Região Ceará e Piauí (CRB-3) emitiu nota sobre a participação de Selma Moraes no Caldeirão do Huck e informou, ao contrário do que tinha sido noticiado anteriormente, que a participante não exerce a profissão de bibliotecária.

Veja nota na íntegra:

Tendo em vista as reclamações que o Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3) tem recebido sobre a matéria publicada no Blog das Mídias Sociais do O POVO Online, no dia 16 de setembro, acerca da participação da Senhora Selma Moraes, moradora de Sobral/Ce, no programa “Quem quer ser um milionário”, exibido no dia 14/09/2019, onde a referida concorrente informa ter trabalhado como bibliotecária na Embrapa, conforme diálogo: “Selma: “Eu era peão…eu trabalhava na biblioteca” Huck: Era bibliotecária?” Selma: “Era…”, este Conselho, autarquia federal de defesa da sociedade que fiscaliza o exercício da profissão de bibliotecário, vem informar no intuito de esclarecer ao público que a profissão de bibliotecário é regulamentada pela Lei 4.084/62 em seu Artigo 6º, alínea c, que determina que o cargo de bibliotecário só pode ser exercido pelo Bacharel em Biblioteconomia sendo a gestão de bibliotecas restrita apenas a este profissional. O não cumprimento da legislação citada, pode ser enquadrado na Lei de Contravenções Penais nº 3.688/41, em seu artigo 47 que determina prisão de 15 dias a 3 meses ou pagamento de multa”.

Nosso intuito é educativo e de combate a uma equivocada cultura, comum em nosso País, que designa todo aquele que desempenha uma função na biblioteca de bibliotecário dando margem para que gestores e empresários contratem qualquer pessoa sem formação a ocupar esse cargo.

Em contato com a Embrapa nos foi informado que a participante em questão era secretária do órgão e não tem formação em Biblioteconomia ou registro neste Conselho, portanto é inequívoca a sua designação como bibliotecária, pois, conforme já informado, ela não teria respaldo legal para exercer o cargo.

Reforçamos mais uma vez que o intuito desta nota é de esclarecer ao público deste veículo sobre tais questões que fundamentam o exercício legal da profissão de bibliotecário a fim de não deixar que seja manchada a imagem da categoria em rede nacional.

Sem mais para o momento, agradecemos a oportunidade dedicada ao esclarecimento deste equívoco.

About the Author

Walber Freitas

Walber Freitas é jornalista do O POVO, radialista na equipe de esportes da Rádio O POVO/CBN, e autor do blog Vai, Forrozão! Trabalha no Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) desde 2016. Assina a coluna PopMix às sextas desde 2018. Formado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Acompanha assuntos de entretenimento, política, esportes, cotidiano e o que viraliza na web. Facebook.com/walberdefreitas Instagram: @walberfreitasoficial Twitter: @walberfreitas10 E-mail: walberdefreitas1@gmail.com

View All Articles