(Foto: Reprodução / Facebook)

Incêndios florestais, que devastam a Indonésia há semana, deixaram o céu da Província de Jambi avermelhado e piorou a qualidade do ar que chegou a categoria de “nocivo”. Anualmente, as fumaças provocadas pelas queimadas no arquipélago podem cobrir todo o sudeste asiático.

Meteorologistas disseram à BBC que a coloração incomum do céu é consequência de um fenômeno chamado Dispersão de Rayleigh, onde a luz é dispersada pelas partículas, fato que muda a coloração de azul para vermelho.

Em entrevista à BBC, o professor Koh Tiwh Yong, da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, elucida que o fenômeno tem relação com certos tipos de partículas presentes no ar quando há neblina causada pela fumaça. “Na neblina causada pela fumaça, as partículas mais abundantes têm cerca de 1 micrômetro, mas elas não mudam a cor da luz que nós vemos”, explica ele à BBC.

“No entanto, também há partículas menores, com cerca de 0.05 micrômetros ou menos, que não fazem muita neblina mas têm a tendência de dispersar mais a luz vermelha do que a azul — e é por isso que você veria mais vermelho que azul”, completou.

 

About the Author

Glenna Cherice

Cearense , 28 anos, jornalista e Coordenadora de Mídias do Grupo de Comunicação O POVO. Instagram: @chericemagalhaes. Facebook: Glenna Cherice. Email: glenna.cherice@opovodigital.com

View All Articles